Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Olímpica Vs Comum


Visitante usuario_deletado343434

Posts Recomendados

Galera,

primeiro queria dizer que gostei do tópico. Muito bom ver informações sem donos da verdade e educação.

Queria acrescentar umas coisas:

A barra entortar não rouba seu esforço. Isso está fisicamente equivocado. Se você fizer o diagrama de corpo livre, vai ver que a força é constante.

Algumas coisas que podem acontecer são: pelo fato dos pesos se aproximarem de vc quando ela entorta, o momento diminua e o ganho de estabilidade facilite sua vida ou a diminuição da extensão da sua repetição, já que as anilhas vão encostar no chão antes.

(aqui vale um parenteses: toda barra 'entorta' ( na verdade ela flete), talvez não haja percepção, mas se há um esforço, as anilhas, ela vai 'entortar')

Para a barra não 'entortar' vc deve ter o maior diâmetro possível e o maior modulo de elasticidade (considerando barras de mesmo comprimento). Para a maioria das ligas de aço, o modulo de elasticidade varia muito pouco (205 GPa). Barras de 1020, 1045 entortariam igual. A diferença é a carga na qual ela vai entortar e não vai voltar a ser reta (deformação plástica, pra quem entende). Mas se vc considerar apenas a parte elástica, não faz diferença. Ressaltando que é a rigidez que vai determinar a flexão da barra, não a dureza!

Também vale ressaltar que se vc pegar mais aberto e concentrar as anilhas mais próximas do centro, ela flete menos (diminui o momento).

Abraço!

PS.: Não quis ofender ninguém, tô falando na boa pq achei que estava incorreto.

As considerações do material também desconsiderei artifícios como trabalho a frio, tratamentos térmicos, etc. Citando isso só pra alguém que entenda mais não levantar a polemica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • 2 meses depois...

Uma dúvida, as barras de minha academia têm meros 8kg, então não são olímpicas, nem mesmo boas como as de alguns que já citaram barras não olímpicas de 12 ou 14kg. Pois bem, hoje tô pegando 130kg no agacho e não tenho, por lógico, como ver durante a execução se a dita cuja tá envergando demais, nem vou pedir ao instrutor para checar, porque aí é capaz dele dizer que sim e me impedir de colocar tanto peso nela. Então a pergunta é teórica mesmo, vocês acham que uma barra de 8kg resiste a muito peso além disso, ou eu devia me preocupar (será que ela tora no meio e aí pode causar um acidente)???

Ah, e na academia tem uma barra mais grossa, um pouco mais curta que as outras, que até achei ser olímpica primeira vez que vi, porém, pesa os mesmos 8kg das outras, então até posso seguir com ela, que é mais "densa", porém não acho que com esse peso aguente muito mais carga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa observação, mas infelizmente esse "fato" é usado como "desculpa" por muita gente, o que quero dizer: o cara chega no primeiro platô e já bota culpa na academia, na barra, etc.... então se o cara que ser profissional top realmente precisa dos melhores equipamentos (e se quer crescer de forma mais "eficiente" isso faz diferença também), porém não é por não ter isso que se pode afirmar que não se consegue um físico top, nem mesmo ganho de força. Mesmo com equipamentos "fitness" pode se ir longe, 90% do fórum tem muito a melhorar de treino, dieta, descanso, antes de se ver limitado pela barra. Agora, é claro que eu mesmo queria que minha academia tivesse barra olímpica, só que não...

Concordo...

Sem duvidas barras olímpicas são superiores, mas com certeza da pra evoluir muito bem com equipamentos comuns; aqui no fórum tem gente levantando mais de 200kg no terra com barra comum e sem recartilho.

Claro, pra quem pensa em competir vale a pena investir em uma academia com barra e anilhas olímpicas ou até mesmo comprar as próprias. Agora, quem não tem esse objetivo, e tbm não tem tanta verba pra bancar material top( os comuns são caros aqui, os bons mais ainda) da pra se virar com barras normais mesmo.

Eu to comprando anilhas e barras normais aqui, mas pretendo futuramente ter olímpicas, e como as anilhas não são vazadas, da pra fazer o esquema do hellgod, de aumentar a furação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

galera, tentei procurar em algum outro lugar, mas não encontrei... To mandando fazer um barra 1 1/2" para treinar sl5x5. Acham que dá pra fazer tudo de boa, ou pro exemplo, vou ter mais dificuldade em fazer o OHP?! valeu!

Não sou especialista em barras, mas sei que em exercícios geralmente "quanto mais difícil, melhor", então melhor ter de se adaptar a uma barra grande, do que usar as "pequenas" sem futuro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...