Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estudar nutrição por conta


Henrique...

Posts Recomendados

Em 26/02/2022 em 12:12, Luiz Menegheti disse:

Como podem ver, estou um pouco perdido, sem saber por onde começar.

 

Recomendo começar por livros de introdução a nutrição.

 

Nutrição e Dietética - Clarissa e Emilia, Editora Saraiva. < Simples e didático.

Todos os livros de nutrição do Dudu Haluch são bons, recomendo começar por Metabolismo e Emagrecimento e depois ler o Nutrição no fisiculturismo.

 

Normalmente vc encontra bons livros na parte de referências bibliográficas dos livros que vc está lendo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 26/02/2022 em 12:12, Luiz Menegheti disse:

Olá pessoal, tudo bom?

 

Gostaria de saber como eu, que sou totalmente leigo no assunto, poderia começar a estudar sobre nutrição. 

 

Gosto bastante deste assunto e de como uma dieta bem estruturada (Macro e micronutrientes, suplementação, hidratação, fitoterápicos, etc...) influencia muito positivamente na saúde e nos resultados.

 

Estou pensando em me preparar (E não faço ideia como) durante o ano de 2022, e dependendo de como for minha aptidão em aprender sobre os assuntos que envolvem a nutrição, talvez fazer uma faculdade de nutrição em 2023.

 

Mas como eu poderia fazer isso? 

 

Na minha visão de leigo, pensei no seguinte:

 

-Aprender a cozinhar bem e montar sozinho a própria dieta(Acredito que seja obrigatório para alguém com este interesse)

 

-E começar a estudar sobre o assunto em livros, principalmente:

 

Lista de sugestões do Leandro Twin:

- Nutrição comportamental

- Nutrição moderna de Shils

- Nutrição para o treinamento de força

- Dieta das 8 horas

- Nutrição para leigos

- Nutrição e suplementação esportiva

- Nutrição esportiva e do exercício físico

 

Algumas sugestões do Paulo Muzy:

 

- Tratado de Nutrologia - Durval Ribas Filho

- Nutrição do Exercício Físico ao Esporte - Lancha Junior

- Nutrição para o Esporte e o Exercício

 

Alguns livros que eu mesmo selecionei:

- Krause Alimentos, Nutrição e Dietoterapia (Uma alternativa ao "Nutrição moderna de Shils")
- Interpretação de Exames Bioquímicos para o Nutricionista (Para interpretar exames - obvio)
- Intestino - Onde tudo começa e não onde tudo termina (Para entender sobre a microbiota intestinal)
- Nutrição em psiquiatria (Para entender a importância da alimentação na saúde mental)
- ALERGIA ALIMENTAR: ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO E TERAPIA NUTRICIONAL (Para entender sobre as alergias alimentares - obvio)
- Manual de Prescrição de Fitoterápicos pelo Nutricionista (Para entender sobre os fitoterápicos - obvio)
- Nutrição Clinica Funcional dos Princípios à Prática (Não sei nem mesmo a diferença entre nutrição e nutrição funcional, mas me pareceu importante)

 

Como podem ver, estou um pouco perdido, sem saber por onde começar.

 

Se alguém com conhecimento, sendo ou não da área (Tem gente com muito conhecimento aqui que não é nutricionista) puder me ajudar com um direcionamento...

 

É isso, desde já muito obrigado e que Deus abençoe vocês.

 

 

 

esquece tudo isso e começa por biologia, bioquimica, fisiologia e fisiologia do exercício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como estudante de nutrição te respondo, a parte da dieta baseada em cálculos, necessidades diárias etc... macros, micros e essas coisas é mole pra quem leva o estilo de vida, começa a estudar bioquímica e fisiologia, isso é o mais legal da faculdade! chegar dominando isso vai tirar onda e vai ser um aluno diferenciado...

 

E já te alerto que tem muita coisa que é possível que você não curta no curso, como eu que entrei mais focado na nutrição esportiva não curti tanto.... como UAN (voltado a gerenciar cozinhas industriais) parte do SUS tb meio chata,  embora eu considere que todas sejam importantes de serem ao menos vistas...

 

 

 



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2022 em 13:22, Scant disse:

se vc for alfabetizado, mas começar pelo livro de linguagem mais simples de entender para vc e seguir em frente até ler todos sobre o assunto (nunca terminarás, como todo mundo)

Boa tarde, primeiramente obrigado pela resposta.

 

Isso é uma critica por eu ter citado tantos livros no meu post, ou é realmente sua visão de como eu deveria seguir o estudo?

(Simplesmente ir lendo dos mais básicos aos mais complexos livros sobre o assunto)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2022 em 13:27, Zanne disse:

Recomendo começar por livros de introdução a nutrição.

 

Nutrição e Dietética - Clarissa e Emilia, Editora Saraiva. < Simples e didático.

Todos os livros de nutrição do Dudu Haluch são bons, recomendo começar por Metabolismo e Emagrecimento e depois ler o Nutrição no fisiculturismo.

 

Normalmente vc encontra bons livros na parte de referências bibliográficas dos livros que vc está lendo.

 

Muito obrigado! Já baixei alguns do Dudu Haluch, e irei dar uma olhada nesse de introdução que sugeriu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2022 em 14:59, debew disse:

esquece tudo isso e começa por biologia, bioquimica, fisiologia e fisiologia do exercício.

 

Em 26/02/2022 em 15:56, kkmultes disse:

Como estudante de nutrição te respondo, a parte da dieta baseada em cálculos, necessidades diárias etc... macros, micros e essas coisas é mole pra quem leva o estilo de vida, começa a estudar bioquímica e fisiologia, isso é o mais legal da faculdade! chegar dominando isso vai tirar onda e vai ser um aluno diferenciado...

Muito obrigado pelas respostas!

 

Então essas são matérias inclusas na faculdade de nutrição? (biologia, bioquimica, fisiologia e fisiologia do exercício)

 

Tomara que dê pra estudar isso por conta...Vou pesquisar sobre os assuntos! Caso tenham algumas indicações de livros sobre os temas, serão muito bem vindas.

 

Em 26/02/2022 em 15:56, kkmultes disse:

E já te alerto que tem muita coisa que é possível que você não curta no curso, como eu que entrei mais focado na nutrição esportiva não curti tanto.... como UAN (voltado a gerenciar cozinhas industriais) parte do SUS tb meio chata,  embora eu considere que todas sejam importantes de serem ao menos vistas...

Sem problemas quanto a isso.

 

Não estou interessado apenas na nutrição esportiva.

 

Gostaria bastante de entender mais sobre a influência da nutrição na saúde!

 

 

 

Editado por Luiz Menegheti
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2022 em 16:22, Luiz Menegheti disse:

Boa tarde, primeiramente obrigado pela resposta.

 

Isso é uma critica por eu ter citado tantos livros no meu post, ou é realmente sua visão de como eu deveria seguir o estudo?

(Simplesmente ir lendo dos mais básicos aos mais complexos livros sobre o assunto)

ir lendo dos mais básicos aos mais complexos livros sobre o assunto - não. comece do mais complexo (leia, não entenda nada) e passe para o menos complexo (e entenda um  pouco)

 

cara, essa ordem é óbvia em qq tema de estudo de qq matéria, ramo do conhecimento...

 

porque alguém estudaria matemática avançada se não entende matemática básica, elementar?

 

 

troque os nomes negritados acima por qq matéria/campo científico abaixo:

 

 

  • culinária
  • história do brasil
  • química
  • filosofia
  • biologia
  • etc

 

https://www.google.com/search?q=como+estudar+livro&oq=como+estudar+liv&aqs=chrome.1.69i57j0i512l5j0i22i30j69i65.11401j0j1&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Editado por Scant
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em complemento ao que os colegas já comentaram eu penso que você deveria também focar em passar em uma instituição de boa qualidade. E, geralmente para se obter êxito neste intento, você necessita se preparar para obter um rendimento alto no ENEM, caso a instituição-alvo tenha por método de seleção o SISU. E aí, são os conceitos básicos do nível médio. Infelizmente desta parte eu ando bem desatualizado e não sei como é a preparação hoje em dia. Antigamente quem visava a área de saúde dominava praticamente todos ramos da biologia do nível médio - incluindo a chatíssima botânica (dicotiledôneas, espermáfitas e o escambau) - sabia cantar todas as musiquinhas envolvendo as fases da divisão celular, grupos 1A, 2A, gases nobres, etc, era tudo de cabeça, pra quando batesse a questão a resposta saísse de imediato e pudesse partir para outras mais difíceis. Química mineral, estequiometria, química orgânica, enfim, o solo, a base, o básico. Hoje em dia perguntam outras coisas. Contaram pra mim que pediram questões sobre o Capitão América, dialeto LGBTQIA+, outras coisas. Enfim, é preciso se preparar pra isso. Mudar as cabeças de quem faz estas questões é mais difícil do que passar no ENEM e seguir adiante.

 

Em segundo lugar, de fato, você precisa esgotar as sondagens do que é o exercício da nutrição, localizar pontos onde você se identifique, você curta de verdade fazer, desapegado a princípio da pergunta se vai conseguir faturar dinheiro com aquilo ou não. Explico-me: "que não seja o retorno financeiro a norte da sua bússola" ao procurar uma subárea da nutrição.

 

Feitas estas coisas, como o kkmultes comentou, seu domínio de bioquímica e de fisiologia permitirá a você um desempenho alto no curso, abrindo portas pra um TCC (trabalho de conclusão de curso) desafiador. Tem um curso que sairá em breve, do Felipe Almeida, chamado "Introdução à Nutrição". Seria um curso que você poderia fazer pra experimentar um pouco do que seja o assunto. Acho que tá menos de 200 pilas via hotmart. Precisa ver lá no insta dele (@nutrifelipealmeida) pra maiores informações. Em paralelo a isto tem acervo do Dudu que é também valioso, pois ele aborda de uma forma didática vários assuntos importantes, principalmente se você for pender pra área de musculação/fisiculturismo. Só acho que o melhor livrinho pra se começar seria o "Estratégias Nutricionais", pois é o bê-a-bá mesmo. Daí sim, daria pra partir para os demais.

 

E por último: pergunte a si mesmo, antes de abraçar um curso superior, se você está fazendo o curso por vocação, por gostar de ajudar ao próximo ou se você quer resolver um problema seu! Eu piro com nutrição, estudo muita coisa, mas é por causa dos meus problemas.

Editado por Vecchio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2022 em 17:10, Vecchio disse:

Em complemento ao que os colegas já comentaram eu penso que você deveria também focar em passar em uma instituição de boa qualidade. E, geralmente para se obter êxito neste intento, você necessita se preparar para obter um rendimento alto no ENEM, caso a instituição-alvo tenha por método de seleção o SISU. E aí, são os conceitos básicos do nível médio. Infelizmente desta parte eu ando bem desatualizado e não sei como é a preparação hoje em dia. Antigamente quem visava a área de saúde dominava praticamente todos ramos da biologia do nível médio - incluindo a chatíssima botânica (dicotiledôneas, espermáfitas e o escambau) - sabia cantar todas as musiquinhas envolvendo as fases da divisão celular, grupos 1A, 2A, gases nobres, etc, era tudo de cabeça, pra quando batesse a questão a resposta saísse de imediato e pudesse partir para outras mais difíceis. Química mineral, estequiometria, química orgânica, enfim, o solo, a base, o básico. Hoje em dia perguntam outras coisas. Contaram pra mim que pediram questões sobre o Capitão América, dialeto LGBTQIA+, outras coisas. Enfim, é preciso se preparar pra isso. Mudar as cabeças de quem faz estas questões é mais difícil do que passar no ENEM e seguir adiante.

 

Em segundo lugar, de fato, você precisa esgotar as sondagens do que é o exercício da nutrição, localizar pontos onde você se identifique, você curta de verdade fazer, desapegado a princípio da pergunta se vai conseguir faturar dinheiro com aquilo ou não. Explico-me: "que não seja o retorno financeiro a norte da sua bússola" ao procurar uma subárea da nutrição.

 

Feitas estas coisas, como o kkmultes comentou, seu domínio de bioquímica e de fisiologia permitirá a você um desempenho alto no curso, abrindo portas pra um TCC (trabalho de conclusão de curso) desafiador. Tem um curso que sairá em breve, do Felipe Almeida, chamado "Introdução à Nutrição". Seria um curso que você poderia fazer pra experimentar um pouco do que seja o assunto. Acho que tá menos de 200 pilas via hotmart. Precisa ver lá no insta dele (@nutrifelipealmeida) pra maiores informações. Em paralelo a isto tem acervo do Dudu que é também valioso, pois ele aborda de uma forma didática vários assuntos importantes, principalmente se você for pender pra área de musculação/fisiculturismo. Só acho que o melhor livrinho pra se começar seria o "Estratégias Nutricionais", pois é o bê-a-bá mesmo. Daí sim, daria pra partir para os demais.

 

E por último: pergunte a si mesmo, antes de abraçar um curso superior, se você está fazendo o curso por vocação, por gostar de ajudar ao próximo ou se você quer resolver um problema seu! Eu piro com nutrição, estudo muita coisa, mas é por causa dos meus problemas.

Como esperado, sempre com uma resposta muito completa.

Estava me perguntando se iria dar uma passada no meu tópico, pois é um dos que sei que tem muito conhecimento.

 

Vou fazer as coisa com calma, e retornar aos estudos. (Já tenho 31 então é bom voltar e "desenferrujar")

 

Devo reconhecer, assim como você, que inicialmente tenho interesse na nutrição para cuidar da minha própria saúde. Mas seria legal pra caramba poder ajudar alguém com o conhecimento que eu adquirir. Bom, você sabe como é, afinal, vem ajudando o pessoal daqui com aquilo que vc sabe.

 

Claro que seria legal ter retorno financeiro com isso, mas não é o real objetivo. (Ainda mais conhecendo tão pouco da área como eu conheço)

 

Vou dar uma olhada neste curso. Me parece que cairá como uma luva, para "me iniciar" nestes assuntos.

 

Muito obrigado mesmo, que Deus te abençoe!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...