Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Todas As Calorias Säo Iguais?


Torf

Posts Recomendados

Pra quem faz dieta paleo , isso esta certo?

Coma quando estiver com fome, e até que esteja satisfeito. Não conte calorias, pelo mesmo motivo que você não conta quantas vezes respira por minuto - contar calorias é um conceito bizarro e ineficaz. E esqueça os produtos industrializados "low fat" - procure sempre comida de verdade.

Cara contar calorias serve como um parâmetro e querer comparar isso com contar quantas vezes você respira não tem lógica.

Geralmente contar calorias é interessante para quem muda muito os alimentos do cotidiano, mas para quem come sempre a mesma coisa e só muda a rotina 1x na semana não vejo muita necessidade em contar (é interessante contar no começo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Contar calorias para mim é um recurso para dar um plus: Acertar uma temporada em que se quer baixar bf; Montar uma dieta para um atleta; Por questão de saúde; Preciosismo (um bom preciosismo não é uma critica); Aprender sobre o que está comendo; testes para encontrar a "tmb" de cada um.

No mais, não é um recurso natural, mas não é por isso que deve ser jogado fora, pois é valido e se evoluimos ao ponto de ter esse conhecimento ao nosso lado usar não faz mal. Sobretudo, quem não conta pode ser saudável também, se comer limpo e visando a densidade nutricional é possível sim. Algumas pessoas com compulsão ou problemas em relação a leptina vão comer, comer, comer, passar a tmb e não vão estar satisfeitas, essas tem que pelo menos em um momento da vida para reeducação alimentar tentar contar as calorias para ter uma melhora na vida. Minha maior critica é sobre o cálculo da TMB e essa generalizações de calcular a idade pela altura e um numero se for homem e outro se for mulher, nada vê, conheço homens que comem menos que mulheres e são gordinhos e mulheres que comem mais que muitos homens e são baixinhas, magras e saudáveis. Cada pessoa, cada contexto, e cada dieta, interfere a TMB de uma forma, por isso contar calorias se você não sabe sua TMB é "besteira" (entre aspas).


Por fim, respirar e comer são diferentes rs, respirar é um sistem a autônomo, tal qual a fome, mas comer não, essa é opção ou compulsão, assim cabe ao individuo a decisão sobre o que e o quanto comer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com você essa comparação não tem lógica alguma , vi num blog.

Me interessei pela ideologia da dieta paleo estou querendo por em prática visando redução do bf mas na maioria dos sites que pesquisei fala que não é preciso ter um controle de calorias

As pessoas que criticam o controle de calorias usam dois argumentos fortíssimos:

  1. Os valores de calorias encontrados nos alimentos säo aproximacöes e valores médios. Duas bananas, mesmo se tiverem o mesmo peso, näo väo ter a mesma quantidade de calorias. Entäo se você contar as quantidades de caloria de tudo que você come, você terá, no total, um número bastante impreciso que näo expressa a realidade e, talvez, nem chegue perto dela. E;
  2. Se contar as calorias dos alimentos já é complicado, imagine estimar o gasto calórico do nosso corpo. Vários fatores väo influenciar no modo como o nosso corpo vai consumir a energia consumida. Uma noite bem ou mal dormida ou um estresse que você teve com a sua namorada já väo ter influência no seu metabolismo.

Ou seja, aliando dados imprecisos dos alimentos com dados dificílimos de serem estimados do seu corpo, a contagem de calorias pode acabar sendo apenas mais uma dor de cabeca pra você.

Mas há também o argumento usado pelo Wesley, para você adquirir uma nocäo, para servir como alguma forma de auxílio. Eu acho importante a pessoa ir atrás e buscar conhecer esses conceitos e conhecer os alimentos. Só o fato de você ter uma idéia de como um alimento é composto e como seu corpo funciona já ajuda bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contar calorias não é pra todos. A pessoa tem q ser controladora e ter um certo nível de obsessão por isso! Rsrs. A imprecisão é óbvia. Os erros acontecem a todo tempo. Entretanto, é um processo de aprendizado, onde há uma tendência de melhorar mto a precisão com o tempo. E no médio/longo prazo os erros acabam se anulando e vc passa a ter um banco de dados confiável pra estimar, por ex, o gasto calórico diário em determinadas condições.

O aprendizado vale a pena. É impressionante como a maioria de nós não tem noção das quantidades, calorias e macros da maioria dos alimentos. Começa-se a entender melhor as melhores fontes de alimentos pra cada situação. É interessante principalmente pra quem não gosta de meal plans.

Eu recomendo o app Myfitnesspal pra contar calorias. Recomendo tb a compra de uma balança de cozinha pra aprender a ter noção das quantidades dos alimentos.

Abraços

Editado por Shrödinger
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contar calorias não é pra todos. A pessoa tem q ser controladora e ter um certo nível de obsessão por isso! Rsrs. A imprecisão é óbvia. Os erros acontecem a todo tempo. Entretanto, é um processo de aprendizado, onde há uma tendência de melhorar mto a precisão com o tempo. E no médio/longo prazo os erros acabam se anulando e vc passa a ter um banco de dados confiável pra estimar, por ex, o gasto calórico diário em determinadas condições.

O aprendizado vale a pena. É impressionante como a maioria de nós não tem noção das quantidades, calorias e macros da maioria dos alimentos. Começa-se a entender melhor as melhores fontes de alimentos pra cada situação. É interessante principalmente pra quem não gosta de meal plans.

Eu recomendo o app Myfitnesspal pra contar calorias. Recomendo tb a compra de uma balança de cozinha pra aprender a ter noção das quantidades dos alimentos.

Abraços

Há alguns meses eu li um artigo que demonstrava que leigos tinham a tendência de avaliar muito mal as quantidades de calorias ingeridas.

O experimento foi fazê-los praticar alguma atividade física e comer a mais para compensar as calorias queimadas no exercício.

O resultado foi que os participantes consumiram uma quantidade de calorias extremamente maior do que achavam que haviam queimado.

Pena que näo consigo encontrar esse estudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há alguns meses eu li um artigo que demonstrava que leigos tinham a tendência de avaliar muito mal as quantidades de calorias ingeridas.

O experimento foi fazê-los praticar alguma atividade física e comer a mais para compensar as calorias queimadas no exercício.

O resultado foi que os participantes consumiram uma quantidade de calorias extremamente maior do que achavam que haviam queimado.

Pena que näo consigo encontrar esse estudo.

Sim, mas isso foi ad libitum, oq reforça a importância de contar calorias, seja através de meal plans ou durante dietas flexíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi só eu que li que o problemas entre as kcal oriundas de diversas fontes diz respeito unicamente a saciedade? Assim, kcal continua sendo kcal (pelo menos de acordo com o que foi postado para dar início a este tópico) independente da fonte, mas o problema em alimentos com alto índice glicêmico seria o fato de comermos mais, e assim, acabarmos por ingerir mais kcal do que com alimentos de baixo índice glicêmico. Controlando a fome, daria na mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi só eu que li que o problemas entre as kcal oriundas de diversas fontes diz respeito unicamente a saciedade? Assim, kcal continua sendo kcal (pelo menos de acordo com o que foi postado para dar início a este tópico) independente da fonte, mas o problema em alimentos com alto índice glicêmico seria o fato de comermos mais, e assim, acabarmos por ingerir mais kcal do que com alimentos de baixo índice glicêmico. Controlando a fome, daria na mesma.

Eu creio que também há o fato de como os diferentes tipos de macronutrientes causaräo diferentes reacöes hormonais fazendo com que o metabolismo seja alterado, ou melhor, flutuante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi só eu que li que o problemas entre as kcal oriundas de diversas fontes diz respeito unicamente a saciedade? Assim, kcal continua sendo kcal (pelo menos de acordo com o que foi postado para dar início a este tópico) independente da fonte, mas o problema em alimentos com alto índice glicêmico seria o fato de comermos mais, e assim, acabarmos por ingerir mais kcal do que com alimentos de baixo índice glicêmico. Controlando a fome, daria na mesma.

-

Você faz refeições com um unico alimento? Não, né? Então essa associação de saciedade com o indice glicemico é idiotice pois nossas refeições são compostas de vários alimentos, alimentos esses que possuem gorduras e fibras que mudam totalmente o indice glicemico da refeição inteira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...