Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dieta e outras dúvidas.


kammiz

Posts Recomendados

Então, vou começar dando um resuminho sobre mim. Tenho 20 anos, 180cm e estou pesando 108kg. Tive muita variação de peso na minha vida, mas nunca cheguei a ser realmente magro, já que sempre tive bastante gordura, mesmo no menor peso que já tive (70kg). Ano passado/esse ano tive diversos problemas, e acabei chegando nesse estado que estou hoje, obeso. Já frequentei academia várias vezes antes, já fiz dieta, mas nunca tive resultados agradáveis.. dessa vez quero fazer direito, e de uma vez por todas. Por enquanto não vou entrar na academia, estou focando primeiro em melhorar minha alimentação, e emagrecer alguns kg antes, pois todas as vezes que tentei fazer tudo de uma vez, acabei desistindo rapidamente e piorando tudo.

Enfim.. eu dei uma estudada por aqui, mas ainda tenho algumas dúvidas, são as seguintes:

1) Depois de mudar minha mentalidade, e perceber que fome e vontade de comer são coisas diferentes, descobri que consigo tranquilamente ficar por grandes quantidades de tempo sem comer, e que nem preciso comer muito para me sentir satisfeito. Na maioria dos tópicos vejo recomendações de cortar 200~500 kcal em cutting, já que eu aguento tranquilamente comer pouco, tem algum problema fazer cortes maiores? Ou pode acarretar algum problema?

2) Meus macros ficaram aproximadamente em: Proteína 162g (1.5g/kg), Gordura 76g (0.7g/kg) e Carb 150g.

Está bom, ou tem onde melhorar? OBS: Não postei em avaliação de dieta pois ainda não montei as refeições certinhas.

3) Como disse no começo, já cheguei a ter 70kg, mas mesmo naquela época eu continuava com bastante gordura na lateral da barriga e no peito, e não tanto em outros locais. Esses parecem ser os lugares onde eu mais ganho gordura, e já vi algumas vezes que não é tão comum ao homem ter (tanta) gordura nesses locais, será que é apenas questão genética ou pode ser algum problema hormonal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Fala amigo,

 

Primeiramente, parabéns pela força de vontade em querer mudar ?

 

Vou dar minha opinião sobre os 3 tópicos, mas não estranhe se outros divergirem, ok? Faz parte

 

5 minutos atrás, kammiz disse:

1) Depois de mudar minha mentalidade, e perceber que fome e vontade de comer são coisas diferentes, descobri que consigo tranquilamente ficar por grandes quantidades de tempo sem comer, e que nem preciso comer muito para me sentir satisfeito. Na maioria dos tópicos vejo recomendações de cortar 200~500 kcal em cutting, já que eu aguento tranquilamente comer pouco, tem algum problema fazer cortes maiores? Ou pode acarretar algum problema?


 

Entendo que é preciso ter mais cuidado com um déficit muito alto quando se tem BF baixo, pois assim a massa magra iria embora junto.

Em caso de BFs mais altos, entendo que é até melhor começar com um déficit maior como 500kcal de início, pois acelera o processo de perda de peso e não gera demais prejuízos. A única coisa que teria cautela seria em estagnar com a perda de gordura, mas acho muito improvável que isso aconteça, ainda que você tenha uma déficit algo.

 

 

4 minutos atrás, kammiz disse:

2) Meus macros ficaram aproximadamente em: Proteína 162g (1.5g/kg), Gordura 76g (0.7g/kg) e Carb 150g.

Está bom, ou tem onde melhorar? OBS: Não postei em avaliação de dieta pois ainda não montei as refeições certinhas.

 

Está bom. Se quiser pode aumentar um pouquinho a quantidade de proteínas e de gorduras, reduzindo os carboidratos, mas não há necessidade. A divisão está boa.

 

4 minutos atrás, kammiz disse:

3) Como disse no começo, já cheguei a ter 70kg, mas mesmo naquela época eu continuava com bastante gordura na lateral da barriga e no peito, e não tanto em outros locais. Esses parecem ser os lugares onde eu mais ganho gordura, e já vi algumas vezes que não é tão comum ao homem ter (tanta) gordura nesses locais, será que é apenas questão genética ou pode ser algum problema hormonal?

 

Difícil afirmar, mas entendo que tenha sido uma soma de flacidez + pouca massa magra + genética.

 

Espero ter ajudado.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Quote

 

Entendo que é preciso ter mais cuidado com um déficit muito alto quando se tem BF baixo, pois assim a massa magra iria embora junto.

Em caso de BFs mais altos, entendo que é até melhor começar com um déficit maior como 500kcal de início, pois acelera o processo de perda de peso e não gera demais prejuízos. A única coisa que teria cautela seria em estagnar com a perda de gordura, mas acho muito improvável que isso aconteça, ainda que você tenha uma déficit algo.

 


É mais ou menos o que eu imaginava. Eu só tenho um pouco de receio com a última parte, a questão de estagnar na perda de gordura, que é o meu foco. Várias vezes já fiz dieta + academia, e tive um enorme problema com perda quase que apenas de peso, sem uma evolução notável na perda de gordura, fazendo com que eu desanimasse. Como dessa vez eu pretendo efetivamente mudar minha situação, não apenas perder peso, e sim, conseguir um corpo bacana, esse acaba sendo meu maior medo.
 

Quote

Está bom. Se quiser pode aumentar um pouquinho a quantidade de proteínas e de gorduras, reduzindo os carboidratos, mas não há necessidade. A divisão está boa.

 

Vou dar uma revisada nela daqui um tempo, já que vou aumentar o déficit de calorias de qualquer maneira, só não sei se vou aumentar a quantidade de proteínas, puramente por questão financeira, mas vou manter isso em mente para quando as coisas melhorarem. Inicialmente só queria uma ideia se não tem nada muito absurdo, obrigado pela ajuda.
 

Quote

Difícil afirmar, mas entendo que tenha sido uma soma de flacidez + pouca massa magra + genética


É, eu sempre tive minhas dúvidas. É possível que não seja nenhum problema "anormal", provavelmente minha vida sedentária, aliada com uma má alimentação me levou à isso. Ainda sim, talvez eu faça algum exame/consulta para saber se está realmente tudo bem, tenho uma grande suspeita de que no caso do peito possa ser ginecomastia ou lipomastia, e como é a parte do corpo que mais me incomoda, deve valer a pena ir atrás.

Obrigado por comentar, ajudou bastante!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, kammiz disse:

É mais ou menos o que eu imaginava. Eu só tenho um pouco de receio com a última parte, a questão de estagnar na perda de gordura, que é o meu foco. Várias vezes já fiz dieta + academia, e tive um enorme problema com perda quase que apenas de peso, sem uma evolução notável na perda de gordura, fazendo com que eu desanimasse. Como dessa vez eu pretendo efetivamente mudar minha situação, não apenas perder peso, e sim, conseguir um corpo bacana, esse acaba sendo meu maior medo.

 

Não sei como foram suas dietas anteriores, mas se você manter uma rotina de exercícios aeróbios, musculação e uma dieta com a divisão de macronutrientes que você postou e, principalmente, se tiver planejamento a longo prazo, terá excelentes resultados.

 

30 minutos atrás, kammiz disse:

Vou dar uma revisada nela daqui um tempo, já que vou aumentar o déficit de calorias de qualquer maneira, só não sei se vou aumentar a quantidade de proteínas, puramente por questão financeira, mas vou manter isso em mente para quando as coisas melhorarem. Inicialmente só queria uma ideia se não tem nada muito absurdo, obrigado pela ajuda.

 

Com certeza, proteína custa caro. Faça de acordo com o que for possível dentro da sua condição financeira.

 

30 minutos atrás, kammiz disse:

É, eu sempre tive minhas dúvidas. É possível que não seja nenhum problema "anormal", provavelmente minha vida sedentária, aliada com uma má alimentação me levou à isso. Ainda sim, talvez eu faça algum exame/consulta para saber se está realmente tudo bem, tenho uma grande suspeita de que no caso do peito possa ser ginecomastia ou lipomastia, e como é a parte do corpo que mais me incomoda, deve valer a pena ir atrás.

 

Pode ser ginecomastia, sim!

 

30 minutos atrás, kammiz disse:

Obrigado por comentar, ajudou bastante!

 

De nada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, acredito que possa seja válido você procurar uma ajuda médica para avaliar sua gineco/lipomastia visto que você já se encontra em uma idade onde isso não é mais tão comum. Provavelmente nessa avaliação ele já pode solicitar um perfil hormonal e metabólico e se não o fizer você pode pedir a ele que solicite isso, a maioria dos médicos concordará.

 

Os macros da sua dieta parecem pertinentes para com seu objetivo e peso. Não esqueça que a qualidade dos macros ingeridos é bem importante e não se privar de tudo é o melhor caminho para manter uma dieta saudável duradoura. Buscar alternativas saudáveis para refeições que você sempre gostou e por aí vai...

 

Bons ganhos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, sobre o deficit calórico eu não recomendaria você de uma vez tirar 500 calorias. Como você estava tendo uma vida sedentária, estava em superávit  provavelmente se você comer o seu gasto calórico diário já vai entrar em déficit comparado com oque comia antes. Quando o ritmo diminuir vai diminuindo umas 200 calorias por semana até chegar no seu gasto basal tlgd? Sempre vendo as respostas do seu corpo. Presta bastante atenção na sua proteína e na gordura, seja constante não falhe na dieta e o resultado vai vir querendo ou não.

A divisão de macros esta boa, tenta por 0,8 de gordura por quilo que é o padrão. Não esquece da água pelo menos 40ml/kg.

E sobre a lipomastia/gineco faz oque o amigo recomendou, vai em um médico.

Todas nossas dicas estão sujeitas a falhas não esquece isso, se tiver acesso a um nutri é o melhor... mas se não tiver vai indo assim, aprende com a nossa experiência e vai sempre vendo as respostas do seu corpo isso é o mais importante! 

Editado por BenYHVH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...