Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário De Um Praticante De Jiu-Jitsu


Visitante

Posts Recomendados

Sou novo na prática de exercícios específicos, então me desculpem qualquer erro primário quanto às futuras nomenclaturas, denominações e abreviaturas (eu provavelmente irei cometer vários. Desde já agradeço a paciência).

Pratico jiu-jitsu há pouco mais de um ano e recentemente fui graduado à faixa faixa-azul, o que me animou a colocar em prática meus planos de ganhar massa e peso através de um treinamento específico de fortalecimento. Além disso, de janeiro a junho deste ano, terei um maior tempo para me dedicar à atividade física. Portanto, pretendo levar a sério este primeiro semestre do ano e vi que, para otimizar o tempo, quanto mais informações eu pudesse trocar com quem entende mais do que do assunto, melhor.

Arrolei abaixo meus dois objetivos iniciais, em ordem de prioridade:

1) Saúde: tenho 28 anos, 75 kg e 1.83 m de altura. Já cheguei a pesar 90 kg, mas passei a praticar corrida e parei de fumar há mais ou menos cinco anos. Esses novos hábitos têm contribuído e muito para a minha qualidade de vida e, primordialmente, é o que eu busco hoje. Além disso, desde a adolescência eu apresento um quadro leve de escoliose e cifose e, por recomendação médica, devo focar primeiro no fortalecimento das minhas costas, abdomem, lombar e peitoral. Isso vai me ajudar a manter uma postura mais adequada ao longo da vida e poderá prevenir problemas de coluna quando eu estiver com meus "sessenta-e-lá-vai-pedra".

2) Ganho de peso e massa magra: em segundo plano está a minha vontade de ganhar peso e massa para modificar meu jogo no jiu-jitsu. Por ser muito leve, acabo optando por jogar "por baixo", na guarda, o que limita muito meu desempenho - e minha eficiência no sistema de pontuação da CBJJ. A minha meta é alcançar os 90 kg, mantendo a agilidade, flexibilidade e velocidade (na medida do possível, é claro). Isso vai me auxiliar a colocar mais pressão, pois facilmente sou "supinado" por lutadores mais fortes.

Por não conhecer muito da minha genética e do tempo necessário para tanto, não estabeleci um cronograma. Aí já mora a minha primeira dúvida inclusive!

OBS: Não elenquei estética como meta, pois acredito que será apenas um "bônus" caso alcance as duas já citadas. Em um primeiro momento, gostaria de primeiro alcançar os dois objetivos acima, até pelo curto espaço de tempo que vou ter disponível (os ditos seis meses).

Rotina: Eu já treino jiu-jitsu 5x por semana (segundas, quartas e sextas às 20:00; quintas às 19:00 e sábados às 10:00) e pretendo fazer o treinamento físico a que me irei me referir neste diário de segunda à sexta, às 06:00.

Marquei minha avaliação física para amanhã e já na quarta trago aqui os exercícios recomendados pelo instrutor. Mas, para me antecipar, gostaria de tirar aquela dúvida: a meta de 15 kg em seis meses é factível? Mantendo a alimentação correta e evitando o que pode me prejudicar nesse espaço de tempo, é possível alcançar estes resultados?

Como sou novo no fórum, irei dar mais uma pesquisada a respeito da alimentação e tentarei tirar essas dúvidas em tópicos já existentes.

No mais, agradeço desde já o espaço e quaisquer críticas, sugestões e dicas que puderem me dar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...