Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Não Beba Leite


Mateuzz

Posts Recomendados

Amigo, esse vídeo é o que deu origem a boa parte das discussões, ele traz alguns (POUCOS) bons argumentos, mas misturados a argumento medíocres, falaciosos e marketeiros só me faz jogar tudo no lixo junto. O autor do tópico já trouxe coisas melhores (ARTIGOS SÉRIOS E NÃO DE MARKETEIRO) e nessas até posso admitir que haja alguma razão, mas Lair Ribeiro para mim não é fonte de nada, só de como vender livros e ficar rico com palestras de ciência/autoajuda!

Não tinha visto amigo, desculpem, inclusive não vi que já tinha 13 páginas, quando vi eu voltei, li umas 5 páginas e achei bem bacana a discussão de vocês aqui.

Entrando no assunto do tópico, eu era um bezerro quando criança, minha infância inteira foi bebendo cerca de 700ml/1L de leite todo dia, quando vi esse vídeo fiquei chocado e me identifiquei em várias coisas. Tive anemia quando criança, tenho lipomastia até hoje (claro que se eu tivesse uns 10% de bf provavelmente eu não teria) entre outros efeitos maléficos que o Lair Ribeiro citou que o leite poderia causar, enfim, foi duro acreditar que leite fazia mal, e que possíveis problemas que eu tive/tenho foi graças à ele. Eu conheci o Lair Ribeiro pelo vídeo do mito do ovo, depois li alguns artigos dele e vi alguns vídeos e gostei dele, achei ele bem embasado, apresentando boas referências. Você poderia me dizer o motivo de você não gostar dele?

Sobre minha opinião a respeito do leite, eu acho que ele tem potencial sim de causar prejuízos, como praticamente tudo na vida tem (Qualquer macro/micronutriente em excesso pode causar prejuízos, o próprio oxigênio é reativo, causa envelhecimento, morte celular, etc.) Então, pras pessoas que gostam muito dele como eu gosto, não vejo necessidade de abolir da dieta, mas pelo menos moderar, não ingerir em alta quantidade. E pra quem não gosta e só coloca pra bater os macros, só estudar outras opções, se encaixar no orçamento e no gosto, muda. Desde quando comecei meu curso de medicina e pesquiso sobre nutrição, percebo que praticamente tudo na vida é questão multifatorial. Dificilmente algo isolado, de forma moderada provoca algum malefício. Eu já tinha predisposição genética pra engordar (meus pais são obesos, todos os meus tios por parte de pai são obesos), somou com o fator ambiental (ingestão calórica excessiva, consequente acúmulo de gordura) e o leite pode ter sido mais um fator que contribuiu para a lipomastia (acumular gordura no peitoral), pelo estrógeno, pela composição nutricional, enfim, mas jamais colocaria a culpa de todos os problemas apenas no leite. Achei o Lair um pouco sensacionalista, mas realmente fiquei intrigado sobre o fato dos países com mais casos de osteoporose serem os mais consumidores de leite e os menores consumidores apresentarem menos casos. Inclusive numa aula de Fisiologia, meu professor disse que deveríamos tomar bastante leite e derivados desde muito jovem pra prevenir osteoporose, imaginem minha cara quando vi o Lair Ribeiro apresentando esses fatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...