Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o volume ótimo para a hipertrofia?


Lucas, o Schrödinger

Posts Recomendados

Estou pensando em modificar o push pull legs x2 pra x1, pelo que li funcionou pra alguns. Só que eu fico com um super receio de treinar os músculos 1 vez por semana, vou ficar com o pensamento de que não vale a pena, mas por outro lado, eu estaria queimando bem menos calorias por semana, coisa que eu to precisando..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

16 minutos atrás, Marlon Paradise disse:

Estou pensando em modificar o push pull legs x2 pra x1, pelo que li funcionou pra alguns. Só que eu fico com um super receio de treinar os músculos 1 vez por semana, vou ficar com o pensamento de que não vale a pena, mas por outro lado, eu estaria queimando bem menos calorias por semana, coisa que eu to precisando..

Não faria isso. Se quiser reduzir o volume, reduza o número de sets por treino, mas mantenha a frequência.

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Obmobf disse:

Como que faz pra ter uma frequencia de 3x ou 4x por semana igual esta escrito no seu primeiro post?

Pq se a pessoa fizer abc abc vao ser frequencia de 2x. A menos que faça ab ab ab

Pode usar fullbodys. Pode treinar duas vezes no mesmo dia... Infinitas possibilidades.

 

Vale uma lida no tópico  Porque utilizar alta frequência de treinamento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue interessante artigo do Greg sobre TUT, tonelagem, tonelagem relativa, proximidade da falha e suas implicações para a hipertrofia - parte-se da ideia de que mais volume promove mais hipertrofia, mas como quantificar o volume? No fim ele conclui que número de séries difíceis (RPE 8 ou superior) são o melhor parâmetro pra avaliar o volume.

 

http://www.strengtheory.com/can-we-predict-muscle-growth/

 

Citar

Hard work makes muscles grow.  More work and harder work generally make them grow more.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da série "salvou meu treino", comento aqui o seguinte: eu tinha muita dificuldade em treinar o levantamento terra usando repetições em um número acima de seis. Principalmente quando a carga passava dos 60%.

 

Aplicando parte dos ensinamentos daqui do tópico, sigo feliz da vida.

Pra exemplificar, segue parte do treino de hoje:

  • 2 x 5 x 50,0%;
  • 2 x 4 x 52,5%;
  • 2 x 3 x 55,0%;
  • 2 x 2 x 57,5%; e
  • 3 x 2 x 60%.

Antes eu fazia 12, 10, 8 e 6 repetições. Era uma tortura.

 

Agora faço 34 repetições, com direito a sair feliz da vida, além de ter resgatado os bons e velhos dois minutos de intervalos entre as séries.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jaraqui disse:

Da série "salvou meu treino", comento aqui o seguinte: eu tinha muita dificuldade em treinar o levantamento terra usando repetições em um número acima de seis. Principalmente quando a carga passava dos 60%.

 

Aplicando parte dos ensinamentos daqui do tópico, sigo feliz da vida.

Pra exemplificar, segue parte do treino de hoje:

  • 2 x 5 x 50,0%;
  • 2 x 4 x 52,5%;
  • 2 x 3 x 55,0%;
  • 2 x 2 x 57,5%; e
  • 3 x 2 x 60%.

Antes eu fazia 12, 10, 8 e 6 repetições. Era uma tortura.

 

Agora faço 34 repetições, com direito a sair feliz da vida, além de ter resgatado os bons e velhos dois minutos de intervalos entre as séries.

 

Você não acha que está trabalhando numa intensidade relativa muito baixa? O recrutamento de fibras acaba sendo subótimo dessa forma. Apesar disso, como são 11 sets (volume alto), essa estratégia tende a ser boa pro ganho de técnica e coordenação - o que pode se traduzir em ganho de força no futuro.

 

Importante notar que o volume real a ser considerado para fins de hipertrofia deveria ser aquele de hard sets, o que eu tentei traduzir ali em cima como RPE 8 ou superior (ou seja, 0-2 reps distante da falha).

 

Parece ser importante a ativação muscular para a hipertrofia. A regra geral é: quanto menor a intensidade absoluta (%1RM), mais próximo a falha deve-se chegar. 

 

(Não sei se eu me fiz claro)

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Shrödinger disse:

 

Você não acha que está trabalhando numa intensidade relativa muito baixa? O recrutamento de fibras acaba sendo subótimo dessa forma. Apesar disso, como são 11 sets (volume alto), essa estratégia tende a ser boa pro ganho de técnica e coordenação - o que pode se traduzir em ganho de força no futuro.

 

Importante notar que o volume real a ser considerado para fins de hipertrofia deveria ser aquele de hard sets, o que eu tentei traduzir ali em cima como RPE 8 ou superior (ou seja, 0-2 reps distante da falha).

 

Parece ser importante a ativação muscular para a hipertrofia. A regra geral é: quanto menor a intensidade absoluta (%1RM), mais próximo a falha deve-se chegar. 

 

(Não sei se eu me fiz claro)

 

Abraço

 

Eu estou nessa semana dando uma "ajeitada/relaxada na carcaça"...rs Fiz uma zona com a minha periodização, estava forçando no supino, pegando leve no agachamento, enfim, tava uma bagunça. Por isso não queria passar dos 60%

 

Outro fato também é que eu queria buscar uma sintonia em termos de intensidade com os exercícios de introdução ao levantamento olímpico. É um treino que vem antes deste...suga minha alma... parece um HIIT.

 

Como os treinos de olys seguem uma periodização específica, eu estou aos poucos aumentando a intensidade dos exercícios acessórios (agachamento, supino, terra, pull-up, dip, remada, core). Esse aumento segue por três semanas. Na quarta é deload de 50%.

 

O treino todo de hoje é: 1) arranco; 2) arremesso; 3) core; e 4) terra; e 5) chuveiro...rs

 

Valeu Schröndinger.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/02/2016 at 15:32, Obmobf disse:

Como que faz pra ter uma frequencia de 3x ou 4x por semana igual esta escrito no seu primeiro post?

Pq se a pessoa fizer abc abc vao ser frequencia de 2x. A menos que faça ab ab ab

 

Eu treino upper / lower de segunda a sábado. Assim tenho 3 treinos para superiores e 3 para inferiores. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/02/2016 at 20:56, Pablo79 disse:

 

Eu treino upper / lower de segunda a sábado. Assim tenho 3 treinos para superiores e 3 para inferiores. 

 

Você faz ab-ab-ab? Só descansa domingo? Na teoria, você estaria fazendo 12 séries semanais para cada grupo muscular, se série = 4, estarei certo?

Editado por Quintus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...