Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Comer De 3 Em 3 Horas – Mito


victorpalandi

Posts Recomendados

Em primeiro lugar, o "mito" a que o tópico se refere é aquele, infelizmente já enraizado, de que você TEM QUE comer de 3 em 3 horas para ter resultados, que essa é a única forma de se alimentar, e é superior a todas as outras.

Isso não é verdade, é mito. Daí o tópico.

Em segundo lugar, em relação à gastrite (e outros problemas gástricos). Eu atualmente só faço duas refeições por dia (almoço e janta), ou seja, passo várias horas sem me alimentar. Hoje em dia tenho menos sintomas do que quando comia de 3 em 3 horas.

Nesse tópico aqui houve uma boa discussão sobre gastrite e jejum: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/86585-guia-do-jejum-intermitente/page-5

e aqui também: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/61192-porque-nao-usar-a-dieta-do-jejum-intermitente/page-2

De uma forma geral, a conclusão foi: se você já tem gastrite, seguir uma dieta de JI pode piorar o problema. Se você não tem, não há evidência alguma de que o JI vá causar gastrite

.

mpcosta82,

Grande parceiro, obrigado por enviar esses tópicos,pois eu ainda não tinha visto.

Minha dieta atualmente não é de 3 em 3 hora, mas de 4 em 4 horas, de refeições leves e duas ou três refeições grandes; Antes eu NÃO conseguia fazer esse "jejum intermitente" porque sentia muita "fome" (mas como já, expliquei, essa "fome" era minha gastrite silenciosa).

Hoje consigo fazer jejum de até 12 horas, conforme orienta a dieta do guerreiro. Dentro daqueles métodos, COM ESTRATÉGIA!

Para as demais pessoas leigas NÃO SE DEVE FAZER JEJUM INTERMITENTE, porque elas geralmente não têm estratégia para isso, concorda? E está mais que provado que para essas pessoas (a maioria das pessas dessa bosta de mundo), esses jejuns apenas predispõem ao aparecimento de disturbios gastrointestinais.

PS: Eu queria favoritar esse tópico! Mas infelizmente o fórum não tem essa opção.

@Edit> para outro perfil de pessoas que esse tipo de Jejum é contraindicado, é para aqueles que têm tendência a compulsão alimentar. Esse sistema pode criar um sistema de compensação semelhante ao do Sumô. Isso é genética, esta "escrito" em nossos genes. Esse não é o meu caso, mas infelizmente é o caso de muitas pessoas. Compulsão alimentar é um transtorno mais comum do que pensamos.

mpcosta, acho que a palavra chave aqui é ESTRATÉGIA. Você disse:

> De uma forma geral, a conclusão foi: se você já tem gastrite, seguir uma dieta de JI pode piorar o problema. Se você não tem, não há evidência alguma de que o JI vá causar gastrite

Porque acho que hábitos saudáveis e o uso de certos antioxidantes e aminoácidos com certeza evitam enormemente qualquer dano ao corpo. O maior problema nesse caso é a inflamação que os ácidos gástricos PODEM (ou não) causar a mucosa estomacal. Então essas coisas precisam ser feitas COM ESTRATÉGIA, essa é a minha defesa.

Melhor dica que posso dar aos usuários é> procure um médico ao aparecimentos dos sintomas relatados acima e façam as coisas COM ESTRATÉGIA.

Tópico de alto nível, digno de qualquer fórum "gringo" por ai...

Editado por Rock Lee
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

"com baixíssimo percentual de gordura e músculos exuberantes, necessários para suas atividades diárias."... kkk duvido... só o pó fio... é msm, eles tinha o corpo de fisiculturistas, ctza! Todos os campeões do fisiculturismo que conhecemos comem de 2 ou 3 ou no máximo 4 horas, pq será né? HUmmm... já sei a resposta... os campeões estão errados, vc é que esta certo!!! Por favor, leiam a entrevista com Dr. Muzy... bem esclarecedor... http://www.hipertrofia.org/forum/topic/109485-entrevista-com-dr-paulo-muzy/page-3#entry1424938

(1) Você poderia explicar a necessidade (ou não) de comer de 3 em

3 horas? Você possui alguma experiência com protocolos de dieta que

incluem jejum (jejum de 16 ou 20 horas por exemplo)?

O tempo de esvaziamento gastrico para refeicoes com baixa porcentual

de gordura é em torno de 3 horas. Alimentando-se a cada 3 horas é

garantir um fluxo praticamente continuo de nutrientes a serem

absorvidos. Alem disso, previne que voce faça refeiçoes de alto volume, o

que acaba acarretando a liberacao de um hormonio chamado somatostatina,

em ordem de promover recrutamento vascular mesentérico, para que a

digestao possa ocorrer. Mas quando este hormonio é liberado, ele inibe a

liberacao de hormonio do crescimento, funcionando portanto o simples

fato de fazer refeicoes de alto volume contraproducentes quando voce tem

um individuo que necessita de alta velocidade de regeneracao celular e

adaptacao fisiologica.

1 - Não há vantagem alguma em fazer 1, 2 ou 3 refeições mais volumosas... fato.

existe sim, praticidade meu amigo.

2 - Não vejo nenhum campeão bodybuilder fazendo jejum ou algo diferente de 2 ou 3 ou máximo 4 em 4 horas, fato.

Lógico que não vê, não tem vantagem nenhuma em fazer jejum, com o rabo cheio de drogas.

3 - Todo mundo quer fazer comédia com dietas malucas, criações, aberrações de dietas que surgem o tempo todo, mas o que me parece, as vezes é que são apenas dietas de vagabundo, coisa do tipo "não tenho saco pra ficar fazendo comida e levando pro trabalho, portanto vou fazer essas paradas de jejum, assim eu meto comida pra baixo na hora que estiver em casa" bem mais fácil né?! Tem que nutrir o corpo de tempos em tempos sim, com as comidas adequadas pra vc... fato.

não é comédia, nem dieta maluca... cara abra sua cabeça um pouco, e estude mais sobre isso...

nesse link

e esse link

4 - Se vc curte o lance e quer levar a sério, tem que arrumar um jeito de comer sim, come no banheiro do serviço, não leva muito tempo (experiência própria), 5min vc manda 150g de batata doce e 150g de frango sussa... larga de frescura e faz as marmitas pro dia seguinte todo dia de noite ou acorda mais cedo antes do trabalho ou da escola e FAZ A PORRA DA COMIDA!!!

não é necessário fazer essas loucuras, e parecer um retardado levando tupperwares e shakers pra lá e prá cá, exceto se você estiver ciclando, caso contrario esqueça! você está se baseando totalmente no conceito errôneo de hormonizados para naturais, isso muda E MUITO o jogo, e como o corpo trabalha...

5 - Me mostre alguém com físico FODA que faz essas merdas de dietas de jejum ae... não existe cara, acorda!

esse cara

o Martin

o resto eu não conheço, mas a galera sabe de mais gente, outra coisa, tem o craw69 aqui do fórum

6 - Não compare a precariedade dos ancestrais com os dias de hoje... utilize dos recursos oferecidos pela sociedade, comida na mão fio!!! Acha que eles ficavam magrelos só o pó pq? Pq não tinha comida o cara vivia pra caçar, pra poder SOBREVIVER, SOBREVIVER!!! Pra mim essa WD e todas essas outras que incorrem em jejum são furadas... dieta de vagabundo que não quer fazer comida... afff... num guento mais, isso sim é mito...

sua opinião, eu respeito ;) só não venha com criticas ofensivas a quem faz, se você não gosta, exponha sua opinião com menos agressividade.

7 - Quer ganhar MM, mantenha uma dieta hiperproteica, alimente-se corretamente a cada 2, 3 ou 4 horas conforme seu esvaziamento gátrico ou conforme o tipo de alimento que mandou pra dentro. Mantenha correta ingestão de Prot, Carb e Gord (MACROS) e utilize um poli/ multi vitamínico. Conte suas calorias, conte o quanto está ingerindo, faça modificações conforme sua necessidade... se quer bulk, coloca mais carbo, se que cutt, vai tirando os carbos... simples assim.

tudo certo, concordo, mas dá para aplicar isso no jejum, simples, esvaziamento gastrico se você mandar uma porrada de comida com salada e gordura, te garanto que vai dar na mesma merda.

8 - Dietas malucas, invenções milagrosas, pra mim esse monte de balela ae parece mais com aquelas dietas da sopa, dieta das letras, dieta do jejum (kkk, piada) dieta do jejum = dieta do vagabundo que não quer fazer comida ou que diz que não tem como comer no serviço (cara, são 5 a 10min) o tempo que vc leva pra cagar... não minta que não tem esse tempo, lugar a gente acha, dá um jeito porra!

você novamente tá defecando pela boca, a galera nem se deu o trabalho de te responder, pelo tamanho da sua ignorância, você vai longe... bem longe.

O tempo de esvaziamento gastrico para refeicoes com baixa porcentual

de gordura é em torno de 3 horas. Alimentando-se a cada 3 horas é

garantir um fluxo praticamente continuo de nutrientes a serem

absorvidos. Alem disso, previne que voce faça refeiçoes de alto volume, o

que acaba acarretando a liberacao de um hormonio chamado somatostatina,

em ordem de promover recrutamento vascular mesentérico, para que a

digestao possa ocorrer. Mas quando este hormonio é liberado, ele inibe a

liberacao de hormonio do crescimento, funcionando portanto o simples

fato de fazer refeicoes de alto volume contraproducentes quando voce tem

um individuo que necessita de alta velocidade de regeneracao celular e

adaptacao fisiologica.

me apresente estudos científicos sobre esse assunto que você abordou...

falar por falar, a minha vovozinha também fala ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Virou senso comum que comer de três em três horas é o ideal para ganhar e perder peso, bem como se manter saudável. Isso não é verdade! Veja o porquê nesta reportagem especial do InfoDiretas

Com o passar dos anos, a ciência foi evoluindo, estudos foram ficando mais conclusivos e tabus foram quebrados, porém, na sociedade atual, ainda existe muito espaço para a famosa broscience. Este é o nome dado para tudo aquilo que as pessoas ouviram de outras pessoas e tomaram como certo. Quantas vezes não ouvimos uma avó dizer que leite com manga faz mal? Ou que canjica aumenta produção de leite materno, bem como cerveja preta? Estes são fatos que foram passando de boca em boca e nunca tiveram uma prova científica de que é verdade. Aqui, nesta reportagem, derrubaremos um mito que é dado como verdade pela maioria da população no mundo: refeições de 3 em 3 horas. Meu objetivo não é mostrar que não funciona, mas esclarecer que não é perfeito como a mídia vem mostrando.

Origem

Primeiro, precisamos entender de onde surgiu esta ideia. As nutricionistas e pessoas relacionadas a esta área dizem que fazer poucas refeições ao dia gera problemas como:

· Desaceleração do metabolismo

· Abuso nas refeições

· Perda de massa magra (músculos)

· Ganho de gordura

· Fadiga

Na teoria, isso parece perfeito. O fato de você comer poucas refeições ao dia fará com que seu corpo pense que você passa por momento de fome, desacelerando o metabolismo, o que ocasionará no maior acúmulo de gordura e perda de massa magra, pois seus músculos serão queimados para gerar energia. Como você pulou o almoço, por exemplo, no jantar você comerá muito mais, excedendo o que estava previsto para ser comido nesta refeição se você tivesse almoçado. Na prática, nada é tão simples assim.

Falhas dessa dieta

Vamos apontar as falhas desse esquema de comer de 3 em 3 horas. A primeira lei da termodinâmica se aplica ao corpo humano, que é: variação de energia é igual ao calor menos o trabalho. Engordar e emagrecer se traduz em calorias! Isso mesmo...

É comum as pessoas dizerem “sou gorda por causa da genética” ou “eu como pouco, não sei como eu engordo”. A genética tem a sua parcela de culpa quanto ao peso, porém é impossível uma pessoa comer menos do que utiliza como energia e engordar. Seria um desafio a matemática.

O fator da frequência é questionável. Vamos voltar no tempo, na época dos nossos ancestrais nas cavernas. Eles saiam para caçar, se alimentavam somente de noite com a carne que conseguiram pegar durante o dia. Eles ficavam mais fortes e alertas do que nunca, com baixíssimo percentual de gordura e músculos exuberantes, necessários para suas atividades diárias. Cá entre nós: você acha que uma máquina tão inteligente como a nossa seria tão burra de desacelerar seu metabolismo ou coisas do tipo porque ficamos algumas horas sem comer?! Deixa eu te contar um segredo. 99% das pessoas que estão lendo este artigo nunca passaram fome. O que a gente sente é uma abstinência de comida, muitas vezes de açúcar, por causa do nosso vício em comer. Passamos a vida toda comendo! Por que quando estamos focados em algo, não sentimos fome? Porque a gente esquece a nossa necessidade de comer. É tudo psicológico. Quem realmente sente fome é quem fica semanas sem se alimentar, e, digo mais, a sensação não é nada boa.

Há necessidade de comer frequentemente?

Praticar o jejum é um ato importantíssimo para o organismo. A gente passa por dois estados durante o dia: alimentado e em jejum. O ideal é balancear ambos, sendo que comendo frequentemente, nosso corpo não terá tempo para repousar o estômago (parar de executar digestão) e focar em outras áreas importantes, como o sistema imunológico.

Chegamos a este ponto já sabendo que o déficit de calorias promove perda de peso e o excedente promove ganho de peso. Qual será a diferença de comer 1000 kcal em 4 refeições ou comer 1000kcal em 2 refeições? Nenhuma! Portanto é possível engordar ou emagrecer comendo de 2 em 2 horas ou de 12 em 12 horas.

A produção de Hormônio do Crescimento é acentuada durante o sono e em momentos hipoglicêmicos. Com o jejum intermitente, a produção será maior ao longo do dia, o que promoverá diminuição dos depósitos de gordura e aumento da síntese proteica. Este hormônio também fará com que o corpo não acabe com os músculos!

Com períodos de jejum também foi verificado o aumento da sensibilidade a insulina e absorção de glicose, dois fatores essenciais para a perda de peso.

Convenhamos que é muito mais fácil não comer em alguns períodos do seu dia, onde seus horários estão mais apertados. Se for para comer um pacote de bolacha durante a tarde, repleta de calorias vazias, seria muito mais benéfico não comer nada e ter uma alimentação muito mais regrada quando chegar em casa, não é mesmo?

Evidências Científicas

Por qual razão você acreditaria em mim? Eu te entendo, por isso colocarei provas e comprovações da ciência para tais fatos. Depois de ler esta reportagem especial do InfoDiretas, você nunca mais se preocupará com horários.

Diminuição do tecido adiposo e manutenção da massa magra com jejum

American College of Cardiology in New Orleans - Jejum causa fome ou stress. Em resposta, o corpo libera mais colesterol, permitindo a utilização de gordura como combustível, em vez da glicose. Isso diminui o número de células gordurosas no corpo. Isto é importante porque quanto menos células de gordura no corpo, menos chances de ocorrer resistência a insulina ou diabetes

American College of Cardiology in New Orleans - A HGH trabalha para proteger a massa muscular e o equilíbrio metabólico, uma resposta desencadeada e acelerada pelo jejum. Durante períodos de 24 horas em jejum, a HGH aumentou em média 1300% nas mulheres e quase 2000% nos homens.

http://www.eurekalert.org/pub_releases/2011-04/imc-sfr033111.php

Mais refeições ao longo do dia não levam ao emagrecimento:

Meal frequency and energy balance - Finally, with the exception of a single study, there is no evidence that weight loss on hypoenergetic regimens is altered by meal frequency. We conclude that any effects of meal pattern on the regulation of body weight are likely to be mediated through effects on the food intake side of the energy balance equation.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9155494

Increased meal frequency does not promote greater weight loss in subjects who were prescribed an 8-week equi-energetic energy-restricted diet.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19943985

Jejum não desacelera o metabolismo:

In one study, researchers found that the when they made people fast for 3 days, their metabolic rate did not change. This is 72 hours without food. So much for needing to eat every three hours!

In another study by a different group of researchers, people who fasted every other day for a period of 22 days also had no decrease in their resting metabolic rate.

In addition, people who were on very low calorie diets and on a resistance exercise program (i.e. lifting weights) did not see a decrease in resting metabolic rate, and these people were only eating 800 Calories a day for 12 weeks!

In another interesting study, women who ate half the amount of food that they normally eat for 3 days saw no change in their metabolism either.

In still more studies, there was no change in the metabolic rate of people who skipped breakfast, or people who ate 2 meals a day compared to 7 meals per day.

Webber J, Macdonald IA, The cardiovascular, metabolic and hormonal changes accompanying acute starvation in men and women. British journal of nutrition 1994; 71:437-447.

Heilbronn LK, et al. Alternate-day fasting in nonobese subjects: effects on body weight, body composition, and energy metabolism. American Journal of Clinical Nutrition 2005; 81:69-73

Keim NL, Horn WF. Restrained eating behavior and the metabolic response to dietary energy restriction in women. Obesity research 2004; 12:141-149.

Verboeket-Van De Venne WPHG, et al. Effect of the pattern of food intake on human energy metabolism. British Journal of Nutrition 1993; 70:103-115

Bellisle F, et al. Meal Frequency and energy balance. British Journal of Nutrition 1997;, 77: (Suppl. 1) s57-s70

(Retirado do livro “Eat Stop Eat”)

Conservação do tecido muscular:

American Diabetes Association - In summary, we find that suppression of GH during fasting leads to a 50% increase in urea-nitrogen excretion, together with an increased net release and appearance rate of phenylalanine across the forearm. These results demonstrate that GH—possibly by maintenance of circulating concentrations of free IGF-I—is a decisive component of protein conservation during fasting and provide evidence that the underlying mechanism involves a decrease in muscle protein breakdown.

http://diabetes.diabetesjournals.org/content/50/1/96.abstract

Comer várias vezes para controlar o apetite também foi batido:

Department of Dietetics & Nutrition, University of Kansas Medical Center, Kansas City, Kansas, USA. - Although the hunger-related perceived sensations and hormonal responses were conflicting, the fullness-related responses were consistently greater with higher protein intake but lower with increased eating frequency. Collectively, these data suggest that higher protein intake promotes satiety and challenge the concept that increasing the number of eating occasions enhances satiety in overweight and obese men.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20339363

Comer menos de noite para emagrecer por causa da desaceleração do metabolismo é outro mito:

A higher lipid oxidation and a lower CHO oxidation were again demonstrated with the meal at 18 hr.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3508745

To conclude, ingestion of larger AM meals resulted in slightly greater weight loss, but ingestion of larger PM meals resulted in better maintenance of fat-free mass. Thus, incorporation of larger PM meals in a weight loss regimen may be important in minimizing the loss of fat-free mass.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9040548

Conclusão

Por mais leigo que eu seja (um mero técnico em nutrição), contra fatos não há argumentos. Vimos que não é necessário comer frequentemente ou de 3 em 3 horas como pregam. Claro que para algumas pessoas é interessante o porcionamento das refeições, como em casos de gastrite, que o paciente não consegue ingerir um grande volume de alimentos de uma só vez. Também ficou evidente os diversos benefícios do jejum para a saúde, podendo ser implementado no seu dia-a-dia, até mesmo facilitando sua vida.

Vamos acabar com a broscience!

Fonte: InfoDiretas

Se e mito ou nao , ninguem ainda comprova isso.

O fato e que comer de 3 em 3 hroas pode ser benefico pra algumas pessoas. Eu por exemplo , ja fiz a experiencia , quando eu como de 3 em 3 horas , eu tenho muito mais ganhos de peso magro do que quando eu como de 4 em 4 horas , pq quando eu comoa cada 3 ou 2 horas , eu faço mais refeiçoes e menos pesadas , diferente de eu fazer 4 refeiçoes pesadas , meu organismo nao funciona assim , meu metabolismo e acelerado , eu preciso de mandar nutrientes a todo momento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

mpcosta82,

Grande parceiro, obrigado por enviar esses tópicos,pois eu ainda não tinha visto.

Minha dieta atualmente não é de 3 em 3 hora, mas de 4 em 4 horas, de refeições leves e duas ou três refeições grandes; Antes eu NÃO conseguia fazer esse "jejum intermitente" porque sentia muita "fome" (mas como já, expliquei, essa "fome" era minha gastrite silenciosa).

Hoje consigo fazer jejum de até 12 horas, conforme orienta a dieta do guerreiro. Dentro daqueles métodos, COM ESTRATÉGIA!

Para as demais pessoas leigas NÃO SE DEVE FAZER JEJUM INTERMITENTE, porque elas geralmente não têm estratégia para isso, concorda? E está mais que provado que para essas pessoas (a maioria das pessas dessa bosta de mundo), esses jejuns apenas predispõem ao aparecimento de disturbios gastrointestinais.

PS: Eu queria favoritar esse tópico! Mas infelizmente o fórum não tem essa opção.

@Edit> para outro perfil de pessoas que esse tipo de Jejum é contraindicado, é para aqueles que têm tendência a compulsão alimentar. Esse sistema pode criar um sistema de compensação semelhante ao do Sumô. Isso é genética, esta "escrito" em nossos genes. Esse não é o meu caso, mas infelizmente é o caso de muitas pessoas. Compulsão alimentar é um transtorno mais comum do que pensamos.

mpcosta, acho que a palavra chave aqui é ESTRATÉGIA. Você disse:

> De uma forma geral, a conclusão foi: se você já tem gastrite, seguir uma dieta de JI pode piorar o problema. Se você não tem, não há evidência alguma de que o JI vá causar gastrite

Porque acho que hábitos saudáveis e o uso de certos antioxidantes e aminoácidos com certeza evitam enormemente qualquer dano ao corpo. O maior problema nesse caso é a inflamação que os ácidos gástricos PODEM (ou não) causar a mucosa estomacal. Então essas coisas precisam ser feitas COM ESTRATÉGIA, essa é a minha defesa.

Melhor dica que posso dar aos usuários é> procure um médico ao aparecimentos dos sintomas relatados acima e façam as coisas COM ESTRATÉGIA.

Tópico de alto nível, digno de qualquer fórum "gringo" por ai...

Rock Lee,

Na dieta do guerreiro o jejum é em torno de 20 horas :D mas isso não faz diferença, 12 horas já é um bom jejum.

Quando você muda a frequência das suas refeições é normal sentir fome nos horários em que estava habituado a comer, isso acontece com todo mundo (por causa da grelina). De repente se você mantivesse a nova frequência, com jejum, por uns 7-10 dias você pararia de sentir fome (seja fome ou gastrite).

As pessoas leigas primeiro precisam tentar seguir uma dieta saudável, seja ela de jejum ou não. O jejum é utilizado em diversas culturas (milhões de muçulmanos fazem um mês inteiro de jejum durante o dia - inclusive sem beber água - durante o Ramadã). Eu não acho que o jejum seja ruim para pessoas leigas, pelo menos não é pior do que seguir essas malditas dietas da moda... dieta da sopa, dieta do chá, dieta do repolho, dieta da luz.

Isso da compulsão não tem nada a ver, já foi discutido aqui. Por que alguém com compulsão alimentar teria mais problemas seguindo uma dieta de jejum? Ele teria até menos problemas, pois passaria mais parte do dia sem fome (até onde eu sei já foi provado que jejum não induz ataques de compulsão (na falta de um termo melhor)).

E não, não está provado que jejum intermitente predispõe o aparecimento de problemas gastrointestinais, foi exatamente isso que eu falei antes e foi dito pelo craw em um dos tópicos citados acima.

De qualquer forma é o que você falou, hábitos saudáveis são o mais importante. Hábitos saudáveis >>>>>>>>>>>>>>>>>>> frequência alimentar. Ter hábitos saudáveis é muito mais significativo do que comer de 3 em 3 horas ou fazer 1 refeição por dia.

Abraços

Se e mito ou nao , ninguem ainda comprova isso.

O fato e que comer de 3 em 3 hroas pode ser benefico pra algumas pessoas. Eu por exemplo , ja fiz a experiencia , quando eu como de 3 em 3 horas , eu tenho muito mais ganhos de peso magro do que quando eu como de 4 em 4 horas , pq quando eu comoa cada 3 ou 2 horas , eu faço mais refeiçoes e menos pesadas , diferente de eu fazer 4 refeiçoes pesadas , meu organismo nao funciona assim , meu metabolismo e acelerado , eu preciso de mandar nutrientes a todo momento...

Como assim, ninguém comprovou? Parece que você não leu o tópico nem os estudos científicos.

Sabe por que comer de 3 em 3 horas foi melhor para você? Porque dessa forma você comeu mais. Simples assim. Se você conseguisse comer tudo o que precisa com menos refeições o resultado seria o mesmo. Se para você é melhor fazer várias refeições ao dia, ótimo, faça isso, você tem que fazer o que é melhor para você.

Algumas pessoas se dão melhor comendo de 3 em 3 horas. Outras com 4 refeições por dia. Outras com 3, outras 2 e outras 1. Vai de cada um. Não existe uma solução única para todo mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"com baixíssimo percentual de gordura e músculos exuberantes, necessários para suas atividades diárias."... kkk duvido... só o pó fio... é msm, eles tinha o corpo de fisiculturistas, ctza! Todos os campeões do fisiculturismo que conhecemos comem de 2 ou 3 ou no máximo 4 horas, pq será né? HUmmm... já sei a resposta... os campeões estão errados, vc é que esta certo!!! Por favor, leiam a entrevista com Dr. Muzy... bem esclarecedor... http://www.hipertrofia.org/forum/topic/109485-entrevista-com-dr-paulo-muzy/page-3#entry1424938

(1) Você poderia explicar a necessidade (ou não) de comer de 3 em

3 horas? Você possui alguma experiência com protocolos de dieta que

incluem jejum (jejum de 16 ou 20 horas por exemplo)?

O tempo de esvaziamento gastrico para refeicoes com baixa porcentual

de gordura é em torno de 3 horas. Alimentando-se a cada 3 horas é

garantir um fluxo praticamente continuo de nutrientes a serem

absorvidos. Alem disso, previne que voce faça refeiçoes de alto volume, o

que acaba acarretando a liberacao de um hormonio chamado somatostatina,

em ordem de promover recrutamento vascular mesentérico, para que a

digestao possa ocorrer. Mas quando este hormonio é liberado, ele inibe a

liberacao de hormonio do crescimento, funcionando portanto o simples

fato de fazer refeicoes de alto volume contraproducentes quando voce tem

um individuo que necessita de alta velocidade de regeneracao celular e

adaptacao fisiologica.

1 - Não há vantagem alguma em fazer 1, 2 ou 3 refeições mais volumosas... fato.

2 - Não vejo nenhum campeão bodybuilder fazendo jejum ou algo diferente de 2 ou 3 ou máximo 4 em 4 horas, fato.

3 - Todo mundo quer fazer comédia com dietas malucas, criações, aberrações de dietas que surgem o tempo todo, mas o que me parece, as vezes é que são apenas dietas de vagabundo, coisa do tipo "não tenho saco pra ficar fazendo comida e levando pro trabalho, portanto vou fazer essas paradas de jejum, assim eu meto comida pra baixo na hora que estiver em casa" bem mais fácil né?! Tem que nutrir o corpo de tempos em tempos sim, com as comidas adequadas pra vc... fato.

4 - Se vc curte o lance e quer levar a sério, tem que arrumar um jeito de comer sim, come no banheiro do serviço, não leva muito tempo (experiência própria), 5min vc manda 150g de batata doce e 150g de frango sussa... larga de frescura e faz as marmitas pro dia seguinte todo dia de noite ou acorda mais cedo antes do trabalho ou da escola e FAZ A PORRA DA COMIDA!!!

5 - Me mostre alguém com físico FODA que faz essas merdas de dietas de jejum ae... não existe cara, acorda!

6 - Não compare a precariedade dos ancestrais com os dias de hoje... utilize dos recursos oferecidos pela sociedade, comida na mão fio!!! Acha que eles ficavam magrelos só o pó pq? Pq não tinha comida o cara vivia pra caçar, pra poder SOBREVIVER, SOBREVIVER!!! Pra mim essa WD e todas essas outras que incorrem em jejum são furadas... dieta de vagabundo que não quer fazer comida... afff... num guento mais, isso sim é mito...

7 - Quer ganhar MM, mantenha uma dieta hiperproteica, alimente-se corretamente a cada 2, 3 ou 4 horas conforme seu esvaziamento gátrico ou conforme o tipo de alimento que mandou pra dentro. Mantenha correta ingestão de Prot, Carb e Gord (MACROS) e utilize um poli/ multi vitamínico. Conte suas calorias, conte o quanto está ingerindo, faça modificações conforme sua necessidade... se quer bulk, coloca mais carbo, se que cutt, vai tirando os carbos... simples assim.

8 - Dietas malucas, invenções milagrosas, pra mim esse monte de balela ae parece mais com aquelas dietas da sopa, dieta das letras, dieta do jejum (kkk, piada) dieta do jejum = dieta do vagabundo que não quer fazer comida ou que diz que não tem como comer no serviço (cara, são 5 a 10min) o tempo que vc leva pra cagar... não minta que não tem esse tempo, lugar a gente acha, dá um jeito porra!

Vagabundo? cuidado pra não levar alerta, acalme seus animos

E por favor, pare de dizer besteiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ter hábitos saudáveis está acima de tudo. É preciso conhecer muito bemo seu corpo para saber se aquela fome que você sente é a "grelina" agindo ou a "H. Pylori", ou ainda, o ácido cloridrico desencadeando uma gastrite crônica. São respostas que apenas um gastroenterologista pode dar. Com jejum intermitente ou sem jejum intermitente esses problemas podem aparecer, principalmente associados a maus hábitos e estresse. A relação que o jejum intermitente faz é piorar os sintomas, como desconforto abdominal, "fome", dor, distenção gástrica, flatulências (os famosos "roncos") pois a dieta adequada para quem tem gastrite é comer regularmente justamente por este fato mais que corroborado na comunidade média. Mas estou falando de SINTOMAS, não de PATOLOGIAS (de base).

Nossa evolução é uma linguagem complexa que faz o corpo dar respostas específicas a condições específicas. Existem genes que ficam "dormindo" até receberem o estímulo certo para agirem no momento certo. Um desses genes diz assim: quando esse sujeito passar muito tempo sem comer e seu corpo começar a sentir as consequências disso, eu vou forçá-lo a comer a maior quantidade de comida que ele puder. Então, sim o jejum intermitente PODE provocar compulsão alimentar. PODE também desencadear problemas gastrointestinais em pessoas PREDISPOSTAS.

Como disse, antes de tudo, É PRECISO CONHECER O SEU CORPO. SUAS RELAÇÕES, SEUS COMPORTAMENTOS.

Eu acredito no Jejum, acredito no poder do Jejum ao longo da evolução. Penso que o jejum noturno seja uma das coisas mais preciosas para a saúde do ser humano, por diversos motivos que não vou citar porque esse assunto é pra lá de longo. Acho que acordar no meio da noite pra quebrar esse jejum e comer um peito de frango é, na verdade, uma forte evidência de que algo no seu corpo está errado.

Pra começo de conversa, se não houvesse o JEJUM nos tornariamos altamente tolerantes a insulina muito mais cedo. Pessoalmente me sinto bem e muitas vezes disposto quando estou em jejum, esporadicamente isso ocorre. Mas não posso fazer Jejum Intermitente, se não vou desencadear aquela velha gastrite crônica... é a orientação do gastroenterologista. Saúde em primeiro lugar, marombas.

Editado por Rock Lee
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Esse Thiago M não é aquele dos sacolés de atum?????

2 - Esse cara, eu já fui esse cara, não sejam esse cara... "meu metabolismo e acelerado , eu preciso de mandar nutrientes a todo momento..."

Edit: Ah, faltou um...

3 - Esse cara, eu quase virei esse cara, não sejam esse cara... " parecer um retardado levando tupperwares e shakers pra lá e prá cá"

Editado por Stockton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês todos que criticam a metodologia....

ou não sabem fazer, ou tem medo de fazer

ou já tentaram fazer

perderam o inchaço (retenção) e acharam que perderam a MM.

o que não faz absolutamente diferença nenhuma comer 3 em 3 para jejum

isso é mito, baseado em bro-science 1970

e outra, comer de 3 em 3 horas é pra quem tem sintese proteica, pra quem tem demanda para sintetizar toda a proteina que mandas para dentro, ou seja hormonios a 1000x

outro conceito errôneo, é simplesmente criticar e não provar nada.

nada contra, faça o que é melhor para você.

agora criticar o modo que o outro faz, só porque é ousado para você

por favor, cresce.

Editado por saintgraal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês todos que criticam a metodologia....

ou não sabem fazer, ou tem medo de fazer

ou já tentaram fazer

perderam o inchaço (retenção) e acharam que perderam a MM.

o que não faz absolutamente diferença nenhuma comer 3 em 3 para jejum

isso é mito, baseado em bro-science 1970

e outra, comer de 3 em 3 horas é pra quem tem sintese proteica, pra quem tem demanda para sintetizar toda a proteina que mandas para dentro, ou seja hormonios a 1000x

outro conceito errôneo, é simplesmente criticar e não provar nada.

nada contra, faça o que é melhor para você.

agora criticar o modo que o outro faz, só porque é ousado para você

por favor, cresce.

Perfeito !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagine um fisiculturista de 110kg que precisa ingerir 6000 calorias diárias. De fato é complicado fazê-lo em 2 ou 3 refeições diárias. Ainda mais com a quantidade de proteína que eles normalmente ingerem (para aproveitar a síntese proteica estimulada pelos AEs...)

Enfim, é outra realidade, não da pra comparar.

A galera complica as coisas: quer comer de 3 em 3 horas? Coma! (Eu mesma tenho feito isso atualmente)

Mas que existem vantagens nos protocolos de IF, isso existem!

Em primeiro lugar porque alguns estudos mostram que o jejum tem efeitos benéficos sobre a saúde de modo geral.

Em segundo lugar, é inegável a praticidade. Só de não ter que andar de mala térmica pra cima e pra baixo já é a gloria kkkkkk. E, num cutting, é mais fácil controlar os macros fazendo uma ou duas refeições do que fazendo 6 ou 7.

Ainda pretendo testar esses protocolos :)

Editado por AnaCarol
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...