Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SER UM BOM NUTRICIONISTA FAZENDO SEMI PRESENCIAL


TONHAOK

Posts Recomendados

Publicidade

Os colegas já deram as dicas principais, porém gostaria de salientar um ponto interessante: a necessidade, o prazer em ajudar o próximo e vê-lo melhor.

 

Estudo de forma autodidata Nutrição. Sou fascinado principalmente pela fisiologia e bioquímica envolvidas. Porém, não me vejo em um consultório realizando dez, quinze, até vinte atendimentos diários devido ao caráter repetitivo. Tudo bem que dá pra trabalhar com outras vertentes que não envolva o contato direto com o público, mas é uma das profissões que costumam requerer uma experiência sólida do profissional tratando pessoas para, preferivelmente após isto, escrever livro, fazer palestra, conduzir pesquisas, planejar cardápios coletivos, etc.

 

Assim sendo, antes de bater o martelo e mudar a sua trajetória profissional, reflita se realmente você tem essa aspiração, de ajudar ao próximo. Trabalhei com pessoas e tive colegas que o dia a dia deles era falar mal do público alvo, faziam piadas, tratavam de forma ríspida para desencorajarem as pessoas a lhes procurarem novamente. Mas, ao meu ver, o pior que faziam era quando diziam "você nunca será xxx", "você não nasceu pra isso", etc. Um desses alunos repetentes veio fazer uma matéria comigo e eu notava a dificuldade que tinha de aprender. Era só uma questão de atendê-lo fora do horário. Aos poucos ele foi derrubando umas muralhas e começou a fazer as perguntas mais sem nexo do mundo, porém isso me permitia saber de onde eu tinha de catar o entendimento dele. Eu não sei explicar, mas por mais que pareça repetitivo no caso de um mesmo assunto, eu gosto de explicar, ensinar. A única coisa que eu exigia era a disciplina de me procurar somente em horários de plantão de atendimento (sem papinho via zape, e-mail, coisa e talz). O piá se formou e, uns dez anos depois eu o encontrei em uma cidade. Ele era o Engenheiro responsável pela implantação de uma filial, coordenador de toda uma equipe. Eu gosto disso. Eu quero que a pessoa atinja uma condição melhor.

 

Enfim, mano, veja se seu interesse pela Nutrição vai além do gosto pelo assunto e envolve o bem estar do próximo.

Editado por Vecchio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando fiz 1 semestre de nutri a professora  de bioquimica queria da aula para nutri igual dava para medicina. Era o básico, sistema energético ciclo de krebs, lipogenense, liponeogenese... Mas a coordenadora de nutri não deixou pq se não iriam tem muitas desistências já no 1º semestre...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/01/2023 em 13:54, NedFlanders disse:

Bom, eu já discordo da maioria. Eu já passei por universidades muito boas durante meus anos acadêmicos, desde a graduação até o doutorado (UFPR, UNIFESP, USP e UNICAMP). E estar numa boa universidade faz diferença sim. Se vc tem essa oportunidade, faça. Intelectualmente muda muito.

 

No entanto, se vc só consegue fazer EAD, faça tbm - é uma opção digna. Há profissionais muito bons formados em universidades pouco conhecidas, talvez vc se torne um deles. O mercado é muito amplo e os clientes não ligam tanto para o seu diploma, influencia, mas a qualidade do seu serviço conta mil vezes mais e isso é algo que depende muito do profissional.

A depender do curso e do nível acadêmico(mestrado,doc ou pós doc) concordo com vc mas pra algumas áreas ñ acho que faça diferença a ponto de só se torna um bom profissional passando pela facul presencial

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas respostas, me ajudaram bastante e eu vou fazer semi presencial mesmo e vou estudar por conta e fazer cursos, espero me tornar um ótimo profissional porque eu sei que é muito foda você mudar seu corpo para algo que você realmente gosta, espero conseguir ajudar as pessoas a conseguirem isso, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que vai determinar se tu vai ser bom ou não, é o que tu vai estudar por fora da faculdade(ainda mais se tu visa esse mundo de perfomance e tal).

 

Agora, se tu pode fazer numa federal ou uma universidade referência, ajuda no sentido de dar “credibilidade” e também questão de networking e ter uma cobrança maior em conteúdos como fisiologia, bioquímica e etc.

 

Agora indo pro mundo de tu ser bem sucedido financeiramente aí não tem absolutamente nada a ver a faculdade que tu fizer e até mesmo as notas que tu tirar na faculdade.
 

E sim tu saber passar conhecimento, ter credibilidade, uma no oratória, saber se conectar ao teu paciente/cliente, no caso de profissões ligadas a estética(ter um bom físico) e investir muito em marketing 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende de ti. Eu já estudei direito na federal e também já estudei em faculdade que praticamente entrega o diploma e posso te dizer com certeza que tu pode sair um medíocre da federal e um gênio em um facul qualquer, depende de ti. 

 

O ensino EAD é muito precário, logo tu terá que buscar MUITO conhecimento fora, mas eu acredito que isso ocorra em uma federal também, afinal, nenhuma faculdade vai te ensinar a deixar o cara com 100kg e 8% de bf. Então eu considero que se tu quer trabalhar com o fitness, dá sim pra estudar em qualquer uma se tu buscar muito conhecimento por fora. Se a tua intenção for trabalhar em hospital, indústrias, outros campos da nutrição, já acho melhor o presencial. 

 

Quer o veredito final? Veja você mesmo. Pegue 5 nutricionistas que são referência pra ti, tu sabe onde eles se formaram? É relevante pra ti? Um dos caras que eu mais acompanho é o Dudu Haluch e só sei onde ele se formou pq acompanho há muito tempo, mas é uma faculdade sem renome e saber isso é a última coisa que me interessa em um profissional se o cara é foda no que faz. Tem coach foda que não tem nem o ensino médio completo. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/01/2023 em 13:07, Bonazinho disse:

Não sei como funciona a área de nutrição quanto a estudo presencial e semi, mas uma coisa que independente do curso que faz diferença é o cara ser autodidata, com professor bom ou ruim o que faz o cara aprender de verdade é o estudo ativo. Então acho que da sim pra ser um bom profissional estudando semi presencial.

porra, concordo plenamente.

Isso serve para qlqr profissão 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou nutricionista formado e pós graduado em nutrição esportiva 

ambos presencial

e posso te AFIRMAR que se você for depender só do que a facul te ensina você vai ser um bosta de um profissional

voce tem que estudar por fora

ate a pós de esportiva é limitada pra cacete

se acha que vai aprender algo de hormônio não vai nao, o bem basico

 

estuda por fora de qq forma, seja presencial ou nao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/01/2023 em 12:57, TONHAOK disse:

Boa tarde galera, estou sempre acompanhando o fórum e vejo que tem muita gente com bastante conhecimento aqui, bom tenho 21 anos e estou terminando o curso de adm(falta só o tcc), porém depois de fazer algumas dietas desenvolvi uma paixão pela nutrição e é com isso que eu quero trabalhar, mas na minha cidade não tem o curso de forma presencial que é como eu gostaria, tem semi presencial e a unica publica que oferta o curso fica a horas daqui entao nao tem como eu fazer esse bate volta todo dia e eu não conseguiria morar lá por agora, vocês acham que fazendo semi presencial e estudando e fazendo cursos é possível se tornar um bom profissional ou o ensino é muito precário? desculpa o textao estou juito confuso com isso

Cara, é muito individual, o primeiro passo é se conhecer.

 

Não há como negar que o presencial te trará bastantes vivências, networking, até possíveis trabalhos práticos no caso de estágios e pesquisas acadêmicas. Mas que ainda apesar de toda vivência, é fundamental que você goste da área para chegar em casa e estudar sobre o direcionamento que você tem maior interesse.

 

Habitualmente as faculdades não irão entregar o que você busca de forma muito prática e aplicada, principalmente na vertente hipertrofia, bodybuilding e semelhantes, isso requer que você estuda (por conta própria ou através de pós, cursos e etc).

 

Eu sou nutricionista formado, gostei bastante da minha vivência no presencial, e durante a pandemia finalizei as matérias finais de forma online (não curti muito, mas a própria universidade não estava preparada para lidar com o online ainda, então isso pesou mais ainda). Mas vejo que teve pessoas que mesmo no presencial não se tornaram bons profissionais, que não sabem aplicar o que aprendeu durante a graduação, assim como vejo pessoas que estudam no online, que tem a disciplina de estudar, mesmo que sem a cobrança de um professor na sua frente, e se tornou profissionais ótimos.

 

Como citei, observe o seu perfil, se você tem disciplina para estudar na frente de um computar, será ótimo, você economizara tempo de deslocamento e conseguirá otimizá-lo nos estudos. Se não faz o seu perfil estudar por conta ou curtir a experiência do online, diria para mesmo com o transtorno de ir para o local da faculdade, que ainda assim, faça isso!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...