Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Cozinhando com o Torf


Torf

Posts Recomendados

Fala pessoal!

Aquela galera mais oldschool do fórum sabe que sou um inimigo dos suplementos. Eu tento obter a maior variedade de vitaminas e minerais através da minha alimentacäo.

 

Se você faz dieta, uma coisa que é fundamental é aprender a cozinhar. Daí você sempre come o que planejou e evita coisas do tipo "comi o que tinha".

 

Nesse tópico eu vou postar minhas receitas originais, na medida que eu as faco, pra aquele pessoal que gosta de comer algo diferente e, por que näo, um pouco mais saudável. Na medida que for postando as receitas, vou editando o post inicial criando uma espécie de índice.

 

Normalmente eu cozinho pra minha família (Eu, a mulé e a minha filha de 3 anos) e as porcöes seräo, geralmente, para esse "público alvo", mas com matemática básica dá pra ajustar as receitas à sua porcäo desejada.

 

Vou comecar no post abaixo com o almoco que fiz hoje. Bom apetite!!!

 

Receitas:

 

Paella do Torf

Päo integral (de verdade) na airfryer

Muffin de ovo e bacon

Editado por Torf
Acrécimo de informacöes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Paella do Torf

 

Nós brasileiros somos acostumados a comer arroz diariamente. Que tal variar um pouquinho e comer um arroz mais chique, rico em vitaminas, minerais e com uma carga extra de proteína?

 

Ingredientes: 

200 g de arroz de paella (se näo tem ou näo gosta, pode usar o arroz de risoto ou, o de sua preferência)

500 g de peito de frango

50 g de chourico

1 cebola

1 dente de alho

1 pimentäo da sua cor favorita

50 g de ervilhas (eu usei congelada)

1 tablete de caldo de legumes

1/2 colher de chá de paprika (em pó)

Óleo ou manteiga pra fritar

Sal e pimenta a gosto

20201121_124720.jpg?1606132434

 

Preparo

Frango, chourico e pimentäo cortados em cubos

Cebola e alho picados

 

Numa frigideira grande e relativamente profunda aqueca o óleo ou a manteiga e frite o frango junto ao chourico com um pouco de sal. Quando ele estiver quase no ponto que você gosta, acrescente a cebola, alho, pimentäo e frite por mais 1 ou 2 minutos.

 

Acrescente o arroz e frite a mistura por 1 ou 2 minutos.

 

Faca um caldo com água e o caldo de legumes, cerca de 600 ml e despeje na frigideira até cobrir tudo. Cuidado pra näo colocar caldo demais. Você pode ir complementando  na medida que for necessário e eventualmente mexendo para näo grudar. O cozimento total varia de acordo com o tipo de arroz, mas é entre 20 e 30 minutos. Recomendo um fogo médio ou baixo, pois quanto mais tempo cozinha, mais os sabores se desenvolvem. Já perto do final do cozimento, näo deve restar muita água e sim o arroz deve ter uma consistência cremosa.

 

Quando o arroz estiver no ponto que você gosta, você acrescenta a páprika e coloca sal e pimenta para ficar do jeito que você gosta. Adiciona também as ervilhas e mexe. Pronto pra servir!

20201121_133258.jpg?1606134021

 

Macronutrientes aproximados totais:

 

Calorias 1540 Kcal

Carboidratos 155 g

Proteína 115 g

Gordura 60 g

 

Espectro de vitaminas e minerais:

 

Vitaminas A, B6, B12, C, E, K, cálcio, zinco, fósforo, ferro, potássio, magnésio, entre outros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Torf disse:

Paella do Torf

 

Nós brasileiros somos acostumados a comer arroz diariamente. Que tal variar um pouquinho e comer um arroz mais chique, rico em vitaminas, minerais e com uma carga extra de proteína?

 

Ingredientes: 

200 g de arroz de paella (se näo tem ou näo gosta, pode usar o arroz de risoto ou, o de sua preferência)

500 g de peito de frango

50 g de chourico

1 cebola

1 dente de alho

1 pimentäo da sua cor favorita

50 g de ervilhas (eu usei congelada)

1 tablete de caldo de legumes

1/2 colher de chá de paprika (em pó)

Óleo ou manteiga pra fritar

Sal e pimenta a gosto

20201121_124720.jpg?1606132434

 

Preparo

Frango, chourico e pimentäo cortados em cubos

Cebola e alho picados

 

Numa frigideira grande e relativamente profunda aqueca o óleo ou a manteiga e frite o frango junto ao chourico com um pouco de sal. Quando ele estiver quase no ponto que você gosta, acrescente a cebola, alho, pimentäo e frite por mais 1 ou 2 minutos.

 

Acrescente o arroz e frite a mistura por 1 ou 2 minutos.

 

Faca um caldo com água e o caldo de legumes, cerca de 600 ml e despeje na frigideira até cobrir tudo. Cuidado pra näo colocar caldo demais. Você pode ir complementando  na medida que for necessário e eventualmente mexendo para näo grudar. O cozimento total varia de acordo com o tipo de arroz, mas é entre 20 e 30 minutos. Recomendo um fogo médio ou baixo, pois quanto mais tempo cozinha, mais os sabores se desenvolvem. Já perto do final do cozimento, näo deve restar muita água e sim o arroz deve ter uma consistência cremosa.

 

Quando o arroz estiver no ponto que você gosta, você acrescenta a páprika e coloca sal e pimenta para ficar do jeito que você gosta. Adiciona também as ervilhas e mexe. Pronto pra servir!

20201121_133258.jpg?1606134021

 

Macronutrientes aproximados totais:

 

Calorias 1540 Kcal

Carboidratos 155 g

Proteína 115 g

Gordura 60 g

 

Espectro de vitaminas e minerais:

 

Vitaminas A, B6, B12, C, E, K, cálcio, zinco, fósforo, ferro, potássio, magnésio, entre outros

Faz 1kg de cada já come por 3 dias kkk...

da hora receita uma pena ser uma negação na cozinha

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, projetohuck2 disse:

Faz 1kg de cada já come por 3 dias kkk...

da hora receita uma pena ser uma negação na cozinha

 

Vai experimentando... tentativa e erro... leituras básicas sobre culinária na internet... 

Um dia o cara aprende e, quando aprende, ninguém segura!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Torf disse:

Vai experimentando... tentativa e erro... leituras básicas sobre culinária na internet... 

Um dia o cara aprende e, quando aprende, ninguém segura!!!

Te dizer que problema não é nem a comida ficar ruim mas é a sujeira que eu faço, tudo que pode cair comigo cai no chão kkk... foda

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Päo integral (de verdade) na airfryer

 

O pessoal que segue a máxima de "o importante é bater os macros", às vezes esquece que alimentacäo vai além de macronutrientes. O päo integral possui vantagens consideráveis acerca do päo branco, nomeadamente possui mais vitaminas e minerais e, por possuir mais fibras, vai ser melhor pro seu sistema digestório, assim como vai promover uma maior e mais longa sensacäo de saciedade.

 

Quando compramos päo integral no mercado, o problema é que a grande maioria deles näo é mesmo integral, pois näo há uma regulamentacäo muito rigorosa acerca disso. Se há um pouquinho de farinha integral e a grande maioria de farinha refinada, o fabricante chama de integral. Por isso, se quer um päo integral de verdade, eu recomendo que você faca o seu próprio.

 

A vantagem de fazê-lo na airfryer é que ela tem uma maior eficiência energética, pois vai concetrar o calor em um volume menor, enquanto em um forno convencional você vai aquecer um grande volume para assar uma pequena porcäo. Se fizer a receita no forno, considere o dobro do tempo assando.

 

Ingredientes:

spacer.png

A farinha integral por sí própria tem uma consistência "mais grossa" pois ela absorve mais água e um sabor bem mais forte, por isso gosto de misturar com farinha branca para uma melhor consistência e sabor. Eu sempre vou mudando a proporcäo pra variar o sabor, mas nessa receita eu fiz meio-a-meio.

 

200 g de farinha de trigo normal

200 g de farinha de trigo integral

200 ml de água

100 ml de leite

20 g de fermento fresco

50 g de sementes (nessa vez eu usei semente de girassol, mas faco também com chia, linhaca...)

1 colher de chá de sal

 

Preparo

Numa vasilha picote o fermento fresco e adicione a água. AQUI ESTÁ O GRANDE SEGREDO. Esse momento é crucial. A água tem que estar morna! Näo pode ser fria, näo pode ser fervendo. Tem que ser aquela que você bota o dedo e sente o calor, mas näo dói. O fracasso de muitos päes caseiros está em utilizar água na temperatura errada, que vai ocasionar num mal desenvolvimento da massa.

Após adicionar a água, mexa até o fermento dissolver por completo.

 

Após isso, acrescente a farinha, o leite o sal e as sementes. Eu gosto de adicionar sementes para dar uma turbinada de proteínas, gorduras e micronutrientes. O leite é mais por uma questäo de consistência.

 

Após botar todos os ingredientes, bata a massa por uns 5 minutos. Verifique a consistência. Se estiver muito dura, acrescente mais alguns ml de água, se estiver muito pastosa, acrecente mais alguns g de farinha e bata por mais 1 ou 2 minutos.

 

Quando terminar de bater, cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos.

 

Após o descanso, a massa vai ter crescido um pouco, daí você despeja na forma (no caso da minha airfryer, um baldinho). A forma deve estar untada com manteiga e polvilhada com farinha, ou, como eu faco, use um papel de assar. Assim você vai garantir que o päo näo vai grudar na forma. Cubra com um pano e deixe descansar por mais 30 minutos.

spacer.png

 

Quando der uns 25 minutos de descanso, vá preaquecendo a airfryer. Eu uso geralmente 200º. Quando terminar o descanso asse na arifryer por cerca de 25 minutos. O modo de saber quando o päo tá pronto é enfiando um espetinho de madeira até o fundo, se ele sair todo seco é porque o päo tá bom, se o espetinho tiver ainda um pouco de massa pastosa, näo tá bom. Eu geralmente verifico com 22 minutos, pois, às vezes, nesse tempo ele já está no ponto.

 

Aí é só partir por abraco!

 

spacer.png spacer.png

Nutrientes aproximados do päo inteiro:

 

Calorias: 1750 kcal

Proteínas: 65 g

Carboidratos: 310 g

Gorduras: 35 g

Fibras: 32 g

 

Espectro de vitaminas e minerais

Vitamina E, Folato, Selênio, Cobre, Zinco, Ferro, Vitamina A, Cálcio, Complexo B

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/11/2020 em 08:50, Torf disse:

Fala pessoal!

Aquela galera mais oldschool do fórum sabe que sou um inimigo dos suplementos. Eu tento obter a maior variedade de vitaminas e minerais através da minha alimentacäo.

 

Se você faz dieta, uma coisa que é fundamental é aprender a cozinhar. Daí você sempre come o que planejou e evita coisas do tipo "comi o que tinha".

 

Nesse tópico eu vou postar minhas receitas originais, na medida que eu as faco, pra aquele pessoal que gosta de comer algo diferente e, por que näo, um pouco mais saudável. Na medida que for postando as receitas, vou editando o post inicial criando uma espécie de índice.

 

Normalmente eu cozinho pra minha família (Eu, a mulé e a minha filha de 3 anos) e as porcöes seräo, geralmente, para esse "público alvo", mas com matemática básica dá pra ajustar as receitas à sua porcäo desejada.

 

Vou comecar no post abaixo com o almoco que fiz hoje. Bom apetite!!!

 

Receitas:

 

Paella do Torf

Päo integral (de verdade) na airfryer

Acho que meu maior ganho ao entrar no mundo do treinamento resistido, não foi perder 30kg e ter uma puta recomposição corporal kkk, foi aprender a cozinhar, hoje eu AMO cozinhar, faço questão de preparar as refeições de todo mundo lá em casa

 

Muito legal sua iniciativa

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...