Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Dê Um Pitaco] Por Que Usamos Termogênicos Em Dietas Totalmente Controladas?


ZOOM

Posts Recomendados

O questionamento é simples.

Muitos aqui no fórum defendem, para emagrecimento, um déficit calórico entre 1000 e 500 kcal, com o argumento de não se perder muita massa magra. Partindo desse pressuposto, monta-se uma dieta na qual consigamos garantir esse déficit de calorias.

Até aí nada de novo. Mas depois desse ponto, algumas pessoas visam à utilização de alguns termogênicos (como EC) para potencializar a queima de gordura.

Agora o questionamento: se a principal função dos termogênicos (além de suprimir o apetite) é garantir um maior gasto de calorias por dia (como aumento de temperatura corporal etc.), por que eu os utilizaria já que tenho uma dieta de déficit calórico totalmente controlada?

Seria o mesmo que garantir um déficit calórico entre 1400 e 900 kcal, o que muitos aqui desaconselham para evitar a perda de massa magra

Qual sua opinião?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Eu vejo termogênico como um complemento, caso já venha fazendo um cutting, estagnou e não queira/não consiga tirar mais calorias da dieta, ou queira segurar o apetite, ou queira um ânimo a mais no treino, mas nada demais, a dieta sempre é a chave de tudo e quem tem uma beeem controlada pra mim só precisa colocar o termogênico no finalzinho do cutting quando tiver bem difícil de perder peso.

Mas pra quem é gordo, tem muito peso a perder e não tá se preocupando com massa magra, quer apenas secar e é impulsivo pra comer (meu caso e da maioria dos gordos) eu acho que é válido sim o uso desde o início...

Editado por vhsarmento
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Ao meu ver, o principal ponto positivo de um 'termogênico' é a inibição do apetite, o que ajuda a seguir mais facilmente a dieta. Não vai aumentar o gasto calórico, mas você irá sentir menos fome.

O efeito de aumento de metabolismo é bastante pequeno, independente do termogênico; mesmo os melhores não vão aumentar seu gasto calórico em mais do que umas 100 kcal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

1) A química dele inibe o apetite, tornando-se mais difícil ter vontade de sair da dieta;

2) O efeito psicológico de estar tomando um suplemento faz com que você se dedique mais à dieta, ao cardio, ao treino;

3) O aumento (ou evitar que ele caia devido ao cutting) do NEAT;

4) O aumento do metabolismo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) A química dele inibe o apetite, tornando-se mais difícil ter vontade de sair da dieta;

2) O efeito psicológico de estar tomando um suplemento faz com que você se dedique mais à dieta, ao cardio, ao treino;

3) O aumento (ou evitar que ele caia devido ao cutting) do NEAT;

4) O aumento do metabolismo.

Concordo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver, o principal ponto positivo de um 'termogênico' é a inibição do apetite, o que ajuda a seguir mais facilmente a dieta. Não vai aumentar o gasto calórico, mas você irá sentir menos fome.

O efeito de aumento de metabolismo é bastante pequeno, independente do termogênico; mesmo os melhores não vão aumentar seu gasto calórico em mais do que umas 100 kcal.

Sr. mpcosta,

Já vi aqui no fórum mencionarem que seu efeito (efeito do EC) garantia um gasto de 400 kcal (aproximadamente, conforme individualidade de cada um) sem fazer muito esforço. Eu já não posso afirmar nada, pois não encontrei artigos sobre isso em uma pesquisa no google livros e google acadêmico rsrs...

Outra pergunta "pessoal". Você costuma usar antes dos treinos os termogênicos? rsrs

1) A química dele inibe o apetite, tornando-se mais difícil ter vontade de sair da dieta;

2) O efeito psicológico de estar tomando um suplemento faz com que você se dedique mais à dieta, ao cardio, ao treino;

3) O aumento (ou evitar que ele caia devido ao cutting) do NEAT;

4) O aumento do metabolismo.

Aless, concordo com você, mas veja só, os itens 3 e 4, talvez, façam alusão, justamente, a meu questionamento sobre maior gasto calórico e, consequentemente, a maior déficit calórico.

Outra pergunta que faço para saber de sua opinião: se o maior e principal efeitos dos termogênicos (principalmente EC) é suprimir o apetite, talvez o uso de somente cafeína (no meu caso) que inibe totalmente minha fome já seja suficiente para meus objetivos de cutting?

Em linhas mais simples de explicação, será que cafeína já seria o suficiente, uma vez que ela já inibe o apetite, ou a efedrina entraria como fator imprescindível para garantir maior perda calórica como o Non-exercise activity thermogenesis

aa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Oi,

Cara, efedrina e cafeína em boas quantidades aumentam em 5% no máximo a TMB. Isso é em cima da TMB, e não no gasto calórico total. 5% em cima do que, 1800Kcal? Você vai ter 90Kcal extra aí. Para chegar em 400Kcal está longe.

Se cafeína já te deixa inquieto o dia todo, não precisa de nada extra para manter o NEAT. Na verdade, controle psicológico já mantém o NEAT, é só o cara se dar conta que está quieto demais, sentado, com sonolência mais do que o normal.

Sim, 3 e 4 são sobre aumentar o déficit, mas eles foram deixados para o final devido à ordem de importância - é bem pouco. NEAT é mais importante do que o aumento do metabolismo em sí, e enquanto você não controla o metabolismo, você controla o nível de atividade do seu dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vejo termogênico como um complemento, caso já venha fazendo um cutting, estagnou e não queira/não consiga tirar mais calorias da dieta, ou queira segurar o apetite, ou queira um ânimo a mais no treino, mas nada demais, a dieta sempre é a chave de tudo e quem tem uma beeem controlada pra mim só precisa colocar o termogênico no finalzinho do cutting quando tiver bem difícil de perder peso.

Mas pra quem é gordo, tem muito peso a perder e não tá se preocupando com massa magra, quer apenas secar e é impulsivo pra comer (meu caso e da maioria dos gordos) eu acho que é válido sim o uso desde o início...

Olá, obrigado por postar sua opinião rsrs.. Eu não costumo usar ANTES do treino não, pois ele atrapalha meu rendimento. Se eu começo a treinar muito pesado após ter mandado uma dose de efedrina (franol = teofilina e efedrina) e cafeína, eu começo a sentir enjoos e tonturas. Prefiro tomar logo após o treino.

E realmente, principalmente pra quem não se preocupa com MM, os termogênicos são ótima opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que a inibição do apetite é um dos melhores efeitos. Mesmo com a dieta regrada, acho que isso ajuda muitos que tem algum problema com a disciplina para seguir tudo à risca.

De fato, para quem tem uma dieta bem montada (e conseguir segui-la!), o thermo pode vir no final, pra finalização do cutting.

Caso contrário, acho que se encaixa bem mais no outro argumento..

2) O efeito psicológico de estar tomando um suplemento faz com que você se dedique mais à dieta, ao cardio, ao treino;

O efeito de um suplemento na vida de muita gente. Cápsulas, pó.. tudo isso influencia (e estimula) muita gente. Acho que esse psicólogico também conta bastante (não estou concordando, apenas sugerindo que geralmente é assim)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Sr. mpcosta,

Já vi aqui no fórum mencionarem que seu efeito (efeito do EC) garantia um gasto de 400 kcal (aproximadamente, conforme individualidade de cada um) sem fazer muito esforço. Eu já não posso afirmar nada, pois não encontrei artigos sobre isso em uma pesquisa no google livros e google acadêmico rsrs...

Outra pergunta "pessoal". Você costuma usar antes dos treinos os termogênicos? rsrs

Aless, concordo com você, mas veja só, os itens 3 e 4, talvez, façam alusão, justamente, a meu questionamento sobre maior gasto calórico e, consequentemente, a maior déficit calórico.

Outra pergunta que faço para saber de sua opinião: se o maior e principal efeitos dos termogênicos (principalmente EC) é suprimir o apetite, talvez o uso de somente cafeína (no meu caso) que inibe totalmente minha fome já seja suficiente para meus objetivos de cutting?

Em linhas mais simples de explicação, será que cafeína já seria o suficiente, uma vez que ela já inibe o apetite, ou a efedrina entraria como fator imprescindível para garantir maior perda calórica como

aa

Tenho de cabeça os mesmos valores que o Aless, 5% na TMB. É muito pouco, e isso considerando um termogênico que tem efeito comprovado. Imagina os outros :D

O efeito termogênico do EC pode ser profundo para pessoas com alguns problemas metabólicos. Esse site aqui explica melhor: http://web.archive.org/web/20120421171926/http://www.drumlib.com/dp/000002.htm

Se você já consegue uma boa inibição de apetite com a cafeína, entendo que não precisaria da efedrina. Ainda mais se o consumo dela trouxer colaterais indesejados.

Eu uso cafeína e tirosina antes dos treinos, não pensando em efeito termogênico, e sim estimulante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...