Postado 9/01/2021 às 12:09 01/9, 2021 Bom dia, e queria saber quais são os exames que voces fazem para saber a testosterona total e livre ! Eu to querendo saber para ver se compensa eu fazer uma trt ou não, é bom fazer o da total e livre ou só um deles esta bom ?
Postado 9/01/2021 às 12:27 01/9, 2021 Faça os dois, e tem mais exames que poder ser útil para complementar, colesterol, triglicerídeos, TGO, TGP, hemograma, cara, por via das dúvidas, faz logo tudo, e caso tenha problemas cardíacos na família ou coisa do tipo, se possível, faz um eletrocardiograma.
Postado 9/01/2021 às 13:21 01/9, 2021 58 minutos atrás, Ygordepaula disse: Bom dia, e queria saber quais são os exames que voces fazem para saber a testosterona total e livre ! Eu to querendo saber para ver se compensa eu fazer uma trt ou não, é bom fazer o da total e livre ou só um deles esta bom ? tu mesmo já respondeu tua pergunta e deu a resposta certa... a descrição do exame é "testosterona total" e "testosterona livre", apesar de que a fração da testosterona livre seria melhor se fosse dosada na saliva, a dosagem salivar te entrega um resultado mais preciso. Quando é feito através da dosagem no sangue, é feita uma estimativa calculada matematicamente pelo laboratório, aproximada. Por isso, talvez fosse mais interessante tu fazer exame de SHBG mesmo, se estiver alto, é muito provável que tua testosterona livre esteja baixa. O método/ensaio usado na maioria dos exames é chamado de quimioluminescência, apesar de que existe outro método chamado de LC/MS/MS em alguns laboratórios.
Postado 9/01/2021 às 13:24 01/9, 2021 1 hora atrás, Ygordepaula disse: Eu to querendo saber para ver se compensa eu fazer uma trt ou não Não existe isso. Não é porque seu exame acusou (exemplo) 250ng/dl de testo que você vai fazer TRT, não é sobre se compensa ou não fazer, é sobre precisar. Se tu tiver sintomas de testo baixa, procure um médico, um endócrino, explica o caso, e após fazer outras medidas para tentar arrumar o problema, e nada der certo, tu entra em TRT. Me parece desculpa de "vou fazer exame, se der baixa eu entro com hormônio".
Crie uma conta ou entre para comentar