Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Trigo E Seus Malefícios!


JulioSonic

Posts Recomendados

Acho que essa coisa de impulsionar a civilização se deu as vários fatores, mas sem dúvida a agricultura foi fundamental para estarmos dessa forma hoje... Não mais nômades(portando "perdendo tempo" caçando, andando, etc...) podíamos gastar esse tempo com outras coisas.

Tem uma frase muito legal que eu ouvi do Dr. Souto, era assim resumidamente:
"Nem tudo que é bom para a espécie é bom para o indivíduo. Para a espécie da vaca, nada foi tão bom quanto a domesticação, existem lugares em que há mais vaca do que pessoas, só que para o 'indivíduo vaca' não é tão bom pq ela já tem um destino traçado, que provavelmente é ir para o abatedouro".

E não tem razão? Todos os 7 bilhões de pessoas no mundo comendo carne não tem nem como haha, então pra manter e ter desenvolvido esse tanto de gente, só comendo ração(Grãos) mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Acho que essa coisa de impulsionar a civilização se deu as vários fatores, mas sem dúvida a agricultura foi fundamental para estarmos dessa forma hoje... Não mais nômades(portando "perdendo tempo" caçando, andando, etc...) podíamos gastar esse tempo com outras coisas.

Tem uma frase muito legal que eu ouvi do Dr. Souto, era assim resumidamente:

"Nem tudo que é bom para a espécie é bom para o indivíduo. Para a espécie da vaca, nada foi tão bom quanto a domesticação, existem lugares em que há mais vaca do que pessoas, só que para o 'indivíduo vaca' não é tão bom pq ela já tem um destino traçado, que provavelmente é ir para o abatedouro".

E não tem razão? Todos os 7 bilhões de pessoas no mundo comendo carne não tem nem como haha, então pra manter e ter desenvolvido esse tanto de gente, só comendo ração(Grãos) mesmo.

Não tem como discordar que os grãos impulsionaram o avanço da civilização, só quero chamar atenção ao fato de os grãos que consumimos hoje não são os mesmos dos nossos antepassados, e este é o principal fator para o grande número doenças alérgicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem como discordar que os grãos impulsionaram o avanço da civilização, só quero chamar atenção ao fato de os grãos que consumimos hoje não são os mesmos dos nossos antepassados, e este é o principal fator para o grande número doenças alérgicas.

Estou de total acordo, Norton. Existem vários "tipos de glúten", os de hoje combinam todos os outros e muito mais coisa haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A termodinâmica é sim o fator de emagrecimento e ganhos, se entrar mais que gasta acumula, se gastar mais que entra é catabólico. A falha está em atribuir a generalização ao cálculo de TMB, e assim desconsiderando a individualidade biológica, que incluem a velocidade de adaptação (e homeostase), hormônios, funcionamento das glândulas, distribuição de receptores alfa e beta, circulação sanguínea, mitocondrias.

O corpo não é um mecanismo fechado, e um dia de sono diferente já altera a equação geral, e desconhecida, do metabolismo. Outro ponto é desconsiderar os efeitos diretos e indiretos dos alimentos escolhidos e a distribuição dos macros. Um motor se move apenas com gasolina, mas o corpo precisa de 3 tipos de macros calóricos, e se beneficia de macros não calóricos (como fibras insolúveis/celulose), necessita dos micros em quantidades adequadas para que as funções do corpo sejam plenas, e novamente impactam na equação do metabolismo.

Frutose é macro, mas se consumir 2000kcal só de frutose a vida toda, sem proteína, gordura e outra fonte de carbo, o máximo que vai conseguir é uma cirrose. Chega até ser contraditório, pois muitos que defendem a dieta flexível, também um dia defendem o colesterol (que de fato é mito seu malefício), contudo, assim como o coelho não está preparado para o colesterol (animal que foi vitima da pesquisa que critica o colesterol), o homem não é preparado para uma dieta só de frutose, e nem é caminhão para viver só de óleo. Se macro é macro, manda as kcal de alcool e ja era (sendo reducionista de propósito).

A gordura é um mecanismo de sobrevivência e pode acumular mesmo estando em "deficit", pois matematicamente está em deficit, mas o corpo aciona não só mecanismos de redução do metabolismo, como também bloquei as mecanismos de ação da lipólise. Dai surge o mito de que se não comer de 3 em 3h vai engordar. O 3h em 3h é bobeira, mas a redução dos mecanismos do corpo ocorre sim em um ambiente de stress. Chega a ser pior que a Homeostase que é a mera nivelação metabólica, pois estou falando do corpo amenizar a lipólise e intensificar a lipogenese.

melhor comentario que já li aqui excelente. kkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma verdadeira aula!!! Obrigado pela contribuicäo!

Mas, eu atribuiria o sucesso da civilização ocidental a outro grão: A Cevada ( que também possui gluten). Da Cevada, o pão e a Cerveja. Esta sim impulsionou a nossa civilização.

Pois é, quem conhece a história da cerveja sabe como ela foi importante para o desenvolvimento da humanidade. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que é bom para espécie nem sempre é bom para o indivíduo. A agricultura foi boa para a espécie humana? Foi. Mas não tanto para o indivíduo.

A vaca, um animal burro, fraco, lento, se beneficiou de ser domesticado, mas para o "individuo" vaca o resultado é ser abatida ou escrava leitera pelo resto da vida, ao ponto do leite que era para ser do bezerro ser dividido com a produção para o homem.

No entanto não podemos pegar uma via de mão única. Muitas coisas descobrimos desde que os avanços começaram. Uma batata não vai se prejudicial e pode ser utilizada de maneira consciente na dieta. Aprendemos a induzir a fermentação e fazer isso em grande quantidade, mas vale lembrar que o alcool da fermentação é um processo natural, e muitos animais consomem frutas fermentadas ao ponto de até ser relatado casos de animais alcoolizados.

Enfim, o ambiente selvagem sempre será o mais saudável, do ponto de vista naturalista, mas não necessariamente o mais seguro, ou mais saudável do ponto de vista sociológico. Cabe a nós que podemos "pensar" medir o que funciona melhor para cada um, como por exemplo a low carb que pode ser melhor para muitos, mas horrível para algumas pessoas que trabalham, estudam e moram sozinhas que mal conseguem cozinhar e é muito mais prático banana com aveia, yogurte e um pão integral com peito de peru. Logo para essa pessoa toda sem tempo a melhor dieta é a que se adapta as condições e praticidades de sua rotina, bem como ao acesso de alimentos, que por exemplo para quem segue paleo é muito dificil, afinal não se encontra carne e leite de animal alimentado em pasto em todo lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que é bom para espécie nem sempre é bom para o indivíduo. A agricultura foi boa para a espécie humana? Foi. Mas não tanto para o indivíduo.

A vaca, um animal burro, fraco, lento, se beneficiou de ser domesticado, mas para o "individuo" vaca o resultado é ser abatida ou escrava leitera pelo resto da vida, ao ponto do leite que era para ser do bezerro ser dividido com a produção para o homem.

No entanto não podemos pegar uma via de mão única. Muitas coisas descobrimos desde que os avanços começaram. Uma batata não vai se prejudicial e pode ser utilizada de maneira consciente na dieta. Aprendemos a induzir a fermentação e fazer isso em grande quantidade, mas vale lembrar que o alcool da fermentação é um processo natural, e muitos animais consomem frutas fermentadas ao ponto de até ser relatado casos de animais alcoolizados.

Enfim, o ambiente selvagem sempre será o mais saudável, do ponto de vista naturalista, mas não necessariamente o mais seguro, ou mais saudável do ponto de vista sociológico. Cabe a nós que podemos "pensar" medir o que funciona melhor para cada um, como por exemplo a low carb que pode ser melhor para muitos, mas horrível para algumas pessoas que trabalham, estudam e moram sozinhas que mal conseguem cozinhar e é muito mais prático banana com aveia, yogurte e um pão integral com peito de peru. Logo para essa pessoa toda sem tempo a melhor dieta é a que se adapta as condições e praticidades de sua rotina, bem como ao acesso de alimentos, que por exemplo para quem segue paleo é muito dificil, afinal não se encontra carne e leite de animal alimentado em pasto em todo lugar.

Estou estupefato, no bom sentido, com suas postagens acerca do assunto. Gostei muito do seu ponto de vista. Se näo for demais, posso perguntar sua profissäo e formacäo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem vê South Park, episódio fazendo sátira sobre glúten, só pra descontrair um pouco rsrs

https://www.youtube.com/watch?v=ovgYdQ5yirA

Mas vou fazer uma experiência igual ao que o Mklek fez, vou tirar glúten e trigo da dieta por um mês. Na verdade acho até bem fácil tirar eles, eu pelo menos não sito falta, e vai ficar até mais barato, tá 9 reais o kg do pão aqui em Curitiba rs

O único inconivente é quando você sai com amigos pra comer pizza..

Dr Lair Ribeiro comentando um pouco sobre glúten..

https://www.youtube.com/watch?v=-Halt9xd81U

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...