Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Óleos Vegetais


Posts Recomendados

Postado

Óleo Alimentar

O óleo alimentar é um óleo vegetal obtido a partir da combinação de óleos de diferentes sementes ou frutos.

A mistura de diferentes tipos de óleos permite obter um produto final com características particulares, nomeadamente a nível da composição em ácidos gordos, resultante da combinação das características específicas de cada um dos óleos utilizados como ingredientes.

Deste modo é possível disponibilizar no mercado produtos com uma gama alargada de composição em ácidos gordos, proporcionando ao consumidor a possibilidade de optar pelo óleo que melhor se adequa ás suas necessidades e preferências.

As grandes empresas desenvolvem misturas de óleos específicas, onde a proporção de cada um dos óleos é criteriosamente estudada de modo a que o produto final seja rico em nutrientes com efeitos benéficos para a saúde e/ou com um melhor comportamento em fritura e/ou com características organolépticas particulares. Deste modo, o consumidor pode usufruir do melhor dos óleos vegetais em todas as suas utilizações, através da gama de produtos oferecida por uma marca de confiança.

Por exemplo, uma mistura em proporções criteriosas de óleos ricos em ácidos gordos omega-6 com óleos ricos em ácidos gordos omega-3 permite obter um produto rico em ambos os ácidos gordos, omega-6 e omega-3, sem aromas e sabores estranhos. O mesmo é valido para misturas de óleos ricos em ácidos gordos omega-6 e omega-9.

-> Tipos e Benefícios

Girassol

tipo_beneficios_girassol.gif

O óleo de girassol é rico em ácidos gordos essenciais omega-6 (ácido linoleico).

Essencial para um crescimento e desenvolvimento saudável do organismo, o ácido linoleico desempenha também um papel importante na redução de risco de doenças cardiovasculares e do colesterol, função vascular e sistema imunitário.

O óleo de girassol é rico em vitamina E, importante antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento das células e dos tecidos do organismo e contribui para o fortalecimento das defesas do organismo (bom funcionamento do sistema imunitário).

Soja

tipo_beneficios_soja.gif

Rico em ácidos gordos polinsaturados essenciais ómega 6 (ácido linoleico) e ómega 3 (ácido α-linolénico), essenciais para um crescimento, desenvolvimento e funcionamento saudável do organismo.

O ácido α-linolénico é um nutriente que contribui para o funcionamento saudável do sistema nervoso, imunitário (acção anti-inflamatória), e do coração. O óleo de soja também é rico em vitamina E, importante antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento das células e dos tecidos do organismo e contribui para o fortalecimento das defesas do organismo (bom funcionamento do sistema imunitário).

Amendoim

tipo_beneficios_amendoim.gif

Rico em ácidos gordos monoinsaturados (ácido oleico) e com um teor relativamente elevado de ácidos gordos saturados, é dos óleos vegetais mais resistente a altas temperaturas.

O seu sabor característico aliado à sua elevada resistência a altas temperaturas, transforma-o no óleo ideal para certas preparações culinárias, como por exemplo, fondues e frituras de mariscos.

Atenção: A utilização deste tipo de óleo não é aconselhado a pessoas sensíveis/alérgicas ao amendoim, principalmente crianças.

Milho

tipo_beneficios_milho.gif

Rico em ácidos gordos polinsaturados, ácido linoleico essencial para um crescimento, desenvolvimento e funcionamento saudável do organismo. O ácido linoleico desempenha também um papel importante na redução do colesterol, função vascular e sistema imunitário.

Rico em vitamina E, importante antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento das células e dos tecidos do organismo e contribui para o fortalecimento das defesas do organismo (bom funcionamento do sistema imunitário). Rico em Vitamina A que contribui para o reforço do sistema imunológico sendo também benéfico para a visão. O seu sabor característico é apreciado em algumas preparações culinárias.

De olho no rótulo - Como escolher o óleo vegetal

oleosvegetais.jpg

O melhor óleo, de acordo com Patrícia Rebelo, sera sempre o que tiver menor valor para gordura saturada e maior para monoinsaturada, vitaminas e ômegas – descritas no rótulo. “Todos os óleos são ricos em gorduras (lipídios), importante fonte energética para o organismo”, diz. Além disso, funcionam como veículos para a absorção das vitaminas A, D, E e K e atuam na síntese de hormônios, como cortisol, estrógeno, progesterona e testosterona.

fontes:

http://www.centro-nutricao-fula.pt

http://claudia.abril.com.br/

Postado

po cara valeu mesmo , sempre uso oleo de soja quando faço meus omeletes, até achava que era ruim , mas to vendo que não rs , pretendo testar esse oleo de arroz refinado ! Abraços

Postado

Cara, agora que fui ler aqui, ótimo artigo MESMO. Valeu pela contribuição.

Só o preço do Óleo de Gergelim que ta errado. E bem errado haha.

Abraço

  • 2 semanas depois...
Postado

Sobre o oleo de azeite(extra virgem)

a cada 13ml:

9 a 10 ml são monossaturadas

1 ml polissaturadas

1 a 2 ml saturadas

Creio eu uma das melhores escolhas custo X beneficio :)

Postado (editado)

Iae galera, primeiro post :)

Muito bom o topico! É o seguinte quando ao Azeite de Oliva, vejo muita gente nos forums usando pra fazer omeletes e etc.

Não é recomendável pois ele tem muito baixa tolerância ao calor, e perde suas propriedades anti-oxidantes ao ser aquecido. E pior, o calor quebra as ligações de carbono dos seus acidos graxos e suas gorduras mono-insaturadas viram gordura saturada normal.

E no lado da gastronomia, fiquem sabendo que ele amarga ao ser aquecido também.

Então, usem o azeite de oliva pra regar na salada ou então ponham ele na comida depois de pronta, ele é pra ser ingerido cru e não pra ser usado em frituras.

Pra cozinhar o bom mesmo são os oleos de Canola e Girassol seguidos dos de Soja e de Milho.

Outra coisa, lembrem-se que mesmo as gorduras boas, se consumidas em exesso, engordam do mesmo jeito :)

Um abraço!

Editado por Bellator
Postado (editado)

E o óleo de coco que todo mundo tem falado? Andei lendo a respeito e é um óleo basicamente saturado. O bom é que ele é extremamente resistente ao calor. Leiam. Só lí coisas boas. É, de longe, muito melhor que qualquer óleo citado, inclusive o de oliva. O problema é sempre o mesmo: preço. É muito caro.

Editado por G00D
Postado

MCT é muito bom sim G00D, mas tem que saber usar ele.Com certeza é talvez o melhor óleo junto com o de oliva, entretanto ele é diferente pois causa pico de insulina, em quanto os outros não. É bem legal de se adicionar na dieta, na refeição pós treino sólida é excelente.

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...