Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Trigo E Seus Malefícios!


JulioSonic

Posts Recomendados

Publicidade

Interessante este tópico sobre glúten. Vou fazer um breve relato sobre minha experiência sobre este tema.

Minha irmã desenvolveu um doença auto imune que atacava as articulações, provocava febre e tal. O diagnóstico foi muito dificil, confundido com infecção, tratado com antibióticos, mas sem efeitos. Depois de um tempo foi diagnosticada com sindrome de Stil. Tomou corticoides por um ano ou mais, engordou uns 20 kg.

Ao passar mal do estomago fez uma endoscopia e foi constatado o padrão típico de doença celiaca ( duodeno enrugado, não sei ao certo), fez o exame de sangue e comprovou-se a intolerancia ao gluten. Em 6 meses de dieta sem gluten perdeu o acumulo de peso e a doença auto imune regridiu. Leva uma vida normal, mas sem o gluten. Recentemente fez um exame de intolerancia ao gluten e deu negativo. Então não sei se isto é algo permanente (...)

Curioso com isto, resolvi fazer algumas experiencias na alimentação. No meu exame de intolerancia ao gluten deu inconclusivo, mas mesmo assim resolvi excluir o gluten por 3 semanas para ver o efeito.

Não tive perda de peso, mas minha circunferencia abdominal reduziu absurdos 10 cm em 3 semanas. Meus habitos me possibilitam dormir apenas 7 h por noite, mas mesmo assim não sinto cançasso ou sono. A minha disposição aumentou muito. Antes eu ia 3 x ao banheiro por dia. Neste periodo apenas 1x de forma bem regular. Minha glicemia em jejum que era alterada entre 110 a 120 manteve-se com valores abaixo de 105.

Após estas 3 semanas voltei a ingerir gluten, tomei 3 cervejas e comi uns sandwiche à noite.

Passei o proximo dia com dor de cabeça, sono, indisposição e falta de ar matinal.

Um habito que não abro mão é das cervejas artesanais( me julgem...). Então deixo para ingerir gluten em um final de semana a cada 3, aproveito para comer sandwiches, pizzas e cervejas. Os sintomas são sempre os mesmo.

Tenho a impressão que o gluten pode ser igual ao alcool. Quanto mais se bebe, mais forte se fica para a bebida. Cria-se resistencia. Mas, ao contrario do que parece isto não é uma coisa boa. Acaba sobrecarregando o organismo e com o tempo os problemas aparecem.

É isto aí.

É bem interessante isso, né Mklek?O intestino tem "espaços" de tamanho suficiente para absorver monômeros(aminoácidos, glicose,...) NUNCA polímeros(Proteínas inteira por ex).O glúten tem uma proteína chamada Gliadina, e a ingestão dela altera esses "espaços" do intestino, ela inflama o intestino(se você não for celíaco é uma inflamação crônica, que você pode até não sentir, nos celíacos é uma inflamação aguda) e vai machucando o intestino até alterar esses "espaços" e o que não era pra acontecer a contece, seu intestino agora deixa passar para o sangue não somente aminoácidos, mas as vezes proteínas inteiras que em hipótese alguma poderiam estar circulando no sangue como polímeros, portanto você está com "Intestino permeável(ou leaky gut em inglês)... Ta bom, mas e dai? Seu corpo cria anticorpos contra aquela proteína que passou pelo seu intestino e não deveria ter passado, até ai tudo bem(não ta não haha), mas já pensou se essa proteína(absorvida pelo seu intestino) tenha a mesma configuração de alguma outra do seu corpo?(Super difícil de acontecer né kkk sqn)

Pronto, temos uma doença autoimune, seus anticorpos que estavam neutralizando as proteínas absorvidas pelo seu intestino, agora estão neutralizando as proteínas do seu próprio corpo... É algo pra refletir né? Se é a cura ficar sem glúten eu não sei, mas que ajuda, provavelmente sim.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22109896

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haha, algo curioso!! E pensar que este novo vilão está presente nos grãos que impulssionaram a civilização.

Alfa e Omega (...)

Teria o paper completo?

Exatamente , civilização na verdade começou com o consumo maior de proteína , logo que com maior consumo foi possível maior desenvolvimento do cérebro e outros órgãos. Nomadismo contribuiu para este fato e a agricultura veio e selou a questão , porque com a produção caseira e tudo mais , foi se aglomerando pessoas e formando famílias...

Então devemos um pouco nossa socialização a este veneno heheh

E também o fogo teve papel crucial nessas questões , após a descoberta muitas questões fisiológicas foram alteradas

Editado por Vitinhosxe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haha, algo curioso!! E pensar que este novo vilão está presente nos grãos que impulssionaram a civilização.

Alfa e Omega (...)

Teria o paper completo?

Não estão nos grãos que impulsionaram a civilização, os grãos consumidos hoje foram modificados geneticamente para baratear os custos, fora isso recebem banhos de pesticidas. O trigo por exemplo tem muito mais glúten que o orgânico. É só olhar em qualquer grão comprado no supermercado e verá um grande T estampado na embalagem.

Editado por Norton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poizé né?

Essa é a questão.

Nos últimos livros que li, vi uma experiência feita com roedores que hibernam. Esses roedores acumulam peso no verão e outono para hibernar durante o inverno e não morrer de fome.

Separaram em três grupos, um grupo com comida à vontade, outro grupo com dieta isocalórica e outro grupo com dieta hipocalórica.

Constataram que os três grupos acumularam gordura do mesmo jeito, com pequeníssima alteração entre eles. A diferença ocorreu na saúde e modo de vida dos roedores, o que tinha comida à vontade foi o que apresentou menos problemas de saúde e manteve seu estilo de vida normal. O com dieta isocalórica teve pouca alteração.

Já o grupo com dieta restrita se mostrou letárgico, os bichos passavam a maior parte do tempo parados e tiveram uma piora considerável na saúde, mas mesmo assim acumularam gordura.

Então, o autor conclui que pode haver um fator genético determinante para o acúmulo de gordura.

Pois é... Andei lendo alguns textos que falam justamente de como o corpo vai "dar o jeito" para acumular gordura até mesmo nas piores condicöes, pois é a natureza do corpo acumular gordura. Quando vemos pessoas com percentuais de gordura baixíssimo, logo desconfiamos do uso de hormônios, como o caso que "vitimou" o tópico "Dá pra chegar natural?" justamente porque vai contra a natureza da nossa fisiologia.

Achei interessante ler sobre a desnutricäo enérgico-proteica, que acontecem em criancas, é a atrofia muscular, mas com acúmulo de gordura subcutânea.

Mas, enfim, vou tentar ler mais e mais para näo correr o risco de falar besteiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem interessante isso, né Mklek?O intestino tem "espaços" de tamanho suficiente para absorver monômeros(aminoácidos, glicose,...) NUNCA polímeros(Proteínas inteira por ex).O glúten tem uma proteína chamada Gliadina, e a ingestão dela altera esses "espaços" do intestino, ela inflama o intestino(se você não for celíaco é uma inflamação crônica, que você pode até não sentir, nos celíacos é uma inflamação aguda) e vai machucando o intestino até alterar esses "espaços" e o que não era pra acontecer a contece, seu intestino agora deixa passar para o sangue não somente aminoácidos, mas as vezes proteínas inteiras que em hipótese alguma poderiam estar circulando no sangue como polímeros, portanto você está com "Intestino permeável(ou leaky gut em inglês)... Ta bom, mas e dai? Seu corpo cria anticorpos contra aquela proteína que passou pelo seu intestino e não deveria ter passado, até ai tudo bem(não ta não haha), mas já pensou se essa proteína(absorvida pelo seu intestino) tenha a mesma configuração de alguma outra do seu corpo?(Super difícil de acontecer né kkk sqn)

Pronto, temos uma doença autoimune, seus anticorpos que estavam neutralizando as proteínas absorvidas pelo seu intestino, agora estão neutralizando as proteínas do seu próprio corpo... É algo pra refletir né? Se é a cura ficar sem glúten eu não sei, mas que ajuda, provavelmente sim.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22109896

Haha, algo curioso!! E pensar que este novo vilão está presente nos grãos que impulssionaram a civilização.

Alfa e Omega (...)

Teria o paper completo?

Li algo com relação a isso, tenho um texto aqui que fala sobre a lecitina, presente em leguminosas, soja, amendoim, feijão, e demonstra reações cruzadas com quem tem sensibilidade ao glúten, e justamente esse processo de permeabilização intestinal

https://drive.google.com/a/hc.fm.usp.br/file/d/0BwtrwUCsRkDDZ0JQVURsOGk0OUU/edit

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A termodinâmica é sim o fator de emagrecimento e ganhos, se entrar mais que gasta acumula, se gastar mais que entra é catabólico. A falha está em atribuir a generalização ao cálculo de TMB, e assim desconsiderando a individualidade biológica, que incluem a velocidade de adaptação (e homeostase), hormônios, funcionamento das glândulas, distribuição de receptores alfa e beta, circulação sanguínea, mitocondrias.

O corpo não é um mecanismo fechado, e um dia de sono diferente já altera a equação geral, e desconhecida, do metabolismo. Outro ponto é desconsiderar os efeitos diretos e indiretos dos alimentos escolhidos e a distribuição dos macros. Um motor se move apenas com gasolina, mas o corpo precisa de 3 tipos de macros calóricos, e se beneficia de macros não calóricos (como fibras insolúveis/celulose), necessita dos micros em quantidades adequadas para que as funções do corpo sejam plenas, e novamente impactam na equação do metabolismo.

Frutose é macro, mas se consumir 2000kcal só de frutose a vida toda, sem proteína, gordura e outra fonte de carbo, o máximo que vai conseguir é uma cirrose. Chega até ser contraditório, pois muitos que defendem a dieta flexível, também um dia defendem o colesterol (que de fato é mito seu malefício), contudo, assim como o coelho não está preparado para o colesterol (animal que foi vitima da pesquisa que critica o colesterol), o homem não é preparado para uma dieta só de frutose, e nem é caminhão para viver só de óleo. Se macro é macro, manda as kcal de alcool e ja era (sendo reducionista de propósito).

A gordura é um mecanismo de sobrevivência e pode acumular mesmo estando em "deficit", pois matematicamente está em deficit, mas o corpo aciona não só mecanismos de redução do metabolismo, como também bloquei as mecanismos de ação da lipólise. Dai surge o mito de que se não comer de 3 em 3h vai engordar. O 3h em 3h é bobeira, mas a redução dos mecanismos do corpo ocorre sim em um ambiente de stress. Chega a ser pior que a Homeostase que é a mera nivelação metabólica, pois estou falando do corpo amenizar a lipólise e intensificar a lipogenese.

Editado por Wesley Pinto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estão nos grãos que impulsionaram a civilização, os grãos consumidos hoje foram modificados geneticamente para baratear os custos, fora isso recebem banhos de pesticidas. O trigo por exemplo tem muito mais glúten que o orgânico. É só olhar em qualquer grão comprado no supermercado e verá um grande T estampado na embalagem.

Humm... No caso das variedades emmer e o eikorn de trigo isto pode ser verdade. Todavia, veja que uma das caracteristicas que tornou o trigo tão popular foi justamente a sua produtividade e capacidade de se fazer pães. O Gluten vem do cruzamento com outra graminea a Aegilops tauchii. Já em 7000 ac o homem cultivava trigo com gluten, talvez com uns 10% na concetração atual . Mas, eu atribuiria o sucesso da civilização ocidental a outro grão: A Cevada ( que também possui gluten). Da Cevada, o pão e a Cerveja. Esta sim impulsionou a nossa civilização.

Tá bom, apelei haha. Discovery é pseudocientifica!!

Massss. Acho que estou fugindo um pouco do foco do tópico.

Li algo com relação a isso, tenho um texto aqui que fala sobre a lecitina, presente em leguminosas, soja, amendoim, feijão, e demonstra reações cruzadas com quem tem sensibilidade ao glúten, e justamente esse processo de permeabilização intestinal

https://drive.google.com/a/hc.fm.usp.br/file/d/0BwtrwUCsRkDDZ0JQVURsOGk0OUU/edit

Vou dar uma olhada, Valeu Eduardo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...