Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

L-CARNITINA É UMA FRAUDE?


Zulu07

Posts Recomendados

O intuito desse post não é afirmar que a l-carnitina é uma enganação e sim trazer a tona essa matéria que acabei de ler. Fiquei curioso pois sempre ouvi dizer e já ouvi relatos de que a suplementação com essa substancia trás sim um resultado para quem quer definição e/ou perda de gordura.

E ai qual a opinião de vocês referente a isso?

 

L-Carnitina: um suplemento vendido sem reais efeitos comprovados

 

O número de pessoas com sobrepeso no mundo têm aumentado de forma considerável nos últimos 30 anos (Volpe, 2006). A suplementação de L-carnitina tem sido usada para reduzir a obesidade que pode ser causada por uma dieta rica em gordura, o que traria benefícios na redução dos níveis de lipídios séricos e hepático (Wu et al, 2014). Teoricamente a função da carnitina se dá pela geração de energia pela célula, pois ela age transferindo AGL’s (ácidos graxos livres) do citosol para a mitocôndria, o que facilita a sua oxidação para gerar ATP (adenosina trifosfato) (Coelho et al, 2005).

 

 

Porém, isso não quer dizer o suplemento seja o adequado para o emagrecimento. Será que o que você usa de carnitina exógena chega a mitocôndria para a β-oxidação? Pois é, tudo que você usou vai embora na urina, pois o transporte de carnitina pra o musculo depende do OCTN2 contra o gradiente de concentração, que naturalmente é saturado e não se torna biodisponível para o trabalho. O que aumentaria esse transporte seria por meio de uma hiperinsulinemia que novamente levaria a um acúmulo de gordura.

 

Um estudo analisou a suplementação de 30 dias de L-carnitina para avaliar a taxa metabólica de repouso (TMR) e oxidação de AGL’s em repouso e exercício. Depois de selecionados, os voluntários (n=21) fisicamente ativos com sobrepeso foram divididos em grupo suplementado (n=11) e placebo (n=10). O grupo carnitina suplementou 1,8 g/dia de L-carnitina e logo após foram retirados antropometria, VO2máx, TMR, ingestão calórica e dados bioquímicos para aferir AGL. O resultado após 30 dias de suplementação não mostrou diferenças nas variáveis analisadas entre grupo carnitina e placebo (Coelho et al, 2010).

 

Osório (2011) em sua revisão provou ainda que a carnitina não promoveu a degradação de gordura e mobilização do tecido adiposo para outros tecidos. Além do mais através dos estudos foi notado que quando a carnitina proveniente da dieta aumentou causou variações negativas na absorção. A suplementação exógena de carnitina em excesso leva a uma menor produção de carnitina exógena, pois o organismo têm um feedback positivo e não produz mais carnitina internamente que leva a uma diminuição da taxa de oxidação lipídica.

 

O hormônio antagonista a insulina já aumenta o catabolismo de gorduras em uma pequena taxa na inanição curta, o glucagon. Não gaste dinheiro na busca incessante pelo suplemento milagroso que teoricamente te faz perder gordura, a ciência prova que somente indivíduos com deficiência na produção da carnitina endógena se beneficia da suplementação aumentando os estoques.

 

Autor: Luiz Eduardo Marinho Falcão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Bom, eu já vi alguns estudos dizendo que seria placebo, outros que algumas pessoas tiveram resultados positivos, mas creio que ela tenha sim um papel importante, ela ajuda em vários funcionamento do organismo, quando suplementada, não só na perca de peso, mesmo assim creio que ela faz o papel de levar ácidos gordos para mitocôndria, apesar de não ser algo significativo, ajuda sim, ela também suprimi o apetite, e te da mais "Energia" logo isso tudo em um cutt, pode fazer um bom papel.

ps: nunca usei, acho um suplemento muito caro, mas não acho que seja um suplemento inútil.

Editado por lucasf21
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca utilizei essas nacionais, mas já utilizei ALCAR( Acetyl-L-Carnitine), que é uma l-carnitina um pouco diferente, comprovei que realmente ela melhora muito o desempenho de atividades aeróbicas e melhora o foco.

 

A que usei foi essa : http://www.primaforce.com/product/alcar/

 

Tem um custo benefício excelente, pois vem 250g e você utiliza só 1g por vez.

 

Para quem não conhece, vale a pena dar uma pesquisada.

Editado por fighter
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

concordo com você lucasf21 , acho que ela não é placebo e tenha sim sua utilidade, claro quando aliada a uma dieta e treinamento. Eu já trabalhei com venda de suplementos e esse era um dos que saia bastante para quem queria emagrecer, principalmente para aquelas pessoas com sensibilidade a cafeína e afins. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fighter tem alguns nacionais que valem a pena sim, um amigo meu tomo a da suplemento e da probiotioca, e pelo o que relatou as duas tiveram um bom efeito principalmente nos "gás" a mais nos treinos

boy90

mas você utilizou apenas uma vez ou fez uso continuo? estou pensando em utiliza-la no cut

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

L-Carnitina tem que usar em high doses e não nessas doses que é indicada comercialmente. Além disso é preciso insulina pra empurrar ela pra dentro da célula, logo é preciso um carbo em conjunto ou insulina exógena.
Eu usei a injetável e gostei da melhora na performance.

Ah, ela também precisa ser acumulada. Então não vai ser em pouco tempo que tu vai notar qualquer diferença. É mais fácil tu tomar ela e acabar sentindo diferença por outros motivos do que por ela mesmo.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Hannibal Lecter disse:

L-Carnitina tem que usar em high doses e não nessas doses que é indicada comercialmente. Além disso é preciso insulina pra empurrar ela pra dentro da célula, logo é preciso um carbo em conjunto ou insulina exógena.
Eu usei a injetável e gostei da melhora na performance.

Ah, ela também precisa ser acumulada. Então não vai ser em pouco tempo que tu vai notar qualquer diferença. É mais fácil tu tomar ela e acabar sentindo diferença por outros motivos do que por ela mesmo.

 

Abraços.

Exato!

 

Os estudo que apontam a eficácia concluiram que a dose tem que ser bastante alta e que os resultados vêm no longo prazo, como por exemplo em  Wall, B. T., Stephens, F. B., Constantin-Teodosiu, D., Marimuthu, K., Macdonald, I. A. and Greenhaff, P. L. (2011), Chronic oral ingestion of L-carnitine and carbohydrate increases muscle carnitine content and alters muscle fuel metabolism during exercise in humans. The Journal of Physiology, 589: 963–973. doi:10.1113/jphysiol.2010.201343

Editado por Torf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
2 minutos atrás, Torf disse:

Exato!

 

Os estudo que apontam a eficácia concluiram que a dose tem que ser bastante alta e que os resultados vêm no longo prazo, como por exemplo em  Wall, B. T., Stephens, F. B., Constantin-Teodosiu, D., Marimuthu, K., Macdonald, I. A. and Greenhaff, P. L. (2011), Chronic oral ingestion of L-carnitine and carbohydrate increases muscle carnitine content and alters muscle fuel metabolism during exercise in humans. The Journal of Physiology, 589: 963–973. doi:10.1113/jphysiol.2010.201343

:thumbsup_anim:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...