Ir para conteúdo

Quero ganhar massa - Crossfit + musculação

Cristianombp

Posts Recomendados

Postado

Fala, pessoal!

Voltei a treinar semana passada e faço Crossfit, por ser uma modalidade que eu gosto mais que a própria musculação. Antes eu era bem gordo e hoje em dia dei uma boa secada, mas ainda com muita concentração de gordura na barriga.

Meu braço é minúsculo e eu quero conciliar o Crossfit com 2 dias de musculação pra treinar tanto isso quanto outras partes superiores, como peito e costas. Meus treinos do Cross puxam bastante do inferior e é uma região que eu tenho uma boa genética (contrário de todo o meu superior, praticamente).

Pensei em segunda, terça, quinta e sexta fazer Crossfit e quarta e domingo musculação. Na musculação, queria treinar ombro, tríceps, bíceps, peito e costas (não necessariamente todos juntos).

O que vocês fariam?

Eu também não sei o que fazer em relação à dieta... se começo a comer muito ou se mantenho uma média.

Fotos de como eu tô hoje:

https://imgur.com/a/lJVVmnn

Postado

O difícil de programar algo paralelo ao crossfit é a variação dos treinos. Tem boxes que tem padrões mais definidos e outros que são mais aleatórios.

Em todo caso, pra ter o menor impacto possível nos treinos, eu faria bíceps e tríceps na quarta, 3-4 sets de cada apenas, pra não prejudicar mto o treino de quinta. No sábado pode fazer peito, costas e ombro, 3-4 sets de empurrar horizontal, 3-4 sets de puxar horizontal e 3-4 sets de isoladores de deltoide (elevações laterais principalmente). Não colocaria puxar e empurrar vertical pq geralmente tem bastante nos treinos de crossfit.

Postado

O maior problema pra mim é esse acúmulo de treino sem praticamente um descanso "considerável" não vejo como evoluir nas duas modalidades, principalmente se não tiver o básico bem alinhado.

Se busca somente estética precisa seguir apenas com a musculação agora se almeja algo mais voltado pra performance continua no Cross.

Postado
Em 28/11/2022 em 00:49, somedieyoung_ disse:

O maior problema pra mim é esse acúmulo de treino sem praticamente um descanso "considerável" não vejo como evoluir nas duas modalidades, principalmente se não tiver o básico bem alinhado.

Sim, recomendo ficar só na musculação por pelo menos 1 ou 2 anos pra ganhar ao menos uma base e algum volume muscular, ou diminuir o cross pra 2x ou 1x na semana. Se vc fizer os dois ao mesmo tempo, vai ter resultados tbm, só que muito mais lento.

Não dá pra ir de 0 a 100 quando o assunto é iniciante ganhar MM, o descanso é superimportante.

Postado
Em 28/11/2022 em 00:08, Schrödinger disse:

O difícil de programar algo paralelo ao crossfit é a variação dos treinos. Tem boxes que tem padrões mais definidos e outros que são mais aleatórios.

Em todo caso, pra ter o menor impacto possível nos treinos, eu faria bíceps e tríceps na quarta, 3-4 sets de cada apenas, pra não prejudicar mto o treino de quinta. No sábado pode fazer peito, costas e ombro, 3-4 sets de empurrar horizontal, 3-4 sets de puxar horizontal e 3-4 sets de isoladores de deltoide (elevações laterais principalmente). Não colocaria puxar e empurrar vertical pq geralmente tem bastante nos treinos de crossfit.

Massa! Curti bastante.

Pois é... lá no meu box até que existe um "padrão". Eu pensei em diminuir o Cross pra 3x, porque não queria abandonar totalmente. Além de achar muito mais "legal" (mais difícil de eu sair do nada), eu sinto que minha "vida" melhorou no geral em todos os pontos... principalmente no cardio (que eu sempre fui morto).

Mas queria fazer algo de musculação pra pelo menos desenvolver a parte superior, que tirando a gordura, é beeem menor que a inferior (dá pra ver nas fotos).

Tu acha que seria melhor diminuir o Crossfit pra 3x na semana e fazer 3 treinos de muculação?

Postado
Em 28/11/2022 em 06:20, Manolo.5 disse:

larga o crossfit e vai puxar ferro kkkkk, para ter uma evolução tem de ter um numero x de series  semanais por grupo muscular e em 2x na semana fica dificil atingir isso.

Cara, eu entendo teu ponto, mas vai muito além só do objetivo-final. O Crossfit é um esporte que me "prende" mais. Entre fazer Crossfit ou não fazer nenhum dos dois...

Postado
Em 28/11/2022 em 06:03, broken38 disse:

Sim, recomendo ficar só na musculação por pelo menos 1 ou 2 anos pra ganhar ao menos uma base e algum volume muscular, ou diminuir o cross pra 2x ou 1x na semana. Se vc fizer os dois ao mesmo tempo, vai ter resultados tbm, só que muito mais lento.

Não dá pra ir de 0 a 100 quando o assunto é iniciante ganhar MM, o descanso é superimportante.

Eu pensei em diminuir o Cross pra 3x por semana.

Eu, sinceramente, ""só"" queria desenvolver a parte superior, porque eu tô bem satisfeito com a minha genética de perna, então achei que 2/3 treinos de musculação na semana fossem ser suficientes pra ter uma evolução, mesmo que mais lenta.

Enfim... vou deixando rolar. É uma possibilidade sair do Crossfit quando eu engatar de vez na atividade física.

Postado
Em 28/11/2022 em 08:23, Cristianombp disse:

Tu acha que seria melhor diminuir o Crossfit pra 3x na semana e fazer 3 treinos de muculação?

De repente vale começar com menos vezes, adapta e aumenta a qtd de treinos de crossfit. E pode ir ajustando esses treinos de acessorios tb.

Postado
Em 28/11/2022 em 08:36, Schrödinger disse:

De repente vale começar com menos vezes, adapta e aumenta a qtd de treinos de crossfit. E pode ir ajustando esses treinos de acessorios tb.

Show! Só tirar umas dúvidas mais técnicas...

Empurrar horizontal: seria o treino de peito? Supino, cross over...

Puxar horizontal: seria o treino de costas? Tem algum tipo de exercício específico que encaixe nesse "puxar horizontal"?

Meu treino tava sendo:

Bíceps -> Rosca direta (4x) e rosca martelo (4x)

Tríceps -> Tríceps polia (com a barra normal) (4x) e tríceps francês com halter (3x, mas aqui já tô morto)

Peito -> Supino reto (3x), supino com halter no banco inclinado (3x) e [pensei em botar umas 3 séries de cross over, mas não sei se ficaria mt longo]

Costas -> Puxador frontal (3x) e remada no banco com halter (3x)

Ombro -> Elevação lateral (3x) e remada (não sei o nome exato, mas aquele que vc faz com a barra e puxa até o queixo) (3x)

Inclusive, minha musculatura é fraca até no Crossfit. Só consigo fazer o pull up na modalidade "jump". Me falta bastante força.

Mudo algo nesse treino? E, se eu fosse fazer Cross só 3x na semana, qual seria a divisão ideal?

Postado
Em 28/11/2022 em 08:47, Cristianombp disse:

Empurrar horizontal: seria o treino de peito? Supino, cross over...

supino reto, flexão, qualquer exercício de empurrar pra frente

Puxar horizontal: seria o treino de costas? Tem algum tipo de exercício específico que encaixe nesse "puxar horizontal"?

basicamente remadas

Postado

Mudo algo nesse treino? E, se eu fosse fazer Cross só 3x na semana, qual seria a divisão ideal?

Sim, a ordem.

Seg: peito/tríceps

Terça: costa/bíceps/ombro

E pede pros professores do cross focarem no seu inferior ou abdome na quarta-feira

Faça cardio, descanse bastante, se alimente bem e se hidrate.

Postado
Em 27/11/2022 em 23:49, Cristianombp disse:

Fala, pessoal!

Voltei a treinar semana passada e faço Crossfit, por ser uma modalidade que eu gosto mais que a própria musculação. Antes eu era bem gordo e hoje em dia dei uma boa secada, mas ainda com muita concentração de gordura na barriga.

Meu braço é minúsculo e eu quero conciliar o Crossfit com 2 dias de musculação pra treinar tanto isso quanto outras partes superiores, como peito e costas. Meus treinos do Cross puxam bastante do inferior e é uma região que eu tenho uma boa genética (contrário de todo o meu superior, praticamente).

Pensei em segunda, terça, quinta e sexta fazer Crossfit e quarta e domingo musculação. Na musculação, queria treinar ombro, tríceps, bíceps, peito e costas (não necessariamente todos juntos).

O que vocês fariam?

Eu também não sei o que fazer em relação à dieta... se começo a comer muito ou se mantenho uma média.

Fotos de como eu tô hoje:

https://imgur.com/a/lJVVmnn

Vc n tem absolutamente nada de musculatura.

Se quer estética, musculação, e larga o crossfit.

Dieta alternando entre manutenção e bulk.

Leia, pode te ajudar:

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/246564-iniciante-como-por-o-shape-pro-verão-inclusive-sobre-hormonios/#comment-3198233

Postado (editado)
Em 27/11/2022 em 23:49, Cristianombp disse:

O que vocês fariam?

A ideia é perfeita.

Mas como o @Schrödingercomentou:

Em 28/11/2022 em 00:08, Schrödinger disse:

Na musculação tu tens que treinar o que não utilizar com maior volume no cross. Caso o box forneça a programação da semana antecipado via app, tu consegue ajustar isso junto a programação da box, do contrário, vai precisar sempre analisar o que foi feito no treino da box antes da musculação.

Toma muito cuidado principalmente com taxas de esforço muito elevadas na musculação. Se tu treinares biceps por exemplo, com volume muito elevado e até a falha, sendo que no outro dia tens butterfly pull up, vai ta perigando um acidente, por isso tem que dosar bem o que for fazer.

E não foca em high reps.

PS.: e manda quem falar pra sair do cross pra puta que pariu

Editado por debew
Postado
Em 28/11/2022 em 11:22, debew disse:

A ideia é perfeita.

Mas como o @Schrödingercomentou:

Na musculação tu tens que treinar o que não utilizar com maior volume no cross. Caso o box forneça a programação da semana antecipado via app, tu consegue ajustar isso junto a programação da box, do contrário, vai precisar sempre analisar o que foi feito no treino da box antes da musculação.

Toma muito cuidado principalmente com taxas de esforço muito elevadas na musculação. Se tu treinares biceps por exemplo, com volume muito elevado e até a falha, sendo que no outro dia tens butterfly pull up, vai ta perigando um acidente, por isso tem que dosar bem o que for fazer.

E não foca em high reps.

PS.: e manda quem falar pra sair do cross pra puta que pariu

Vou pra pqp.

Larga o crossfit.

Postado

Tbm acho crossfit mto legal, mas com 2 meses descobri q não era pra mim. Fiquei com mtas dores articulares e decidi focar na musculação.
Vc precisa decidir o qual sua meta, crossfit com dieta vai te ajudar a definir, mas é praticamente impossível ter hipertrofia. 
Não vai conseguir ter resultados de hipertrofia fazendo os dois.

Postado (editado)

Existem combinações mais produtivas para corpo e mente, mas gosto é gosto né.

Eu ficaria com 3x musculação e 2x crossfit, isso numa semana.

O bom do crossfit é que você aprende a fazer barra igual uma minhoca depois de cheirar pó. Brincadeiras a parte, ou não, você precisa decidir qual o seu objetivo final, e daí em diante tu escolhe o que for mais produtivo para ti. Escolher o "mais legal" nem sempre é o melhor caminho, mas se seu objetivo final for medíocre, então é válido.

Editado por Finalista
Postado
Em 29/11/2022 em 09:51, Finalista disse:

Escolher o "mais legal" nem sempre é o melhor caminho, mas se seu objetivo final for medíocre, então é válido.

Me pergunto oq seria um objetivo mediocre e qual o sentido de fazer uma atividade no tempo livre que não seja “legal”.

Postado (editado)
Em 29/11/2022 em 10:50, Schrödinger disse:

Me pergunto oq seria um objetivo mediocre e qual o sentido de fazer uma atividade no tempo livre que não seja “legal”.

Medíocre = comum, mediano. Sabe a galera que aparece aqui falando que sonha em ter o shape do Justin Bieber, do Xxxtentação? pois é.

E o sentido de fazer algo "menos legal" é justamente o que citei ali. Em qualquer área da vida, para atingir alta performance, você vai ter que deixar muita coisa "mais legal" de lado para focar no que realmente é efetivo para alcançar teus objetivos.

Ninguém acha legal puxar ferro até o talo, ninguém acha legal marmitar de domingo a domingo, etc. Enfim, o tempo transforma e condiciona....

Editado por Finalista
Postado
Em 29/11/2022 em 11:13, Finalista disse:

Ninguém acha legal puxar ferro até o talo

Claro que acha (lá ele preventivo!)

Não faz o menor sentido um amador fazer algo que não é divertido no seu ócio. E digo mais, quem faz isso não vai ter aderência, volta e meia vai desistir, e não vai atingir objetivo algum.

Buscar qualquer coisa sem curtir o processo é certeza de fracasso.

Postado

Medíocre = comum, mediano. Sabe a galera que aparece aqui falando que sonha em ter o shape do Justin Bieber, do Xxxtentação? pois é.

Leva em conta que ter o shape do Justin Bieber pode ser um objetivo medíocre pra ti, mas não pra quem o deseja.

E o sentido de fazer algo "menos legal" é justamente o que citei ali. Em qualquer área da vida, para atingir alta performance, você vai ter que deixar muita coisa "mais legal" de lado para focar no que realmente é efetivo para teus objetivos. Ninguém acha legal puxar ferro até o talo, ninguém acha legal marmitar de domingo a domingo, etc.

Enfim, o tempo transforma e condiciona....

Eu não tenho objetivo de alta performance (tu sabe mesmo o que é alta performance? tem noção que 0,0000073726% da humanidade visa isso?), mas acho "legal" seguir dieta de domingo a domingo e puxar ferro até o talo, dentro das minhas limitações. Sinceramente, não vejo o menor sentido em ocupar tempo livre com uma atividade que não seja satisfatória. E satisfação é pessoal, pode até ser crossfitar pra ficar tipo o Bieber.

Postado
Em 29/11/2022 em 11:19, Schrödinger disse:

Não faz o menor sentido um amador fazer algo que não é divertido no seu ócio. E digo mais, quem faz isso não vai ter aderência, volta e meia vai desistir, e não vai atingir objetivo algum.

Não estou dizendo para fazer algo que odeia, estou dizendo que para atingir X é necessário Y.

Se eu for estudar para o ENEM, meu foco é passar. Se meu foco é passar, não posso estudar só português porque é a matéria que mais gosto, vou ter que estudar menos essa matéria e focar no que gosto menos, exatas no caso. E nesse exemplo sobre exatas, sabe o que costuma acontecer? no início a pessoa não curte, no meio ela já aprendeu bastante e começou a curtir o processo, e por fim ela alcança o seu objetivo.

Clareou o que eu estou dizendo? eu não disse para pessoa fazer algo que odeia, só disse que dependendo do objetivo final, muitas vezes é necessário fazer o que gosta menos, e gostar menos é diferente de não gostar.

Postado
Em 29/11/2022 em 11:47, Finalista disse:

Não estou dizendo para fazer algo que odeia, estou dizendo que para atingir X é necessário Y.

Se eu for estudar para o ENEM, meu foco é passar. Se meu foco é passar, não posso estudar só português porque é a matéria que mais gosto, vou ter que estudar menos essa matéria e focar no que gosto menos, exatas no caso. E nesse exemplo sobre exatas, sabe o que costuma acontecer? no início a pessoa não curte, no meio ela já aprendeu bastante e começou a curtir o processo, e por fim ela alcança o seu objetivo.

Clareou o que eu estou dizendo? eu não disse para pessoa fazer algo que odeia, só disse que dependendo do objetivo final, muitas vezes é necessário fazer o que gosta menos, e gostar menos é diferente de não gostar.

O maluco do tópico não falou q quer ser boribilder. Se ele quisesse usar crossfit pra subir no palco, realmente não faria sentido.

O cara quer melhorar o físico e questionou se dá pra associar crossfit e musculação pra conseguir isso. Tem seus desafios de programação, mas é perfeitamente possível. E pra isso faz mto mais sentido fazer algo que gosta do que algo que não gosta.

Comparar fazer algo que não gosta no trabalho ou nos estudos com algo que não gosta no seu ócio não faz o menor sentido.

Postado
Em 29/11/2022 em 13:21, Schrödinger disse:

O maluco do tópico não falou q quer ser boribilder. Se ele quisesse usar crossfit pra subir no palco, realmente não faria sentido.

O cara quer melhorar o físico e questionou se dá pra associar crossfit e musculação pra conseguir isso. Tem seus desafios de programação, mas é perfeitamente possível. E pra isso faz mto mais sentido fazer algo que gosta do que algo que não gosta.

Comparar fazer algo que não gosta no trabalho ou nos estudos com algo que não gosta no seu ócio não faz o menor sentido.

Como não faz sentido comparar? é a mesma situação.

Novamente, gostar menos é diferente de não gostar.

Outra coisa, eu citei que é necessário decidir um objetivo e a partir daí escolher o que for melhor para atingi-lo, não impus nada. Se o objetivo for virar um boribilde, ele vai precisar fazer X. Se o objetivo for ter uma shape maneiro aos olhos, ele pode fazer o Y.

Eu não sei o objetivo final dele, e é por isso que em todo momento citei o "SE". É raciocínio lógico: se isso, então aquilo. Dependendo disso e daquilo, a resposta pode ser verdadeira ou falsa, boa ou ruim. Quem decide o resultado? ele mesmo.

Postado
Em 29/11/2022 em 11:19, Schrödinger disse:

Concordo totalmente, e é isso aí.

Já tentei dezenas de vezes começar em uma atividade física, principalmente musculação, e sempre acabava desistindo porque acho chato pra caramba.

Eu tenho zero pretensão de ter um puta shape. Só quero ter um shape de boa, sem muita gordura e é isso.

Postado

Outro ponto: fiz uma medição ontem, de farmácia (bioimpedância), e deu que tô com 19,8% de BF. Mesmo assim eu deveria fazer uma dieta mais "calórica", estilo bulking? Sinceramente, não queria ganhar mais BF e ficar que nem eu era de novo.

Em relação ao cardio diariamente, se eu fizer crossfit 3x por semana (pensando em mudar meu plano pra esse), a corrida/caminhada é dispensável?

Postado
Em 30/11/2022 em 11:00, Cristianombp disse:

Outro ponto: fiz uma medição ontem, de farmácia (bioimpedância), e deu que tô com 19,8% de BF. Mesmo assim eu deveria fazer uma dieta mais "calórica", estilo bulking? Sinceramente, não queria ganhar mais BF e ficar que nem eu era de novo.

Em relação ao cardio diariamente, se eu fizer crossfit 3x por semana (pensando em mudar meu plano pra esse), a corrida/caminhada é dispensável?

Não confiaria mt nessa medição, seria interessante fazer uma avaliação física com um profissional da área pra ter um parecer mais confiável.

O melhor seria vc começar com uma dieta normocalórica de manutenção, e ai, depois ajustar pro que precisar, pq, sinceramente, se agora vc entrar em dieta com deficit, vai ser mais prejudicial do que benéfico.

Sobre o cardio, até pode, mas acho que não é o ideal.

Postado

@Schrödinger meu querido, eu mudei o plano do Crossfit pra 3x por semana e tô querendo usar os outros 3 treinos pra musculação – por enquanto na academia do prédio, que tem praticamente tudo que eu precisaria (é bem boa).

Como você dividiria o treino? Pra ser beem sincero, eu não queria colocar treino de perna na musculação porque o Crossfit puxa bastante disso.

Postado
Em 30/11/2022 em 19:49, Cristianombp disse:

Como você dividiria o treino? Pra ser beem sincero, eu não queria colocar treino de perna na musculação porque o Crossfit puxa bastante disso.

Tem alguma base dos treinos semanais do crossfit?

Postado
Em 30/11/2022 em 19:49, Cristianombp disse:

@Schrödinger meu querido, eu mudei o plano do Crossfit pra 3x por semana e tô querendo usar os outros 3 treinos pra musculação – por enquanto na academia do prédio, que tem praticamente tudo que eu precisaria (é bem boa).

Então, não tenho nada contra crossfit, minha colocação eh que sinceramente acho difícil vc achar um instrutor no crossfit e um na academia que consigam montar treinos conciliando as duas coisas.

Sabendo como estão seus treinos talvez o pessoal aqui do fórum possa te ajudar, mas lá muito fácil pensando na recuperação muscular não eh, por isso ficou a minha sugestão de por hora que quer cuidar da estética ficar com a musculação, chegando no seu objetivo volta com o crossfit ou intercala as duas.

Lembrando que além dos treinos e recuperação muscular, deve atentar bastante pra dieta também, ou vai nadar e morrer na praia.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...