O cara descreve vários sintomas de intolerância à lactose, mas afirma categoricamente que não tem intolerância. Ao mesmo tempo, tem capacidade pra "sentir o corpo inflamado".
De qualquer forma, se vc ja eh um cara muito grande, e está querendo chegar em um bf de palco, ficam as sugestões de doses suprafisiologicas.
No seu primeiro uso, recomendo fortemente que faça algo perto do fisiológico, 100mcg de t4 e 25mcg de t3. O t4 tem uma meia vida muito longa, 7 dias, como vc vai tomar tds o empilhamento é bastante expressivo, e já vai te transformar em uma fornalha.
Uso intermediário: 150mcg de t4 e 50mcg de t3.
Uso avancado: 200mcg de t4 e 75mcg de t3.
Dificilmente um fisiculturista ultrapassa essa marca, sob severos riscos a saúde e queima exacerbada de massa muscular. Normalmente eles medem a dose a ser utilizada com a proximidade do evento e em qual bf se encontram, sabendo que se exageraram na dose a sua apresentação será muito comprometida pela perda de mm e aspecto flat. Recentemente vimos o Ramon cometendo esse erro e ficando em segundo no Arnold.
Diuréticos: usados para reduzir a retenção de água subcutânea, melhorando a definição muscular durante a apresentação. Não eh algo a ser usado com bf acima de 8%, e muito menos por longos períodos para fins estéticos.
Tipos de Diuréticos Utilizados
Diuréticos de Alça:
Exemplo: Furosemida (Lasix)
Atuam nos rins, promovendo a excreção de sódio, potássio e água.
Diuréticos Tiazídicos:
Exemplo: Hidroclorotiazida
Afetam a reabsorção de sódio e cloreto nos túbulos distais dos rins.
Diuréticos Poupadores de Potássio:
Exemplo: Espironolactona
Promovem a excreção de sódio e água, mas conservam o potássio, ajudando a evitar desequilíbrios eletrolíticos.
Considerações e Riscos
Desequilíbrios Eletrolíticos:
O uso de diuréticos pode levar a desequilíbrios de eletrólitos, como hipocalemia (baixos níveis de potássio), que pode causar cãibras, fraqueza muscular e problemas cardíacos.
Desidratação:
A perda excessiva de água pode causar desidratação, o que pode ser perigoso e afetar o desempenho atlético.
Problemas Renais:
O uso prolongado ou inadequado de diuréticos pode levar a danos nos rins.
Hipotensão:
A redução excessiva do volume de líquido no corpo pode causar queda da pressão arterial, levando a tonturas e desmaios.
As doses usuais utilizadas são praticamente as da bula, sem grandes modificações, mas levando peso corporal em consideração.
Hormônios: são utilizados para retenção de massa muscular, e manter ao máximo possível a via mTOR ativa, justamente com essa finalidade. NÃO são utilizados como queimadores de gordura.
Aqui vale o bom senso. Se vc não possui massa muscular, não faz o menor sentido usar hormônios. Conforme a quantidade de massa muscular que possui, maior a quantidade de hormônio usada pra segurar a mTOR, e também há a adesão de outros hormônios buscando outros efeitos (genomicos e não genomicos) que esses hormônios causam.
Cito como exemplo o masteron. Pqp, como eh comum frango aparecer gordinho querendo usar masteron pra secar, porque leu que deca incha e stano seca, e que masteron é usado no cutting. Sim, ele é usado, mas por quem e pra que? Vamos entender um pouco isso droga a droga usual de cutting, então obviamente não vou tratar de hormônios como dianabol aqui.
Testosterona: Hormônio que nosso corpo produz, e por isso, obviamente, o mais habitual. As doses partem de 200mg, e vão subindo conforme a quantidade de massa magra que vc vai adquirindo ao longo dos anos. Reforçando, a função dele é segurar a massa muscular, manter a mTOR ativa, então porque diabos vc iria precisar de algo maior que 200 a 250mg por semana? Vão se alguns anos até precisar de 500mg, e a grande maioria de nós nunca chegará a precisar mais do que isso em um cutting. Pode desconsiderar isso que estou falando se vc possui um shape 212, Classic ou open. Caso contrario, usar mais do que isso se resume somente em desconhecimento ou burrice. Se leu até aqui, a parte do desconhecimento foi retirada, e sobrou somente a burrice. A escolha é sua.
Já que estamos desmistificando mitos, me permitam desmistificar outro.
Por anos, lemos que propionato de testo retém menos que enantato, mas será que isso faz sentido? Se pegarmos pra olhar o protocolo da maior parte dos bb que vazam por aí e olhar, vemos na maioria 1g de enantato e 1g de propionato, ou doses similares, então por estes protocolos, não.
Poderíamos pensar talvez na questão do empilhamento. Obviamente com ester longo na mesma dose o empilhamento seria maior, então teríamos mais aromatizacao, maior produção de estradiol, e o estrogênio tem uma afinidade química muito grande com a água, causando retenção, mas, denovo, hoje normalmente eles misturam os 2 esteres, e mesmo que usassem somente propionato, seria em dose cavalar, a aromatizacao aconteceria do mesmo jeito e causaria a mesma coisa. Além disso, controlar aromatização hoje é muito fácil, então por este raciocínio não faz sentido algum.
Mas então, será que quimicamente faz algum sentido?
O ester propionato possui 3 carbonos em cadeia, o enantato uma cadeia longa, de 7 carbonos. Se lembrarem das suas aulas de química orgânica, verão que quanto mais curto for o éster maior a sua afinidade com água. Então na verdade "reter" mais água eh justamente com o propionato... quimicamente.
Percebem o quanto esse mito é errado?
Mas então estou dizendo que propionato retém mais água que o enantato? Não! Essa retenção de água é mínima, tanto pelo propionato quanto pelo enantato, e não interfere no shape de absolutamente ninguém. Uma besteira é achar que a troca do ester de meia vida longa por meia vida curta muda alguma coisa, quando quimicamente eh justamente o contrário.
O uso do propionato pelos fisiculturistas se dá por outro motivo. A meia vida é curta, dá maleabilidade na troca de drogas. Logo após descer do palco descontinuar o uso pra dar um descanso pro organismo é rápido, a saúde tão prejudicada deles agradece. Manejo de colaterais, principalmente os mais visíveis fica mais apurado e mais fácil.
Mito quebrado, sigamos adiante.
Masteron: não é uma droga com forte afinidade com os receptores musculares pra manter a mTOR ativa. Tão pouco é eficiente em queimar gordura. Os efeitos desejados por ela são outros.
Além de atuar nos receptores androgenicos de aromatizacao, diminuindo a quantidade de estrogenio no corpo, tem uma capacidade incrível de "empedrar" os músculos, trazendo aquele aspecto mais denso pro palco. Esse aspecto soh é conseguido em bfs abaixo de 10% de gordura, por isso sua utilização em bfs altos é uma perda de tempo e dinheiro.
Além disso essa droga traz um "good vibes" muito bacana, pois atua influenciando neurotransmissores de dopamina e serotonina. Doses mínimas de 300mg por semana, independente do ester.
Trembolona: ok, eu disse que hormônio não queima gordura, mas separem essa bichinha aqui deste cometário, ela eh danada.
Além de fazer uma ligação muito forte com os receptores musculares e manter a mTOR mais ativa do que os demais hormônios (oque não significa que não haverá degradação muscular, eh impossível não haver com a gliconeogense), aumentando a sintese proteica e a retencao de nitrogenio, ela tbem promove lipolise, e aumenta a tmb , efeitos somados facilmente perceptíveis por aquela sudorese noturna nojenta em excesso que insiste em aparecer com o uso da trembo.
Essa porra eh a rainha das drogas anabolicas, mas também é a rainha das androgenicas. Ao mesmo tempo que faz maravilhas pelo shape, também fode a sua saúde e sua cabeça.
Piora o perfil lipídico diminuindo o hdl e aumentando o ldl. Das injetaveis, com o uso prolongado é a únicas que fode perfil hepático. Como eh muito androgenica, acne, pele oleosa, alopecia e hipertrofia prostática são colaterais bem comuns. Causa alterações de Humor, irritabilidade, insônia. Trembo rage, que eh um ataque de raiva incontrolável são vistos comumente em vários usuários.
Além disso, ainda contribui com estados depressivos. Nesses anos todos, não foi 1 único caso que vi de usuário tentar tirar a vida e vários outros de realmente tirarem a própria vida. O problema é que vc não percebe esse estado letárgico chegando, normalmente que te sinaliza é a família, mas quando sinalizado os ataques de raiva podem acontecer e o estado letárgico fica em segundo plano.
Sem hipocrisia. Já usei, diversas vz, mas hoje não me vejo usando denovo em hipótese alguma. Pra MIM os ganhos no shape não pagam tudo oque ela trás de ruim. Se vc quer usar, tenha um mínimo de decência de antes ter passado por todas as outras drogas e deixa lá por último, ou seja, em que realmente seja difícil manter toda a massa muscular que ganhou dentro de uma trajetória e faça sentido perder uns neurônios (pois também é neurotoxica) em troca de manter uns gramas a mais de músculos.
Denovo sem hipocrisia, todo atleta de palco usa, não que eles gostem disso ou tenham lá muita opção.
Aqui as doses todo atleta prefere que sejam as menores possíveis, mas variam de 150mg a 600mg por semana, normalmente com ester de meia vida curta, pra tirar essa desgraça logo do corpo assim que possível.
Não eh uma droga pra frangos. Se o seu bracinho com bf baixo não mede pelo menos 40cm, definitivamente ainda não é a hora de usar.
Stano: embora digam que o stano atua na lipólise, nunca encontrei uma fonte confiável que me confirmasse isso. Nos meus usos pessoais também não senti diferença alguma com ou sem.
O stano injetavel foi praticamente erradicado. Faz anos que não ouço ou leio mais ninguém utilizando. Escolha acertada. Lembro dos meus 20 e poucos anos quando conseguia um bujaozinho de stano o olho brilhava, mas era soh começar os abcessos que já passava o amor.
Hoje da pra falar que o uso se restringe ao oral. Utilizado principalmente pra dar uma força extra durante o treino. Ele não retém água como o dianabol, mas retém bastante nitrogênio, então ajuda com aquele aspecto empedrado similar ao do masteron.
Tem muita lenda em cima do stano. No que toca a piora nas articulações, eu sinceramente nunca senti nada de diferente. Vários usuários já me relataram que não sentiram também, outros tantos juram que as suas articulações pioram com o stano. Não encontro um mecanismo fisiológico lógico que possa comprovar isso, então mantenho a minha opinião de que não causa nada as articulações.
Embora seja uma droga muito boa pra dar força, traz colaterais severos. Os normais e esperados, somados a uma porrada no hdl e no fígado. Eh extremamente hepatotoxica. Esses 2 me fazem não mais utilizar ele.
Em cutting, doses de 20-40mg 1 hora antes do treino se mostram efetivas pra um pouco a mais de força e performance, e eh isso.
Oxandrolona: idem ao stanozolol, mas muito menos danosa ao perfil lipidico e muito menos hepatotoxica. Por estes dois fatores, pode ter seu uso prolongado sem danos tão severos como o stano faz em curto prazo.
Doses de 30-60mg 2 horas antes do treino, de acordo com a sua quantidade de massa muscular. Ganhos de força pouco menores que do stano.
Minha opinião sincera é que entendo ser um desperdício utilizar eas orais no cutting, mas, há quem goste. Exclua-se nesse comentário as mulheres. Menos danoso segurarem sua mm com orais do que injetáveis.
Gh: esse carinha é realmente eficiente, mas não fazendo o milagre que a maioria imagina.
Efeitos do GH no Cutting
Lipólise Aumentada:
O GH promove a lipólise, que é a quebra dos triglicerídeos armazenados nos adipócitos em ácidos graxos livres e glicerol. Isso resulta em uma maior disponibilidade de ácidos graxos para serem utilizados como fonte de energia, ajudando na redução da gordura corporal.
Estudos mostram que o GH pode aumentar a lipólise e reduzir a massa de gordura corporal em indivíduos obesos e saudáveis .
Preservação da Massa Muscular Magra:
Durante um período de déficit calórico, a preservação da massa muscular é crucial para manter um metabolismo elevado. O GH tem propriedades anabólicas que ajudam a preservar a massa muscular magra, minimizando a perda de músculos durante o cutting.
Pesquisas indicam que o GH pode aumentar a síntese proteica e reduzir a degradação proteica, o que é benéfico para a manutenção da massa muscular .
Melhora da Sensibilidade à Insulina:
Apesar de o GH ter efeitos anti-insulínicos, em certas condições, pode melhorar a sensibilidade à insulina nos músculos, facilitando uma melhor utilização da glicose e potencializando a queima de gordura.
A combinação de GH com outros agentes como a testosterona pode melhorar a sensibilidade à insulina, o que é útil para a mobilização e utilização das reservas de gordura .
Normalmente oque regula a dose do gh a ser usada é o bolso. Existe uma crença de que é hormônio soh de atleta, não é necessário, etc etc. Testo também então deveria ter a mesma consideração, assim como deca, hemogenim, e por aí vai.
Eu particularmente acho uma droga muito boa a ser utilizada, tanto em bulk como em cutting, principalmente por quem já passou dos 30, pois a partir daí a produção natural de gh despenca para quase nada.
A maior dificuldade do gh fora o preço está na compra. Eu não tenho coragem de comprar isso saindo direto da geladeira para em poucos minutos estar dentro da minha geladeira, e ainda transportada no gelo. A degradação do gh em temperaturas acima de 2 - 8 graus a depender da marca é muito rápida, e pelo valor investido não vale o risco.
Pegando o gh em mãos, caso não seja de farmácia a primeira coisa a se fazer é testar ver se é gh mesmo e de que qualidade. Injete intramuscular 4ui. Aguarde 2 horas e faça um exame de sangue chamado gh basal, ou similar. O resultado tem que ser entre 9 e 14. Quanto mais perto de 9 menor a qualidade do seu gh, quanto mais próximo de 14 maior a qualidade. Valores abaixo de 9 indicam que já houve degradação do gh provavelmente exposto ao calor. Valores muito abaixo, não é gh ou foi totalmente degradado.
O colateral mais comum do uso contínuo de doses elevadas de gh eh a acromegalia, crescimento das mãos, pés, mandíbula, separação dos dentes. É irreversível.
Diabetes desenvolvida pelo gh é algo raro, mas não deve ser descartada. Se faz uso contínuo longo, monitoramento da glicose se faz necessário, assim como a entrada de insulina. Aliás, mesmo em cutting acho valioso o combo com insulina rápida, pois ela ajuda demais a carregar o igf 1 formado pelo gh pro plasma sanguíneo, dando sobrevida a um poderoso hormônio que promove lipolise e ativa a mTOR.
Administrações de lisspro 2 horas depois da aplicação do gh reguladas pela quantidade de carbo ingerido (antes da aplicação da lisspro) são recomendáveis. A dose de 1ui de insulina pra cada 10g de carbo é algo bastante seguro de se fazer, desde que garantido o carbo já estar dentro da barriga antes de aplicar a insulina.
Dose mínima de gh pra cutting são 4ui de gh de boa qualidade, ou de 6ui de baixa qualidade. Aplicados em jejum ao acordar.
Se tiver disponibilidade, pode mandar a mesma dose antes do treino se for a tarde, ou com um espaço de 6 a 8 horas da primeira aplicação. Gh não exige que a aplicação seja em jejum.
Sintomas como túnel do carpo em doses exageradas são facilmente percebidas em poucos dias. Com pouco menos de 2 semanas de 20ui já senti muito forte a perda de força na mão e dor no punho. Prejudica bastante o treino e o dia a dia, não é algo que possa facilmente ser mantido.
Assim como com os hormônios, as doses e frequências de aplicação do gh durante o cutting são maiores do que em bulking.
Não acho vantajoso a sua utilização em bf acima de 15%, justamente por sua sensibilidade à insulina já estar comprometida, bem como fugir da acromegalia pelo longo prazo de utilização.
Se vc tem muita massa muscular e deseja continuar crescendo, não haverá como fugir do gh, tanto em bulking como em cutting.
Remédios pra emagrecer: sibutramina, liraglutida, semaglutida, etc etc.
Se tem problemas pra segurar o apetite, podem ser aliados. Vá no mais moderno e com menos colaterais, semaglutida.
Semaglutida é um medicamento utilizado principalmente para o tratamento de diabetes tipo 2 e, mais recentemente, para a perda de peso. Pertence à classe de medicamentos chamados agonistas do receptor do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1). A semaglutida ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, estimular a liberação de insulina, retardar o esvaziamento gástrico e aumentar a saciedade.
Mecanismo de Ação
A semaglutida imita a ação do GLP-1, um hormônio incretina que é liberado pelo intestino em resposta à ingestão de alimentos. Seus principais efeitos incluem:
Estimulação da secreção de insulina: A semaglutida aumenta a secreção de insulina em resposta às refeições, ajudando a reduzir os níveis de glicose no sangue.
Inibição da liberação de glucagon: Reduz a liberação de glucagon, que é um hormônio que aumenta os níveis de glicose no sangue.
Retardo do esvaziamento gástrico: Isso ajuda a prolongar a sensação de saciedade, reduzindo a ingestão calórica.
Redução do apetite: A semaglutida age no cérebro para reduzir o apetite, contribuindo para a perda de peso.
Tenha em mente que se utilizar deste recurso (e é válido para bfs muito altos) deverá levar a utilização até o final do cutting, pois o rebote de qualquer medicação para controle do apetite é muito forte, uns mais, outros menos.
As doses sofrem aumento conforme o período de utilização. O ozempic e o wegovy sugerem utilizações pouco distintas, mas desta forma funcionará bem pra ambos:
Início: 0,25 mg uma vez por semana durante 4 semanas.
Aumento gradual: 0,5 mg uma vez por semana na 5ª a 8ª semana, 1 mg na 9ª a 12ª semana, 1,7 mg na 13ª a 16ª semana.
Manutenção: 2,4 mg uma vez por semana após 16 semanas.
Colaterais como náuseas, enjoos, dores abdominais, diarreia e hipoglicemia são bastante comuns, principalmente no começo da utilização e a cada elevação de dose.
Whey e Creatina são seus aliados, não tema utiliza-los.
Aqui completo a tríade do bulk, cutting e hormônios, espero que façam bom uso. Lembrem se que na musculação escolher uma boa estratégia e boas drogas ajuda muito, mas eh a sua constância fazendo tudo da melhor forma possível que te fará chegar em algum lugar. Maximize as dicas fornecidas, para que a sua longevidade não seja comprometida atrás de resultados rápidos.
Se não teve resultado em 4 anos
É pq não sabe treinar nem comer
Vai usar testo e claro q vai ter resultado, vai se iludir achando q é isso q faz diferença, vai querer usar cada vez mais
E como não sabe treinar nem comer vai ter problemas por isso e colaterais com os esteróides.
Você só tá empolgado, porque sabe que tem mais testo circulando no seu sangue
Daqui uns 15 dias já vai se acostumar, e continuar na mesma rotina que tava antes, porque apenas resolveu usar um paliativo ao invés de ir na origem dos seus problemas psicológicos
Esse tipo de gordura se concentrar nessas regiões é devido a altos niveis de estrogênio, sugiro fazer exames de testosterona completo, e ir num endógrino para ver se pode entrar com algum recurso para melhorar esse quadro, mantem dieta de manutenção, cardio para ajudar e treinos mais intensos.
Não, não significa que vai parar as espinhas ou queda de cabelo
inclusive a depender da queda da sua testosterona e a relação DHT x T, pode ser que piore.
voce depois de 2 anos vai causar um baita crash hormonal por conta de espinha e cabelo que são controláveis?
a chance de você querer voltar a usar depois, é gigante…
Eu tentaria resolver as espinhas e queda primeiro.
De qualquer forma, boa sorte e prepare-se pra uma TPC chatinha de lidar assim que a queda ocorrer, prepara o psicológico pra isso.
se for genético vc pode parar com a testo, usar minoxidil, finasterida, rezar e fazer mandinga…. Não resolve
se for pela conversão de DHT sugiro Saw Palmetto 600mg ou msm 1mg de finasterida
o próprio Minox pode dar uma segurada
mas repito: se for genérico, já era.
sobre as espinhas, a maior parte é simplesmente causada por conta da oleosidade da pele que aumenta com o uso e com isso cria mais sujeiras e posteriormente espinhas
usa sabonete protex neutro, ou de carvão ativado, limpa bem o local com toalha limpa, não use a que você usa pra passar no restante do corpo
500mg de ácido pantotênico tomado 2x ao dia também pode dar uma segurada
se o motivo for por conta do DHT o saw palmetto e a fina tendem a ajudar até na espinha
outra coisa q em alguns dão resultado, puramente especulativo: aumente a frequência de aplicacao
mantenha a mesma dose, mas divida em mais vzs, vc evita a oscilação
Não, não significa que vai parar as espinhas ou queda de cabelo
inclusive a depender da queda da sua testosterona e a relação DHT x T, pode ser que piore.
voce depois de 2 anos vai causar um baita crash hormonal por conta de espinha e cabelo que são controláveis?
a chance de você querer voltar a usar depois, é gigante…
Eu tentaria resolver as espinhas e queda primeiro.
De qualquer forma, boa sorte e prepare-se pra uma TPC chatinha de lidar assim que a queda ocorrer, prepara o psicológico pra isso.