Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quais exames fazer para medir os níveis de testosterona


Ygordepaula

Posts Recomendados

Publicidade

Faça os dois, e tem mais exames que poder ser útil para complementar, colesterol, triglicerídeos, TGO, TGP, hemograma, cara, por via das dúvidas, faz logo tudo, e caso tenha problemas cardíacos na família ou coisa do tipo, se possível, faz um eletrocardiograma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Hipertrofia.org mudou o título para Quais exames fazer para medir os níveis de testosterona
58 minutos atrás, Ygordepaula disse:

Bom dia, e queria saber quais são os exames que voces fazem para saber a testosterona total e livre ! Eu to querendo saber para ver se compensa eu fazer uma trt ou não, é bom fazer o da total e livre ou só um deles esta bom ?

tu mesmo já respondeu tua pergunta e deu a resposta certa... a descrição do exame é "testosterona total" e "testosterona livre", apesar de que a fração da testosterona livre seria melhor se fosse dosada na saliva, a dosagem salivar te entrega um resultado mais preciso. Quando é feito através da dosagem no sangue, é feita uma estimativa calculada matematicamente pelo laboratório, aproximada. Por isso, talvez fosse mais interessante tu fazer exame de SHBG mesmo, se estiver alto, é muito provável que tua testosterona livre esteja baixa. O método/ensaio usado na maioria dos exames é chamado de quimioluminescência, apesar de que existe outro método chamado de LC/MS/MS em alguns laboratórios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ygordepaula disse:

Eu to querendo saber para ver se compensa eu fazer uma trt ou não

Não existe isso.

 

Não é porque seu exame acusou (exemplo) 250ng/dl de testo que você vai fazer TRT, não é sobre se compensa ou não fazer, é sobre precisar.

 

Se tu tiver sintomas de testo baixa, procure um médico, um endócrino, explica o caso, e após fazer outras medidas para tentar arrumar o problema, e nada der certo, tu entra em TRT.

 

Me parece desculpa de "vou fazer exame, se der baixa eu entro com hormônio".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...