Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sobrepeso Infantil - Ajuda!


R.U.M.

Posts Recomendados

Bom dia pessoal.

Tenho convivido com uma situação desagradável em casa: minha irmã de 8 anos está acima do peso.

Ela até os seis anos era uma criança razoavelmente saudável. No aniversário de seis anos, ela teve um caso severo de broncoespasmo, indo parar na UTI infantil, ficou quase duas semanas por lá. Assoprou velinhas no quarto... =\ Depois dessa crise, meus pais iniciaram um tratamento médico a fim de mitigar e controlar as doenças respiratórias dela. Por um ano ela esteve utilizando uma combinação de dieta e medicamentos (Singulair, Decadron, entre outros) e ganhou peso. Pensamos "bem, vai passar quando o tratamento acabar né?". Pelo contrário, a situação se agravou.

Minha irmã tornou-se mais sedentária graças à doença - que criança vai sair correndo e pulando depois de ter semanas em falta de ar? Repouso era de lei. Após essa fase, os hábitos se mantiveram.

Ela sai com suas amiguinhas, que estão entrando na adorada puberdade onde você se ENTOPE de Trakinas, balas, bolos, sorvetes e afins e fica cada vez mais magro. E acompanha cada refeição das amiguinhas rs... já viram onde isto vai dar.

Resultado: mais de um ano após o fim do tratamento, minha irmã que não tem nem 1,25 de altura e pesa pouco mais de 30 kg, está sedentária e recentemente observamos que sua postura começou a ser afetada pelo peso.

Resolvi por fim com minha mãe que ela vai começar ALGUMA atividade física e vamos mudar a alimentação aqui em casa urgentemente, além de consultar um nutricionista.

- A questão é: o que conhecemos e praticamos em termos de perda de gordura serve para crianças? Déficit calórico, aeróbicos em jejum, jejum intermitente, trabalho de força, como essas práticas são adequadas para crianças, especificamente para uma menina de 8 anos de idade? Temos de pegar leve ou existe um Smolov para Crianças? Haha brincadeira.

Ajudem!

Obrigado pela atenção. Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

- A questão é: o que conhecemos e praticamos em termos de perda de gordura serve para crianças? Déficit calórico, aeróbicos em jejum, jejum intermitente, trabalho de força, como essas práticas são adequadas para crianças, especificamente para uma menina de 8 anos de idade? Temos de pegar leve ou existe um Smolov para Crianças? Haha brincadeira.

Ajudem!

Obrigado pela atenção. Um abraço!

Essa ultima parte me assustou! kk

Olha, acho que o melhor mesmo, é coloca-la em algum esporte e que ela goste de fazer. A princípio é bom ir tirando aos poucos as guloseimas e ir adequando a uma dieta mais rica, mais saudável, não totalmente restrita, até porque ela esta em fase de crescimento né..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanhamento médico,dieta não radical pois ela ainda é criança,exercícios físicos?leva ela no parque,caminhe,brinque,corra com ela,se vc quer ajuda-lá ,saia para se divertir com ela,não deve a obriga-lá a fazer um esporte,tal,leve exercícios que envolvam diversão.

E boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Justamente Fabi! Esse é o medo: afetar o desenvolvimento dela :S

Pra mim a melhor solução é ir com calma... Vai adicionando algumas atividades, caminhar no parque, leva ela pra brincar la... Um esporte também é muito válido!

Quanto a dieta, pra mim seria interessante ir tirando aos poucos as besteiras e não de maneira total. Coloca mais legumes, proteínas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza pessoal, vou iniciar um ban nas guloseimas aqui em casa, hehe. Também acredito que arte marcial é ideal: é uma das atividades que promove uma queima incrível de calorias e ensina algo extremamente útil.

Continuem mandando sugestões, preciso de tudo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, sua irmã é uma criança e portanto ela não deveria ter muita escolha nesse quesito. Se você não disciplinar ela, você acha que ela vai se auto-disciplinar? Você acha que ela vai escolher o que, ficar na frente da televisão o dia inteiro comendo doritos ou praticar algum esporte com uma alimentação mais regrada?

A minha dica seria você por ela em alguma atividade que algumas amigas dela já fazem - ballet, natação, karatê, sei lá o que... - porque já dá uma motivação a mais pra ela. Mas se isso não for possível paciência... O jeito é ela se virar e fazer novos amigos no esporte que você decidir. Outra coisa, como o nível de disciplina dela ainda é baixo, não adianta você querer que ela faça atividades 6x na semana... Tem que começar devagar e conforme ela for se acostumando você aumenta os dias em que ela pratica alguma atividade física.

Quanto a dieta aí é que o negócio vai pegar. Eu fico meio com o pé atrás com isso de afetar o desenvolvimento também, porém o que você pode fazer é cortar comidas hipercalóricas e jogar coisas que promovem uma sensação de saciedade maior. E óbvio, controlar os horários e estabelecer uma rotina de refeições pra ela.

Não fica pensando muito agora que ela tem que se divertir, que ela tem que gostar da comida que gosta e etc. Quando ela tiver com os seus 15 anos, e com um corpo bacana, você achar que ela vai te xingar ou agradecer por ter estabelecido esses limites hoje?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

R.U.M eu acho cara, que você deve incentiva-la, não corte tudo o que ela goste, pq ela não vai seguir a dieta, eu sei o que eu to falando, sempre fui gordo, e minha mãe queria que eu emagrecesse porém eu nunca quis emagrecer, então, incentive-a, pq se vc nao incentivar ela, ela nunca irá fazer nada. Converse com ela, convide ela para fazer as coisas com você, não corte tudo o que ela gosta, pq se nao vai ser decepcionante para ele, e para você que quer ajudar, e nao irá conseguir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

porcarias vão ajudar no crescimento dela? alimentação saudavel,carbos,proteinas e gorduras de fontes boas,fibras e etc

e não comece tudo de uma vez, ja com dieta e atividade de um dia pro outro, comece com defit calorico,mudando os alimentos

e depois coloque ela em alguma arte marcial do agrado dela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...