Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Comer De 3 Em 3 Horas – Mito


victorpalandi

Posts Recomendados

sim, eu li que eles fazem duas refeições de 4000 calorias por dia.

Completamente diferente de 99,99% da população brasileira...

Como eu falei antes, procure se informar mais sobre grelina. Seu estômago libera esse hormônio alguns minutos antes dos horários em que você está habituado a comer. Por isso você sente "fome".

Eu coloco entre aspas porque provavelmente ninguém aqui já sentiu fome de verdade.... a sensação que você sente depois de ficar vários dias sem comer. O que você sente entre as refeições não se compara a isso.

Se você muda a frequência de refeições, seu corpo se adapta, e pára de liberar grelina nos horários em que você estava habituado a comer. E magicamente você não sente mais fome naqueles horários.

Por isso que quem se dá bem com o jejum fala que não sente mais fome durante o período de jejum.

Com certeza há outros hormônios e substâncias relacionadas à "fome".... mas a grelina é um dos principais. E, exatamente como você falou (em tom de ironia), dá sim para manipular alguns hormônios e magicamente não sentir mais fome em alguns períodos do dia.

Abraços

Eu não li nada sobre o lutador de sumô...

Mas eu com a correria do dia-a-dia, só almoça, não sabia nada sobre tmb, calcular macros, era pelo fato de está ocupada d+ p/ comer, ai vinha almoçava, batia uns dois pratos cheios (nem imagino quantas Kcal...) e pronto não comia mais nada o dia todo, eu não sentia fome eu me habituei, ai fui engordando, engordando... resolvi que ia comer de 3h em 3h como em pequenas porções, calculando macros, tmb... fazem 7 semanas que incorporei a mudança (e só tenho perdido peso!) no começo eu sentia fome, lembro que no 2º dia eu chorei! Mas persisti, olha hj eu sou um reloginho, eu sei exatamente a hora do meu lanche memo sem olhar no relógio, se tento estender (to ocupada...) a barriga ronca, cabeça dói! É engraçado pq antes eu passava turnos sem comer e não sentia fome?

Na minha religão existe a prática do jejum, sou incetivada pelo menos uma vez no mês a jejuar 24h, desde de criança! (desde do ínicio do meu cutt, não fiz jejum) sincermente quando faço meus jejuns sinto fome nenhuma (é jejum sem água sem nada mesmo!) mas quando faço esse jejum em to com a cabeça em outra coisa, fico lendo e meditando o dia todo, penso que deve ser diferente! Depois que passei a fazer as 6 refeições não experimentei o jejum (tenho dúvida se vai estragar a dieta). Bom vendo o que vi com minha rotina, tenho tudo pra acreditar no que foi dito ai em cima pelo Mpcosta82!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Pois é meu camarada, e por que você supõe que eu não conheça?

Você pode estar falando de corroboração científica, e se realmente está, nem exatamente as funções da Grelina são "claras" para aquilo que podemos chamar de "padrões de fome", embora haja corroborada ação bioquímica. Poderíamos falar a respeito o dia inteiro e "enciclopediar" o assunto. Mas não é o caso. Com a depleção do glicogênio, o organismo dispara seus mecanismos de "defesa" através das respostas neuroquímicas e neurobiológicas de maneira geral. É apenas disso que eu tratei no tópico anterior.

O que sentimos se é "fome" ou não, não vem ao caso. Isto é subjetivo. Não se pode adentrar tais categorias. Existe um padrão de fome para os aspectos da subexistência e um padrão de "fome" para a população geral. Isso não quer dizer que uma pessoa "da cidade" não sinta "fome", pois como disse, isto é amplamente subjetivo.

Agora, eu já não entendi se está contrastando com o que eu disse exatamente, ou está simplesmente destoando com a minha posição geral, ou ainda, mostrando "dados científicos" que estão em plena fase de corroboração. Enfim; quando você diz:

> Se você muda a frequência de refeições, seu corpo se adapta, e pára de liberar grelina nos horários em que você estava habituado a comer. E magicamente você não > sente mais fome naqueles horários. Por isso que quem se dá bem com o jejum fala que não sente mais fome durante o período de jejum.

Eu gostaria realmente entender por que você acha que eu penso diferente, e em que momento eu dei a entender isto, ou por que você pensou que eu pensaria diferente de tal exposição. Aliás, não é exatamente isto que eu tenho dito nos... três tópicos anteriores? Não precisa justificar: "é a Grelina". É um complexo organismo. Pronto. Ele se habitua, cria costume, se "adapta". Agora, tem que saber quem se adapta melhor ao quê. Não existe uma "regra geral" e generalizar é totalmente contraproducente.

sim, eu li que eles fazem duas refeições de 4000 calorias por dia.

Completamente diferente de 99,99% da população brasileira...

Você entendeu errado. Vou repetir: - eles (os lutadores) criam este hábito. Isto se torna algo que eles fazem e que dá resultados! (Dentro daquilo que eles pretendem fazer). Só isso e nada mais que isso. A dieta deles é feita para ser hiper-over-calórica e para tanto eles usam o sistema mais poderoso do nosso organismo: o sistema de recompensa.

A autora do Blog compara o tipo de dieta que eles têm com uma boa parte da população sedentária, digamos assim, e questiona se todos afinal são como "lutadores de sumô", ou por que adotam práticas semelhantes: grandes refeições hiper-over-calóricas.

Ela começa o texto dizendo assim:

Ficar sem comer não ajuda ninguém a emagrecer e além disso existem outros fatores pelos quais as pessoas estão engordando tanto, é que elas estão comendo como se fossem lutadores de sumô. [...] Portanto, é possível observar que existem aspectos específicos na alimentação que podem levar qualquer pessoa a alcançar o peso de um lutador de sumô.

Algumas coisas que ela disse tem fundamento. Outras não. Mas uma coisa em comum: por que as pessoas comem como "lutadores de Sumô", embora não o sejam? A regra que vale mesmo é: comeu mais que consumiu = "engordar" (ou evidentemente hipertrofiar, conforme o treino adequado).

É como eu disse antes, vá dizer a um lutador de Sumô: "Ow, amigo, você está 'CATABOLIZANDO". Observe o tamanho do cara. Vai ser motivo de piada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E para evitar a conversa fiada, vamos analisar o quadro dos competidores de SUMÔ. Eles têm algo a nos ensinar:

Os lutadores acordam cedinho, por volta de 5 horas da manhã, pulam o café da manhã e enfrentam uma rotina de 5 horas de treino pesado. Em seguida, eles fazem a primeira refeição do dia, o famoso chanko. [...]

Fonte: http://nutridestaque...or-de-sumo.html

Independente do que está escrito neste BLOG, que é particular e deve ser respeitado, é que:

O lutador de Sumô não apenas "fica de jejum" pela manhã, completando com a fase de Jejum do sono, com certeza um longo período! Mas ele cria HÁBITOS com isto. Seu organismo após esse longo período de Jejum tem uma incrível necessidade de alimentos, fome, "crescimento". Ou seja, ele não apenas jejua por jejuar, como também cria um sistema de recompensa, onde o seu organismo já sabe que irá receber. E por isso mesmo, ele ganha mais e mais massa. Agora, vá até ele e diga que está sofrendo "catabolismo" com isso, é uma piada!

Eles ganham massa, pois consomem mais do que gastam, .fikdik

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles ganham massa, pois consomem mais do que gastam, .fikdik

Sim meu véio, essa é a parte easy da história. A parte difícil é: eles criam hábitos com isso. Criam uma espécie de "sistema de recompensa". Lutadores de Sumô e praticantes de hipertrofia podem fazer isto? É evidente que sim. Pode trazer resultados? É evidente que sim. Mas aqui entra a pergunta: quais são os hábitos alimentares do sujeito? Vai conseguir se manter de pé com a sugerida "dieta"?

Se adotar um certo hábito ou padrão de vida significar acabar com os hábitos alimentares e criar certas "compulsões", isto já não faz o menor sentido, porque pelo menos a saúde do "corpo" é "palpável", diferentemente da saúde da "mente" (e é lá que existe uma coisa chamada "fome"). Ou seja, isto é extraordinariamente relativo.

Comer de três em três horas para quem NÃO tem hábitos alimentares, como é o meu caso, e de muitos que hoje aqui estão, é MUITO mais fácil. Isso não é discutível. Generalizar é um erro comum, e geralmente torna qualquer discussão irrelevante.

@edit: esqueci de dizer - não é exatamente "correto" dizer que comer de três em três horas é um "mito". É correto dizer que comer de três em três horas cria hábitos. Existem mitos nessa história, como aquela famosa "janela pós-treino". Nesse caso, diria assim: deve-se comer de três em três horas para evitar o catabolismo. Isto é um mito, mas não exatamente "toda a história" é um mito. O esvaziamento gástrico ocorre de duas a três horas e pessoas que comem muito além daquilo que deveriam costumam sentir fome neste período entre-refeições. Se comem na hora, passaram dos limites... se comem uma "grande refeição", igualmente.

A ciência caminha assim: questiona, experimenta, evidencia, corrobora, refuta, questiona, experimenta, corrobora... e por ai vai. Quem vai a um nutricionista esperando a "fórmula mágica" da disciplina sente que está tirando leite de pedra. É claro que a dieta a ajuda... mas só ajuda.

Uma coisa eu sei: estamos no caminho certo. É discutindo, refletindo, compartilhando informações, confrontando conhecimento é que podemos fazer uma certa "ciência". Só nestes solos a ciência costuma prosperar.

Editado por Rock Lee
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comer de 3h em 3h não é tbm um habito alimentar criado pela pessoa???

Creio que o cérebro vai trabalhar o sistema de recompensa da mesma forma, e desde quando isso é ruim, se é o sistema de recompensa um dos grandes responsáveis para a manutenção da especie. Imagina só se não sentiremos prazer em comer ou fazer sexo, como seria???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comer de 3h em 3h não é tbm um habito alimentar criado pela pessoa???

Creio que o cérebro vai trabalhar o sistema de recompensa da mesma forma, e desde quando isso é ruim, se é o sistema de recompensa um dos grandes responsáveis para a manutenção da especie. Imagina só se não sentiremos prazer em comer ou fazer sexo, como seria???

... E quem falou que "é ruim"? É ruim pra quem? Em quais circunstâncias?

É ruim quando o sujeito tem consequências piores que o investimento inicial. Uma simples conta de economia. Evidentemente esse não é o caso dos lutares de Sumô. Mas um adendo: eles têm disciplina para isto - criam hábitos, se acostumam. Isto também poderia estimular compulsões, ou coisas piores.

Como você mesmo disse, Edu-k, esse foi um sistema eficiente para a manutenção da espécie! A evolução explica. Disse tudo! E talvez por isso mesmo é que esse sistema seja tão eficiente!

Só acredito se eu fizer o teste passar 3 meses comendo de 3 em hrs. e 3 meses fazendo 3 refeiçoes com as msm macros por dia...

Agora sim... você está no caminho certo. Tudo isso depende muito do seu organismo. Mas vá com calma, verifique os resultados pouco a pouco, e assim também poderá criar um certo "método" para essas dietas, e quem sabe até tirar o proveito de cada uma delas, "equilibrando-as".

Editado por Rock Lee
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comer uma vez por dia, ou 10 vezes dá na mesma...estudos já comprovaram isso.

Dado que seja a mesma dieta, claro.

E desconsiderando alguns fatores específicos como estoques corporais, taxa de absorção, entre outros.

Coma com a frequência que melhor se adapta aos seus padrões e seja feliz. Os resultados virão melhor se você conseguir se adaptar e seguir por mbastante tempo a dieta escolhida, com a frequência escolhida, do que se vc tentar segur uma cosia que não se adapta à sua rotina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

> Se você muda a frequência de refeições, seu corpo se adapta, e pára de liberar grelina nos horários em que você estava habituado a comer. E magicamente você não > sente mais fome naqueles horários. Por isso que quem se dá bem com o jejum fala que não sente mais fome durante o período de jejum.

Eu gostaria realmente entender por que você acha que eu penso diferente, e em que momento eu dei a entender isto, ou por que você pensou que eu pensaria diferente de tal exposição. Aliás, não é exatamente isto que eu tenho dito nos... três tópicos anteriores? Não precisa justificar: "é a Grelina". É um complexo organismo. Pronto. Ele se habitua, cria costume, se "adapta". Agora, tem que saber quem se adapta melhor ao quê. Não existe uma "regra geral" e generalizar é totalmente contraproducente.

Você diz que não se deve generalizar. E depois diz que é "MUITO" mais fácil fazer X do que Y.

Eu também gostaria de saber onde eu generalizei (o que parece que você quis dizer que eu fiz). Em todos os meus posts, ou quase todos, eu falei "para algumas pessoas o jejum funciona, para outras não".

Em algum lugar eu disse que o jejum serve para todos?

Até agora você falou que "comer de 3 em 3 horas é MUITO melhor para quem está em dieta". E eu falei que, mudando os hábitos, você talvez consiga resultados melhores fazendo menos refeições. Foi isso que eu falei sobre a grelina e sobre criar hábitos.

Você diz que as pessoas se adaptam, mas ao mesmo tempo fala que é "MUITO" melhor comer de 3 em 3 horas. Não consigo entender seu ponto de vista. Você acredita que uma dieta com períodos de jejum ao longo do dia pode funcionar, desde que a pessoa se adapte aos novos horários de refeições?

Foi por causa da contradição acima que eu entendi que você "pensa diferente".

Como o Bruno falou acima, já foi provado cientificamente que tanto faz você fazer 1 ou 6 ou 10 ou 15 refeições por dia. Para algumas pessoas é melhor fazer 6, para outras 3, para outras 2, para outras 1. Não existe uma fórmula que funcione para todos.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...