Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Em quem você vota ou votaria?


gabigol_marombeiro

Em quem você votaria para presidente do Brasil?  

188 votos

  1. 1. É pro meu TCC: Análise do perfil político dos marombeiros brasileiros 🧐 Papo reto, VOTARIA em quem desses daí pra presidente?

    • Lula
      57
    • Bolsonaro
      93
    • Ciro
      17
    • Tebet
      4
    • Soraya
      6
    • Nenhum desses
      28

Esta votação está fechada para novos votos


Posts Recomendados

Em 27/10/2022 em 08:44, egoless disse:

Tirando teorias da conspiração de lado, o barba está discretamente na frente do bolsonaro em todas as pesquisas. E ele ganhou o primeiro turno com 5-6 milhões de votos a frente.

 

Tenta tirar a emoção da equação e olha isso aqui:

 

g2gd9Q7.png

 

Pro bolsonaro virar o jogo, ele teria que pegar boa parte dos votos da tebet, do ciro e virar nulos.

 

Pra quem acha que isso é fácil, considere que desde 1989 nenhum candidato que estava a frente no primeiro turno, perdeu no segundo.

 

E o Lula estava frente no primeiro e aparentemente continua na frente no segundo.

 

Na minha opinião, a não ser que aconteça algo MUITO grave, dificilmente o bolsonaro leva. Faltam 4 dias pra eleição, o barco meio que já saiu do porto...

 

Antes que alguém fale que eu tenho político de estimação, a única coisa que farei domingo é treinar pernas (se a academia abrir).

Que o lula vai ganhar eu sei, infelizmente.

 

Boa sorte pá noix.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 26/10/2022 em 21:44, Snowflake disse:

Rapaz, será que não podemos todos discutir de maneira civilizada?

Cheio de gente aqui "pró-democracia" chamando a opinião alheia de burra. Pra muita gente a opinião diversa é burra, estúpida. Bom, isso é democracia de verdade, conviver com pontos de vista diferentes, especialmente com aqueles os quais você discorda.

Eu respeito quem vota em um e quem vota em outro.

Acho que não temos nenhuma boa opção.

Mas vejo falácias de todos os lados...

É muito fácil falar que a época Lula foi boa... Sem pandemia e com o keynesianismo petista, é claro que fica bom. O keynesianismo é uma festa, uma orgia. Gasta tudo o que der e a conta vem pro próximo governo. É só ver nosso déficit fiscal subindo desde a época Lula. Uma hora a conta chega e chegou pro Bolsonaro. O problema foi ele ter sentado na cadeira bem neste momento e este é o grande male do populismo. A conta sempre fica pro presidente seguinte. Ele paga pelos erros da gestão passada. É incrível como falta análise causal aqui. A culpa é sempre de quem está na cadeira, jamais dos erros acumulados das gestões anteriores. Erros estes que, como um câncer, não produzem sintomas no começo, mas aparecem depois com toda a força.

Dito isto, é óbvio que a gestão dele da pandemia foi péssima e diversas vidas foram perdidas por pura arrogância e incompetência. Fiquei revoltado quando ele disse que a Pfizer tinha que procurar a gente e não o contrário. A maneira como ele tratou todo o problema, etc. Ele também precisava urgentemente de um curso de relações públicas/internacionais. Mas tá bem melhor que a Dilma, de longe...

Suas falas sobre gays, também me dão nojo. Sou a favor da descriminalização das drogas e ele é contra. Também sou a favor do aborto.

Bolsonaro também é populista e provavelmente, se reeleito vai estourar o teto fiscal. Vai rolar crescimento com inflação solta, tal qual o plano do Lula.

 

Sou total a favor de programas sociais, acho o Bolsa Família (que foi o FHC que criou), a melhor ideia de programa até agora. Só sou defensor da responsabilidade fiscal. Não adianta gastar como se não houvesse amanhã, porque o dinheiro não cai do céu e a conta chega, mais dia, menos dia. Se gasta mais, tem que cortar em algum lugar também.

 

Também acho nojenta essa colocação que rola solta que "rico não quer ver empregada viajando". Se a empregada for pra Disney, a maioria dos empresários vai ganhar mais dinheiro. Logo, por que teriam alguma objeção? Além disso, qual é o problema de ela ir pra lá? Que temos a ver? Esse tipo de colocação pressupõe que quem fala está num patamar moral mais elevado que os demais mortais e isso é repugnante. Ninguém é melhor que ninguém, todos temos defeitos gravíssimos. Quem acha que não, precisa urgentemente de terapia.

 

Dito tudo isto, vou de Bolsonaro. Eu discordo veementemente da maioria das posições dele. Mas pra mim, não dá pra eleger um condenado por corrupção. Com todas as acusações de Bolsonaro, por enquanto ele sequer foi indiciado e mesmo que tiver roubado (não boto a mão no fogo por ninguém), não duvido que tenha sido muito menos. A corrupção da época do PT certamente matou muito mais do que a má gestão de Bolsonaro na pandemia. E não há garantia de que o PT teria sido tão melhor na gestão da pandemia. O Carnaval comeu solto aqui e isso cai no colo dos governadores. Faltou oxigênio no AM, mesmo tendo sido repassado bilhões pra eles. Bolsonaro não tá sozinho nessa culpa.

 

Pensem nos bilhões desviados no governo do Lula que poderiam ter ido para hospitais. Copa do mundo?? Um absurdo, jamais deveríamos ter aceitado isso sem ter a casa em ordem. Outra coisa, o Lula mente e muito. Ele fala bonito, exatamente o que queremos ouvir. Mas para mim, atitudes falam muito mais alto. Mesmo na fala, Lula, já se mostrou também homofóbico e machista. Não gosto do Bolsonaro, nem do que ele representa. Acho lamentável ter que escolher entre os dois. Ficava com qualquer outro par de candidatos.

 

Outro fator fundamental de eu não votar no Lula. O fato de ele flertar com ditadores. Sim, Bolsonaro também flerta. Mas toda essa questão de "regular mídias", pra mim não desce. Com todos os flertes do Bolsonaro, continuamos uma democracia e ele jamais falou em regular mídias. Regular mídias é algo absurdo para mim. Quem decide o que é verdade? Um comitê do governo? Bem-vindos a China, Venezuela, Cuba, etc.

 

Enfim, o pior de tudo dessas eleições é que escolher qualquer lado virou um crime. A tentativa de deslegitimar nossas posições políticas é o pior efeito de toda essa polarização. O debate caiu para o ad-hominem. Espero que 2026 seja diferente e tenhamos opções melhores...

 

Mas o ponto que o Bolsonaro mais acertou durante a pandemia foi ter seguido, na medida do possível, o que Keynes falava... distribuição de renda pra manter a economia aquecida e com demanda a fim de garantir o mais próximo do pleno emprego possível - o que keynes definiria por medidas anticíclicas pra contrapor a crise.

 

Agora, um ponto que é senso comum na discussão política brasileira é a questão do teto de gastos/gestão orçamentária do governo. Gerir um país que emite dívida pública própria (e, por consequência, tem controle sobre a base monetária) e que, no caso do Brasil, possuí reservas de câmbio internacional (com isso, entende-se que a dívida brasileira é baseada na própria moeda que é capaz de "produzir") é TOTALMENTE diferente de gerir uma família ou uma empresa. As mesmas lógicas de controle de gastos, limites orçamentários NÃO se aplica ao país. E isso não é questão de defender A ou B... isso já é questão batida - ou, pelo menos, deveria ser - há muitos anos. Se vc partir de argumentos como: o país não pode operar endividado acima da sua receita e/ou se o país emitir moeda ele automaticamente vai desencadear um processo inflacionário, você VAI chegar a uma conclusão que é logicamente correta... mas, por ter partido de pressupostos equivocados, a conclusão será, também, equivocada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/10/2022 em 09:01, projetohuck2 disse:

Natty  sempre utiliza aquela fonte - " vozes da minha cabeça ", 

https://pt.org.br/lula-agricultura-precisa-de-apoio-e-respeito-aos-parceiros-comerciais/ 
- A unica coisa que ele quer fazer, deixar de ser puta de gringo, e valorizar o pequeno agricultor 

- trabalho análogo a escravidão (apontado por um site de extrema direita inclusive) 
https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2022/08/5025951-artigo-o-escandalo-da-escravidao.html

- Aumento do número de grilhagens de terra nos últimos 4 anos 
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/09/19/grilagem-de-terras-na-amazonia-volta-a-ser-debatida-na-cma

VIVA O AGRO!!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/10/2022 em 09:22, NattydeSeoul disse:

https://pt.org.br/lula-agricultura-precisa-de-apoio-e-respeito-aos-parceiros-comerciais/ 
- A unica coisa que ele quer fazer, deixar de ser puta de gringo, e valorizar o pequeno agricultor 

- trabalho análogo a escravidão (apontado por um site de extrema direita inclusive) 
https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2022/08/5025951-artigo-o-escandalo-da-escravidao.html

- Aumento do número de grilhagens de terra nos últimos 4 anos 
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/09/19/grilagem-de-terras-na-amazonia-volta-a-ser-debatida-na-cma

VIVA O AGRO!!!! 

Correio Brasiliense de extrema direita? essa foi boa.

Entendi tua linha de raciocínio agora, tu se informa pelo próprio site do Lula kkkkkk.

 

Falar em Amazônia é fácil se não olhar para para o passado, antes ninguém ligava para grilagem e desmatamento né? hoje todo mundo é Mogli. Só uma dúvida, sabe me dizer em qual ano e em qual governo a Amazônia sofreu mais? dê uma pesquisada sobre o tema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/10/2022 em 09:12, gabrielkurtz disse:

Mas o ponto que o Bolsonaro mais acertou durante a pandemia foi ter seguido, na medida do possível, o que Keynes falava... distribuição de renda pra manter a economia aquecida e com demanda a fim de garantir o mais próximo do pleno emprego possível - o que keynes definiria por medidas anticíclicas pra contrapor a crise.

 

Agora, um ponto que é senso comum na discussão política brasileira é a questão do teto de gastos/gestão orçamentária do governo. Gerir um país que emite dívida pública própria (e, por consequência, tem controle sobre a base monetária) e que, no caso do Brasil, possuí reservas de câmbio internacional (com isso, entende-se que a dívida brasileira é baseada na própria moeda que é capaz de "produzir") é TOTALMENTE diferente de gerir uma família ou uma empresa. As mesmas lógicas de controle de gastos, limites orçamentários NÃO se aplica ao país. E isso não é questão de defender A ou B... isso já é questão batida - ou, pelo menos, deveria ser - há muitos anos. Se vc partir de argumentos como: o país não pode operar endividado acima da sua receita e/ou se o país emitir moeda ele automaticamente vai desencadear um processo inflacionário, você VAI chegar a uma conclusão que é logicamente correta... mas, por ter partido de pressupostos equivocados, a conclusão será, também, equivocada.

 

Concordo que Bolsonaro fez a coisa correta em gastar mais durante a pandemia e não respeitar o teto de gastos, pelo menos naquele momento. Não sou libertário laissez-faire, mas acho que o keynesianismo, particularmente como geralmente é aplicado, "como se não houvesse amanhã", é danoso.

Discordo respeitosamente dessa afirmação, que gerir o país não é como gerir uma empresa ou família. Na minha opinião é EXATAMENTE igual. Mas segundo sua colocação, uma família ou empresa jamais pode se endividar. É claro que pode, ninguém disse que não. Aliás, a realidade é que famílias e empresas estão sempre endividadas. Como disse, não sou purista na questão orçamentária. Sou um moderado, a favor de um mínimo de bom senso, rsrs. É claro que temos que operar alavancado. A pergunta é quanto? Empresas multinacionais bilionárias são alavancadas, famílias são alavancadas nos cartões e dívidas hipotecárias. Mas vai ver o índice de alavancagem, entende? Você é a favor de 300%? Dívida/PIB? Rs imagino que não né. Óbvio que vai ter consequências, inflação, recessão, etc. Eu acho que em situações especiais, como pandemia, sim, beleza, tem gente morrendo, gasta o que tem que gastar, vamos salvar vidas, evitar a fome, etc. Mas depois de controlar a situação, cabe uma lição de casa. Quer gastar mais ainda? Beleza, corta algum gasto. Infelizmente gestão orçamentária é coisa rara no Brasil e o problema é que gerir o orçamento SEMPRE é impopular. Cortar gastos, aumentar impostos, etc. Mas alguém tem que fazer para termos crescimento sustentável.

 

Mais um ponto interessante. Muito se fala sobre a fome no Brasil e não vou negar que é um problema. Mas segue a minha leitura dos "33 milhões passando fome", que na verdade são 33 milhões que possuem insegurança alimentar. Eu tinha uma babá diarista, pobre, evidentemente, que me dizia que várias vezes não jantava para dar a comida pros filhos. Deveras triste, não vou negar e ela deve fazer parte dessa estatística. Mas tem um porém, ela pesava mais de 100kg. Era bem obesa e não é raro você ver obesos pedintes. Sem querer diminuir a dor dessas pessoas, mas o que me parece ser esta estatística é um grupo de pessoas que não podem comer o que querem quando querem, mas na parte nutricional, podem estar até além das necessidades diárias. Uma métrica muito mais forte é a morte por inanição que se não me engano batia umas 10 mil pessoas por ano, um número ainda absurdo no século XXI, enquanto que mortes por obesidade chega em uns 160 mil por ano. De novo, não diminuo a dor dessas pessoas e torço para que cada um coma o que bem entenda quando queira. O meu ponto é que há sensacionalismo nas colocações. A impressão é que 33 milhões de brasileiros estão passando fome e morrendo por isso e isso não é verdade. Insegurança alimentar não é o mesmo que fome. E a obesidade é um problema maior do que esta tal insegurança alimentar, na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/10/2022 em 08:43, Mattheus P disse:

Brabo

 

Eu só discordaria do aborto (mas defendo vasectomia e laqueadura pra quem quiser desde os 18a), e do rolê de que o PT roubou mais que ele (até pela diferença de duração de mandados - o PT ficou 12, Bolso, 4 - e só orçamento secreto que explodiu no Maranhão já bateu o desviado no Mensalão, salvo engano).

 

EU vou de Lula porque a ideia de mexer no STF aumentando o número de ministros + mistura de religião e Estado me dá muito uma carinha de totalitarismo, daquele que impede até mesmo a oposição de existir e tudo sob uma pintura de "legalidade"

 

Mas na real? Por mais que ele tenha cara de dollynho, eu votaria no Dória e Meirelles, mas...paciência, democracia é isso

  Mostrar conteúdo oculto

(cracia = poder, demo = capeta, logo: poder do capeta hehe)

 

 

A questão do aborto e drogas, pra mim é saúde pública. Mesmo proibindo, vai continuar ocorrendo e no clandestino, morre a mãe e o bebê. Daí vem gente dizer, então legaliza assassinato (o famoso espantalho). Para mim, aborto até um certo número de semanas, tá longe de ser assassinato, senão punheta é genocídio. E geral que defende o feto, não defende a criança quando nasce. A mulher é obrigada a pagar por um erro pelo resto da vida, que de repente nem tem culpa, afinal não teve educação sexual apropriada. Ela não vai ter renda nem escolaridade, porque vai cuidar da criança, o menino geralmente nasce sem pai e vai ter baixo índice de escolarização. A receita pro desastre. 

E duvido que alguma mulher "queira" abortar. Deve ser uma decisão muito difícil, que o Estado, na minha opinião, não deveria se envolver. Deveria ser uma questão da mãe com o gineco e acima de tudo, dar segurança ao procedimento, que mata muitas mulheres hoje em dia.

Quanto às drogas, a legalização iria acabar com o tráfico e iria diminuir mortes por overdose ou intoxicação. Hoje em dia o cara compra a droga e não sabe o que tem dentro. Pode ter veneno de rato junto. Legalizando, teríamos um controle de qualidade. O tráfico iria falir, porque todos iriam comprar na farmácia a um custo muito menor. O consumo não aumentaria, porque quem quer comprar, já compra, mesmo ilegal. O dinheiro utilizado no combate ao tráfico, seria aplicado em medidas sócio-educativas de prevenção. Nos países nórdicos, tem salas de aplicação, com uma enfermeira ao lado. Ela vai controlar a dose do cara e estar presente para qualquer incidente. Imagino que tenham assistentes sociais nestes centros também. Me parece muito mais sensato do que fechar os olhos para o problema.

 

Respeito totalmente sua decisão de ir de Lula. Bolsonaro também me dá medo. A minha questão é que tenho mais medo do Lula do que dele, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/10/2022 em 09:53, juhchaos disse:

 

Isso aqui é piada, né?? Um animal racional não pode falar uma frase dessas e votar no Bolsonaro.

Olha o ad-hominem aí... Ele até agora não falou nada de regular mídias...já nosso amigo sim...Concordo que flertar com ditaduras também me assusta, da parte do Bolsonaro. Mas o Lula me pareceu muito mais convincente nas suas intenções, sendo amigo do Chavez, Fidel, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...