Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário de Um fundista (Canela Seca/Queniano Albino)


Fernandoomi

Posts Recomendados

Publicidade

Hoje estou gripado.

Domingo competi e fiz meu melhor tempo na passagem dos 5km (prova de 7km).

Ontem não treinei pois a gripe me pegou forte. Mesmo tomando Glutamina.

Pela planilha o treino de hoje era uma rodagem (corrida fácil, onde o importante é o volume e não a velocidade), 12 km. Fiz 14 contando o aquecimento. Pace de 4:55/km (Deveria ter corrido 2 segundos mais lento, mas faz parte), e o cardio ficou alto (166) talvez por causa da gripe do cansaço acumulado de domingo. Normalmente fica em 160. Mas graças a Deus tudo entregue. Agora é descansar umas boas 9 horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Técnicas que aprendi para acelerar a recuperação muscular:

 

Bom como boa parte deve saber, o descanso também é treino. Mas e se conseguirmos levar o descanso ao próximo nível de desempenho? Isto que os atletas de performance buscam. Então vou elencar algumas técnicas que sei e que podem ajudar tanto em treinos de intervalos (poderá servir para a turma da maromba), quanto em resistência:

 

  1. Alimentação: Tomar bebidas "Sport Drinks" ou "Recovery Drinks" imediatamente após o treino. Estudos mostram que a ingestão de carboidratos e proteínas na proporção de 4/1 (4 partes de carbo para uma de proteína de rápida absorção), acelera a recuperação do glicogênio muscular. Além disso repõem os eletrólitos e os líquidos que o corpo perdeu.
  2. Alongamentos: Apesar de ser um tema controverso, a teoria de que esticar as fibras que estariam "presas" após os exercícios me agrada. Fora que para um esporte que exige certo grau de alongamento (corrida), vem a calhar.
  3. Rolo (Rolling Foam): Também conhecida como liberação Miofascial (Myofascial Release em inglês), se mostra muito promissora para ajudar a acelerar a recuperação da musculatura após sessões de treinos pesados. A teoria é que quando se faz alguma atividade, aquela fibra que recobre o músculo (fáscia) fica de certa forma "amarrotada" com nódulos, e quando se aplica a pressão do rolo, você recoloca este tecido no lugar e libera os nódulos. Também o fato de forçar o fluxo de sangue entre os músculos ajudaria a levar os nutrientes ao músculo avariado. Auxilia muito na flexibilidade, porém é um processo bastante doloroso. No YouTube tem o Silas do Arte da Força mostrando: 
  4. Descanso ativo: Treinar mais leve. A teoria é que uma caminhada ou um trote leve, abaixo de 60% da frequência cardíaca, ajuda a circular mais sangue e com isso carregar os metabólitos gerados pelo treino anterior.
  5. Dormir. Nem carece explicação. A diferença que uma noite bem dormida faz num treino ou prova é brutal! Ideal entre 8 e 10 horas. O macete que faço é colocar máscara de dormir para tirar a luminosidade que entra pela manhã (sim eu acordo um pouco mais tarde) e protetor auricular para o barulho da rua.
  6. Nutrientes : Percebo que a ingestão de BCAAs e polivitamínicos costumam dar um boost no recovery. Tem um cara chamado Sage Canaday, que é um corredor/treinador que fala que a ingestão de gorduras boas (como os Omegas) também ajuda bastante.
  7. Gelo: Fazer compressa de gelo diminui o inchaço. Recomenda-se 15 minutos de compressa ou banho de gelo. Eventualmente 3x ao dia. Quem for de São Paulo ou Rio pode ir na Adidas Runbase que lá eles disponibilizam gratuitamente o banho.
  8. Massagem: Eu gosto de fazer massagem com aqueles Géis de Arnica e Mentol. Percebo que os membros chegam até a esquentar. Imagino que a pressão ajude na retirada dos metabólitos.
  9. Compressão: Apesar de ser um tema também polêmico, eu entendo que as roupas de compressão (no meu caso meias de compressão graduada) auxiliam na circulação uma vez que são utilizadas para tratamentos de doenças circulatórias. Outra boa opção no meu caso, é ficar de pernas para cima, ajudando o sangue à voltar.
  10. Eletro estimulador TENS: Treino passivo, tem todo um lance de medicina oriental envolvida. Confesso que não sei usar muito bem e as vezes me dá câimbra.
Editado por Fernandoomi
Adicionei um bullet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assessoria

 

Faço acompanhamento com a Berlim Runner Assessoria de corrida. Pago R$55,00 pratas por mês.

Todo mês recebo uma planilha com os treinos (lição de casa) e faço 2 a 3 vezes na semana os treinos com a equipe.

 

Os treinos costumam ser assim:

Segundas e Terças -  treinos voltados para corrida, com educativos, tiros curtos, escadarias e alguns circuitos para melhorar a coordenação.

Quartas e quintas - Treinos Funcionais voltados para fortalecimento (geralmente as coroas gordinhas KKK);

Sexta - Treino livre, misto de funcional e educativo com percurso de rua.


Geralmente faço um dia sim dia não.

 

Apesar de gostar do pessoal e tudo, ainda sinto falta de uns caras brutões pra ir buscar saca?

Outra coisa que achei meio estranho foi que a planilha do mês passado estava bem mais pesada que a deste mês, como estou em pré temporada a tendência seria ir aumentando a dificuldade e a quilometragem mês a mês. Fora que o treinador não mantém um padrão, num mês coloca frequência alvo, no outro não... não aplicou o teste dos 12 minutos ou 3000 metros. Ele coloca um monte de rodagem e de repente várias semanas de trote regenerativo. Confesso que só gosto de correr esmerilhando, vejo estes treininhos muito leves e curtos dá até desânimo.

Sei lá agora vamos ver como vão ser os próximos meses. Se eu ver que está muito leve, vou adicionando as rodagens por conta própria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso hoje (27/07/2016) a planilha estava como descanso de corrida, então só fiz o treino funcional que rendeu uns 5 km com os trotinhos.

Rolou um circuito de 37 estações com 30 segundos cada e intervalo de 10 segundos entre, basicamente Pliometria Não estava fácil mas com certeza daria pra puxar mais na intensidade e nas cargas, só que infelizmente galera amadora não arregaça nos pesos :blush: rsrs.

 

Vocês poderão acompanhar meus treinos através do Strava:

 

Treino Funcional

 

Depois do treino, piquei uns bifes, botei molho de tomate e cheddar e fiz tipo uns burritos com Wrap 10 integral. Tomei um copo de leite com Whey e PIS (proteina isolada de soja), tomei 1 comprimido de Triple Omega, 4 de BCAA da suplemento (que quase não tem BCAA), 5 gramas de creatina, 3g de Glutamina e um Lavitan.

Editado por Fernandoomi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje o treino foi extremamente extenuante!

O corpo estava pesado, não dormi muito bem pois era dia de faxina, por isso a barulheira começa bem cedo. Devo ter dormido apenas umas 6 horas.

 

Aqui uma teoria sem embasamento científico nenhum (pode ser a maior abobrinha que falei): 

Spoiler

Não sei se tem a ver mas acredito que os níveis de Stress podem ser medidos pela queda dos fios de cílios. Sempre que estou bem eles estão firmes, se estou cansado ou estressado é dar uma puxadinha que caem de monte (tipo hoje).

 

Terminei a minha parte da faxina e resolvi correr. Fiz liberação miofascial, aquecimento articular e fui correr.

Foram 4km aquecendo. Série principal foi 5000 metros de Tempo Run (alguns chamam de treino de ritmo, ou ritmado) que judiou mais que o holocausto :wacko:. O conceito deste treino é manter um ritmo forte, mas trabalhando abaixo do limiar de lactato, para aumentar a sua resistência ao danado.

 

(Sessão mimimi) Pernas cansadas, coriza, catarro e tosse atrapalharam. Por sorte consegui cumprir o ritmo de 4:10 +/- 5 seg por Km. Assim que terminei mandei a minha garrafinha de Malto pra dentro e fiquei sentado para recuperar o fôlego uns 10 minutos.

Sigo as tabelas de ritmo de um aplicativo Android chamado Pace Calculator (foto anexa).

Screenshot_20160728-163157.png.c287c01bd46561334db4df25bf593928.png

A volta foi um trote/caminhada de 2 km, bem lentos e doloroso. Como corro com meio pé (quase não encosto o calcanhar no chão), na série principal o pé não doía, mas no trote em que eu já estou cansando, deixo a musculatura ceder e começou a doer bastante para andar.

Chegando em casa tomei uma capsula de BCAA, e as 3 gramas de glutamina no almoço mesmo.

 

Treino no Strava: Tempo Run

 

Editado por Fernandoomi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, desse tempo (um ano) que começou a correr, mais ou menos em quanto tempo que começou a perceber uma melhoria significativa no seu pace?

Atualmente, em média, em quanto anda seu volume de corrida (kms/semana)?

E outra, como está sua distribuição de treino? Dias por semana, objetivos/dia, treinos/dia...

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...