Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

É mais fácil ganhar massa muscular como um todo?

MatheusTrader

Posts Recomendados

Postado

Olá. Ja li por ai que é mais fácil ganhar massa muscular no corpo como um todo do que apenas em uma região (Como apenas na parte superior, por exemplo), isso realmente ocorre? Alguém conhece algum estudo que avaliou isso?

• Supermoderador
Postado

Nunca vi alguem desenvolver um musculo sem treinar ele...

Ao contrário de gordura, que não existe como perder "localizado"

Postado
9 minutos atrás, krebz disse:

Nunca vi alguem desenvolver um musculo sem treinar ele...

Ao contrário de gordura, que não existe como perder "localizado"

A pergunta não é exatamente essa.

Também nunca vi alguém com 40 de braço e 48 de coxa. 

Postado
28 minutos atrás, MatheusTrader disse:

Olá. Ja li por ai que é mais fácil ganhar massa muscular no corpo como um todo do que apenas em uma região (Como apenas na parte superior, por exemplo), isso realmente ocorre? Alguém conhece algum estudo que avaliou isso?

Sim. Por exemplo, têm estudos que mostram que homens que treinam pernas e braços ganham mais braços do que homens que só treinam os braços.

Postado
4 minutos atrás, Pimpolhoman disse:

Sim. Por exemplo, têm estudos que mostram que homens que treinam pernas e braços ganham mais braços do que homens que só treinam os braços.

Poderia fazer o  favor de posta-los aqui caso encontre? 

Postado (editado)
12 minutos atrás, MatheusTrader disse:

Poderia fazer o  favor de posta-los aqui caso encontre? 

Lembro de ter lido sobre no site treinomestre, e os autores que escrevem os artigos desse site costumam citar as referências. Dei uma olhada rápida e não achei, mas se por acaso eu me deparar com a publicação de novo (eles sempre repetem publicações antigas na páginas do Facebook) eu te mando quais foram os estudos que eles citam.

Editado por Pimpolhoman
Postado

Ok, eu queria entender qual o fundamento por trás disso. Se tem a ver com a sinergia entre agonistas/antagonistas. Lembro que se não me engano o Craw dizia que existia uma relação que quanto mais forte o antagonista de um exercicio mais potencial de força o agonista possui. Queria ver essas pesquisas. 

Postado
9 minutos atrás, MatheusTrader disse:

Ok, eu queria entender qual o fundamento por trás disso. Se tem a ver com a sinergia entre agonistas/antagonistas. Lembro que se não me engano o Craw dizia que existia uma relação que quanto mais forte o antagonista de um exercicio mais potencial de força o agonista possui. Queria ver essas pesquisas. 

Tem mais de um fator envolvido. Mas explicando de forma bem simples, quanto mais tecido muscular sendo estimulado você tem, maior a sinalização de hipertrofia muscular que as células musculares compartilham entre si no seu corpo todo. Por exemplo, quanto mais músculo, mais testosterona e gh você tem.

Postado
6 horas atrás, MatheusTrader disse:

no caso de treino de braços e pernas, a resposta hormonal/fisiológica triggada pelo treino de grandes grupos musculares [i.e. pernas] acaba por beneficiar os ganhos em outras partes.

sobre ser possivel ganhar treinando apenas uma parte - os 1000000000 sabriliras que tem em toda academia brasil e mundo afora são prova de se treinar só uma parte, ela irá se desenvolver.... mas isso não deve ser seu objetivo...

Postado
3 horas atrás, Power_tr00 disse:

no caso de treino de braços e pernas, a resposta hormonal/fisiológica triggada pelo treino de grandes grupos musculares [i.e. pernas] acaba por beneficiar os ganhos em outras partes.

sobre ser possivel ganhar treinando apenas uma parte - os 1000000000 sabriliras que tem em toda academia brasil e mundo afora são prova de se treinar só uma parte, ela irá se desenvolver.... mas isso não deve ser seu objetivo...

Entendo. Meu objetivo não é deixar de treinar pernas, elas são a base da força. O que eu queria saber é o que você disse ai mesmo, se o agachamento pode favorecer a parte superior do corpo.

Postado
6 minutos atrás, MatheusTrader disse:

Entendo. Meu objetivo não é deixar de treinar pernas, elas são a base da força. O que eu queria saber é o que você disse ai mesmo, se o agachamento pode favorecer a parte superior do corpo.

Velho, experimente algo tipo 6 semanas de agachamento de 20 repetições e veja o que saporra faz por seu corpo - eu fiz... algumas vezes isso

comentei em outro post sobre essa rotina, 

depois tente ler isso...

se tentar, vai me odiar, mas depois vai gostar

Postado
11 horas atrás, Power_tr00 disse:

Velho, experimente algo tipo 6 semanas de agachamento de 20 repetições e veja o que saporra faz por seu corpo - eu fiz... algumas vezes isso

comentei em outro post sobre essa rotina, 

depois tente ler isso...

se tentar, vai me odiar, mas depois vai gostar

Seria interessante se tivesse um relato de alguém que fez só o agachamento de 20 reps por um tempo, e mais nada> Com registros e tudo mais.

Postado
9 horas atrás, MatheusTrader disse:

Seria interessante se tivesse um relato de alguém que fez só o agachamento de 20 reps por um tempo, e mais nada> Com registros e tudo mais.

eu fiz, com esses exercícios , que são bem poucos, algumas vezes,

foi num ciclo desses que passei de 70 kg de massa magra... isso trigga um crescimento legal... comendo bagaray então... é mágico.

quando li essa rotina pela primeira vez, num artigo do bodybuilding.com haviam relatos de nego ganhado perto de 6 kg de massa...

depois de uns 4 anos vi a tradução num artigo do Wagner no site antigo do treino pesado, e ele também falava desses relatos de ganho brutal de massa...

testa aê e faz o relato, pq minha periodização até agosto já está definida e não vou parar pra fazer isso agora

Postado
Em 16/04/2018 em 01:55, Pimpolhoman disse:

Tem um ''artigo'' antigo: Agaixe para ter braços enormes.

Postado

Nunca vi qualquer ciência que mostre que agachar aumente os braços por qualquer motivo que seja - os aumentos hormonais não fazem diferença porque são transitórios. E como o broder falou aí em cima: tem uma porrada de caras com bração e sem perna nas academias por aí mostrando que uma coisa não tem relação com a outra. Fora isso, procurem fotos desses caras que são só supinadores pra ver a disparidade de tamanho do upper pro lower...

Postado (editado)
2 horas atrás, Shrödinger disse:

Nunca vi qualquer ciência que mostre que agachar aumente os braços por qualquer motivo que seja - os aumentos hormonais não fazem diferença porque são transitórios. E como o broder falou aí em cima: tem uma porrada de caras com bração e sem perna nas academias por aí mostrando que uma coisa não tem relação com a outra. Fora isso, procurem fotos desses caras que são só supinadores pra ver a disparidade de tamanho do upper pro lower...

Eu vi UM (sim, só um) estudo uma vez que comparava dois grupos de homens destreinados por 30 dias. Ou seja, "evidência" com abrangência bem limitada. Mas com essa dúvida, eu já acabo tendo uma motivação a mais pra treinar pernas direito e não ficar desproporcional kkkk

Editado por Pimpolhoman
Postado (editado)
1 hora atrás, Shrödinger disse:

pode ser broscience sim

mas sempre é bom botar nas ideias da mulecada que treinar pernas ajuda no desenvolvimento como um todo...

o que tem de guri naminha academia que é treino AB3x nao é brincadeira, peito ombro e triceps, costas, biceps abdome...

Editado por Glasgow 15
Postado

Faz sentido. 
Tem estudos que demonstram que realizar exercicios unilaterais somente com um braço, por ex,  gera adaptações em ambos os braços. É lógico crer que isso aconteça com outras regiões. 

• Supermoderador
Postado
5 horas atrás, MatheusTrader disse:

Pena que não é pesquisa de nada, apenas um texto broscience (tipo aqueles para (revistas fitness)

Queria achar alguma pesquisa mas realmente não encontro nada de comparando massa muscular de alguem que treina apenas lower body VS upper+lower body

No maximo aquelas velhas conhecidas http://www.ergo-log.com/squat-produces-more-growth-hormone-testosterone-than-leg-press.html que como foi comentado é apenas uma liberação momentânia, dificil de aproveitar alguma coisa

Postado

Depois de um tempo procurando, eu finalmente achei o artigo que eu li uns meses atrás e que eu estava procurando, escrito pelo dr. Eduardo Nunes nesse site. Só fiquei decepcionado que ele apenas cita o resultado do suposto estudo por cima, sem ao menos dar o nome do autor e ano de publicação pra gente procurar:

[Link automaticamente removido]

Postado (editado)

"Physiological elevation of endogenous hormones results in superior strength training adaptation"

https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00421-011-1860-0

Bom, ta aí um estudo. Porém já adianto que só li o abstract.

Edit: aqui o artigo completo https://sci-hub.tw/https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00421-011-1860-0

Editado por yuuuriiii
Postado
2 horas atrás, yuuuriiii disse:

"Physiological elevation of endogenous hormones results in superior strength training adaptation"

Edit: aqui o artigo completo https://sci-hub.tw/https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00421-011-1860-0

Legal que eles usaram o braço contra-lateral da mesma pessoa como controle pra ter menos viés kkkkkk

Postado
8 horas atrás, yuuuriiii disse:

Bacana em. Por mais que a amostra tenha sido pequena (9 pessoas) ja é uma evidência.

Postado
18 horas atrás, Pimpolhoman disse:

Legal que eles usaram o braço contra-lateral da mesma pessoa como controle pra ter menos viés kkkkkk

12 horas atrás, MatheusTrader disse:

Bacana em. Por mais que a amostra tenha sido pequena (9 pessoas) ja é uma evidência.

Achei a metologia aplicada meio estranha. Primeiro o n é pequeno, apenas 9 pessoas. Segundo foi esse lance de braço contra-lateral, mas também não li o artigo completo ainda (ocupado pra porra ultimamente).

• Supermoderador
Postado

Por sinal essa pesquisa ai era treino de pernas + braço comparado com apenas treino de braço, tudo no mesmo dia. Me parece que complicaram mais do que facilitaram pra conseguir traçar alguma conclusão alguma com isso

Na real ta meio que furado essa pesquisa ai, tava dando uma lida agora pouco. Até eles indicam isso na discussão...

We do not know exactly how long the trained muscles are in recovery mode and we cannot exclude the possibility that the leg training-induced increase in hormones may affect the adaptations in the A arm as well. However, if that is the case we still find significant differences between the L ? A arm and A arm, so at least the effect is larger in the L ? A arm than in the A arm. Furthermore, acute elevations in endogenous testosterone potentiate the androgen receptor expression to a single strength training session and thereby improve the testosterone–receptor interaction (Spiering et al. 2009). This may be an important factor in explaining why passive tissue does not get bigger when blood is being circulated through the body with higher hormones and has classically been shown in studies where upper body training does not impact lower body musculature (Kraemer et al. 1995).

Ainda não temos pesquisas convicentes que esse pico de testo/gh de treino de pernas aumenta musculatura de outros membros.

Postado

Acredito que a escolha do braço contra-lateral como controle foi justamente para contornar o n pequeno.

Mas eu achei o resultado interessante sim. A partir dele podemos supor que se quisermos desenvolver mais um certo grupo muscular, devemos treiná-lo ao final de uma sessão de pernas.

Essa recomendação para braços entraria em acordo, até certa medida, com aquela distribuição de frequência dos artigos que o shrodinger trouxe pro fórum. Já que ao diluir as séries de bíceps e tríceps em mais dias da semana eu teria que invariavelmente treiná-los nos dias de perna também.

Talvez um dia eu experimente só pra ter certeza que não estou perdendo nada hahaha

Postado (editado)
Em 19/04/2018 em 12:37, yuuuriiii disse:

Interessante é... mas nem eles chegaram a nenhuma conclusão, então... meio que não vale muita coisa.

Chegaram, o grupo que treinou pernas teve maior hipertrofia e força no braço. 
E olha que é um treininho bem mequetrefe. Imagina um low reps de agachamento completo 3x na semana aliado com uma remada pesada por ex. Com certeza daria mais resultados do que treinar especificamente biceps seja quais exercícios forem. É até inimaginável alguém somente com o bíceps extremamente desenvolvidos e desalinhado com dorsais, peitoral, ombro, pernas, etc bem desenvolvidas. Podem até existir pessoas com pontos um poucos mais desenvolvidos que o resto, mas não extremamente bem desenvolvidos e melhores do que as outras regiões. Pelo menos eu nunca vi. 

Editado por MatheusTrader

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...