Luís Guadagnin Postado Agosto 15, 2015 às 21:29 Postado Agosto 15, 2015 às 21:29 Idade: 23Altura: 1,85mPeso: 82kg Treino AB 2x focado em Powerlifting Objetivo: ganho de força nos três levantamentos básicos (supino, agachamento, terra) Um pouco do que me trouxe até aqui Comecei a academia há 1 ano e meio atrás. Não sabia nada de nada e durante 2014 inteiro segui os treinos dos instrutores, focados em hipertrofia obviamente. Os treinos eram ABC (peito-tríceps, costas-bíceps, pernas-ombro) sequencial e eu malhava 5x por semana. No início desse ano cansei da monotonia dos treinos de hipertrofia e resolvi engajar num treino de força. Fiz o StrongLifts 5x5 por dois meses e o larguei devido a alta intensidade do treino que estava me levando a uma lesão na perna. Comecei então o programa de iniciantes do Powerlifting To Win (PNP). Ele é dividido entre "true novice" e "advanced novice". O true novice sugere agachar, supinar e terrear 3x por semana, além de um dia de treino de condicionamento geral. Tive ótimos ganhos no começo e mudei para o advanced novice quando estagnei. Esse pede os três levantamentos 2x por semana, um dia para acessórios (supino e agachamento pausados) e um dia para condicionamento. Aí que começou o problema. O nome do problema é supino. Eu parei o true novice porque tinha estagnado no supino e, até agora, depois de três meses de advanced novice, quase nenhuma evolução nesse levantamento. Com o meu conhecimento até aqui, resolvi montar meu treino próprio, direcionando esse problema. Marcas atuais Agachamento: 112kg 5RM Supino: 70kg 5RM Levantamento terra: 134kg 5RM O treino Divisão clássica AB upper/lower. Na semana: Dia A - Dia B - off - Dia A - Dia B - off - off A - Upper Supino reto - 5x5 (+ aquecimento) Remada curvada - 5x5 Desenvolvimento militar - 3x8 Barra fixa - 3x falha Supino fechado - 3x8 Face pull - 4x12 B - Lower Agachamento - 3x5 (+ aquecimento) Levantamento terra sumô - 2x5 (+ aquecimento) Afundo - 3x8 Power clean - 5x3 Banco adutor - 3x12 Mesa flexora - 3x10 Lembrando que tentarei bater PRs (fazer todas as repetições com o máximo de peso que aguento) em todos os exercícios. Caso consiga, aumento 2kg no exercício (exceto terra, onde aumento 4kg), caso não consiga, repito a carga no próximo treino. O que acham? Com esse treino dá pra progredir os três levantamentos decentemente ou existem melhores? Só pretendo trocar o treino quando chegar no mínimo às marcas de 160kg no terra, 120kg no agachamento e 85kg no supino. Aí penso numa variação do Texas Method ou do Sheiko.
EmilioTenório Postado Agosto 15, 2015 às 21:43 Postado Agosto 15, 2015 às 21:43 A base está adequada. Eu apenas trocaria o supino fechado por paralelas e colocaria mais o volume no Agacho (mas é opcional já que você faz power clean)
Luís Guadagnin Postado Agosto 15, 2015 às 21:52 Autor Postado Agosto 15, 2015 às 21:52 A base está adequada. Eu apenas trocaria o supino fechado por paralelas e colocaria mais o volume no Agacho (mas é opcional já que você faz power clean) Penso que o afundo tem mais carry over pro agacho do que o power clean. Eu faço o clean só pra ter algum exercício mais explosivo mesmo. Mas aumentar o volume no agacho é realmente algo a se considerar. Só tenho que abaixar um pouco o peso pra isso, porque já saio morto com 3x5x110kg.
Victor Amorim Postado Agosto 15, 2015 às 22:07 Postado Agosto 15, 2015 às 22:07 faria um periodizado no lugar de tentar progredir todo treino, já que estagnou e também daria uma olhada na dieta.
EmilioTenório Postado Agosto 15, 2015 às 23:14 Postado Agosto 15, 2015 às 23:14 Penso que o afundo tem mais carry over pro agacho do que o power clean. Eu faço o clean só pra ter algum exercício mais explosivo mesmo. Mas aumentar o volume no agacho é realmente algo a se considerar. Só tenho que abaixar um pouco o peso pra isso, porque já saio morto com 3x5x110kg. Pode manter o mesmo peso. Aí você faz os 3x5 que está acostumado e adiciona + 2x3~5 (o que aguentar). Concordo com o Victor também, é bom dar um UP calórico para ver se não é falta de kcals.
Visitante Postado Agosto 25, 2015 às 17:22 Postado Agosto 25, 2015 às 17:22 faria um periodizado no lugar de tentar progredir todo treino, já que estagnou e também daria uma olhada na dieta. não tem escolha melhor praticamente, se teu problema ta sendo o supino aumenta o volume de treino em cima do mesmo, tu vai fazer 5x5 em ambos os treinos, se quer manter o nv de reps totais muda o foco do volume, aumenta os sets e diminui as reps, ali tem 25reps totais, faz um 8x3 ou então 10x3, faz um giro entre sets x reps x intensidade, isso não só para o supino como pro terra e agacha tbm. o terra evolui muito bem treinando 1x week, pode usar isso pra aumentar o volume do agacha, tu ta fazendo um treino muito generico pra quem o foco é o PL, teu volume de treino em cima dos 3 bases ta muito baixo(salvo DL)
EmilioTenório Postado Agosto 25, 2015 às 21:11 Postado Agosto 25, 2015 às 21:11 o terra evolui muito bem treinando 1x week, pode usar isso pra aumentar o volume do agacha, tu ta fazendo um treino muito generico pra quem o foco é o PL, teu volume de treino em cima dos 3 bases ta muito baixo(salvo DL) Terra mesmo eu só estou fazendo 1x semana também, mas acho que ele pesado eu só vou fazer 1x a cada 2 semanas. Vou agachar 5x pesado na semana + um terra focado em explosão. Aí na semana que for o terra pesado eu faço ele + front squat e 4 agachos pesados no resto da semana. Já experimentou algo parecido?
Visitante Postado Agosto 26, 2015 às 02:14 Postado Agosto 26, 2015 às 02:14 Terra mesmo eu só estou fazendo 1x semana também, mas acho que ele pesado eu só vou fazer 1x a cada 2 semanas. Vou agachar 5x pesado na semana + um terra focado em explosão. Aí na semana que for o terra pesado eu faço ele + front squat e 4 agachos pesados no resto da semana. Já experimentou algo parecido? nop, nunca tive a possibilidade de treinar todos os dias e testar algo mais frequente desde que comecei o PL mas tem users aqui que já o fizeram e tiveram otimos resultados. o ectobeast fez o bulgarian method, onde ele agachava e supinava pesado todo dia - ou 4x week - e teve bons resultados.
EmilioTenório Postado Agosto 26, 2015 às 02:38 Postado Agosto 26, 2015 às 02:38 nop, nunca tive a possibilidade de treinar todos os dias e testar algo mais frequente desde que comecei o PL mas tem users aqui que já o fizeram e tiveram otimos resultados. o ectobeast fez o bulgarian method, onde ele agachava e supinava pesado todo dia - ou 4x week - e teve bons resultados. Meu treino está beeem puxado para o Búlgaro também, se quiser depois a gente troca essa ideia por MP
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora