Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Os ganhos de massa muscular são reduzidos dessa forma?


krlucas

Posts Recomendados

Os ganhos de massa muscular são reduzidos conforme passa o tempo com treinamentos regulares? 

Algo como se o nosso sistema nervoso se acostumasse com o estímulo e diminuísse o processo anabólico. 

Mesmo que a absorção diária de proteína e o limite natural não foram batidos?  

 

Se alguém tiver algum estudo falando sobre isso, agradeceria a recomendação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

19 horas atrás, Torf disse:

Você não vai encontrar estudos sobre o limite natural porque o limite natural não é algo que exista como certeza científica.

 

Os ganhos vão sendo mais lentos com o passar do tempo por limitações físicas e biológicas, mas o corpo nunca pensa: "eita, cheguei ao meu limite, vou parar de me adaptar". O crescimento muscular provocado pela reação a estímulos é algo como uma curva logarítmica. Chega a um ponto que o crescimento é praticamente imperceptível, mas ele está lá.

 

É assim que eu vejo.

 

Como falei acima, não existem estudos científicos, o máximo que temos é teorias de pessoas experientes na área, que criaram diversas fórmulas, porém nenhuma delas com valor científico. Tem as fórmulas de Berkhan, de Aragon, de Perry, de McDonald, de Butt...

Entendi, muito obrigado. Só restou uma dúvida: O fato de eu começar a academia hoje, por exemplo, meus ganhos no primeiro ano serão maiores que no segundo ano (pela ''falta de costume'' que o sistema nervoso tem, gerando um processo mais anabólico) ou isso é boato? 

 

(Roda o boato que os ganhos no início são maiores e depois abaixam, como por exemplo, primeiro ano de academia 5kg de ganhos (ex) e no segundo seria quase impossível porque a tendência e estagnar cada vez mais, mesmo com a dieta certa e sem alcançar o limite natural). Resumido: os ganhos abaixam mesmo que o limite natural ainda não foi alcançado, pois o corpo já acostumou com o estímulo contínuo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, krlucas disse:

Entendi, muito obrigado. Só restou uma dúvida: O fato de eu começar a academia hoje, por exemplo, meus ganhos no primeiro ano serão maiores que no segundo ano (pela ''falta de costume'' que o sistema nervoso tem, gerando um processo mais anabólico) ou isso é boato? 

 

(Roda o boato que os ganhos no início são maiores e depois abaixam, como por exemplo, primeiro ano de academia 5kg de ganhos (ex) e no segundo seria quase impossível porque a tendência e estagnar cada vez mais, mesmo com a dieta certa e sem alcançar o limite natural). Resumido: os ganhos abaixam mesmo que o limite natural ainda não foi alcançado, pois o corpo já acostumou com o estímulo contínuo.

Com certeza no início você tem melhores resultados, 

 

Depois vai ficando mais difícil e você precisa ir driblando as dificuldades, mas não tem muito segredo,

 

Quando os resultados cessarem você saberá que é hora de dar um passo além,

 

E o que é esse passo?

 

Progressão do volume de treinamento e progressão de carga, óbvio, alinhado a uma dieta adequada

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, krlucas disse:

Entendi, muito obrigado. Só restou uma dúvida: O fato de eu começar a academia hoje, por exemplo, meus ganhos no primeiro ano serão maiores que no segundo ano (pela ''falta de costume'' que o sistema nervoso tem, gerando um processo mais anabólico) ou isso é boato? 

 

(Roda o boato que os ganhos no início são maiores e depois abaixam, como por exemplo, primeiro ano de academia 5kg de ganhos (ex) e no segundo seria quase impossível porque a tendência e estagnar cada vez mais, mesmo com a dieta certa e sem alcançar o limite natural). Resumido: os ganhos abaixam mesmo que o limite natural ainda não foi alcançado, pois o corpo já acostumou com o estímulo contínuo.

Imagine um carro arrancando. No começo ele dispara. É fácil vencer o atrito, a resistência do ar. Porém o quão mais rápido fica, mais lentamente ele vai ganhando velocidade.

 

Você insiste nessa de limite natural... e quando é então que o corpo vai alcançar o limite natural? Quando alcançar ele vai começar a funcionar diferentemente? A síntese proteica vai mudar? A reconstrução dos músculos vai mudar?

 

O seu corpo se adapta a estímulos. No início é muito fácil pra ele se adaptar. Não que o corpo tenha se acostumado ao estímulo, ele vai querer se adaptar aos novos estímulos, porém o corpo é limitado. Quanto mais músculo você tem, mais trabalho vai ter seu corpo pra manter e crescer. Se você tem pouca massa muscular, vai ser fácil pro seu corpo criar nova. Se você tem muita, vai ser mais difícil, pois bastante vai ser investido em manter e reconstruir o que já tem.

 

Porém o corpo vai sim estar sempre tentando se adaptar aos estímulos, mesmo que seja criando 0,0000001% a mais de massa muscular. Ele não vai simplesmente parar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/01/2021 em 03:22, Torf disse:

Imagine um carro arrancando. No começo ele dispara. É fácil vencer o atrito, a resistência do ar. Porém o quão mais rápido fica, mais lentamente ele vai ganhando velocidade.

 

Você insiste nessa de limite natural... e quando é então que o corpo vai alcançar o limite natural? Quando alcançar ele vai começar a funcionar diferentemente? A síntese proteica vai mudar? A reconstrução dos músculos vai mudar?

 

O seu corpo se adapta a estímulos. No início é muito fácil pra ele se adaptar. Não que o corpo tenha se acostumado ao estímulo, ele vai querer se adaptar aos novos estímulos, porém o corpo é limitado. Quanto mais músculo você tem, mais trabalho vai ter seu corpo pra manter e crescer. Se você tem pouca massa muscular, vai ser fácil pro seu corpo criar nova. Se você tem muita, vai ser mais difícil, pois bastante vai ser investido em manter e reconstruir o que já tem.

 

Porém o corpo vai sim estar sempre tentando se adaptar aos estímulos, mesmo que seja criando 0,0000001% a mais de massa muscular. Ele não vai simplesmente parar.

Muito obrigado cara, acabou com todas minhas dúvidas. Agradeço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/01/2021 em 21:21, renantrs disse:

Com certeza no início você tem melhores resultados, 

 

Depois vai ficando mais difícil e você precisa ir driblando as dificuldades, mas não tem muito segredo,

 

Quando os resultados cessarem você saberá que é hora de dar um passo além,

 

E o que é esse passo?

 

Progressão do volume de treinamento e progressão de carga, óbvio, alinhado a uma dieta adequada

 

 

 

Valeu Renan, ajudou muito! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/01/2021 em 23:48, Torf disse:

Você não vai encontrar estudos sobre o limite natural porque o limite natural não é algo que exista como certeza científica.

 

Os ganhos vão sendo mais lentos com o passar do tempo por limitações físicas e biológicas, mas o corpo nunca pensa: "eita, cheguei ao meu limite, vou parar de me adaptar". O crescimento muscular provocado pela reação a estímulos é algo como uma curva logarítmica. Chega a um ponto que o crescimento é praticamente imperceptível, mas ele está lá.

 

É assim que eu vejo.

 

Como falei acima, não existem estudos científicos, o máximo que temos é teorias de pessoas experientes na área, que criaram diversas fórmulas, porém nenhuma delas com valor científico. Tem as fórmulas de Berkhan, de Aragon, de Perry, de McDonald, de Butt...

fiz um trabalho sobre crescimento de peixes, modelando com equações diferenciais - isso lá em 2000 usei o modelo de Von Bertalanffy(esse modelo é amplamente utilizado em modelagem de crescimento de animais), nele usamos uma constante de anabolismo e outra de catabolismo.

a solução gráfica deste equação diferencial dadas condições de contorno (cte de Anabolismo e a cte de catabolismo) é uma curva que  inicia com crescimento rápido (côncava, para cima i.e. derivada segunda positiva) passa por um ponto de inflexão (mudança de concavidade para cima p/ baixo, ou seja derivada segunda igual a 0) e depois passa a ter concavidade para baixo (crescimento mais lento, derivada segunda negativa) indo  assintóticamente para um valor máximo, que é o que pode ser chamado de limite genético (à partir de quando a curva fica paralela ao eixo x - derivada primeira igual a zero)

 

mas demora e os retornos são decrescentes - por isso iniciantes tem ganhos rápidos que podem ser mais robustos de seguirem uma metodologia de treino adequada, mas vale a máxima "pra iniciante qq merda funciona, até treino de instrutor " e depois tornam-se mais difíceis

 

ao se meter bombetas, mudam-se condições de contorno e novas constantes de anabolismo e catabolismo aparecem - e vejam, a de catabolismo é diminuída e a de anabolismo cresce - logo muda-se o setpoint do limite natural....

só que se fizer merda

bilau caído

careca

depressão

bilau caído

perda de ganhos

já falei de bilau caído?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...