Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Trigo E Seus Malefícios!

JulioSonic

Posts Recomendados

Postado

já há muitas fontes recomendando que se retire a aveia da dieta. não é tão inofensiva quanto parece. pelo que eu li, tá associada a algumas enfermidades. e nem é por conter percentagens ínfimas de glutén. antes eu a consumia porque todos bodybuilders a consomem. mas depois de novas desmistificações científicas que eu constatei, simplesmente evito.

Não sabia disso. De qualquer forma eu não vejo nada de interessante na aveia, um alimento totalmente substituivel..

Postado

Uma opção pra quem quer um trigo um pouco menos prejudicial..

O trigo sarraceno (Fagopyrum esculentum), também conhecido como trigo mourisco e buckwheat (inglês), possui sabor de noz agradável e baixo índice glicêmico. Possui a família Polygonaceae.

Trigo-sarraceno

O trigo sarraceno é livre de glúten, sendo uma boa opção para pessoas que possuam sensibilidade ao glúten ou alguma doença celíaca. As dietas com trigo sarraceno são associadas a um menor risco de desenvolvimento de pressão alta, muito em parte a sua rica composição e concentração de flavonoides, principalmente a rutina, que inclui as catequinas do chá verde e os polifenóis do vinho tinto. Os flavonoides são fitonutrientes que protegem contra doenças, estendem a ação da vitamina C e agem como antioxidantes.

A quercetina e a rutina são substâncias promissoras para a ciência, vez que podem dificultar a ligação de células cancerígenas à células saudáveis, reduzindo os danos ao DNA. O grande potencial do trigo sarraceno contra o câncer é apontado justamente a sua integridade suplementar. O trigo sarraceno também é rico em magnésio, substância que relaxa os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo de sangue e o transporte de nutrientes enquanto auxilia na redução da pressão arterial, contribuindo para um sistema cardiovascular saudável. O trigo sarraceno também é rico em fibras insolúveis (cerca de 4,5g/copo) que podem ajudar as mulheres a evitarem cálculos biliares. Pesquisadores acreditam que a fibra insolúvel acelera o tempo de transição do alimento pelo intestino e reduz a secreção ácidos biliares (quantidades excessivas de ácido biliar contribuem para a formação de cálculos biliares), além de aumentar a sensibilidade à insulina e reduzir as gorduras no sangue.

A rutina presente no trigo sarraceno desempenha ainda outro papel protetor, vez que trabalha em conjunto com outros compostos, prevenindo a formação de plaquetas sanguíneas e ajudando a encolher as partículas da lipoproteína de baixa densidade (colesterol ruim ou colesterol LDL) ao mesmo tempo que não afeta negativamente os níveis da lipoproteína de alta densidade (colesterol bom ou colesterol HDL).

Ao evitar a formação de plaquetas no sangue, o trigo sarraceno pode desempenhar um papel importante em qualquer plano de proteção do coração. Além disso, ao encolher partículas da lipoproteína de baixa densidade perigosas (colesterol ruim), os torna menos propensos a furar a parede das artérias, reduzindo ainda mais o risco de ataque cardíaco ou derrame.

O trigo sarraceno é muito popular no Japão, um dos países com menores índices de câncer no mundo. O consumo também é bastante popular em algumas regiões da China, onde o povo possui uma dieta rica em trigo sarraceno e apresenta níveis excepcionalmente baixos de colesterol total.

Postado

A aveia por sí só não tem glutên, o que acontece é que como ela processada com o trigo acaba sendo contaminada.

Teria alguma fonte de aveia sem gluten?

já há muitas fontes recomendando que se retire a aveia da dieta. não é tão inofensiva quanto parece. pelo que eu li, tá associada a algumas enfermidades. e nem é por conter percentagens ínfimas de glutén. antes eu a consumia porque todos bodybuilders a consomem. mas depois de novas desmistificações científicas que eu constatei, simplesmente evito.

Em bulking é quase impossível não usar, O que você colocou para bater as calorias?

Postado

Para mim é isso, é um boa cortar para ver seu feedback principalmente se você tiver o "vício" ao trigo como alguns autores falam.

Quando sugeri ficar 2 semanas sem trigo, foi pensando mais nisso. Algumas pessoas mais "viciadas" passam por um período de abstinência, que dura tipicamente de 3 a 5 dias. A segunda semana sem glúten é bem prazerosa, experimentam uma diminuição importante do apetite e uma clareza de pensamento, porque já não estão na montanha russa de picos de glicose e insulina, e também de dopamina. Quase todo mundo se sente muito bem e percebe que algo na dieta anterior (com trigo) fazia mal.

Postado

Para mim foi a mesma coisa, não mudou nada (psico/corpo/essas coisas). O que mudou para MIM foi o trabalho de fazer uma dieta mais restrita rsrsrs.

rsrss

Então blz... Sorte sua! Mas vc tem 18 anos, faça o teste aos 20, aos 25, aos 30... Seu corpo é dinâmico, seu metabolismo é alterado com a idade, sempre é bom reavaliar oq funciona bem ou não pra vc.

Pra muita gente faz toda diferença. Como passar 2 semanas em trial não custa quase nada, acho super válido fazer o teste.

Pra mim foi como sair do matrix.

Aconteceu qdo tirei os industrializados em 2013, 1 ano depois quando fiz  dieta Dukan por uns tempos, e 1 ano depois qdo fiz 5 dias de jejum de sucos. Foram experiências mto interessantes, e o denominador comum em todas elas acabou sendo a redução do glúten. Percebi que sfiha do Habibs e pizza me deixam deprimida e sem foco. E barriguda, e cheia de celulite... rsss  É só tirar os alimentos daninhos (que agora consegui identificar, são os que contém glúten) que tudo melhora bastante em poucos dias.

Então reforço que vale a pena tentar, se uma melhora perceptível na disposição, no humor e no fpisico for notada, certamente esse vai ser o melhor caminho.

Postado

Sinceramente também não notei muita diferença em ter tirado o trigo (se bem que ainda como socialmente, devo comer umas 3 ou 4x no mês, logo não tirei 100%).

Mas como o Matheus tinha dito aqui ou em outro tópico, o efeito do glutên é a acumulativo. Agora tudo bem, mas vai saber que mudanças irão acontecer e 5, 10, 15 anos. É a mesma coisa que tomar uma latinha de cerveja todo dia. Talvez hoje não aconteça nada, mas vai saber que consequências isso me trará no futuro. E como o Mateus também tinha dito, é só ver como o glutên reage no organismo pra saber se é bom ou não.

Enfim, antes eu pagava 7 reais no pacote de pão integral, hoje pago 9 reais em opções sem glutên (pão de batata doce, aipim, cenoura etc), por uma diferença de 2 reais prefiro não colocar em jogo minha saúde.

Postado (editado)

Sinceramente também não notei muita diferença em ter tirado o trigo (se bem que ainda como socialmente, devo comer umas 3 ou 4x no mês, logo não tirei 100%).

Mas como o Matheus tinha dito aqui ou em outro tópico, o efeito do glutên é a acumulativo. Agora tudo bem, mas vai saber que mudanças irão acontecer e 5, 10, 15 anos. É a mesma coisa que tomar uma latinha de cerveja todo dia. Talvez hoje não aconteça nada, mas vai saber que consequências isso me trará no futuro. E como o Mateus também tinha dito, é só ver como o glutên reage no organismo pra saber se é bom ou não.

Enfim, antes eu pagava 7 reais no pacote de pão integral, hoje pago 9 reais em opções sem glutên (pão de batata doce, aipim, cenoura etc), por uma diferença de 2 reais prefiro não colocar em jogo minha saúde.

Quantos gramas esses pacotes sem glúten? Compra em supermercado ou loja de produtos naturais?

Essa semana vou ver se encontro por aqui, mas acho pouco provável encontrar em supermercado, mesmo que grande.

Parei de comprar o pão integral, mas em "compensação" to comendo 1 francês por dia, enquanto não compro sem glúten, por conta também do queijo.

Serão +4 dias de francês, já que só recebo dia 5 rs

Editado por Marlon Paradise
Postado

Quantos gramas esses pacotes sem glúten? Compra em supermercado ou loja de produtos naturais?

Essa semana vou ver se encontro por aqui, mas acho pouco provável encontrar em supermercado, mesmo que grande.

Parei de comprar o pão integral, mas em "compensação" to comendo 1 francês por dia, enquanto não compro sem glúten, por conta também do queijo.

Serão +4 dias de francês, já que só recebo dia 5 rs

500g. Tem no mercado, mas é caro, tava 14 reais um de 450g. Em casa de produtos naturais tem mais opções. E fora o glutên, esses paes normalmente são sem conservantes, corantes, e todas essas coisas. Quando chegar em casa tiro uma foto e posto aqui.

Postado

Uma coisa que eu vejo e até vem de encontro um pouco com isso que a Letícia falou é que aparentemente esse impacto de diferença na retirada do glúten é maior em mulheres. E um dos pontos principais que eu percebo é quanto a celulite, muitas falam da melhora nesse aspecto.

Eu quando tirei o glúten da minha alimentação (da diária, por que vira e mexe eu como uma pizza, um lanche, etc..), visualmente não senti taaanta diferença. Senti uma leve melhora na pele, um pouco desinchado. Não foi algo tipo "tirei o glúten e fiquei com 6% de bf".. RS

Mas isso foi em mim, em outros pode ser que sintam mais diferença como pode ser que sintam menos. Só que além dos efeitos visuais a retirada do glutem também trouxe outras melhoras.

Um relato breve, não é meu mas é interessante e vem de encontro com o que tem sido falado ao longo desse tópico como também de outros. 

Na faculdade eu conversando com um colega ele se interessou pela diminuição de Carbos. Falei pra ele " tira só o trigo durante alguns dias, vê o que acontece". Falei pra tirar aos poucos, ir diminuindo, não precisa parar com tudo. Até emprestei barriga de trigo pra ele.

Ele primeiro falou pra namorada dele e ela foi cortar o trigo. Segundo ele falou, ela sentiu aqueles típicos sinais de abstinência: irritabilidade, ansiedade, etc.

Ele foi lá e tentou também eliminar o glúten da dieta. Fui perguntar pra ele como estava indo:  não da não, é difícil, mas to diminuindo pra ir aos poucos.

Então é aquilo que vemos, até o Ney citou esses sinais que acontecem com a retirada do trigo. A forma como ele age no nosso organismo é complexa, não é apenas uma questão de kcal, ou por ser carbo, até por que um dos maiores problemas do trigo não está no carbo, está na sua proteína (irônico, ne).

Por isso as vezes de tanta insistência quanto ao trigo. Parece até que somos um bando de chatos, somos os anti glúten/carbo/lactose segundo alguns, mas é que os efeitos negativos são reais.

Obs. O pão francês ta tão caro que sai mais barato você comer um ovo mexido com bacon (fora que é mais gostoso..hahaha)

Postado

Uma coisa que eu vejo e até vem de encontro um pouco com isso que a Letícia falou é que aparentemente esse impacto de diferença na retirada do glúten é maior em mulheres. E um dos pontos principais que eu percebo é quanto a celulite, muitas falam da melhora nesse aspecto.

É realmente impressionante. Duas a 4 semanas "na dieta" já fazem diferença.

Eu quando tirei o glúten da minha alimentação (da diária, por que vira e mexe eu como uma pizza, um lanche, etc..), visualmente não senti taaanta diferença. Senti uma leve melhora na pele, um pouco desinchado. Não foi algo tipo "tirei o glúten e fiquei com 6% de bf".. RS

Fiz um gráfico tosto pra mostrar pra um amigo, qual a pirâmide (triangulo reto) alimentar ideal - na minha opinião ( e eu considero op dia do lixo, uns 20% das calorias diárias, que podem ser concentradas 2-3x por semana

wgzwx3.png

Mas isso foi em mim, em outros pode ser que sintam mais diferença como pode ser que sintam menos. Só que além dos efeitos visuais a retirada do glutem também trouxe outras melhoras.

Um relato breve, não é meu mas é interessante e vem de encontro com o que tem sido falado ao longo desse tópico como também de outros. 

Na faculdade eu conversando com um colega ele se interessou pela diminuição de Carbos. Falei pra ele " tira só o trigo durante alguns dias, vê o que acontece". Falei pra tirar aos poucos, ir diminuindo, não precisa parar com tudo. Até emprestei barriga de trigo pra ele.

Ele primeiro falou pra namorada dele e ela foi cortar o trigo. Segundo ele falou, ela sentiu aqueles típicos sinais de abstinência: irritabilidade, ansiedade, etc.

Ele foi lá e tentou também eliminar o glúten da dieta. Fui perguntar pra ele como estava indo:  não da não, é difícil, mas to diminuindo pra ir aos poucos.

Pra algumas pessoas é melhor tirar duma vez, pra outras a redução gradual é mais fácil. De qualquer forma é melhor tratar a interação com o glúten como dependência química, já que a gliadina dele atua nos receptores opióides e causa dependência como a heroína e o tabaco. A maioria tem que cortar de forma abrupta, e curtir 2 a 5 dias a abstinência, depois se livrar do vício. (tabaco leva umas 4 semanas pra melhorar da abstinência, mas glúten é mais rápido)

Então é aquilo que vemos, até o Ney citou esses sinais que acontecem com a retirada do trigo. A forma como ele age no nosso organismo é complexa, não é apenas uma questão de kcal, ou por ser carbo, até por que um dos maiores problemas do trigo não está no carbo, está na sua proteína (irônico, ne).

Por isso as vezes de tanta insistência quanto ao trigo. Parece até que somos um bando de chatos, somos os anti glúten/carbo/lactose segundo alguns, mas é que os efeitos negativos são reais.

É aquele fluxo que sempre acontece qdo novos conhecimentos são adquiridos... Primeiro as pessoas negam, depois debocham, depois rebatem, e por fim aceitam. 

Mto trabalho é envolvido, mta pesquisa. Uma hora o conhecimento é assimilado. 

Obs. O pão francês ta tão caro que sai mais barato você comer um ovo mexido com bacon (fora que é mais gostoso..hahaha)

Não tem nem comparação!

Postado

Como havia prometido ontem, segue em anexo a imagem dos pães sem glutên. Outra opção é preparar seu próprio pão também. Mas nesse valor atual que estou pagando não acho tão absurdo, principalmente se for comparar com pão francês. Na ultima vez que comprei pão francês, e que já faz uns 3 ou 4 mesês, tava 10 reais o kilo, mais ou menos 70 centavos por cada pão. E hoje devido a crise que vivemos deve ter aumento ainda mais, ou seja, já nem compensa muito continuar com isso. Até 1kg de sardinha chega a sair mais barato.

https://odia.ig.com.br/noticia/economia/2015-09-25/pao-frances-vai-subir-10-em-media-por-causa-do-dolar-alto.html

25/09/2015 00:04:26

Pão francês vai subir 10% em média por causa do dólar alto

Preço do alimento é pressionado pelo custo do trigo importado. Carne também fica mais cara

DSC_0419.gif

Postado

https://www.youtube.com/watch?v=usUlabQ8j3c 

apenas reforçando, eu fiz o teste de eliminar o glúten da minha dieta(não 100%), meu intestino melhorou, vou ao banheiro todos os dias...

minha dica é: tire o glúten de sua dieta mesmo não sendo intolerante, ele acaba com a camada do intestino (zonolin) e causando inflamações (iti)  

Postado

minha dica é: tire o glúten de sua dieta mesmo não sendo intolerante, ele acaba com a camada do intestino (zonolin) e causando inflamações (iti)  

Concordo, Felipe. Tirar o glúten por 2 semanas pode fazer muita diferença. Por 4 ou mais semanas, então, nem se fala!

Geralmente o primeiro benefício é no intestino, depois vem a melhora da energia (disposição), e depois vários benefícios  na qualidade de vida.

Vale muito a pena \o/

Postado

Oq eu pude ver na retirada do trigo (não nos fins de semana) , melhorou meu intestino (intestino preso ), retenção pós treino diminuiu , cintura menor e o psicológico muda um pouco (pra melhor ). São coisas pequenas mas elas existem. Eu mando pizza, macarronada todo fim de semana e as vezes durante tmb , mas é a tal da abstinência mesmo. Mas vou falar a verdade , prefiro mil vezes o ovo com bacon do que uma macarronada hahaha

Postado (editado)

E fazendo o uso de Glúten 12 CH e 30 CH (Homeopatia) durante 30 dias, para aqueles q estão bem intoxicados, eles funcionam como um reversor de glúten.

usando também:  cloreto de magnésio(1g) + sal do himalaia(1g) + bicarbonato de sódio(1g) em 2 litros de água(ou 10g de cada em 20L de água), beber essa mistura durante uns 2 meses, vai notar grande diferença... fazendo o uso de Lugol 5% (2 gotas com um pouco de água em jejum) e de 10 à 20 gotas de água oxigenada misturada em um copo de água todos os dias(em jejum ou 30 min antes das refeiçoes)  

Editado por FELLIPE ASSIS
Postado

Oq eu pude ver na retirada do trigo (não nos fins de semana) , melhorou meu intestino (intestino preso ), retenção pós treino diminuiu , cintura menor e o psicológico muda um pouco (pra melhor ). São coisas pequenas mas elas existem. Eu mando pizza, macarronada todo fim de semana e as vezes durante tmb , mas é a tal da abstinência mesmo. Mas vou falar a verdade , prefiro mil vezes o ovo com bacon do que uma macarronada hahaha

Pros fas de macarronada e macarrão existem opções também. Sabado comprei um pacote de macarrão feito com farinha de arroz e paguei 2,60, mais barato do que o feito com o trigo.

E fazendo o uso de Glúten 12 CH e 30 CH (Homeopatia) durante 30 dias, para aqueles q estão bem intoxicados, eles funcionam como um reversor de glúten.

usando também:  cloreto de magnésio(1g) + sal do himalaia(1g) + bicarbonato de sódio(1g) em 2 litros de água(ou 10g de cada em 20L de água), beber essa mistura durante uns 2 meses, vai notar grande diferença... fazendo o uso de Lugol 5% (2 gotas com um pouco de água em jejum) e de 10 à 20 gotas de água oxigenada misturada em um copo de água todos os dias(em jejum ou 30 min antes das refeiçoes)  

Não conhecia esse Glutên 12 CH e o 30 CH. Compro em fármacia isso?

A segunda formula é pra desintoxiar o organismo também?

Postado

Saiu uma materiazinha na Folha de Säo Paulo. O que acham?

Cortar glúten da dieta é controverso para quem não tem intolerância 
https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2015/10/1690637-cortar-gluten-da-dieta-e-controverso-para-quem-nao-tem-intolerancia.shtml

Postado

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2015/10/1690637-cortar-gluten-da-dieta-e-controverso-para-quem-nao-tem-intolerancia.shtml

Achei legal a matéria. Imparcial. Fala superficialmente sobre os FODMAPS, que é algo que eu gostaria de entender melhor - se alguém tiver mais conhecimento sobre o assunto e quiser escrever a respeito, será mto bem vindo!

Essa sensação de estufamento, gases, etc. eu tenho com diversos alimentos, alguns contendo glúten e outros não. Curiosamente pão não causa nada e é, inclusive, uma das minhas fontes preferidas em refeeds e carbloads justamente por isso. Outras substâncias com glúten como bolos e cerveja já não me fazem mto bem - azia, gases, diarréia, entre outros problemas gastro-intestinais são comuns ao consumi-los.

Por tudo isso, gostaria de entender melhor essa coisa dos FODMAPS, pois talvez sejam os causadores do meu desconforto. Como são carboidratos, acredito que seja esse o motivo do sucesso das dietas low carb em relação a isso, pois além do glúten essas dietas retiram diversas outras fontes potencialmente causadoras de problemas gastro-intestinais. 

Abraços

Postado

Os carboidratos não são todos iguais, por mais que falem que carbo é carbo. A digestão deles é diferente, por que sua composição é diferente. Fodmaps são carbos que são mais dificeis de serem digeridos ou que uma determinada pessoa tenha dificuldade de digerir. 

O feijão por exemplo, por que muitos falam que tem gases quando comem? Porque o tipo de carboidrato dele é de dificil digestão, quando chega no final da digestão, onde já era pra ele estar totalmente digerido, muitas vezes ele não está. Há fermentação por bactérias e causa os gases, desconforto abdominal, etc..

No seu caso que falou que o trigo sozinho não causa, mas bolos podem causar algum desconforto. Isso pode ser pela combinação de glúten + lactose que causa esse desconforto. Não é algo isolado, entende? São alguns fatores que acabam causando isso. 

Postado

Os carboidratos não são todos iguais, por mais que falem que carbo é carbo. A digestão deles é diferente, por que sua composição é diferente. Fodmaps são carbos que são mais dificeis de serem digeridos ou que uma determinada pessoa tenha dificuldade de digerir. 

O feijão por exemplo, por que muitos falam que tem gases quando comem? Porque o tipo de carboidrato dele é de dificil digestão, quando chega no final da digestão, onde já era pra ele estar totalmente digerido, muitas vezes ele não está. Há fermentação por bactérias e causa os gases, desconforto abdominal, etc..

No seu caso que falou que o trigo sozinho não causa, mas bolos podem causar algum desconforto. Isso pode ser pela combinação de glúten + lactose que causa esse desconforto. Não é algo isolado, entende? São alguns fatores que acabam causando isso. 

Feijão é foda. Foi com grande pesar que cortei da minha rotina :(. Ainda consumo eventualmente, mas cortei do dia-a-dia. 

Valeu pelos esclarecimentos! Tem algo mais sobre FODMAPS ou é simples assim?

Abraços

Postado

Ele é relativamente fácil, o dificil é se quiser memorizar os alimentos ricos em Fodmaps, ai já complica um pouco.. hahaha

Mas o conceito de fodmap é facil, são Oligosacarídeos, Dissacarídeos, Monosacarídeos e Polióis Fermentáveis (em inglês o F vem na frente) que o organismo não consegue digerir direito. Isso pode ser causado também por alguma deficiência na flora intestinal.

Postado

Interessante esse conceito de fodmaps, era desconhecido pra mim até o momento.

Antigamente, há uns 5, ou 6 anos tamém sofria com gases, dor abdominal, etc, mas foi só cortar alguns alimentos como refrigerantes e industrialziados que resolveu bastante coisa. Hoje praticamente não tenho mais isso, só quando exagero na refeição mesmo. Uma alimentação rica em vegetais pra mim continua sendo a melhor opção de dieta pra evitar qualquer problema intestinal.

Mateus, você teria a lista com alguns alimentos ricos nesse foodmap?

Postado (editado)

Ele é relativamente fácil, o dificil é se quiser memorizar os alimentos ricos em Fodmaps, ai já complica um pouco.. hahaha

Mas o conceito de fodmap é facil, são Oligosacarídeos, Dissacarídeos, Monosacarídeos e Polióis Fermentáveis (em inglês o F vem na frente) que o organismo não consegue digerir direito. Isso pode ser causado também por alguma deficiência na flora intestinal.

Acho que tem tudo a ver com a flora intestinal. Carboidratos simples são usados preferencialmente por alguns tipos de bactérias, outras já preferem consumir polióis, amido resistente, e tal.

Depois procuro os tipos de bactéria, mas o resumo é: bactérias presentes no intestino de obesos são de um tipo, que ama açúcar, e indivíduos magros, saudáveis, carismáticos e bem sucedidos tem outro tipo de flora intestinal. Brincadeiras a parte, é possível modificar a flora e com isso melhorar a função intestinal. Passar a tolerar melhor certos alimentos, e ganhar saúde. 

Já fizeram até transplante de fezes em um estudo! Imagina... que bizarro... 

https://www.estadao.com.br/noticias/geral,transplante-de-fezes-vira-arma-contra-tipo-de-colite-imp-,1014888

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/01/20/estudos-sugerem-que-transplante-de-flora-intestinal-pode-combater-a-obesidade.htm

Boa reportagem (coisa rara de ver na imprensa daqui). Claro que tirar industrializados em geral vai dar um resultado positivo. 

Editado por Leticia Lelis
Postado

Você acha na internet, mas aqui tem uma tabelinha com alguns:

Frutas Ricas em FODMAP Maçã, pera, pêssego, manga, melancia, nectarina, cereja, abacate
Sucos naturais, frutas secas, mel, frutose, xarope de milho
Frutas pobres em FODMAP Banana, amora, carambola, uva, abacaxi, melão, kiwi, limão, lima, laranja, tangerina, morango, maracujá
Laticínios Ricos em FODMAP Leite de vaca, cabra ou ovelha, sorvete, iogurte (mesmo desnatado), queijo fresco e cremoso (ricota, cottage, cream cheese)
Laticínios Pobres em FODMAP Leite sem lactose, iogurte sem lactose, leite de soja, leite de arroz ou amêndoa, manteiga e queijos curados, como cheddar, parmesão, brie ou camembert
Hortaliças e Leguminosas Ricas em FODMAP Alcachofra, aspargo, beterraba, brócolis, couve, alho, alho-poró, quiabo, cebola, couve-flor, ervilha, grão de bico, feijão, lentilha
Hortaliças e Leguminosas Pobres em FODMAP Broto de bambu, cenoura, aipo, milho, berinjela, alface, cebolinha, pepino, abóbora, abobrinha, alface, tomate, espinafre, batata, batata doce
Cereais e Massas Ricos em FODMAP Pães, bolos, biscoitos ou cereais contendo trigo e centeio e cereais com xarope de milho
Cereais e Massas Pobres em FODMAP Farinhas, pães, macarrão e biscoitos sem glúten
Produtos com farinha de milho ou mandioca
Quinoa, arroz, tapioca, macarrão de arroz

Sim, com certeza. Só falei que isso pode ser porque no caso do feijão, independente de como está a flora intestinal a digestão dele é dificil.

E o problema de alguns tipos de carboidratos em uma quantidade maior que o aceitavel, acabam danificando a flora intestinal (não são todos, e pessoal, não estou criticando os carbos, só estou relacionando com isso). É aquele negócio, cada bactéria tem sua função, cada uma uma preferencia, por isso é bom ter diversidade.

Postado

Essa questão do feijão de difícil digestão, tem a ver com o fato de eu (não só eu, alguns da família tbm) me sentir cheio por muito tempo após comer?

Exemplo se como arroz sem feijão fico com fome rápido, mas juntos fico meio pesado.

Ou ta relacionado a fibra mesmo?

Postado

Muito interessante tudo isso ai. Ultimamente tenho procurado deixar minha flora intestinal o mais saúdavel possível. Vou começar a rever alguns alimentos da minha dieta, principalmente feijão e lentilha.

E quanto aos probióticos, bactérias encotradas em leite fermentado, iogurts, yakuts e tal.. alguém teria algum comentário a respeito? Tipo, seria o consumo diário deles seria benéfico?

Postado

O que acham de suplementação com glutamina, com o intuito de promover uma maior saúde do intestino?

Postado

Sobre a saúde da flora intestinal, estava lendo sobre probioticos e achei um tal de "kefir". Pelo que li e por relatos parece ser algo milagroso, melhor que iogurtes normais. Alguém já usou isso? Sabem como funciona? Tem estudos sérios sobre?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...