Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Aula dia 03/08 - Parasitologia.

Introdução à parasitologia.

Sabem o que é pior na biologia? a divisão de espécies e suas relações. É necessária muita memória para lembrar de tanto nome. Mas mais que pareça desconexo, um bom nutricionista também deve saber disso, caso algum de seus pacientes desenvolva sintomas decorrentes de doenças parasitárias, que em alguns casos podem levar a deficiencias vitamínicas, perda de peso ou sarcopenia. E outro fator importante é o imunológico, pois através de uma nutrição adequada, o sistema se fortalece, reduzindo as chances de contrair doenças parasitárias.

O que torna a parasitologia complexa, são as classificações, sejam elas Zoológicas, pelo Habitat ou pelo Mecanismo de transmissão. A primeira é a mais difícil de entender (quanto mais decorar), pois ninguém fala em leucochlorium paradoxum durante o jantar, e muito menos em helmintos, protozoários e cia. A segunda é um pouco mais fácil, pois envolve o hospedeiro prefeido, e o terceiro é mais fácil ainda, mas não explica nada e não segregaria as classes entre os especialistas, tipo ameba e lombriga.

A classificação zoológica foi criada por Lineu no século 18, e baseia-se no conceito de que as espécies devem ser segregadas em seres vívos separados de outras populações e com capacidade de se Multiplicar. Quer um exemplo? malhadores de verão que se multiplicam antes do carnaval.

A classificação de acordo com o habitat do parasita é, como o nome diz, dependente do local do corpo que ele resolve encomodar. "Piolhos" na cabeça (pediculus humanus) e "chato" no pelo pubiano (phthirus pubis). Eles são Ectoparasitas, que quer dizer "esporádicos" e "externos". Nessa mesma classificação, existem também os Parasitas Cavitários, que habitam órgãos e visceras ocas e quivalem aos "malhadores" que treinam só peito e bíceps e tomam conta do banco do supino. Viu... habitat.

Claro que isso tem que ser mais complexo... sempre :jealous:

Dentro da classificação de Parasitas Cavitarios, existem os Protozoários (habitam o intestino, vagina e uretra), os Platelmintos e Nemathelmintos (intestino também).

Platelmintos, nemathelmintos e artropodos vivem entre tecidos, no meio extracelular, e ficam comprimindo os órgaos que estão por perto, é um troço chato mesmo.

Alguns Platelmintos e nemathelmintos unem-se à protozoários que podem infectar o sistema linfático e a circulação sanguínea, logo, a mesma classe de parasitas pode atingir órgãos e tecidos diferentes, no caso, platelmintos E nemathelmintos atacam tanto órgãos, tecidos, quanto a circulação sanguínea e linfática.

Mas os parasitas Intracelulares, isto é, que atacam o organismo de dentro da célula (e tem que ser muito pequeno pra isso) são os Protozoários, garanto que já ouviu isso no Ensino Médio algumas vezes, ex.: tripanossoma cruzi e leishmania spp.

E por fim a classificação de acordo com o mecanismo de transmissão. Isso vem como uma espécie de calmante para os alunos de biologia, porque realmente ajuda a dar ordem à bagaça.

Dentro dessa classificação, dizem-se Diretos para as transmissões de pessoa pra pessoa que ocorrem por contato (tipo sexual, ou um aperto de mãos), e Indiretos quando esse parasita passa por um Vetor. Um vetor é um objeto ou ser vivo que só serve de transporte entre um organismo infectado para o próximo a ser infectado. Como uma escova de dentes. Você usa, deixa bichinhos lá e se alguém usar a mesma vai contraí-los.

Aqui, novamente há Reinos que participam de ambas formas de contágio. Os protozoários, nemathelmentos e platelmintos podem ser transmitidos tanto por água contaminada quanto por mãos sujas, animais de estimação, blá blá blá... tem muita coisa mesmo.

Cutting the crapp, to today's class...

1. Relações Ecológicas parasitárias.

Na parasitologia a gente estuda mais as relações ecológicas Inter-específicas, o seja, entre indivíduos de espécies diferente. Na academia ocorre uma relação parasitária Intra-específica (mesma espécie), que é quando alguém enche de peso no supino e quer que você largue o seu treino para ajudar nas 8 séries negativas.

Vídeos De introdução (em inglês).

1.1 Forésia.

A forésia é uma relação entre indivíduos da mesma espécie na qual um deles se beneficia de outro SEM prejudicá-lo. Isso geralmente envolve Transporte & Moradia. Os exemplos mais clássicos de forésia são o Aedes Aegypt e o Vírus da Dengue. Em que o vírus é transportado pelo mosquito e o mosquito não perde nada com isso; e o da Anemora-do-mar e do Hermitão, no qual o carangueijo hermitão coloca sua barriga mole dentro de uma concha e logo acima da concha, ele coloca a anêmora, que queima os outros predadores. Com isso ele ganha dupla proteção.

1.2 Comensalismo.

O Comensalismo é tipo a Forésia, só que envolve alimentação. Caso mais dado em aulas é do jacaré e do pássaro-palito, que alimenta-se dos restos de comida de dentro da boca do jacaré. O Urubu e o homem é outro exemplo.

Comensalismo e Forésia são temporárias e não-obrigatórias para qualquer uma das espécies.

Ex. Você pode comprar um urubu e dar peito de frango pra ele.

1.3 Mutualismo. Isso é quase como o nosso caso da Mitocôndria, que não viveria fora de nós, e nós não viveríamos sem ela. Envolve benefício duplo, mas pode ocorrer sem que uma das espécies saia prejudicada caso deixe de acontecer.

1.4 Simbiose. Relação estreita e obrigatória. Não há célula humana sem mitocôndria. O que muda é a quantidade. O fígado pode ter 2000 mitocondrias em cada célula, múscullo um pouco menos (nao lembro exatamente quantos), mas o fato é que quanto mais energia o órgão requer, mais mitocondrias ele vai possuir.

1.5 Parasitismo. Quando só um dos lados sai beneficiado. Mesmo assim, tende à um equilibro, senão o hospedeiro morre.

2. Fatores que contribuem para a existência de parasitas.

Necessários tanto de um lado quanto do outro.

2.1 Inerentes ao parasito.

2.1.1 Quantidade de parasitas... o giardia lamblia , quando em pequenas quantidades no organismo é inútil. Mas em grandes quantidades pode revestir o duodeno e roubar nossa vitamina B12, B9, vitaminas lipossolúveis e ácidos graxos.

2.1.2 Tamanho.

Quanto maior a tênia, maior a boca, pior o estrago. O Dyphylobothrium Latum pode atingir 13 metros de comprimento e infecta o peixe que a gente come. É o suficiente para você tornar-se hipocondríaco?

2.1.3 Localização

Alguns parasitas só encomodam dependendo aonde eles atacam. O Ascaris Lumbricoides (

) só vira um problema quando resolve entrar no ducto coleduco (que transporta bile para fora do fígado até o duodeno) e acaba obstruindo o canal pancreático... Adeus anabolismo da insulina.

2.1.4 Virulência

Existem cepas (colônias) de Tripanossoma Cruzi mais violentos que outros, e que atacam e transmitem chagas com mais rapidez que outras cepas .

Dá para se proteger disso tudo através de higiene (na boa, custa lavar a mão ANTES e DEPOIS de fazer xixi qando está nos treinos?), nutrição e Imunidade. E é por isso que tem Parasitologia no curso de Nutrição.

3. Mecanismo de ação do parasito sobre o hospedeiro

3.1 Ação Obstrutiva.

Caso do Ascaris lumbricóides (

) ali do 2.1.3. Geralmente ele fica matando tempo no intestino delgado, mas quando dá na loca de ver como o pâncreas produz insulina, vai até lá, obstrui o canal e quase mata o home.

3.2 Ação compressiva.

Essa é interessante. Imagina que tem um parasita que pode insalar-se em um órgão e crescer do tamanho de uma laranja. Caso do Echinoccoccus granulosus (

) com remoção de echinoccoccus de coração,
com remoção de cisto hidático)

3.3 Ação Destrutiva.

O Leishmania braziliensis (Vídeo) pode se instalar na mucosa buconasal e arrancar pedaço de carne de lá... e deformar o hospedeiro. A leishmaniose entra nas células do sistema imunológico e viaja através dele para os órgãos vitais.

3.4 Ação Alergizante.

Nome já diz: causa alergia.

3.5 Ação tóxica,

Essa é interessante. Imagina que o parasito não é o problema. Mas as toxinas que ele libera que são. A fasciite necrosante é conhececida como a "bactéria comedora de carne", mas ela não come. Libera uma enzima que vai digerindo pele, carne e o que mais encontrar.

tem a história de um bodybuilder que teve um membro amputado por causa do parasita.

3.6 Ação Espoliadora.

Aí é quando o parasita rouba nutrientes do indivíduo. O Dyphyllobothriom latum (

) não tem tubo digestivo, então ele gruda o corpo inteiro na parede intestinal do hospedeiro e, por osmose, rouba vitaminas, minerais e etc. Ele é chamado de Tênia do Peixe (você gosta de peixe?). Outro caso já comentado é o da Giardia Lamblia ali no 2.1.1. Característica importante: as larvas migram, e podem ir parar nos seus pulmões.

3.7 Ação Mecânica.

Essa é foda... mas é quando o parasita se prolifera tanto que a quantidade deles entope algum canal, ou orgão.

4.Vias de Transmissão.

Direta: Nesse tipo de transmissão, o parasita sai de um hospedeiro já pronto, crescido e bonitinho, e infecta outra pessoa/animal por contato, que pode ser fecal/oral, oral/oral. sexual, respiratório...

Indireta: Pode ocorrer pela passagem através de um outro hospedeiro provisório (vetor) até atingir o hospedeiro definitivo. E também pode ocorrer tendo o meio ambiente como vetor, tipo água contaminada, carne contaminada, saladas...

5. Vias de penetração

Passiva: quando o parasita infecta através da alimentação oral ou nutrição parenteral (imagine que uma agulha de soro hospitalar esteja infectada e o bicho vai direto pra corrente sanguínea, isn't really that fun?).

Ativa: pele, mucosas... pode ser por transmissão vaginal também. O fato é que há um gasto de energia para o bicho entrar.

6. Mecanismo de defesa do hospedeiro.

Ao contrário do que todo mundo pensaria a primeira vista, a imunidade não é o fator primário de defesa contra parasitas, na verdade a primeira barreira é a Pele, segue o exemplo da doença de Chagas, que não penetra na pele, mas basta um microferimento pra que ele entre. Em segundo vem os sucos digestivos, que por terem pH muito ácidos destroem a membrana protetora (tipo a pele) de alguns fungos e bactérias. Outro fator interessante é o monofagismo: parasitas só podem sobreviver quando tem acesso à dieta perfeita, se falta vitamina A, o Trichinella spirallis (vídeo,

) não consegue proliferar-se no rato, exemplo.

Aconselho darem uma olhada nesses vídeos do animal.discovery.com. Mesmo sem entender inglês, dá para se divertir.

UPDATE 08/08

6. Ciclo Evolutivo.

6.1 Parasitas Monoxenos (ciclo monoxeno): Alguns parasitas só passam por 1 organismo durante sua "vida útil". Ex.: Ascaris lumbricoides. Podemos pegá-lo através da ingestão dos ovos, quando presentes em alimentos, água e etc (penetração passiva).

Um exemplo mais divertido é o do

, que através de ingestão passiva (água contaminada) entra em um grilo e cresce. Quando esse spinochordode tellinii está grande o suficiente, ele deleta toda a informação possível no cérebro do grilo e faz com que ele se atire na água, aonde irá se afogar e o parasita sairá para procurar uma parceira. Ces't l'mor.

6.2 Heteroxenos. O toxoplasma gondi é interessante, primeiro ele infecta um rato, então meche com o cérebro do bichinho e o deixa com uma incrível atração por gatos. O rato se aproxima do gato e o gato, se não for muito vadio se alimenta do rato e ingere jnto o parasita. Em seguida as feses do gato passarão a possuir larvar do toxoplasma gondi, que outro rato pode comer e continuar o ciclo. Há o Leucocloridium paradoxum, que gosta de viver dentro de pássaros, mas para entrar no pássaro ele precisa de um transportador. Isso torna-se interesante a partir do momento em que foram comparados dados de gatos e esquisofrenia na população americana, e notaram que o aumento na quantidade de gatos acompanhava o aumento nos casos de esquisofrenia, sugerindo que o toxoplasma gondii poderia estar interferindo na química do cérebro humano. Creepy.

Caramujos adoram comer cocô de pássaros, esse cocô de pássaro pode conter larvas do parasita Leucochloridium paradoxum que irão CRESCER (!) dentro do caramujo, tomar conta do seu cérebro e rumar par aum lugar beeem visível para atrair os pássaros depois. Neste https://www.youtube.com/watch?v=NHAcJiTMvGk dá pra ver porque elas são atraídas pelo caramujo. ohh nature, your so awesome!

6.2.1 Hospedeiros intermediários ou definitivos. No caso do toxoplasma gondi, o hospedeiro intermediário é o rato, e o definitivo é o gato. O que define Intermediário é a "fase de crescimento", e definitivo como sendo do parasita "já adulto".

7 Quantos hospedeiros o parasita infecta.

7.1 Facultativos. Parasitas facultativos podem viver sem hospedeiro, tem vida livre para "fazer Faculdade ou Não fazer Faculdade".

7.2 Obrigatório. precisam de um hospedeiro.

7.3 Parasitas Estenoxenos. Esses podem infectar somente 1 espécie, nada mais. Como precisa fazer curso de Nutrição e só pode ser na USP.

7.4 Parasitas Eurixenos. Infectam vários hospedeiros por livre escolha, é como precisar fazer ma faculdade, mas estar livre para escolher qual curso e em qual instituição.

Tudo isso foi passado em menos de 1:30h de aula.

Escolhi colorir os slides para que a memória visual também faça parte do meu método de estudo.

Abraços

Editado por lourensini
Postado

Acompanhando, estou em dúvida entre 2 faculdades Ed física e Nutrição, e também estou pensando na possibilidade de entrar para a PMSP, então vou acompanhar aqui, pois isso pode ser um divisor de águas para mim ! Abraços

Postado

Não pensei que esse tópico teria acompanhamento, por que tirando o conteúdo de Fisiologia e Bioquímica, praticamente nada aqui terá muita utilidade prática para a musculação. Ao menos se eu não tentar fazer essa correlação.

Ok, me ganharam. Sempre tentarei fazer uma relação com as aulas postadas e a academia, e penso que as aulas de Saude E Saneamento também poderiam ser bem dicutidas, assim que eu postar algo a respeito, pois a aula foi ontem e eu só prestei atençção, sem fazer anotações. Como tenho uma memória lixo não lembro de muita coisa...

Abraço, e obrigado.

Visitante usuario_excluido22
Postado

Rodrigo,

pense bem nisso, porque entre o tecnico e a graduação, vá de graduação. O técnico é muito limitado.

Lourensini,

eu tive algumas dessas matérias no primeiro semestre (bioqui, anato, micro e um pouco sobre imuno) e fisio to tendo agora. Imunologia é muito bacana, cara, você terá quantas horas de aula dela?

Postado

Rodrigo,

pense bem nisso, porque entre o tecnico e a graduação, vá de graduação. O técnico é muito limitado.

Então eu pretendo fazer os 2, porem meu pensamento atual é fazer o técnico para ter uma noção da profissão para saber se é realmente o que eu quero, pois nãoo estou certo disso como eu disse estou em dúvida entra Nutrição, Ed física e o concurso para PM

Visitante deletado____
Postado

Olá,

Grade weirdo a sua... Mas das minhas matérias com a sua, só não bate mesmo é parasitologia.

Então, tem algum tempo que eu penso que seria útil um lugar onde se pudesse postar esse tipo de assunto, aí abri um tópico na área de sugestões. Se for do interesse, passem lá e apoiem a ideia ;)

Eu me disponibilizaria pra escrever sobre qualquer assunto, acho, desde citologia e histologia até anatomia, fisiologia, imunologia. Ou mesmo as químicas, específicas no meu curso, mas que em parte são comuns com nutrição.

Postado

Pessoal, não esperava tal apoio neste tópico... me pegaram de surpresa. E agradeço MUITO por isso, pois vejo aqui mais colaboração que aquela que presencio em sala de aula.

A minha grade é estranha, mas as cadeiras são geralmente de 2 e 3 créditos, com aulas de 1:30 horas (já vou atualizar isso no tópico inicial).

Respondi o tópico que fisestes, Quisso, e espero que a área seja criada para poder organizar bem meu tópico.

Necessitaria de ajuda quanto à química, pois NUNCA estudei isso na vida, então até química de segundo-grau pra mim é um desafio.

Postado

eu tive algumas dessas matérias no primeiro semestre (bioqui, anato, micro e um pouco sobre imuno) e fisio to tendo agora. Imunologia é muito bacana, cara, você terá quantas horas de aula dela?

Postei no início do tópico os horários de aula...

Dones, tu será bem vindo para me ajudar neste tópico, dê dicas sobre formas de estudo, memorização (um pouco de decoreba ajuda), sites de pesquisa, e faço questão que me corrija.

Marque esse tópico, estará ajudando a formar um bom profissional.

Abraço

Postado (editado)

Faço medicina na Univali/Itajaí, quinto período. Quero Endocrinologia :)

Vou acompanhar!

Ta em qual período?

Editado por Glasgow 15
Visitante usuario_excluido22
Postado

Opa, com certeza vou estar passando por aqui. No que eu puder ajudar, me disponibilizo.

A minha forma de estudar é escrevendo, tenho comigo um caderno de rascunho, onde vou escrevendo nele anotações que julgo serem importantes e assim memorizo com mais facilidade e vou aprendendo. rs

Esse site talvez seja util: https://highered.mcgraw-hill.com/sites/dl/free/0072437316/120060/ravenanimation.html

Postado (editado)

Opa, com certeza vou estar passando por aqui. No que eu puder ajudar, me disponibilizo.

A minha forma de estudar é escrevendo, tenho comigo um caderno de rascunho, onde vou escrevendo nele anotações que julgo serem importantes e assim memorizo com mais facilidade e vou aprendendo. rs

Esse site talvez seja util: https://highered.mcgr...nanimation.html

Muito obrigado, dones.

Aula de anatomia hoje, vou atualizar o tópico com conteúdo de primeira em breve.

Editado por lourensini
Visitante deletado____
Postado

Opa, com certeza vou estar passando por aqui. No que eu puder ajudar, me disponibilizo.

A minha forma de estudar é escrevendo, tenho comigo um caderno de rascunho, onde vou escrevendo nele anotações que julgo serem importantes e assim memorizo com mais facilidade e vou aprendendo. rs

Esse site talvez seja util: https://highered.mcgr...nanimation.html

Admiro gente aplicada. Meus cadernos, exceto os de química e de análise, são todos vazios =x

Orgânica mesmo, já tenho três matérias (de um caderno universitário) cheios, sendo que uma delas é "Assistência farmacêutica", matéria da qual eu faço tantas anotações que nem o nome do professor original tem... E já tenho um brochura grande iniciado.

E imunologia, que a minha professora é o Dr. Najeeb de saia e de mau humor, então tá cheio dos desenhos :D Aliás, fica a dica pras aulas dele, são excelentes.

Postado (editado)

Aula dia 06/08 - Anatomia

Seu dente é um órgão? Pense antes de responder.

Seu úmero é um órgão? keep thinking.

Afinal, o que é um órgão?

Bem, um órgão é um conjunto de células diferentes que se unem e executam funções diferentes para atingir o mesmo objetivo e manter um organismo completo e funcional.

Seu dente é um órgão. Aliás, cada dente e osso do seu corpo é um órgão.

Esse conjunto, como as células que formam o seu dente, são diferentes das células do seu fígado, mas justamente por serem células diferentes no mesmo órgão é que elas formam um órgão. Vários desses órgãos formam um sistema. Hoje vamos começar pelo Sistema Ósseo.

Introdução ao estudo da anatomia.

Quando estamos treinando cometemos erros. Não sabemos disso, mas a maioria de nós flexiona articulações além do grau estruturalmente programado ou coloca pesos que elas ainda não estão apteis à suportar. Um exemplo simples: coloque os dois braços para a frente, como se fosse um "sonâmbulo". Agora erga-os mais para cima, no limite da articulação. São 170º que você pode subí-lo. Não mais (se fosse é uma pessoa normal). Isso pode ser um problema para algumas pessoas ao fazer Desenvolvimento em máquina, por exemplo. Aquela sensação chata de deslocamento e que nenhuma posição parece ser a certa.

Mas vamos aos básicos.

Na anatomia algo precisou ser esclarecido para, durante uma cirurgia, por exemplo, o médico/açougueiro saber qual lado/parte deveria ser operada. Para isso criou-se Planos Anatômicos que colocariam ordem na bagaça, e ao operar o lado esquerdo, mais pra tras, de um fígado, por exemplo, o médico não iria olhar pro fígado do paciente e se perguntar "esquerda minha ou a dele?".

Olhe bem essa imagem... Isso é um "posição anatômica". Toda a anatomia humana sempre será descrita nessa "ordem": mãos abertas com as palmas para frente, pernas revemente afastadas, cabeça ereta com olhar firme no horizonte.

A partir disso, todos os órgãos serão vistos/descritos também dessa forma.

post-31754-0-04413300-1344292028_thumb.j

Agora complicou um pouco né, mas não é difícil.

Seguindo a "posição anatômica" faça um corte de cima para baixo exatamente na metade do seu corpo, separando-o em esquerda e direita. Isso se chamará Plano Medial, ou Sagital (sagital vem de sagitta, "flexa" em latim). Só que aí tem um porém, o Sagital é usado para descrever cortes paralelos ao plano medial (na minha vida de acadêmico isso ficou sempre bem confuso devido às diferentes fontes), mas o sagital é ao lado do medial, sempre.

Agora corte seu corpo ao meio. Separe-o em parte de cima e de baixo. Faço isso e terá o Plano Transversal. Esse por sua vez, separa o corpo em partes Superiores e Inferiores (dããã).

Então, separe seu corpo entre "Frente" e "Tras". Como se fosse Peitoral e Dorsal. Isso passa a se chamar "Anterior" e "Posterior". É isso que separa o seu treino de "anteriores de coxa" (quadriceps) do "posteriores de coxa" (ísqui-tibiais), só que o nome desse plano é "Plano Coronal" (pra lembrar desse nome eu pensei em uma espingarda, cuja parte posterior ao cano seria a coronha).

Agora o médico, ao operar um fígado saberia exatamente aonde o "quadrante postero-lateral esquerdo" fica.

Outro exemplo basicão é o seu Deltóide durante o Desenvolvimento Militar.

post-31754-0-91285400-1344292055_thumb.j

Durante esse exercício, o deltóide ANTERIOR e o MEDIAL são muito mais solicitados que o Posterior.

Note também o que falei no início do post sobre a articulação do ombro. Não passou dos 170°, certo? Saiba que 50% das luxações articulares ocorrem no ombro, devido à ausência de um "guia ósseo", que torna o movimento muito mais "livre" (não é ocmo o seu joelho). Agora, lesões no more.

Introdução ao Sistema Ósseo

O sistema ósseo serve para sustentação, locomoção, proteção de órgãos vitais e hematopoiética e tal qual planos anatomicos, óssos também ganham sua forma de separação.

Próximal = mais próximo do centro do corpo

Distal = mais distante do centro do corpo

Um fêmur é um bom exemplo para começar.

Os ossos longos são separados em 5 partes:

-Epífise Proximal (cabeça superior do osso, é a parte "esponjosa")

-Metáfase proximal (uma placa de tecido diferente, que separa a epífise da diáfase)

-Diáfase (parte do meio do osso, não é separada em distal e proximal, é a parte "lisa")

-Metáfase distal (auto-explicativa)

-Epífise Distal (cabeça inferior do osso, mais longe do centro do corpo).

Os ossos tem na sua Diáfase a produção de Medula óssea amarela, e nas epífises, a produção de medula óssea vermelha. Portanto, ossos são parte do nosso sistema imunológico e sanguíneo. Lá que os glóbulos vermelhos e brancos são produzidos. Também serve como reserva de cálcio e outros minerais... se tá faltando na dieta teu corpo tira deles.

post-31754-0-52641200-1344291238_thumb.j

Sabe a importância de mantê-los saudáveis?

https://olimpiadas.uo...D183272CC893326

Na aula surgiu um assunto interessante: leucemia. Alguém mencionou um amigo gordo que fez uma dieta daquelas tipo "dieta do pão de luz com chá da lua" e morreu de leucemia. Mas qual a conexão?

A predisposição genética para desenvolver a doença foi exacerbada quando o indivíduo passou a comer mal por muito tempo e como as células brancas e vermelhas tem vida útil limitada, a dieta não proveu os nutrientes básicos para essa restauração do sistema hematopoiético e ficou muito mais fácil ter uma doença que poderia vir a se manifestar decadas adiante ou Nunca.

Uma boa pergunta que me foi respondida hoje: Como os óssos são nutridos?

Na epífise existem buraquinhos beeeeeeeeeeem pequenos, mas visíveis à olho nú. Se chamam de Forame Nutrício. É por lá que as vênulas e Artérias trazem e levam nutrientes da dieta. Bacana né?

Outro ponto a ser lembrado: O osso é revestido por 2 membranas de tecido Conjuntivo (conjuntivo, como o nome diz, é um tecido que une outros tecidos): Periósteo, na parte de fora, e endósteo, na parte interna de ossos ocos longos e ocos, como o fêmur.

Mais interessante é que eles são construídos a partir de DENTRO. Quando você quebra um osso, a reparação começa do endósteo para periósteo.

Por hoje era isso, espero que tenham entendido algo. Já tenho trabalho para entregar, mas estarei aberto à dúvidas e críticas e com o tempo espero trazer informação mais interessante. Essa é a segunda aula, primeira de anatomia, garanto que vai ficar bem difícil daqui pra frente.

Abraço

post-31754-0-57572500-1344292093_thumb.j

post-31754-0-44202700-1344292133_thumb.j

Editado por lourensini
Postado

Admiro gente aplicada. Meus cadernos, exceto os de química e de análise, são todos vazios =x

Orgânica mesmo, já tenho três matérias (de um caderno universitário) cheios, sendo que uma delas é "Assistência farmacêutica", matéria da qual eu faço tantas anotações que nem o nome do professor original tem... E já tenho um brochura grande iniciado.

E imunologia, que a minha professora o Dr. Najeeb de saia e de mau humor, então tá cheio dos desenhos :D Aliás, fica a dica pras aulas dele, são excelentes.

Cara... Dr. Najeeb é o médico mais foda que eu já ouvi falar! Aprendi imunologia com videoaulas dele em um domingo por causa de um projeto de iniciação científica que estou desenvolvendo com 2 professoras sobre Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn. Como são autoimunes tive que pegar a coisa do zero. Começo as aulas de imunologia amanhã e só o que aprendi por causa do projeto já vai facilitar muito nesse semestre.

Quando não tem o vídeo que eu quero no iútubí eu baixo do RapidLibrary. Abraço

Hoje atualização do tópico com aula sobre Proteínas.

Visitante usuario_excluido22
Postado (editado)

Uma boa pergunta que me foi respondida hoje: Como os óssos são nutridos?

Na epífise existem buraquinhos beeeeeeeeeeem pequenos, mas visíveis à olho nú. Se chamam de Forame Nutrício. É por lá que as vênulas e Artérias trazem e levam nutrientes da dieta. Bacana né?

Já teve histologia?

A parte celular do osso é bem bacana, aqui se vê como o osso é nutrido. Como a matriz óssea é muito calcificada e esses buraquinhos são comunicantes com dois canais (havers e volkmann) que levarão os nutrientes para nutrir essas células que ficam na matriz óssea e periferia. Lá na matriz tem uma célula chamada osteócito que faz a manutenção da matriz, ela tem que se "desdobrar" pra nutrir o osso, é literalmente uma "célula guerreira". heheh

Editado por dones
Postado (editado)

Aula dia 07/08 - Bioquímica

A química explica o mundo.

Proteínas.

Proteínas constituem nosso corpo. Simples. A parada não tá só nos musculos, você tem banha na barriga, tem gordura no cérebro e nervos que movem os seus musculos. Mas a grande maioria aberradora do seu corpo é proteína, e proteínas são aminoácidos.
No mundo animal/vegetal existem milhares que tipos de aminoácidos, no nosso corpo apenas 20. Dos 20, 8 são considerados essenciais, 1 essencial apenas para bebes e mais 1 é considerado essencial durante a fase de crescimento.

Essenciais à todos: triptofano, leucina, metionina, isoleucina, valina, lisina, treonina, fenilalanina.
Essenciais em bebês: histidina
Essencial para crianças: argninina. Mas essa não é considerada por todos especialistas... apenas que o corpo precisa em uma quantidade beeem maior que o normal para manter um crescimento correto.

Para decorar os essenciais, leia atentamente a frase:
triptoleumeisovaliterfé.
cada inicial de um AA essencial encontra-se ali. tripto-leu-me-iso-va-li-tre-fé.
Mas fácil, não?

Para entender a diferença entre cada aminoácido, primeiro veja a estrutura básica de um.
post-31754-0-99245600-1344377174_thumb.g
Do lado esquerdo sempre haverá uma amina e do direito um ácido. O que muda de um para outro é somente o "radical", na imagem descrito como "Cadeia Lateral".
Os aminoácidos que formam as proteínas são os mais comuns, são chamados de "alfa-aminoácidos", devido ao carbono central presente em todos eles, o "carbono-alfa".

Uma das questões mais interessantes e que só agora obtive resposta: O que torna um AA essencial? a resposta mais curta é "não é produzido naturalmente pelo corpo humano"... mas porquê?
Porque em seus radicais, os elementos químicos necessários não estão presentes na célula animal ou não dá para monta-los corretamente.

Receio em dizer que a partir daqui, a coisa fica feia.

1º A capacidade de receber e doar protons de um AA depende do número de grupos Amina (NH2) e grubos Carboxilicos (COOH).

Áminoácidos Apolares: Esses são os aminoácidos alifáticos, não possuem anéis aromáticos (quando no seu radical, não há estruturas cíclicas de átomo similares). Esse posicionalmento do radical forma uma estrutura similar a dos lipídios, tornando-o hidrofóbico. Como esses aminoácidos tem aversão à água, eles compõem a parte das proteínas transmembranares da bicamada fosfolipídica das células animais.
Aminoácidos com radicais Polares neutros: Quando o pH está neutro, esses aminoácidos mantém-se com carga neutra, sendo que podem perder protons em pH alcalino. Alguns desses também possuem um Hidrogênio logo abaixo do radical, que os permite fazer ligações com outros compostos orgânicos. Então ao invés de ligar-se com outro AA pelos grupos àcido ao Amina de outro, ele pode fazer a ligação pelo hidrogênio presente abaixo do radical.
Aminoácidos com cadeias laterais Ácidas: em pHs fisiológicos (entre 4,5 e 6,0) alguns aminoácidos doam prótons, com isso o seu grupo carboxílico se torna negativo, ácido.
Aminoácidos com cadeias laterais Básicas: Nesses aminoácidos, os radicais tendem à receber protons quando em pH fisiológico.
AAs ácidos e básicos são hidrofílicos, isto é, solúveis em água.

Assim sendo, o que puxa protons para o aminoácido são os NH2:
Se um AA tem um radical ácido (com grupo carboxílico COOH) E um grupo Amino ligado ao carbono-alfa (que todos tem) ele se torna Ácido.
Se um AA tem 2 grupos Amina (um NH2 ligado ao carbono-alfa e outro no radical) ele pode receber mais prótons e se torna básico.
Se um AA tem 2 grupos carboxílicos (um COOH ligado ao carbono alfa e outro ligado ao radical) ele puxa menos prótons e se torna ácido.



Conformação das proteínas.

A síntese protéica funciona como uma daquelas impressoras matriciais usadas antigamente, cujas folhas eram grudadas uma após a outra. No momento em que a síntese ocorre e as proteínas vão sendo impressas, elas passam por 4 estágios.

Estrutura Primária: nessa fase, a proteína encontra-se ainda como ligações peptídicas (isto é, entre vários aminoácidos), formando uma fíta de tamanho variável, mas lisa.

Estrutura Secundária: aminoácidos formam pontes de hidrogênio entre uns e outros, formando uma estrutura espiralada.

Estrutura Terciária é composta de várias estruturas secundárias juntas, em que a proteína contorce-se sobre sí mesma.
post-31754-0-92833100-1344377143_thumb.g
post-31754-0-98507700-1344377282_thumb.j
Aqui, estrutura terciária demonstrando as Pontes de Hidrogênio comentadas anteriormente.
E por último, a estrutura quaternária, que é uma junção de duas ou mais proteínas de estrutura terciária.
post-31754-0-45700400-1344377341_thumb.j
A partir disso, dá pra gente entender como ocorre a Desnaturação da proteína e o porque o cozimento do ovo é importante para que o corpo saiba absorvê-la melhor. Tanto pH, temperatura, agitação fazem com que a estrutura terciária da albumina tenha suas ligações entre os hidrogênios quebrada, com essa quebra o espaço entre uma proteína e outra diminui, o que era transparente fica opaco e a conformação da proteína volta ao seu primeiro estado. Muito mais fácil para eu corpo absorver isso.
post-31754-0-43748600-1344377364_thumb.j

Dúvidas? :nerd:
Em breve, mini-aula de Fisiologia. Editado por lourensini
Postado (editado)

Aula dia 07/08 - Fisiologia.

Primeira aula de fisiolgia foi decadente. Praticamente não houve conteúdo e paguei a aula por nada. Mas a professora é daquelas violenta, já ví que daqui pra frente vou ficar fazendo atualização no fórum até de madrugada com o conteúdo dela.

Transporte através das Membranas Celulares. Gradientes de concentração.

Primeiro, o que é uma membrana celular? do que suas células são revestidas?

Nas fotos abaixo, encontram-se algumas descrições de uma membrana plasmática, composta de um lado externo Polar, hidrofílico, formado por um fosfato ligado à um lipídio, e esse lipídio à outro lipídio que novamente se liga à um grupo fosfato. Por haver um lado hidrofílico (do grupo fosfato) e outro hidrofóbico (camada lipídica interna), a membrana precisa de proteínas que permitam que solutos passem de um lado para o outro.

post-31754-0-92011700-1344381955_thumb.j

O caso é: para que solutos atravessem essa membrana eles necessitam que as proteínas transmembranares os carreguem para dentro ou fora dela, e esse transporte ocorre através da difusão. Para isso precisamos definir "difusão". Em poucas palavras significa a passagem do soluto do meio mais concentrado para o menos concentrado. quando você coloca o wheyprotein na sua garrafa após o treino, ele vai se difundir com a agua, ao invés de acumular só em cima. Todos as partes precisam ter a mesma concentração de whey.

Outro conceito básico é o de Osmose: difusão simples, mas ocorre com a água. Dessa forma teu corpo mantém a mesma quantidade de água em todas as partes.

Mas veja bem, quando se fala em água se fala em Quantidade, diferente de soluto, que refere-se à concentração. Quando se fala em "soluto do menos concentrado para o mais concentrado", quer dizer que há muita água para pouco soluto, e por isso tem que transportar esse soluto para uma célula aonde tenha menos água e ambos estarão em condições proporcionais.

Então a partir disso tem-se dois últimos conceitos, o de difusão ativa e difusão passiva, que é simplesmente a necessidade de precisar não precisar usar energia para mover o soluto. No caso da difusão ativa, há gasto de energia porque a passagem ocorre do meio menos concentrado para o mais concentrado... imagine que você precisa trocar o peso no supino e precisa colocar mais 10kg cada lado, sendo que já há 20kgs em cada lado da barra. Agora imagina que há os dois pesos de 10kgs soltos no chão ao lado do aparelho. Você gastará mais energia erguendo-os (do meio menos concentrado) para colocar na barra que já tem 20kg (mais concentrado) que tirando 10kg da barra e colocando-os no chão.

A dupla camada fosfolipídica da membrana plasmática possui uma permeabilidade seletiva, isto é, cada componente a ser transportado para dentro dela possui um receptor específico, e é aí que entram as proteínas transmembranares. A entrada e saída de solutos da célula também ganha nome: endocitose e exocitose, respectivamente. E os meios em que o soluto se encontra, idem: Intracelular e Extracelular, dentro e fora do meio celular.

Por hoje, vamos mantê-lo simples.

Semana que vem mais fisiologia. Abraços

Addendum 11/08 seguindo a explicação do Quisso e Decimus Maximus.

(mas a deles são muito melhores)

Transporte ativo e passivo ocorrem or causa do gradiente de concentração. Ativo vai contra e passivo vai a favor. O sódio é mais concentrado fora da célula e o potássio mais concentrado dentro. Para jogar potássio para fora da célula o transporte é passivo (facilitado), pois vai a favor da menor concentração, e para jogar sódio para fora é ativo, pois já tem mais sódio lá, então gasta-se energia para colocar mais do mesmo em um lugar aonde já tem bastante. Como há moléculas maiores que íons, ou polares, elas vao precisar passar por um transportador para entrar na célula, a proteína de transporte. Ela pode atravessar a membrana ou ficar do lado de fora. No transporte passivo (facilitado) elas vão obedecer o gradiente de concentração, se a proteína de transporte se abre, os íons saem ou entram, de forma seletiva, canal de potássio abre: potássio entra, canal de sódio, sódio entra. Essa proteína de transporte não escolhe qual o Íon que vai entrar, ela só abre e o que determina quem entra/sai é só o gradiente de concentração.

Isso costuma confundir com difusão simples, mas na difusão simples o transporte ocorre SEM proteína de transporte, e é mais para coisas gasosas e lipossolúveis.

A proteína de Transporte , ou Proteína Carreadora, serve para colocar den tro da célula moléculas maiores que não passam pelos canais Iônicos como os do sódio e potássio. Para isso a molécula se gruda no lado de fora dessa proteína de transporte e ela gira para colocar a molécula no lado oposto (de dentro), mais uma vez, obedecendo o gradiente de concentração, ou seja, de forma passiva. O quisso citou a GLUT, que transporta glicose para dentro da célula (a Insulina só sinaliza um receptor gênico na membrana).

Agora entra o transporte Ativo, que vai contra o gradiente de concentração e que pode transportar tanto Íons quanto Moléculas. Isso acontece por proteína de transporte também, chame-a de Bomba. Bomba é tudo aquilo que vai contra o gradiente, e o transporte ocorre de várias formas: simporte quando duas moléculas/íons diferentes vao pro mesmo lado, antiporte quando uma molécula/íon entra e outra sai (não ao mesmo tempo).

THATS FRAKKING AMAAAZING!

Editado por lourensini
Postado

Já teve histologia?

A parte celular do osso é bem bacana, aqui se vê como o osso é nutrido. Como a matriz óssea é muito calcificada e esses buraquinhos são comunicantes com dois canais (havers e volkmann) que levarão os nutrientes para nutrir essas células que ficam na matriz óssea e periferia. Lá na matriz tem uma célula chamada osteócito que faz a manutenção da matriz, ela tem que se "desdobrar" pra nutrir o osso, é literalmente uma "célula guerreira". heheh

Tive histologia na Univates, em Lageado/RS. Mas não aprendi NADA. Era a época em que eu decorava ao invés de atender.

Aprendi mais lendo o que tu acabou de escrever que durante 2 aulas de sistema ósseo e devoramento de livros.

Keep pumping up.

Postado

Só para constar, parabéns pela iniciativa lourensini, com certeza se tornará um grande profissional.

Estou seguindo o tópico também, comecei Educação Física agora e sempre que posso estou lendo alguns materiais, agora mais estes tópicos que criastes!

Muito obrigado por compartilhar!

Postado

Poha, estou absorvendo muita informação por osmose nesse tópico! huauahuha

Parabéns e continue com a boa vontade para que possamos aprender mais juntos.

E pensar que eles ensinam essas paradas de polipeptídeos no primário quando agente não sabe nem a tabuada direito haauhauhuaaMalditas escolas tradicionalistas...pensam que agente tem o estudo igual nos países de primeiro mundo.

Postado

Poxa, vcs ainda tiveram isso, eu só fiquei sabendo quando comecei a faculdade... sempre fui o aluno mais vagabundo da classe, passei a adolescencia fumando e bebendo e nem sequer tinha cadernos. A coisa mudou quando ganhei conciência. Foi um processo doloroso que daria um livro, mas embora minhas notas da faculdade não sejam as maiores da turma, o objetivo sempre é aprender o conteúdo passado do início ao fim.

Obrigado aos que estão seguindo. Se tiverem dúvidas, não se acânhe em perguntar. Quanto mais respondo, mais raciocíno e absorvo.

Postado (editado)
Só para constar, parabéns pela iniciativa lourensini, com certeza se tornará um grande profissional. Estou seguindo o tópico também, comecei Educação Física agora e sempre que posso estou lendo alguns materiais, agora mais estes tópicos que criastes! Muito obrigado por compartilhar!

Cara, uma vez assistindo Liga da Justiça, lembro-me de uma frase do Brainiac que dizia "quanto menos pessoas tem o conhecimento, mais valioso ele se torna". a princípio tomei como verdade, pois fazia sentido, até ver que era uma falácia. O conhecimento só existe por ser repassado.

O objetivo do Brainiac era absorver a informação disponível de todos os mundos e então destruí-los. Mas e quando todo o conhecimento fosse absorvido e não houvesse mais mundo para destruír, o que fazer com ele?

Poha, estou absorvendo muita informação por osmose nesse tópico! huauahuha Parabéns e continue com a boa vontade para que possamos aprender mais juntos. E pensar que eles ensinam essas paradas de polipeptídeos no primário quando agente não sabe nem a tabuada direito haauhauhuaaMalditas escolas tradicionalistas...pensam que agente tem o estudo igual nos países de primeiro mundo.

Caramba, que iniciativa! Acompanhando com certeza

Brunobyof e abrahao, se tiverem dúvidas e precisarem de explicações alternativas para os conteúdos, perguntem. E não se segurem para corrigir meus erros ou adicionar informações que tenham relação com a aula passada.

Abraço

Parabéns pela sua iniciativa ! Interessante você demonstrar bastante interesse e estudo em sua área . Está em qual semestre do curso ? E apenas por curiosidade, pretende atuar na nutrição esportiva ?

Estou no quarto semestre, mas aqui na faculdade atual é o segundo período.

explicando melhor: nos 2 primeiros semestre eu fiz anatomia, nutrição humana básica, metodologia científica e bioética, histologia e bromatologia.

No terceiro fiz psicologia, padrões alimentares, embriologia e Biologia/genética.

Agora entrei nas matérias mais complicadas e por isso a necessidade de usar o fórum para apresentar o conteúdo e revisá-lo ao mesmo tempo.

Editado por lourensini
Visitante usuario_excluido22
Postado

mas embora minhas notas da faculdade não sejam as maiores da turma, o objetivo sempre é aprender o conteúdo passado do início ao fim.

Nem te acanhes com isso. Notas são só notas, assim como roupas são só roupas, e embora elas possuem seu valor, e este valor possa valer de alguma honraria, no fundo, o que realmente difere um homem de outro não é um papel com números e sim a competência interna que nele existe. E essa competência interna só passa a ser reconhecida quando demonstrada. É como você disse no exemplo de Brainiac, o conhecimento precisa ser transmitido.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...