Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dieta Metabólica + Lipo 6 Black Uc

Ricard

Posts Recomendados

Postado

Que acha da série/sequencia do treino mano? Volumoso? Pouco?? Queria umas dicas nesse sentido...To tentando manter 3/4 exercícios para musculos grandes e 2/3 pra pequenos garantindo a intensidade com o metodo piramide e as cargas progressivas. Mas ontem achei estranho. Descer 3 lances de escada foi mais facil que semana passada hehe. Apesar das pernas bambas kkkk.

• Respostas 150
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postado

Dia 13 - 20/08/2011

Dia corrido, mal tive tempo pra comer. Dia off, então , sem treino. Café da manhã dentro da dieta, porém, como fiquei o dia todo sem comer, resolvi iniciar o carb loader de noite com algumas fatias de pizza e sushis hehe.

No entanto, não estrapolei a dose de carbos, que ficou na ordem de pouco mais de 100g ao todo. Nem as calorias.

Hoje é o loader oficial, depois fecho com o resumo do dia.

The fight continues... :medieval:

Postado (editado)

Dia 14 21/08/2011 Carb Loader

Loader dentro do previsto, sem exageros. Mantive a dosagem de carbos em aproximadamente 400g. Acrescentei colágeno hidrolisado à suplementação.

Dia 15 22/08/2011 Treino Peito/Bíceps

Ainda não consegui retomar os AEJ, agora S. Pedro ta trollando comigo. Dieta dentro do previsto.Achei a perda menor do que eu previa, me pesei depois do fax matinal e parece que estabilizei em 95kg, apesar de ter marcado 94 no domingo antes do Loader.

Treino à noite muito bom, força aumentando satisfatoriamente, algumas linha de contornos dos músculos começam a aparecer. Treino bastante intenso mesmo, com técnica pirâmide e cargas progressivas, estou aumentando a carga a cada série e sempre começando o treino com uma carga maior que o ultimo.

No mais estou me sentindo bem mais leve e fino, apesar de a minha maior nóia, a barriga de chopp não ter demonstrado muita redução ainda.

Editado por Ricard
Postado (editado)

Dia 14 21/08/2011 Carb Loader

Loader dentro do previsto, sem exageros. Mantive a dosagem de carbos em aproximadamente 400g. Acrescentei colágeno hidrolisado à suplementação.

Dia 15 22/08/2011 Treino Peito/Bíceps

Ainda não consegui retomar os AEJ, agora S. Pedro ta trollando comigo. Dieta dentro do previsto.Achei a perda menor do que eu previa, me pesei depois do fax matinal e parece que estabilizei em 95kg, apesar de ter marcado 94 no domingo antes do Loader.

Treino à noite muito bom, força aumentando satisfatoriamente, algumas linha de contornos dos músculos começam a aparecer. Treino bastante intenso mesmo, com técnica pirâmide e cargas progressivas, estou aumentando a carga a cada série e sempre começando o treino com uma carga maior que o ultimo.

No mais estou me sentindo bem mais leve e fino, apesar de a minha maior nóia, a barriga de chopp não ter demonstrado muita redução ainda.

olha, tenta deixar suas series em 3 ou 4 maximo e repetições em 8

assim vai aumentar cargas em todos exercicios, com tempo vc se acustuma com

essa fraqueza, mais sempre vai notar uma certa falta de gás.

se não conseguir fazer cardio em jejum... pode fazer depois dos treinos

intercalando corrida com caminhada... até ter um condicionamento pra correr

sem pausas... se o peso parar de descer mesmo assim, pode ser uma retenção

da uma olhada no sodio que anda comendo. e pode se acustumar a barriga e as gordurinhas

da parte interna da coxa são as ultimas a dizer tchal

Editado por Hazama san
Postado

Hahaha to ligado hazama kkkkk gordurinhas safadas mesmo kkkkk

O treino to fazendo 15 reps com pouco peso, pra aquecimento, depois meto mais peso e faço 12 reps, depois 10 rep com um pouco mais de peso (geralmente rosca/supino/tríceps 2 ~5kg a mais leg/agacho/terra 10 ~20kg) e fecho com 08 reps com uma carga maior, essa geralmente da um trabalho danado pra acabar.

Dessa forma tenho garantido a intensidade dos meus treinos e aplico essa tecnica em todos eles.

Postado

Dia 16 23/08/2011

Dia off, dieta mantida.

Dia 17 24/08/2011

Dieta normal, treino insano. Costas/tríceps, aumentei todas as cargas, principalmente no terra. Saí da academia detonado e parecia que ia vomitar auhauhauahuahuahua.

Postado (editado)

Estava a procura de uma barra de proteína caseira com baixo carbo e achei essa num site gringo. Não parece muito apetitosa hehehe mas de repente cumpre o que promete.

Chocolate and Nuts Protein Bar.

P7250237-300x225.jpg

Ingredients

• 6 scoops chocolate protein powder (Half Casein/Half WPC but any will do)
  • 1/2 cup walnuts
  • 1/2 cup cashews
  • 2 eggs whole
  • 2 egg whites
  • 1/2 cup LSA mix
  • 1 cup almond meal
  • 1/2 cup skim milk

Directions

Preheat oven to 350ºF.

Beat eggs and egg whites together.

Mix all dry ingredients together in a large bowl.Ensure ingredients are well mixed before adding the skim milk and eggs. Stir mixture well, it will become very thick. Add up to another 1/2 cup of water slowly until mixture is a sticky dough.

Spray an 8″x8″ tray with olive oil. Spread mixture evenly in pan and pop in the oven for 15 minutes.When cooked the bars should still be slightly sticky inside. Cut into 6 pieces and store in the fridge.

Fonte:

Joguei no tradutor do google e deu pra entender mais ou menos, vou tentar fazer nesse final de semana e posto os resultados aki. Se alguem com conhecimento em inglês puder traduzir legal ficaria grato.
:laughingsmiley:
Editado por Ricard
Postado

O Faelbatera falou td. Existem carbos bons , q evitam q vc perda massa magra e ajudam emagrecer. Faz uma coisa pro resto da vida, nao soh pra mais um verao. senão vc vai virar uma gelatina de tanta flacidez. Mesmo fazendo td. Certinho ainda perde massa magra (uns 10 % ) no seu caso nessa dieta vc ta perdendo bem mais do q isso em massa magra. Imagina daqui a dez anos e dez regimes desses....

Postado (editado)

O Faelbatera falou td. Existem carbos bons , q evitam q vc perda massa magra e ajudam emagrecer. Faz uma coisa pro resto da vida, nao soh pra mais um verao. senão vc vai virar uma gelatina de tanta flacidez. Mesmo fazendo td. Certinho ainda perde massa magra (uns 10 % ) no seu caso nessa dieta vc ta perdendo bem mais do q isso em massa magra. Imagina daqui a dez anos e dez regimes desses....

Se ele fizer tudo certo vai perder 10% de MM ou mais que isso? pode me falar mais sobre essa sua teoria? sempre gosto de ver os pontos de vista de cada user...

Editado por Hazama san
Postado

Sim mesmo com dieta e exercícios vc perde massa magra, no momento q vc ingere menos calorias, seu organismo entra em catabolismo, secretamdo menos insulina. E entra mtas vezes. Em gliconeogenese. Eu consegui perder somente 2% de massa magra. Mas depende do metabolismo de cada um. Estes dez por cento Nao saíram da minha cabeça . Foram feitos inúmeros estudos publicados em revistas cientificas desde o inicio dos anos 90 ate hj. Tem gente q sugere q numa dieta hipocalorica se use esteróides Anabolizantes justamente pra evitar essa perda, mas isso eh outra conversa

• Supermoderador
Postado

É totalmente possível fazer dieta sem perder massa magra. Mas você precisa ingerir proteína em quantidade suficiente para repor os aminoácidos que o corpo irá utilizar na gliconeogênese. E ter um treino decente, intenso o suficiente para estimular a manutenção da massa magra.

Eu fiz dieta com restrição calórica da ordem de 1.000 kcal por dia durante umas 5-6 semanas e ganhei 1 kg de massa magra (além de perder 6 kg de gordura). Como você explica?

Postado

cara você ainda tá em um nível muscular baixo , só era usar carbs de qualidade , banana , batata doce . cetogenica realmente seria o correto na TEORIA , mais acho que certas coisas vão alem da teoria. nesse nivel muscular ai você consegue perder gordura e ganhar massa magra só depende da dieta. e faz um treino pra ganho de massa muscular e pronto. seria melhor treino de força.

Postado

Sim mesmo com dieta e exercícios vc perde massa magra, no momento q vc ingere menos calorias, seu organismo entra em catabolismo, secretamdo menos insulina. E entra mtas vezes. Em gliconeogenese. Eu consegui perder somente 2% de massa magra. Mas depende do metabolismo de cada um. Estes dez por cento Nao saíram da minha cabeça . Foram feitos inúmeros estudos publicados em revistas cientificas desde o inicio dos anos 90 ate hj. Tem gente q sugere q numa dieta hipocalorica se use esteróides Anabolizantes justamente pra evitar essa perda, mas isso eh outra conversa

Não discordo nem concordo totalmente. A propósito, li bastante a respeito dessa dieta, e ainda estou lendo, tenho bem conhecimento dos prós e contras e na verdade, não vai rolar essa dieta mais de três meses. Mas a priori vou continuar , grato pela opinião.Quanto ao catabolismo, essa dieta segue o princípio de 2g ou mais de prot por kg corporal, isso em tese evitaria a perda de massa magra na gliconeogenese. Durante a cetose o corpo usa a gordura ingerida + acumulada com o fonte de energia e a qtd de gordura tambem é mais elevada do que numa dieta comum. de novo trabalhando para evitar ao maximo o catabolismo. Ainda assim sei que posso perder medidas mas issoa princípio não é tão grave desde que seja o minimo possivel, por isso meu treino tem sido muito intenso. Creio estar no caminho certo e vou até o fim. Estou vendo o resultado de meu corpo com pouco ou nenhum carbo, minha força tem aumentado consideravelmente, diferente da primeira semana que me senti fraco como um rato hehe

É totalmente possível fazer dieta sem perder massa magra. Mas você precisa ingerir proteína em quantidade suficiente para repor os aminoácidos que o corpo irá utilizar na gliconeogênese. E ter um treino decente, intenso o suficiente para estimular a manutenção da massa magra.

Eu fiz dieta com restrição calórica da ordem de 1.000 kcal por dia durante umas 5-6 semanas e ganhei 1 kg de massa magra (além de perder 6 kg de gordura). Como você explica?

Exato.

cara você ainda tá em um nível muscular baixo , só era usar carbs de qualidade , banana , batata doce . cetogenica realmente seria o correto na TEORIA , mais acho que certas coisas vão alem da teoria. nesse nivel muscular ai você consegue perder gordura e ganhar massa magra só depende da dieta. e faz um treino pra ganho de massa muscular e pronto. seria melhor treino de força.

Uma boa maneira de conhecer a si mesmo é estudar certas teorias, confrontar opiniões e ver o que da certo à medida que seu corpo responde aos estímulos oferecidos. Até o momento meu corpo tem respondido favoravelmente, vou continuar e ver, ao fim dos 3 meses previstos onde vou estar. Grato pela opinião e go go.

Dia 18 - 25/08/2011 dia off

Dieta normal, dentro do previsto. Finalmente consegui fazer a avaliação física, o professor me garantiu entregar os resultados na segunda.

Dia 19 - 26/08/2011

Dieta normal Treino muito bom. Pernas/ombros e trapézio.

Aumentei bem as cargas, muito bom mesmo.

Minha resistência nos aeróbicos tbm tem aumentado bastante.

Dia 20 - 27/08/2011

Dieta dentro do previsto, hoje acabou o Lipo 6 Black UC. Sinceramente não vi nada de favoravel que justifique os R$150,00 pagos nele, pelo menos nada que um termogênico normal não faria. Já usei vários tipos e até o momento o L6BUC foi o que menos me agradou. Vou seguir adiante sem o Lipo e ver o que muda, se é qua vai mudar algo.

A receita ainda não pude testar pq não achei farinha de amendoa aki na cidade, mas considerando a propria fruta, tem uma qtd de carbo relativamente alta, sei não se iria atender, vou pesquisar mais até axar uma receita que seja de pouco carbo mesmo.

Postado

Ai Rick, tive a mesma experiência decepcionante com o Lipo Black. Pra falar a verdade até o termogênico da Athletica Evolution fez mais resultados do que ele. Tenho certeza que joguei meu dinheiro fora, e olha que eu comprei o meu por R$180,00.

Postado

Ai Rick, tive a mesma experiência decepcionante com o Lipo Black. Pra falar a verdade até o termogênico da Athletica Evolution fez mais resultados do que ele. Tenho certeza que joguei meu dinheiro fora, e olha que eu comprei o meu por R$180,00.

Verdade, considerei o preço sem o frete heheh ficou quase a mesma coisa. Bom pra aprender, mas sei lá, meu irmão mais velho usou e disse que foi bom pra ele.

Dia 21 - 28/08/2011 Carb Loader

Dieta dentro do previsto, carbos na ordem de 500g. Aproveitei pra matar uma vontade de comer uns biscoitos hehehehe de resto, nada de exageros.

Postado

@Ricard

Pretendo iniciar na proxima semana uma dieta igual a sua. Mas tenho algumas duvidas ainda, dentre elas: Qual a quantidade de proteina e gordura que é bom usar g/kg?

E o mais importante, você tá tendo resultados bons em perda de grdura e definição?

Postado (editado)

@Ricard

Pretendo iniciar na proxima semana uma dieta igual a sua. Mas tenho algumas duvidas ainda, dentre elas: Qual a quantidade de proteina e gordura que é bom usar g/kg?

E o mais importante, você tá tendo resultados bons em perda de grdura e definição?

Bom mano, se você está pretendendo fazer essa dieta aconselho a ler o livro do Dr. Pasquale, o sistema e o embasamento cientifico está todo la e fica mais claro pra vc traçar seu caminho. Estou tentando manter a dosagem de proteínas na ordem de 2g/kg mas n está sendo fácil hehe. Gordura tenho usado a gema do ovo, azeite e algumas azeitonas. Primeiro mês ainda, dei uma sensível afinada principalmente na gordura dos braços, peito, pernas e parte lateral da cintura, coisa de uns 5cm na região da barriga. mas ainda é muito pouco e tem muita coisa pela frente.

Dia 22 - 29/08/2011

Dieta dentro do previsto, primeiro dia de treino sem o Lipo 6. Uma coisa tenho que admitir. O Lipo 6 corta o apetite. Hoje ssenti uma fome descomunal, sem tropeços mas foi tenso demais. Tive diarréia pela manhã e isso me deixou zuado o resto do dia. Bati o pré-treino às 17:00 e qdo cheguei na academia 1h depois tava com uma fome du capeta, as pernas pesadas. Fiz 10' de esteira na marra correndo durante 6', diferente dos 10' ou mais que vinha fazendo. Fui pros pesos, peito bíceps, fiz o treino meio que na marra, não tinha disposição mas fiz assim mesmo.

Cheguei em casa, em olhei no espelho p@#$ comigo mesmo e me chinguei até a próxima encarnação hehehhe. Coisa de maluco mesmo hehehehe.

Mas a guerra é assim mesmo e desistir não é uma opção :medieval:

Editado por Ricard
Postado

Me bateu uma curiosidade Maatt. Quais suplementos vc vai usar? A princípio eu tava indo de Lipo 6, Whey e Albumina. Agora que acabou o Lipo 6 estou pensando em pegar outro termo mas to vendo ainda. Já a Albumina vou largar de lado, substituir pelos ovos mesmos sai até mais em conta, além de ser mais saboroso. Aquela albumina body builder tinha gosto de pena de galinha e cheiro de granja kkkkkkkkk abrir o pacote e entrar numa granja o cheiro e o mesmo nunca mais compro isso. E pelas minhas contas o preço da Albumina da 10 duzias de ovos heheheheeheh. 2 ovos tem mais proteina do que 30g de albumina, pelo menos dessa marca.

Abraço ae e boa sorte, faz seu relato que eu vou acompanhar com certeza. Mas não se prende a suplementos não, da pra conseguir os nutrientes in natura de boa (haja ovo :confused02: )

Dia 23 - 30/08/2011 off

Dieta normal, sem Lipo 6. Nada relevante a relatar. Apenas a sensação de cetose que ja fica evidente, um gosto característico na boca e alguns minutos após a refeição da uma fomezinha que some sem mais nem menos. Peguei a avaliação física, 26% bf. Muuuuuuito caminho pela frente pra torrar esses quase 6kg de gordura extra, ficar com no max 20% ou abaixo e partir pra outros vôos. Ainda mais de 2 meses pela frente, firme e determinado.

Postado
Me bateu uma curiosidade Maatt. Quais suplementos vc vai usar? A princípio eu tava indo de Lipo 6, Whey e Albumina. Agora que acabou o Lipo 6 estou pensando em pegar outro termo mas to vendo ainda. Já a Albumina vou largar de lado, substituir pelos ovos mesmos sai até mais em conta, além de ser mais saboroso. Aquela albumina body builder tinha gosto de pena de galinha e cheiro de granja kkkkkkkkk abrir o pacote e entrar numa granja o cheiro e o mesmo nunca mais compro isso. E pelas minhas contas o preço da Albumina da 10 duzias de ovos heheheheeheh. 2 ovos tem mais proteina do que 30g de albumina, pelo menos dessa marca.

Abraço ae e boa sorte, faz seu relato que eu vou acompanhar com certeza. Mas não se prende a suplementos não, da pra conseguir os nutrientes in natura de boa (haja ovo :confused02: )

ahhaha. Então cara, pretendo tomar OxyELITE e whey apenas. Quanto a alimentação, maximo de umas 15g de carb/dia e muita proteina/gordura. Problema é o almoço, vou ter que almoçar ovo+queijo todo dia, porque no trabalho o cardápio e variado e as vezes não tem comida proteica. Meu cardápio vai ficar meio parecido com o teu. Ah, e no pré-treino alguma proteina, e no pós treino banana+whey (troquei o malto pela banana=menor pico insulina).

Postado

Realmente ao meu ver o malto iria atrapalhar na cetose e cuidado com a frutose. Fruta na primeira fase non ecziste!! Se pa la pra terceira semana. Esquece frutas e leite na primeira fase. Vai ser mais facil controlar o nvl de carbo e entrar em cetose.

Postado

Bons relatos Ricard..

continue relatando.

Em que pese eu nao estar relatando, tbm estou fazendo dieta cetogenica (Metabolica), suplementando com whey, albumina, oxyelite, polivitaminico e xtend.

Estou gostando dos resultados. Em aproximadamente 10 dias já perdi 3 kgs de banha.

Em relação ao lipo 6, eu tomei o black no começo do ano e nao vi resultados. Ja com o oxyelite os resultados estão vindo.

Abraços

Postado
Realmente ao meu ver o malto iria atrapalhar na cetose e cuidado com a frutose. Fruta na primeira fase non ecziste!! Se pa la pra terceira semana. Esquece frutas e leite na primeira fase. Vai ser mais facil controlar o nvl de carbo e entrar em cetose.

Mas tipo, 1 banana p/dia pode, pois troquei pelo malto, e fica no pós treino. Mas outra coisa, mesmo sendo em final de semana não pode frutas e leite? Oo

Postado
no final de semana (recarga de carboidratos) pode sim.

Ah ok, valeu. Comecei ontem ler o livro, e provavelmente não faça recarga no primeiro fds (recomendado no livro)

• Supermoderador
Postado

Eu não vejo problema em fazer na primeira semana, afinal de contas a partir da terceira semana você terá apenas uma semana entre recargas. Mas não é necessário, dá pra fazer a recarga só na segunda semana sem problemas (a não ser que seu treino seja muito volumoso, depletando o glicogênio em uma semana).

Ah, ainda acho melhor usar o carboidrato antes do treino do que depois. Não tem necessidade de usar depois, e antes ele pode ajudar no treino.

Abraços.

Postado (editado)

Poisé também pensei em usar o carb (banana) antes do treino. Porém tem uma parte do livro que diz que não é bom ingerir carb em hipótese alguma no pré-treino, visto que ele inibira a produção de alguma coisa, ou aumentará de outra não lembro, assim dificultando no processo da MM eu acho. Se não me engano tem a ver com a parte de testo... IGF-1..

E usando no pós (banana+whey), irá repor um pouco das energias com esse baixíssimo pico de insulina assim talvez "tendo um maior aproveitando do whey".

Sobre a recarga, provavelmente eu faça então nesse primeiro, mas moderada.. Ou seja, só acrescentarei pão+algo no café/janta, e várias frutas no decorrer do dia. Almoço continua igual..proteina/gord.

Editado por Maatt
  • Supermoderador
Postado

Isso de manipulação hormonal é algo bastante contraditório... até onde eu sei, mesmo que faça diferença, ela é extremamente pequena (é como querer manipular GH por exemplo).

Por outro lado, o uso do carboidrato antes pode ajudar a você manter a sua força no treino - o que é muito mais importante, a longo prazo, para você manter sua massa magra.

Eu não li o livro do Di Pasquale, mas fico meio encucado com uma afirmação como essa. Porque parece que ele está assumindo que você irá ganhar massa magra durante este treino - e isto em teoria não ocorre, você está em cetose (que é catabólica por si só), e ainda com déficit calórico. Não tem como ganhar massa magra dessa forma.

O que seria anabólico na dieta é justamente o carb-load, mas ainda assim há algumas controvérsias.

Da mesma forma, o aproveitamento do whey após o treino também não muito sentido, já que você está em déficit calórico. O treino gera uma "janela" que pode durar até 24 horas (ou talvez mais), na qual a síntese de proteínas fica elevada. Mas seu corpo não tem energia suficiente (proveniente da dieta) nem para realizar suas funções básicas; quem dirá para hipertrofiar seus músculos (embora isso ocorra em iniciantes).

De minha parte, para encerrar a questão do carboidrato antes do treino (peço desculpas ao Ricard por usar o tópico dele), vou colocar abaixo o que o Lyle Mcdonald fala no The Ketogenic Diet:

"Why pre-workout carbs?

Weight training is not generally limited by the availability of blood glucose. Studies giving carbs prior to resistance training have not found an increase in performance (1). However, almost without exception, individuals on a SKD who consume pre-workout carbs report improved strength and endurance and an ability to maintain a higher intensity of training during their workout. Anyone following a ketogenic diet who wishes to perform high intensity training can benefit from the TKD approach.

Very little research has examined the effects of a ketogenic diet on weight training performance and it is difficult to determine exactly why performance is improved with preworkout carbs. It may be that raising blood glucose to normal levels, which only requires a minimal 5 grams of carbohydrate (2), allows better muscle fiber recruitment during training or prevent fatigue. Ultimately, the reason why carbohydrates improve performance is less critical

than the fact that they do.

Additionally, individuals performing extensive amounts of aerobic training on a SKD typically report improved performance with carbs consumed before and during workouts. Even at low intensities, performance on a SKD is limited by glucose and muscle glycogen. For this reason, endurance athletes using a SKD are encouraged to experiment with carbohydrates around training."

Sobre o uso de carboidratos após o treino, ele fala o seguinte:

"Post-workout carbohydrates might be expected to have a greater effect on ketosis, in that insulin levels will most likely be higher than are seen with pre-workout carbohydrates (5,6). For this reason, individuals may want to experiment with pre-workout carbohydrates first, only adding post-workout carbohydrates if necessary"

"For individuals wishing to consume carbs post-training to help with recovery, an additional 25-50 grams of glucose or glucose polymers are recommended. In this situation, the type of carbohydrate ingested does matter and fructose and sucrose should ideally be avoided, since they

may refill liver glycogen and risk interrupting ketone body formation. This limits post-workout carbohydrates to glucose or glucose-polymers, which are not used to refill liver glycogen (7).

With pre-workout carbs, there will be an increase in insulin after training ends. Even if individuals do not want to take in carbs after training, ingesting protein can help with recovery as the insulin from pre-workout carbs should push amino acids into the muscle cells. Consuming 25-50 grams of a high quality protein immediately after training may help with recovery."

Interessante que ele cita que frutose deve ser evitada após o treino, uma vez que ela é metabolizada no fígado e pode inibir a formação de corpos cetônicos (interrompendo a cetose). Eu não sabia disso.

Abraços Maatt.

Postado

Nossa, ficou muito bem entendido. Valeu. Vou ter que substituir então, ou melhor tirar o carb e deixar apenas o whey no pós. Mas não há problema em comer, por exemplo, ao invez de carb, se eu não necessitar dessa reposição, umas 5 azeitonas, ou atum no pré-treino né? Sobre a frutose e sacarose nos dias de semana ficou esclarecido que é melhor não usar pois pode comprometer a ketone, mas nos finais de semana é tranquilo como você disse né, acredito eu.

Obrigado pelas respostas e também peço desculpas ao ric, mas espero que ajude ele e os demais com alguma eventual duvida.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Criar Novo...