Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diferenças entre Barra Olímpica e a normal.


Gabriel2000

Posts Recomendados

Publicidade

barra_olimpica_masculina_11017_3_2015040

 

Essa é a diferença principal da barra olímpica.

 

Agora olhe esse exercício

clean-jerk3.png?09be21

 

Esse movimento é o Clean & Jerk, conhecido também como arremesso. Repare que o atleta começa o movimento com as palmas da mão apontando para seu corpo. Na penúltima figura de cima, é possível ver o momento que ele gira a barra para poder encaixar a primeira parte do movimento. A barra olímpica possibilita que ele faça força somente para girar a barra. Se fosse uma barra "convencional", ele teria que girar a barra E OS PESOS, sobrecarregando bastante a musculatura do manguito rotator.

 

manguito.jpg

 

Espero ter ajudado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, pibols disse:

@Torf ta ai a importancia da rotula numa estrutura, nao transmitir momento fletor, permitir giro livre, se o levantador tivesse que 'girar o peso' na subida, provavelmente se lesionaria. 

yeahsciencebitch.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A um tempo atrás cheguei a brincar com clean and press numa barra rosqueada de 1,80m, num bumper plates improvisado com pneus nas extremidades. A rosca eu utilizei para deixar fixos os pneus que são aparafusados em anilhas. Se a intenção for treinar em casa não vejo necessidade de barra rolamentada, na época cheguei a pouco mais de 1 bw(100kg) no exercício, a falta de rolamento não atrapalhou em nada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Norton disse:

A um tempo atrás cheguei a brincar com clean and press numa barra rosqueada de 1,80m, num bumper plates improvisado com pneus nas extremidades. A rosca eu utilizei para deixar fixos os pneus que são aparafusados em anilhas. Se a intenção for treinar em casa não vejo necessidade de barra rolamentada, na época cheguei a pouco mais de 1 bw(100kg) no exercício, a falta de rolamento não atrapalhou em nada. 

 

Concordo que pra quem vai fazer ocasionalmente não tem problema nenhum. Acho que só teria problema se o cara fosse periodizar o treino tendo como exercícios principais alguns levantamentos olímpicos. Fazer de vez em quando de improviso não tem problema, mas se é alguém que busca performance ou treina nesse improviso por 2, 3 anos, aí sim é indesejável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende a barra convencional também. A que eu usava a anilha tinha um buraco mais largo do a espessura da barra, então a anilha girava em um exercício como o Clean. Faz um tempo que não faço, não lembro muito bem da sensação com uma anilha mais justa (tinha os dois tipos na minha academia). Pelo que eu me lembre, a barra continuava girando e você tinha que fazer certa força para frear o movimento dela.
 

 

Não só em movimentos olímpicos é possível notar a diferença. No agachamento e no terra também há mudança de mecânica com barra olímpica em vez da tradicional. Não me lembro bem, acho que falavam que agachamento é mais fácil com barra olímpica e terra com barra tradicional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...