Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A Gema Do Ovo

Leonzito

Posts Recomendados

Postado (editado)

Um ovo tem em média 210 miligramas de colesterol.É coisa pra chuchu.Para ingerir a mesma quantidade, você precisaria comer 300 gramas de pão de queijo,um pacote de manteiga, 500 gramas de almôndega ou 2 quilos de biscoito de polvilho.

Como os médicos recomendam um consumo de até 300 miligramas de colesterol por dia, um único ovo já preenche quase toda a cota.

Falando assim, pareçe até que cortar o ovo da dieta é a melhor saída para evitar doenças cardiovasculares, certo? Errado.

Acontece que a quantidade de colesterol de um alimento não tem impacto direto sobre o colesterol plasmático(do sangue).O mecanismo é complexo e depende de fatores genéticos, consumo de gorduras saturadas e trans, falta de atividade fisíca e dieta pobre em fibras. Ou seja, ao comer um ovo, acontece uma variação do colesterol, mas ela vai depender de outros fatores- e com certeza será inferior a 210 miligramas.

Um estudo realizado em 1999 colocou o ovo definitivamente no lugar do mocinhos.Ele foi levado a cabo durante 8 anos pelo médico Frank Hu, professor de nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos EUA.A equipe analisou 38 mil homens entre 40 e 75 anos e 80 mil mulheres entre 34 e 59 anos, que adicionaram diferentes quantidades de ovo á dieta normal.Hu concluiu que o consumo de até um ovo não teve impacto significativo sobre o risco de doenças cardiovasculares e derrame em pessoas saudáveis.O risco aumentou apenas entre os diabéticos.

A preocupação com o colestreol é tão grande que muita gente se esquece dos benefícios do ovo em uma dieta equilibrada.Além de ser rico em proteínas, tem minerais como ferro e zinco.É também um dos poucos alimentos que contêm vitamina D.Apenas um terço de suas gorduras são saturadas, contra 60% das de um requeijão.E tudo isso por 75 calorias- menos que uma banana.

ONDE ESTÁ O COLESTEROL

BACALHAU REFOGADO -112*

PINTADO ASSADO -126

MANTEIGA -200

CAMARÃO COZIDO -241

LAMBARI FRITO -246

LULA GRELHADA -260

MANJUBA FRITA -270

OVO COZIDO -397

FÍGADO GRELHADO -601

CORAÇÃO DE FRANGO GRELHADO -280

mg de colesterol por 100g de alimento

Fonte Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Fonte : Super Interessante (Edição Especial) Edição 279 JUN/2010

73 Mitos Alimentares.

Editado por Leonzito
Postado (editado)

ta todo mundo careca de saber que o ovo, numa dieta balanceada e no nosso contexto (puxadores de ferro), nao vai fazer mal algum...eu como de 5 a 6 inteiros por dia, e meus niveis de colesterol estao perfeitos!

Editado por junior_dnz
Postado

ta todo mundo careca de saber que o ovo, numa dieta balanceada, nao vai fazer mal...como de 5 a 6 inteiros por dia, e meus niveis de colesterol estao perfeitos!

É verdade, eu como 10 por dia na minha dieta Hiperproteica, meus resultados são maravilhosos!! ;)

Postado

Vocês não leram o artigo todo? :facepalm:

Acontece que a quantidade de colesterol de um alimento não tem impacto direto sobre o colesterol plasmático(do sangue).O mecanismo é complexo e depende de fatores genéticos, consumo de gorduras saturadas e trans, falta de atividade fisíca e dieta pobre em fibras. Ou seja, ao comer um ovo, acontece uma variação do colesterol, mas ela vai depender de outros fatores- e com certeza será inferior a 210 miligramas.

Postado (editado)

Galera, eu li varios artigos aqui mesmo no fórun e varios usuarios relataram que não tiveram problema com os ovos, mesmo em quantidades elevadas, o que prejudica mesmo é a falta de atividade fisíca e uma dieta pobre em vitaminas e fibras como o artigo relata.

Efim, varia de pessoa pra pessoa. :D

Editado por Leonzito
  • 2 semanas depois...
Postado

Eu tb comia ovos mais minha mãe não deixa eu comer mais por causa dos riscos de colesterol alto no futuro!

Pq hj meu colesterol esta otimo mais no futuro ela diz q pode estar sendo prejudicado.

Quem esta certo?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...