Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ciclo oxandrolona + Testosterona (feminino)


Ir para solução Solucionado por Chun.li ,

Posts Recomendados

Em 16/06/2023 em 22:54, Vitor_Maromba disse:

Finasterida pra alopecia. A menina tem alopecia e prescreve testo e oxan tbem?

Alopecia, por isso a finasterida no manipulado? E se ela não tiver?

 

Em 16/06/2023 em 22:10, Pluto Sign disse:

Enfim, como eu falei acima, tudo depende da clínica apresentada por você ao profissional de saúde que lhe atendeu, por exemplo... Anastrozol na posologia prescrita pode ser sim muito interessante, assim como a finasterida se você possui alguma indicação para alopecia.

Pelo visto você não consegue manter um fluxo de atenção em um simples e curto texto.

Por motivos óbvios eu não conheço a clínica da pessoa que fez o post, logo qualquer informação passada deve se atentar a cautela em fazer afirmações sem nenhum parâmetro. Você pode notar onde está destacado em negrito, eu me referi a uma possibilidade.

A paciente buscou um profissional de saúde, no caso um endócrino, com uma demanda provavelmente estética. O médico, dentro do que lhe cabe no seu ato médico deverá aliar o desejo do paciente dentro de parâmetros seguros já explorados na literatura médica, eu poderia citar alguns artigos porém como você mal consegue interpretar um post de fórum, eu não vou despender meu tempo fazendo pesquisa bibliográfica.

 

Em 16/06/2023 em 22:54, Vitor_Maromba disse:

Me explica por favor como um inibidor de aromatase pode ser interessante o uso por uma mulher que faz ciclo estético,  não passou da menopausa e teve câncer de mama?

Novamente, sua articulação linguística é um tanto prejudicada, procure um neurologista, caso você faça uso de progestinas como trembolona provavelmente ele irá te explicar o efeito deletério dopaminérgico e desregulação da via inibitória gabaérgica.

Onde ela disse que teve câncer de mama? Quando um paciente utiliza um medicamento, deve-se analisar não a finalidade(isso entra na questão risco benefício da intervenção) e sim um manejo total envolvendo terapia a ser utilizada, dose e ajustes de interações( há outros fatores, no entanto estes já são suficientes para entender). Muito bem, foi prescrito para a paciente testosterona, esta testosterona somente aromatiza em homens? Óbvio que não! Agora de forma bem simplória para você entender, imagine que ela tenha X de E2, com o uso de testosterona ela terá X+Y devido a aromatização desta testosterona exógena prescrita. E2 alto possui efeitos adversos contraprodutivos, agora sim, para a finalidade estética da paciente. O que você poderia trazer para enriquecer a discussão seria, ´´ e quanto a possibilidade de engravidar`` e  ´´ sobre a questão óssea, osteoporose, fraturas), estes sim seriam argumentos interessante, no entanto repare a dose prescrita, 0,1 mg! E para encerrar esta ´´parte``, anastrozol é doping, inclusive para mulheres, aqui fica como lição, pesquise o porquê...

 

Em 16/06/2023 em 22:54, Vitor_Maromba disse:

Me explica por favor a diferença entre a molécula de testo natural, injetavel, e a "bioidentica". Por favor não cite os esteres ligados a testo pra simplesmente dar uma liberação mais lenta no organismo aumentando a sua meia vida, pois não alteram em nada a testo.

Antes de eu entrar na faculdade, já existiam alguns influencers, alguns muito bons como o Zuccaro, Haluch e alguns trash talkers como Scarpelly e outros mais, eu ali no final da adolescência era assim como você, ouvia alguma coisa e tomava como verdade, assim como você deve ter ouvido falar que testosterona é testosterona independente do éster, que este éster só regula a liberação, pelo visto você pensa nisso. Então, há um campo muito prático, exato e muito bonito chamado fisico-química, ela norteia vários conceitos farmacológicos, no entanto para a discussão, novamente, eu me refiro novamente a farmacocinética e farmacodinâmica.

Falando de farmacocinética,  a testosterona injetável sintética e a testosterona bio idêntica podem apresentam diferenças, absorção, distribuição, metabolismo e eliminação dessas formas de testosterona podem variar com base em fatores como a formulação, a via de administração e os ésteres utilizados, sim ésteres. Isto tudo afeta na clínica do paciente, desde a dose a ser prescrita a clearance.

 

Em 16/06/2023 em 22:54, Vitor_Maromba disse:

A farmacocinetica citada eh a forma de absorção. A farmacodinamica usando injetavel, na pele ou sublingual mudariam oque se os receptores atingido após a absorcao são os mesmos?

Você sabe o que é um receptor? Consegue imaginar a complexa maquinaria que essas proteínas demonstram? Você deve imaginar que é aquele sistema , chave fechadura certo? A testosterona viaja até o receptor daí se ela tiver o encaixe do receptor, Voilà.. temos  uma conexão! Claro que não!!!

Pesquise por cAMP, adenil ciclase, citocromo p450...

 

HADLEY, M. E. General mechanisms of hormone action. In: Endocrinology. 2.ed. New Jersey (US): Editora Prentice Hall. 1988.

NELSON, D. L., COX, M. M. Lehninger princípios de bioquímica. In: Interação e Regulação Hormonal do Metabolismo dos Mamíferos. 4 ed. São Paulo (SP): Sarvier. 2006.

MENEGAZ, D. Estudo do mecanismo de ação não-genômico da tiroxina e da 1α,25 (oh)2-vitamina d3 em sistemas de membrana plasmática: transporte de aminoácidos e fluxo iônico em testículos de ratos e em células Tm4. Florianópolis: UFSC, 2009.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 17/06/2023 em 01:32, Pluto Sign disse:

 

Pelo visto você não consegue manter um fluxo de atenção em um simples e curto texto.

Por motivos óbvios eu não conheço a clínica da pessoa que fez o post, logo qualquer informação passada deve se atentar a cautela em fazer afirmações sem nenhum parâmetro. Você pode notar onde está destacado em negrito, eu me referi a uma possibilidade.

A paciente buscou um profissional de saúde, no caso um endócrino, com uma demanda provavelmente estética. O médico, dentro do que lhe cabe no seu ato médico deverá aliar o desejo do paciente dentro de parâmetros seguros já explorados na literatura médica, eu poderia citar alguns artigos porém como você mal consegue interpretar um post de fórum, eu não vou despender meu tempo fazendo pesquisa bibliográfica.

 

Novamente, sua articulação linguística é um tanto prejudicada, procure um neurologista, caso você faça uso de progestinas como trembolona provavelmente ele irá te explicar o efeito deletério dopaminérgico e desregulação da via inibitória gabaérgica.

Onde ela disse que teve câncer de mama? Quando um paciente utiliza um medicamento, deve-se analisar não a finalidade(isso entra na questão risco benefício da intervenção) e sim um manejo total envolvendo terapia a ser utilizada, dose e ajustes de interações( há outros fatores, no entanto estes já são suficientes para entender). Muito bem, foi prescrito para a paciente testosterona, esta testosterona somente aromatiza em homens? Óbvio que não! Agora de forma bem simplória para você entender, imagine que ela tenha X de E2, com o uso de testosterona ela terá X+Y devido a aromatização desta testosterona exógena prescrita. E2 alto possui efeitos adversos contraprodutivos, agora sim, para a finalidade estética da paciente. O que você poderia trazer para enriquecer a discussão seria, ´´ e quanto a possibilidade de engravidar`` e  ´´ sobre a questão óssea, osteoporose, fraturas), estes sim seriam argumentos interessante, no entanto repare a dose prescrita, 0,1 mg! E para encerrar esta ´´parte``, anastrozol é doping, inclusive para mulheres, aqui fica como lição, pesquise o porquê...

 

Antes de eu entrar na faculdade, já existiam alguns influencers, alguns muito bons como o Zuccaro, Haluch e alguns trash talkers como Scarpelly e outros mais, eu ali no final da adolescência era assim como você, ouvia alguma coisa e tomava como verdade, assim como você deve ter ouvido falar que testosterona é testosterona independente do éster, que este éster só regula a liberação, pelo visto você pensa nisso. Então, há um campo muito prático, exato e muito bonito chamado fisico-química, ela norteia vários conceitos farmacológicos, no entanto para a discussão, novamente, eu me refiro novamente a farmacocinética e farmacodinâmica.

Falando de farmacocinética,  a testosterona injetável sintética e a testosterona bio idêntica podem apresentam diferenças, absorção, distribuição, metabolismo e eliminação dessas formas de testosterona podem variar com base em fatores como a formulação, a via de administração e os ésteres utilizados, sim ésteres. Isto tudo afeta na clínica do paciente, desde a dose a ser prescrita a clearance.

 

Você sabe o que é um receptor? Consegue imaginar a complexa maquinaria que essas proteínas demonstram? Você deve imaginar que é aquele sistema , chave fechadura certo? A testosterona viaja até o receptor daí se ela tiver o encaixe do receptor, Voilà.. temos  uma conexão! Claro que não!!!

Pesquise por cAMP, adenil ciclase, citocromo p450...

 

HADLEY, M. E. General mechanisms of hormone action. In: Endocrinology. 2.ed. New Jersey (US): Editora Prentice Hall. 1988.

NELSON, D. L., COX, M. M. Lehninger princípios de bioquímica. In: Interação e Regulação Hormonal do Metabolismo dos Mamíferos. 4 ed. São Paulo (SP): Sarvier. 2006.

MENEGAZ, D. Estudo do mecanismo de ação não-genômico da tiroxina e da 1α,25 (oh)2-vitamina d3 em sistemas de membrana plasmática: transporte de aminoácidos e fluxo iônico em testículos de ratos e em células Tm4. Florianópolis: UFSC, 2009.

 

 

Que viadagem... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/06/2023 em 09:56, Vitor_Maromba disse:

 

Bom dia Dr da linguagem rebuscada.

 

Digo pra vc, nas demais respostas não esperava nada, pois não havia como vc tentar responder sem se enrolar, mas do anastrozol juro que esperava mais, algum mecanismo ou ação que não conhecesse, sei lá.

 

Legal vc falar de físico química, muita gente não gosta, na minha primeira faculdade fiz 8 matérias somente dela, depois mais ainda química quântica pra entender um pouco melhor as reações molecula-molecula átomo-átomo.

 

O Lehninger vc não precisa me citar de fonte, conheço de cabo a rabo, o tenho em casa inclusive. Como está querendo falar de moléculas e interações químicas, recomendo vc colocar o Solomons vol 1 e 2 na sua lista também, será de valia.

 

Com certeza vc como dr sabe que o ester que dizem "ligado" na molécula de testo não está de verdade ligado, caso contrario se transformaria em algo diferente que não seria testosterona, e sim somente "junto a molecula" por interação química, e que essa interação eh quebrada aos poucos a depender do ester utilizado dentro do nosso corpo n eh? Sabe também que este ester n tem nenhuma interação significativa com nosso corpo, caso contrario haveria prescrições de esteres diferentes e inclusive na bula do fármaco haveria indicações e contra indicações referentes ao ester certo? Então como não gosta das opiniões de fórum conversar com algum dr que trabalhe com síntese orgânica e análise orgânica. Leve amostras de propionato, testo bioidentica e quais mais tiver vontade e os peça pra analisar. Já adianto resultado,  todas as amostras analisadas vão apresentar a mesma molecula, testosterona. E olha soh que legal, todas exatamente idênticas a que o nosso corpo produz. Sensacional!!!

 

Li sim que vc citou "pra casos de alopecia" se houver, como possibilidade, soh achei ridículo. E ai continua a questão de receitar uma dose absurda de testo injetavel e mais oxan pra uma paciente com esse quadro.

 

Inclusive vc cita que seu colega endócrino recebeu a paciente claramente com pedidos estéticos, e a atendeu dentro do que eh seguro e blá-blá-blá.

100mg de testo injetavel e 168mg de oxan por semana pra uma mulher são seguros onde? 

 

Inclusive falando de hormonios pra fins estéticos, médicos estão proibidos de receitar com esse fim não estão? Entendo o pq.

 

Bom dia Dr. Linguagem rebuscada. Sua fala eh muito bonita, deve encantar certamente pacientes que não tem um mínimo de conhecimento do que vc esta falando.

 

Abraço.

 

PS, um adendo, esqueci.

 

Citar como fontes o manual dos endocrinos foi legal, acho inclusive que vou comprar e ler pra ver de onde vcs tiram tanta besteira.

 

Citar o lehninger foi legal, adoro aquele livro.

 

O estudo citado tu viajou feio. 

Mais uma ainda pra acabar com essa balela de charlatão e/ou desconhecimento relacionado a hormonios bioidenticos. 

 

Fonte, olha soh que legal, SBEM. 

 

Alerta sobre "hormônios bioidênticos"

 

Essa temática não é recente mas ainda tem sido amplamente divulgado pela mídia e outros veículos de informação leiga e, inclusive por profissionais da área médica, a reposição de "hormônios bioidênticos" com o atrativo de ser natural, idêntico aos hormônios que produzidos e com dosagens específicas para cada indivíduo. Tais informações tem preocupado as principais entidades médicas como a American Society e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia por divulgação de informações falsas e que levam o paciente a acreditar que esse tipo de tratamento é melhor do que a reposição hormonal dita convencional.

          Essa nomenclatura “hormônios bioidênticos” é utilizada como uma estratégia de marketing como se fossem novas opções de tratamento, por profissionais  e farmácias de manipulação, para atrair adeptos. O alerta é que há muito tempo hormônios bioidênticos são produzidos pelas indústrias farmacêuticas e estão disponíveis nas farmácias. Por exemplo, quando os endocrinologistas prescrevem o hormônio tireoidiano (levotiroxina) estamos na verdade prescrevendo um hormônio bioidêntico, cuja fórmula molecular é idêntica ao hormônio que produzimos, assim como grande parte dos hormônios prescrito na reposição hormonal para a pós menopausa  como o estradiol e a progesterona natural e testosterona na reposição masculina.  Os hormônios produzidos pelas indústrias farmacêuticas e aprovados por órgãos como o FDA e ANVISA possuem dosagem, estabilidade, absorção, eficácia e segurança testados.  Já as fórmulas manipuladas podem apresentar diferenças em relação a substâncias testadas pela indústria farmacêutica, que passaram por estudos em laboratório antes de serem aprovadas  para comercialização. Portanto, médicos e pacientes precisam ter cautela ao prescreverem e utilizarem, respectivamente, hormônios artesanalmente manipulados pois infelizmente não há estudos que atestem os benefícios e riscos dos bioidênticos manipulados.

          A discussão principal que rege esse tema é a segurança. A presença da bula quando compramos qualquer medicação representa um atestado de segurança mínima. A bula é um documento importante, que comprova que aquela medicação foi submetida a estudos clínicos com resultados benéficos cientificamente comprovados, contendo ainda informações sobre doses, interações medicamentosas, contraindicações, perfil de farmacodinâmica e farmacocinética, riscos e potenciais efeitos colaterais, informações essas que são impossíveis de determinar diante de medicação manipulada. A Endocrine Society se posiciona totalmente  contra aos manipulados, uma vez que não são controlados pelos órgãos de vigilância sanitária e alertam para que as pessoas não se iludam com o marketing dos hormônios bioidênticos. Outra falsa promessa é de que os hormônios bioidênticos possam retardar ou impedir o processo de envelhecimento, a famosa “medicina anti-aging” ou “medicina antienvelhecimento”, termo esse proibido e não reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina por falta de comprovação científica. No mesmo rol de termos impróprios ou inventados para fins comerciais está a "modulação hormonal”. O termo dá a falsa impressão de que você está ajustando seus hormônios para buscar um equilíbrio e para isso recebe do médico uma fórmula imensa contendo fitoterápicos, hormônios e complexos vitamínicos-minerais para manipular. Infelizmente, isso não existe e ainda por cima devemos nos preocupar com tais prescrições devido potenciais riscos, como acúmulos desnecessários de vitaminas, hepatite medicamentosa, reposição indevida de hormônios masculinos em mulheres e etc. É perigoso fazer o uso “preventivo” de hormônios como anti-envelhecimento ou para fins estéticos.

 

Fonte: SBEM - www.endocrino.org.br

Colocaria diferente - Bom dia Dr chatgpt. O dr só enrolou nas respostas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A cultura da mediocridade tão em voga nos dia de hoje retrata  exatamente isso, qualquer argumento que infira uma análise/reflexão cria-se repulsa. O que você pejorativamente define como ''rebuscado" , outro usuário de ''viadagem" e por fim o último definindo proxilidade(enrolar..) retrata justamente essa mediocridade de recusar o que é complexo ou mesmo aquilo que não está ao alcance cognitivo.

Talvez o ar de prepotência das minhas palavras(não há intenção) faz os que se sentem oprimidos reunirem se apoiando ideias rasas(sua natureza humana possibilita ter ideia, por mais que não agreguem nada), pelo simples motivo de apoiar o prejudicado, neste caso o de ideias.

Em 17/06/2023 em 09:56, Vitor_Maromba disse:

Digo pra vc, nas demais respostas não esperava nada, pois não havia como vc tentar responder sem se enrolar, mas do anastrozol juro que esperava mais, algum mecanismo ou ação que não conhecesse, sei lá.

Eu poderia fazer um levantamento bibliográfico dos últimos 15 anos mais os atuais de trials, porém isso custaria caro e ninguém pelo visto aqui quer estudar e sim pegar a informação pronta. 

 

Em 17/06/2023 em 09:56, Vitor_Maromba disse:

Legal vc falar de físico química, muita gente não gosta, na minha primeira faculdade fiz 8 matérias somente dela, depois mais ainda química quântica pra entender um pouco melhor as reações molecula-molecula átomo-átomo.

Primeira faculdade? Já fez quantas? 3 ? Ainda não deu certo? Na maioria das vezes, exceto raros casos, isso é falta de foco.

 

Em 17/06/2023 em 09:56, Vitor_Maromba disse:

Então como não gosta das opiniões de fórum conversar com algum dr que trabalhe com síntese orgânica e análise orgânica. Leve amostras de propionato, testo bioidentica e quais mais tiver vontade e os peça pra analisar. Já adianto resultado,  todas as amostras analisadas vão apresentar a mesma molecula, testosterona. E olha soh que legal, todas exatamente idênticas a que o nosso corpo produz. Sensacional!!!

Eu acho muito desagradável coisas como ''kkkkk'' ou ''rssss'', mas aqui ficou como inevitável... Você está querendo dizer que uma análise em um espectrofotômetro ligado a um cromatógrafo ou qualquer outro meio de análise vai te dar qualquer tipo de informação fisiológica? Novamente, se você viesse falar de algo in vitro eu até poderia parar para ler ou pesquisar mas.. enfim...

 

Em 17/06/2023 em 09:56, Vitor_Maromba disse:

Li sim que vc citou "pra casos de alopecia" se houver, como possibilidade, soh achei ridículo. E ai continua a questão de receitar uma dose absurda de testo injetavel e mais oxan pra uma paciente com esse quadro.

 

Muito bem, achar ridículo faz de você um comentarista de fórum, não um cientista, cada um no seu lugar.

 

Em 17/06/2023 em 09:56, Vitor_Maromba disse:

Citar o lehninger foi legal, adoro aquele livro.

Um bom livro para questões básicas, recomendo para quem for prestar vestibular.

 

É isso, qualquer dia eu volto aqui no fórum de novo, Isso aqui me traz nostalgia.

Editado por Pluto Sign
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/06/2023 em 18:06, Pluto Sign disse:

A cultura da mediocridade tão em voga nos dia de hoje retrata  exatamente isso, qualquer argumento que infira uma análise/reflexão cria-se repulsa. O que você pejorativamente define como ''rebuscado" , outro usuário de ''viadagem" e por fim o último definindo proxilidade(enrolar..) retrata justamente essa mediocridade de recusar o que é complexo ou mesmo aquilo que não está ao alcance cognitivo.

Talvez o ar de prepotência das minhas palavras(não há intenção) faz os que se sentem oprimidos reunirem se apoiando ideias rasas(sua natureza humana possibilita ter ideia, por mais que não agreguem nada), pelo simples motivo de apoiar o prejudicado, neste caso o de ideias.

Eu poderia fazer um levantamento bibliográfico dos últimos 15 anos mais os atuais de trials, porém isso custaria caro e ninguém pelo visto aqui quer estudar e sim pegar a informação pronta. 

 

Primeira faculdade? Já fez quantas? 3 ? Ainda não deu certo? Na maioria das vezes, exceto raros casos, isso é falta de foco.

 

Eu acho muito desagradável coisas como ''kkkkk'' ou ''rssss'', mas aqui ficou como inevitável... Você está querendo dizer que uma análise em um espectrofotômetro ligado a um cromatógrafo ou qualquer outro meio de análise vai te dar qualquer tipo de informação fisiológica? Novamente, se você viesse falar de algo in vitro eu até poderia parar para ler ou pesquisar mas.. enfim...

 

Muito bem, achar ridículo faz de você um comentarista de fórum, não um cientista, cada um no seu lugar.

 

Um bom livro para questões básicas, recomendo para quem for prestar vestibular.

 

É isso, qualquer dia eu volto aqui no fórum de novo, Isso aqui me traz nostalgia.

 

Me lembra o Dudu (fisico) dando uma aula de fisiologia pra um médico famoso aí que depois queimou ele na mídia. Responder que eh bom nada, mas pra enrolar são campeões.

 

Problema de vcs médicos eh que se acham deuses, enquanto na verdade são profissionais como quaisquer outros. Algum dia talvez caiam na real, medicina irá evoluir muito quando isso acontecer.

 

Sobre faculdade, já deu certo, e faz muito tempo, agradeço.

 

Boa sorte aí com a sua testo bioidentica superior, certamente os lucros agradecem.

 

Abração, até a próxima seção de nostalgia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

O melhor é que ele não disse em nenhum momento a diferença da testosterona "bio idêntica" da testosterona ligadas aos estéres que conhecemos. 

Como é bom poder ter um conhecimento e diferenciar algumas coisas q lemos na Internet ou ouvimos no dia a dia. Tenho pena dos pacientes que escutam e infelizmente aceitam a opinião de médicos desse tipo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...