Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Olímpica Vs Comum


Visitante usuario_deletado343434

Posts Recomendados

Visitante usuario_deletado343434

Fala pessoal.

Hj eu estava na minha peregrinação atras de anilhas olimpicas de ferro e um fabricante me pegou de surpresa com a pergunta "Qual a vantagem da anilha olimpica para a normal?"

Realmente, na hora não me lembrei nem de dizer que as barras normais entortam com muito peso. Enfim, fiz uma pesquisa rapida e achei algumas boas observações neste site:

http://www.adamantba...tandard-Weights

Entretanto, ali fala que as barras comuns envergam apartir dos 90 KG e a minha experiência diz, que aquelas barras niqueladas de 2 metros entortam com 80 KG ou até menos.

Enfim, gostaria do feedback do pessoal que assim como eu, não troca uma barra olimpica por nada. :medieval:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Para o uso, a barra olimpica eh bem melhor. Nas da minha academia, elas recomendam peso maximo de 250Kg (isso deve ser o total). Anilha nao vejo diferenca. Anilhas olimpicas encaixam na barra olimpica, onde o furo no meio para encaixe eh bem maior, apenas isso mesmo. Anilhas normais passam a ter problemas quando elas nao sao redondas, sao exagonais ou octagonais, ai quando voce larga a barra ela nao fica parada, e a distancia do chao varia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vantagem das anilhas olimpicas so existe pra quem teina levantamento olimpico,quem ja fez snatch ou clean and jerk,sabe que se algo der errado a unica saida vai ser largar a barra seja na altura que for,desde que seja no chao apropriado.Por ser emborrachada é propria para isso,lembrando que a qualidade varia de marca pra marca,a eleiko diz que suas bumper plates de treino duram ate 5000 drops.

Editado por Filipe Silva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade anilha olimpica é um padrão, com 45cm de diametro, e furação de 50-51mm, não indica que seja emborrachada, ou de ferro, ou bumper plates....qualquer uma que tiver essas medidas é olimpica.

Agora sobre as barras, com certeza a olimpica é sempre muito superior, por ter a rolagem nos colarinhos. Se puder escolher entre as duas não tenha duvida...

Quanto a barra comum cromada de 2m, não entorta tão facil assim, aquela la da academia começou entrotar a partir de 100kg cada lado quando comecei a usar, sendo que ja coloquei até 270kg nela, e se manteu firme, por ser uma porcaria comum, mesmo com uma pequena envergada.

Erro meu,achei que ele estava falando unicamente das bumpers,lendo o inicial outra vez notei o "anilhas olimpicas de ferro".

Editado por Filipe Silva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

po julio, pelo que sei a furacao olimpica vai ate 52mm (de 50-52)

pro autor do topico, barra entortar com 80-90kg? voce quer dizer 80~90kg de cada lado ne!? as minhas barras foram feitas com aço sae 1020 e nao entortam facil assim nao hein...

ou eu nao entendi direito a historia ou essas barras sao pessimas...acho que pra entortar assim, só barra oca haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado343434

Eu devo ser um tremendo de um azarado então, pois na atual academia onde treino, a barra é niquelada de 2,20 com adaptador para anilhas olimpicas, e esta barra começa a envergar apartir dos 50 Kg de cada lado. Em outra academia que treinei, tbm tinha uma barra niquelada de 2,20 adaptada para anilhas olimpicas e essa era pior ainda, começava a envergar com 45 Kg (ou menos) de cada lado, ambas as barras pesam mais de 15 Kg. Duvido muito que todas as barras niqueladas de 2,20 no Brasil tenham a mesma qualidade.

Se for focar a resposta nas anilhas, realmente a vantagem está em poder usar Bumper Plates, mas é claro que a preferencia dos atletas está em usar barras olimpicas. Sempre que uma barra enverga, ela está trabalhando e absorvendo a força que você está empregando no movimento, tanto na excentrica quanto na concentrica, além de comprometer a execução do movimento, a concentração do atleta e possiveis riscos a integridade fisica com altas cargas.

O dono da academia está trocando os equipamentos e inclusive as barras, eu acho que vou comprar para fazer OL's para altas reps e baixa carga. Se isso acontecer, coloco a foto dela e dos adaptadores para anilhas olimpicas aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Voces tem ideia ou algum modelo de projeto de como fazer aqueles adaptadores pra anilha olimpica na ponta?

Na minha academia também é desse jeito(barra adaptada estilo olimpica) e é mo boa.

Anilha com furação de 50~52mm também é meio dificil de achar pra comprar por kg né?

Na verdade anilha olimpica é um padrão, com 45cm de diametro, e furação de 50-51mm, não indica que seja emborrachada, ou de ferro, ou bumper plates....qualquer uma que tiver essas medidas é olimpica.

Agora sobre as barras, com certeza a olimpica é sempre muito superior, por ter a rolagem nos colarinhos. Se puder escolher entre as duas não tenha duvida...

Quanto a barra comum cromada de 2m, não entorta tão facil assim, aquela la da academia começou entrotar a partir de 100kg cada lado quando comecei a usar, sendo que ja coloquei até 270kg nela, e se manteu firme, por ser uma porcaria comum, mesmo com uma pequena envergada.

Uma época eu lembro de voce falar que ia improvisar bumper plates com pneu de carro. Chegou a concluir o projeto julio? tem ideia de quanto pesa barra + pneus?

Esses dias vi uma adaptação de bumper de madeira: o cara compro a madeira, serrou ela redonda e fim. hehe.

Fiquei pensando se não quebraria facil, mas ele falou que era tão simples de fazer que nem ligava se quebrasse.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado343434

Rapaz, a adaptação é o mesmo tubo que a barra olimpica usa. A diferença é que na adaptação o tubo ou é soldado na barra ou é fixado com chave allem e na barra olimpica é colocado rolamentos no tubo.

Um serralheiro pode fazer esta adaptação. Eu encomendei dois suportes para anilha e barras, onde o serralheiro vai usar esses tubos, qdo estiver pronto eu posto as fotos.

Em relação as barras usadas que iria comprar, eu desisti, já entrei em contato direto com o fabricante de barras daqui do sul e vou pedir umas barras especiais de PL, qdo estiver pronto eu posto as fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...