Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o volume ótimo para a hipertrofia?


Lucas, o Schrödinger

Posts Recomendados

Porque progressão de cargas é importante

 

O músculo cresce como forma de adaptação às sucessivas micro lesões causadas pelo treinamento com cargas. Com o passar do tempo, as fibras musculares se tornam mais resistentes, dificultando o crescimento e ocasionando platôs. Esse fenômeno é conhecido como Repeated Bout Effect (RBE).

 

O que acontece é um crescimento do tecido conjuntivo, que reduz o dano transferido para as delicadas células musculares. O dano é requerido – ao menos para um natural – para ativar os mecanismos celulares que levam à hipertrofia.

 

A solução para o RBE é, de certa forma, simples: progressão de carga (ou tensão). Portanto, caso um indivíduo se mantenha utilizando a mesma carga, nos mesmos exercícios, com o mesmo volume e mesmos tempos de descanso, mais cedo ou mais tarde o RBE ocorrerá e se chegará a um platô – estima-se que uma mesma carga pode ser efetiva por cerca de um mês, depois disso é importante que haja algum tipo de progressão, caso contrário a hipertrofia cessará.

 

Então, dizer que progressão de carga não é importante pra hipertrofia é incorreto, ao menos para atletas naturais.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • 3 semanas depois...

Tem algum problema em malhar com um volume baixo? Digo isso pq atualmente meu rendimento ta zoado, e depois de fazer supino e desenvolvimento meu ombro já fica "chorando" , não sei se tem a ver com o fato de eu ter ficado 1 mês sem dieta e treino. Meu treino é supino reto, desenv. militar, paralelas e pulley tríceps, um abcx2. Sempre fui de fazer 7 exercícios (onde 3 era peito), mas não estou com o mesmo pique de uns meses atrás. Não sei se isso tem a ver com descanso entre a semana, eu faço de seg a sábado. Os exercícios eu tento manter entre 6~8 repetições de 4 séries, só o pulley que eu faço 3x8~10.

Editado por Marlon Paradise
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Marlon Paradise disse:

Tem algum problema em malhar com um volume baixo? Digo isso pq atualmente meu rendimento ta zoado, e depois de fazer supino e desenvolvimento meu ombro já fica "chorando" , não sei se tem a ver com o fato de eu ter ficado 1 mês sem dieta e treino. Meu treino é supino reto, desenv. militar, paralelas e pulley tríceps, um abcx2. Sempre fui de fazer 7 exercícios (onde 3 era peito), mas não estou com o mesmo pique de uns meses atrás. Não sei se isso tem a ver com descanso entre a semana, eu faço de seg a sábado. Os exercícios eu tento manter entre 6~8 repetições de 4 séries, só o pulley que eu faço 3x8~10.

Não vejo problema. Dá pra obter 80-90% do resultado com apenas 40-50% do esforço. Dá pra observar isso naquela curva em U invertido do post inicial. Além disso, pelo que descreveu, vc já faz 12 séries de empurrar no treino, o que é um bom volume - diria até que dá pra baixar, se o corpo continuar reclamando. Uma sugestão que eu daria é variar as faixas de reps.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Shrödinger disse:

Não vejo problema. Dá pra obter 80-90% do resultado com apenas 40-50% do esforço. Dá pra observar isso naquela curva em U invertido do post inicial. Além disso, pelo que descreveu, vc já faz 12 séries de empurrar no treino, o que é um bom volume - diria até que dá pra baixar, se o corpo continuar reclamando. Uma sugestão que eu daria é variar as faixas de reps.

 

Abraços

 

Entendi. Mas meu rendimento só é baixo nesse. Tem possibilidade de um treino costas/trap/bíceps (6 exercícios) interferir no rendimento no de peito e ombro? 

Depois de ler alguns posts do tópico abaixo, estou pensando em dar uma mudada no treino e ver de que forma meu corpo reage. Como estou a pouco tempo nesse abc2x com pouco volume, vou esperar pra ver como ele vai se sair, se não der resultado, tenho outras 2 escolhas, um abc 1x ou SL5x5, pelo fato de eu ser ecto puro.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Marlon Paradise disse:

 

Entendi. Mas meu rendimento só é baixo nesse. Tem possibilidade de um treino costas/trap/bíceps (6 exercícios) interferir no rendimento no de peito e ombro? 

Depois de ler alguns posts do tópico abaixo, estou pensando em dar uma mudada no treino e ver de que forma meu corpo reage. Como estou a pouco tempo nesse abc2x com pouco volume, vou esperar pra ver como ele vai se sair, se não der resultado, tenho outras 2 escolhas, um abc 1x ou SL5x5, pelo fato de eu ser ecto puro.

 

 

Essas classificações por somatotipos não tem fundamento científico. O que acontece é que vc deve estar comendo menos do que gasta, ou por comer pouco, ou por gastar muito, ou ambos. Não alteraria o treino por conta de um suposto somatotipo.

 

Minhas dicas seriam (sem ordem de importância):

 

(1) frequência de ao menos 2x por semana;

(2) volume de ao menos 8 sets por movimento por semana - empurrar, puxar, etc.;

(3) mesmo número de exercícios de puxar e empurrar - verticais e horizontais, pra não criar desbalanço;

(4) utilização de mais de uma faixa de repetições;

(5) progrida carga - não necessariamente todos os treinos.

 

Acredito que seguindo essas diretrizes básicas, qualquer que seja a divisão escolhida, o treino ficará ao menos ok e vai produzir resultados.

 

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, manoarroz disse:

Adoro entrar na sessao de treinamento do forum, infla meu ego, me sinto um garoto prodigio, me sinto o novo coleman branco porque eu sou natural nao progrido carga a uns 8 meses e continuo crescendo.

Vc tem 18 anos mesmo?

 

Progrediu algo como volume ou ta no mesmo treino há oito meses?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Shrödinger disse:

Vc tem 18 anos mesmo?

 

Progrediu algo como volume ou ta no mesmo treino há oito meses?

 

Abraços

Nao, eu tenho 17. Eu simplesmente parei de seguir o que era pregadado aqui no forum e passei a relevar oque o pessoal dizia. Treino ate a falha concentrica, as vezes faco drop set, gosto de isoladores, parei com o medo de overtrainning, faco muscle mind e sinto dores pos treino. Respondendo a sua pergunta com certeza eu aumentei o volume, liguei o fodase pra volume, eu tenho meu feeling e consigo dosar certinho e pra mim a regra é clara "só nao pode estar doendo no proximo treino". Meu treino é praticamente o mesmo, as cargas nao mudaram e nem a ordem dos exericios. comeco treino de peito com supino inclinado com halteres de 34kg e sempre fico praticamente nas mesmas series e repeticoes. Eu acho que o pessoal fica cheio de frescura nesse quesito treino e o que me deixa puto é que o pessoal do forum muda isso. Não pode vir um cara postando um treino um pouco diferente que ja vem rajada de posts "isolador é lixo" "mais de 6 reps? puro pump" "se nao progredir nao cresce" "muscle mind é coisa de hormonizado" "elevacao lateral pra natural? hehe inutil" "voce nao faz barra fixa? costas lixo" "1 semana sem treinar e voce perde tudo" é mais ou menos assim os comentarios, infelizmente. Pra mim é só treinar pesado foder seu musculo que ja era (isso pra quem busca estetica). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...