Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Falta de Pesquisa]Levantamento Terra Trabalha Costas Ou Pernas? Concordam?


Karasco

Posts Recomendados

Posso estar falando merda, então quem puder me corrija.

Voce usa seus músculos através de conexões neuro-motoras, comandado pelo SNC. Quando voce faz uma rosca direta, é um exercício uniarticular, então o trabalho do SNC pra coordenar isso é pequeno. Quando faz um supino, voce usa 2 articulações, já exigindo um pouco mais do SNC.

O terra você usa articulação do tornozelo, joelho, quadril, fora todos os músculos envolvidos ativa e sinergisticamente. Panturrilhas estabilizam, os quadriceps fazem a extensao de joelho, posteriores e gluteos a extensao de quadril, lombar e eretores pra manter as costas mais neutras possível, trapezios, ombros e braços pra manter a carga na mão...

O SNC é muito mais exigido pra coordenar isso tudo.

Levantamentos olímpicos por exemplo, são cansativos pro SNC. Por isso tem WL que vai supinar de brincadeira e coloca 140kg na barra. Além deles terem triceps fortes, o supino é um passeio no parque pro SNC deles.

Exatamente.

Fora que as cargas utilizadas no terra, em comparação com outros exercicios, são bem maiores e isso acaba desgastando o SNC ainda mais.

PRA MIM, terra convencional é muito esforço pra pouco beneficio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

O terra assim como agacho são exercícios FULLBODY , não tem essa de trabalha mais X ou Y , ele ignora que o exercício desgasta além de eretores espinhais também os glúteos...coxas...abd...trapézio...antebraços...

Aí entra esses achismos de : ''o terra trabalha mais X então encaixa no dia de perna, ou o terra trabalha mais Y então coloca no dia de costas'', eles não entendem e parecem não querer entender que o corpo humano não trabalha de forma estanque, e que num exercício multiarticular ativa-se no mínimo 3 grupos musculares diferentes , no caso do terra e agacho são pelo menos uns 6 .

Poderia encerrar a discussão por aqui mesmo, por ele ser um exercício FULLBODY fica difícil encaixar ele em um ABC, ABCD etc..

Em um AB seria melhor utilizá-lo se a divisão fosse push/pull, na upper/lower já complica outra vez rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso estar falando merda, então quem puder me corrija.

Voce usa seus músculos através de conexões neuro-motoras, comandado pelo SNC. Quando voce faz uma rosca direta, é um exercício uniarticular, então o trabalho do SNC pra coordenar isso é pequeno. Quando faz um supino, voce usa 2 articulações, já exigindo um pouco mais do SNC.

O terra você usa articulação do tornozelo, joelho, quadril, fora todos os músculos envolvidos ativa e sinergisticamente. Panturrilhas estabilizam, os quadriceps fazem a extensao de joelho, posteriores e gluteos a extensao de quadril, lombar e eretores pra manter as costas mais neutras possível, trapezios, ombros e braços pra manter a carga na mão...

O SNC é muito mais exigido pra coordenar isso tudo.

Levantamentos olímpicos por exemplo, são cansativos pro SNC. Por isso tem WL que vai supinar de brincadeira e coloca 140kg na barra. Além deles terem triceps fortes, o supino é um passeio no parque pro SNC deles.

Entendi o posicionamento, terra é um exercício multiarticular, talvez o que mais recrute músculos concomitantemente, é um movimento que gera uma grande demanda energética por consequência há um grande desgaste de todos os sistemas pulmonar/cardíaco/ósseo/SNC/SNP. Mas me refiro a funcionalidade do mesmo, não são todos que procuram levantar grandes cargas nesse exercício, ele pode ser usado para treinar mobilidade, postura, uma porrada de coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente.

Fora que as cargas utilizadas no terra, em comparação com outros exercicios, são bem maiores e isso acaba desgastando o SNC ainda mais.

PRA MIM, terra convencional é muito esforço pra pouco beneficio.

Acredito em especificidade também. Eu já não sinto problemas em relação ao SNC fazendo terra. Talvez seja costume, já que terra é 1/3 do meu foco como atleta.

Pra mim, tem coisas melhores que o terra pra colocar volume muscular. Fazer terra com high reps pra mim sempre foi desgastante, sendo na época com 50kg pra 10 reps ou hoje em dia 10 reps com 100kg (cheguei a fazer 107x12 um dia)

Já low reps nunca me deu muito problema, esses dias fiz 132x4 (85% da 1RM) e em poucos dias já estava de boas.

Até hoje to tentando entender como vcs medem a fadiga do SNC rsrsrs

Se voce não entende, então nunca passou por isso rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Explique melhor, por favor. A unica coisa que consigo inferir seria uma fadiga psicológica, como por exemplo a fadiga mental depois de fazer uma prova muito longa, e só.

O primeiro dia na vida que tirei 1RM no agachamento eu guardei a barra e sentei no chão. Me sentia meio descoordenado, é bem difícil de explicar, tem que sentir pra entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho tão difícil encaixar o Deadlift nos modelos convencionais de treinamento, por exemplo:

FB3x, você pode fazê-lo 3x na semana ou intercalar com o squat.

Upper/Lower, deadlift no Upper e squat no Lower.

ABC2x, Deadlift no treino de costas, Squat no treino de pernas.

Na minha opinião, ficaria ótimo assim, claro que o restante do treino também vai interferir, mas eu, basicamente faço assim, dificilmente faço ABC2x, atualmente faço FB3x com Deadlift 3x na semana.

Editado por GuilhermeFacção
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha o que nao entendi deste debate é como voce sabe que seu SISTEMA NERVOSO CENTRAL está fudido????

nao consigo imaginar isso voce entra em curto circuito? como sabe que é isso mesmo ou se nao é apenas a exaustao do exercicio que nao é brincadeira...


Até hoje to tentando entender como vcs medem a fadiga do SNC rsrsrs

tambem gostaria de saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha o que nao entendi deste debate é como voce sabe que seu SISTEMA NERVOSO CENTRAL está fudido????

nao consigo imaginar isso voce entra em curto circuito? como sabe que é isso mesmo ou se nao é apenas a exaustao do exercicio que nao é brincadeira...

tambem gostaria de saber.

tu já chegou pra treinar, descansado, tranquilo, sabendo que "hoje é um dia bom pra treino" e aquela carga que tu fazia brincando pareceu meia tonelada? quando o teu sistema nervoso não se recupera o suficiente pra um novo treino, a eficacia do recrutamento muscular diminui, menor recrutamento menos força.

mas não é o treino que afeta isso, a rotina do dia, descanso e afins tbm alteram essa resposta, de prache, se o teu sistema nervoso ta mal todo o resto tu sente mal praticamente.

mero achismo

Por esse motivo que no final de uma periodização tem um tempo de "descanso", pra que o corpo - principalmente o SNC - se recupere de toda aquela demanda de treinamento e a resposta desse descanso vem com a progressão.

cito como exemplo o campeonato que fui, na academia durante a periodização, no teste do terra eu quase morri pra erguer os 230kg, foi um grind gigantesco, depois fiquei 2 semanas mais ou menos sem terrar e com treinos ficando mais leves até o campeonato, resultado? o corpo se recuperou e supercompensou de tal maneira que os mesmos 230kg no champs subiram MUITO fácil e rápido.

Editado por debew
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...