Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Proteína animal cara pra caramba. Proteína de soja é boa alternativa?


coveir0

Posts Recomendados

A galera tem essa cisma com a soja, mas ela é uma proteína de alto VB também (tem todos os aminoácidos essenciais). Pode tranquilamente substituir fontes animais na dieta. Se não pudesse, como explicaríamos atletas veganos? Basta comparar o aminograma e ver que a leucina (aa mais importante da síntese proteica) é bem elevada na Soja.

 

Claro que é interessante mesclar as fontes, também não abro mão das proteínas com maior qualidade (ovo, carnes, leite, whey), mas a soja viria logo após essas que citei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Publicidade

1 hora atrás, YJC disse:

@Fox Sabe me responder se a pts ("carne de soja") sem hidratar teria menor absorção nutricional? 

 

Se for a carne que estou pensando. Teria como comer sem hidratar/cozinhar? Ela é dura rsrs

Olha, pensando em como funciona a absorção, não vejo sentido nisso... o fato de cozinhar desnatura e quebra as ligações da proteína, o que na verdade MELHORA a absorção. É igual ovo cru que tem uma galera que curte, na real ele tem a absorção piorada dessa forma, não faz sentido comer cru. Segue o mesmo raciocínio para as carnes (mesmo a de soja). A Soja é uma leguminosa, assim como o feijão, o remolho (técnica de "trocar a água") faz com que o cozimento, a digestão e a absorção sejam melhoradas, pois reduz-se os fitatos. Logo, não temos nenhum motivo para imaginar que comer sem hidratar/cozinhar seja melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Fox disse:

 

Se for a carne que estou pensando. Teria como comer sem hidratar/cozinhar? Ela é dura rsrs

Olha, pensando em como funciona a absorção, não vejo sentido nisso... o fato de cozinhar desnatura e quebra as ligações da proteína, o que na verdade MELHORA a absorção. É igual ovo cru que tem uma galera que curte, na real ele tem a absorção piorada dessa forma, não faz sentido comer cru. Segue o mesmo raciocínio para as carnes (mesmo a de soja). A Soja é uma leguminosa, assim como o feijão, o remolho (técnica de "trocar a água") faz com que o cozimento, a digestão e a absorção sejam melhoradas, pois reduz-se os fitatos. Logo, não temos nenhum motivo para imaginar que comer sem hidratar/cozinhar seja melhor.

Siim, era o q eu tinha imaginado mesmo..

Quanto a comer sem hidratar, seria mais pelo gosto mesmo, meio que fazer uma "farofa" de pts, não sei se você já comeu, mas acho bem mais gostosa que ela hidratada e feita como carne...

Enfim, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, BartSimpson disse:

não vão falar das isoflavonas / fitoestrogenos ?

Se estiver falando do "tabu", da conversão do fitoestrogenos da soja para o organismo masculino, científicamente ja foi provado diversas vezes que isso não tem relação nenhuma, como quaisquer surgimentos de características femininas, lembrando que isso é um agente não esteroidal específico de alguns grupos vegetais, obviamente o whey protein é bem superior sem dúvidas, mas falar que o essas substâncias vão feminilizar ou qualquer coisa do tipo é baboseira.

 

Eu por questões financeiras mesmo estou utilizando mensalmente um blend da profit que contem proteina isolada da soja, meu organismo sempre respondeu da mesma forma que com whey.Proteina é proteina, obviamente difere no valor biológico, mas nada exorbitante. Incluindo a soja em si protege o organismo de diversas maneiras.

 

"Os estudos de Hamilton-Reeves et al. (2007 e 2013) avaliaram o consumo de isoflavonas e sua relação com os níveis de testosterona. O primeiro recrutou 58 homens saudáveis com alto risco de desenvolver câncer de próstata, separando-os em 3 grupos, um consumindo proteína isolada de soja rica em isoflavonas (107mg/dia), outro consumindo proteína isolada de soja pobre em isoflavonas (6mg/dia) e o terceiro consumindo proteína do leite (isenta de isoflavonas). Após 6 meses de intervenção não foi observada nenhuma diferença significativa nos níveis de testosterona total e livre entre os grupos avaliados, além disso foi observado uma menor expressão de receptores androgênicos nos indivíduos que consumiram a proteína rica em isoflavonas, o que é considerado marcador para redução do risco de desenvolvimento do câncer de próstata. O segundo estudo avaliou 86 homens portadores de câncer de próstata, separados em 2 grupos, um recebendo 2 capsulas ao dia contendo 51mg/dia de isoflavonas e outro 12 recebendo 2 cápsulas idênticas, porém, isentas de isoflavonas como placebo. Ao final de 6 semanas de intervenção não foi observado nenhuma diferença significativa nos valores de testosterona total e livre, porém, a supressão de diversos genes associados ao ciclo celular e a mecanismos de apoptose foram observados, o que fundamenta o consumo desses fitoestrógenos como potenciais agentes para a prevenção do câncer de próstata."

 

Recomendo dar umas olhadas nestes artigos científicos : https://www.locus.ufv.br/bitstream/123456789/10912/1/texto completo.pdf

Artigo mencionado no tópico: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/11164/1/TCC Cláudio.pdf

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...