Ir para conteúdo

Absorção e distribuição de proteínas nas refeições

Paulonen

Posts Recomendados

Postado

Salve pessoal, estou comendo por volta de 130 proteinas ao dia. Acabei me deparando hoje com esse tema, que o máximo de proteínas que o corpo absorve para síntese proteíca, gira em torno de 30g -40g por refeição. Isso é verdade? Só costumo fazer por volta de 3 refeições ao dia, sendo a primeira com 30g de proteína e as duas ultimas com 50g de proteínas, estou acostumado a fazer essa quantidade de refeições, seria interessante aumentar o numero para ficar mais distribuido ao longo do dia?

Postado (editado)

Olha, toda proteína do dia em uma única  refeição eu não acho interessante, apesar de estudos que mostram que não faz diferença. Agora dividido em 3 já é muito bom, 4 então é padrão ouro

Editado por frankx
Postado

Tem estudos que mostram que tanto faz, mas por uma questão de dia a dia e de saciedade, é muito mais inteligente porcionar entre todas as tuas refeições.

Se para vc tá bom assim em termos de organização do teu dia e saciedade da fome, não vejo motivos para trocar. Agora se tem algum período do dia que tu fica esfomeado, daí seria bom colocar algo nesse intervalo.

Postado
Em 01/07/2025 em 19:04, Paulonen disse:

Salve pessoal, estou comendo por volta de 130 proteinas ao dia. Acabei me deparando hoje com esse tema, que o máximo de proteínas que o corpo absorve para síntese proteíca, gira em torno de 30g -40g por refeição. Isso é verdade? Só costumo fazer por volta de 3 refeições ao dia, sendo a primeira com 30g de proteína e as duas ultimas com 50g de proteínas, estou acostumado a fazer essa quantidade de refeições, seria interessante aumentar o numero para ficar mais distribuido ao longo do dia?

Sim, seu organismo teria uma melhor absorção dos aminoácidos se você espassace o consumo dos mesmos, baseado em evidências científicas.

No seu lugar aumentaria mais uma refeição e dividiria melhor essas proteínas.

Abç.

Postado

Eu ficava vendo mil vídeos/divulgação de estudos/palestras sobre isso. Nem lembro mais os porquês, mas conclui que algo entre três a cinco é o ideal. Tinha um estudo estranho em que fracionar em quatro deu resultado um pouco melhor que oito ou duas, por exemplo. Só tenha certeza de que está otimizando a hipertrofia no volume total. Algo entre 1,6 e 2,2 g/kg. Alguns defendem até que há benefícios em ir além, vide demais tópicos famosos do fórum.

Postado
Em 01/07/2025 em 19:04, Paulonen disse:

Não é verdade, mas também não adianta ingerir tudo de uma vez, espaço de tempo entre as refeições serve para conforto alimentar. O que acontece que altas cargas de proteínas favorece a síntese protéica... Experimenta 70 gramas de whey concentrado antes de dormir, uma hora antes. Em poucas semanas irá notar músculos mais cheios... Já já vem os achistas críticar sem pesquisar antes.

• 2 semanas depois...
Postado

Limite de absorção de proteína por refeição é "mito" você absorve basicamente 100% de quanto comer, mas existe um melhor aproveitamento para síntese proteica muscular dividindo as fontes de proteína em umas 3 refeições ao menos.
Algo que você já vem fazendo, o mais importante de tudo é a sua rotina, e você se manter constante.

A simples contagem da ingestão proteica diária, fracionada ao longo do dia, ignora variáveis como o balanço nitrogenado e a taxa de degradação proteica endógena. Em determinados contextos, é plenamente viável alcançar estímulos anabólicos eficazes e resultados expressivos mesmo com uma única refeição diária que contenha toda sua dose de proteína, desde que a qualidade proteica, a quantidade ingerida e os estímulos de síntese muscular estejam adequadamente ajustados para promover um balanço nitrogenado positivo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...