Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A Importância Do Hormônio Leptina


Posts Recomendados

Tá aí um post do Dr. Paulo Muzy sobre leptina.

Leptina e aeróbio em jejum...

images+AEJ.jpg

Estava lendo um artigo ontem de um pesquisador chamado Mike Nelson que estudou sobre a expressão dos receptores de leptina que pode ajudar a jogar mais informação na velha discussão sobre a real necessidade/utilidade de se fazer aerobiose em jejum.

primeiro o que é leptina: hormonio produzido pela gordura que foi descoberto por Ingalls na decada de 50 e "redescoberto" por outro pesquisador chamado Zhang na decada de 90 com o intuito de utilizar tal hormonio para regular o apetite.

A história é a seguinte, depois de sua descoberta, o conhecimento sobre a leptina ficou dormente até que Zhang, depois de criar camundongos obesos por nao produzirem tal hormonio injetou leptina neles e os emagreceu. Naquele momento ele e sesu colegas comemoraram a cura da obesidade mas ao medir a leptina em pacientes humanos e obesos descobriram que em vez de ser baixa, esta era altissima, portanto, suplementar leptina ao humano obeso seria algo como jogar um dedal de água numa piscina para tentar enche-la. Assim, a hipotese de que a obesidade no que se refere a leptina pode ser na realidade uma baixa regulação da expressão dos receptores para esta, fazendo com que o mecanismo de apetite que ela controla deixe de ser ativado e ela se acumule inutilmente...

A história da Leptina nao parou por aí...

Em 2011 um autor chamado Guerra decidiu estudar o padrão de sinalização da leptina secundária a realização da atividade física.

Em uma de suas tentativas ele realizou um teste de Wingate (como um sprint) em dois grupos de indivíduos: um grupo em jejum e outro grupo com uma ingesta de 75g de glicose uma hora antes da atividade física.

O resultado, descoberto através de biópsias musculares, foi que o grupo que realizou o sprint em jejum, sem a glicose, teve o mesmo padrao de sinalização da leptina que o rato obeso que levou a injeção de leptina apresentou (Zhang), sugerindo ainda que a insulina impede este efeito pelo fato do grupo glicose nao ter apresentado o mesmo resultado.

Assim, eu consigo jogar mais conteúdo numa longa discussão sobre o aeróbio em jejum que eu, Rodolfo Pere, Henry Okigami e mais um bando de fisiculturistas sempre se vêem em explicações bioquímicas bem estabelecidas para explicar porque funciona ou por que não funciona...

Aparentemente, por mais que o Henri tenha razão quando defende que não há sentido em fazer aeróbio em jejum, o resultado experimental dá um resultado diferente e até então eu vinha me debatendo com dificuldade de explicar porque.

O que pode acontecer é que em algumas situações, a sinalização muscular da Leptina causada pelo exercício aeróbico em jejum pode ser mais intenso do que o estímulo que poderia ser atingido com uma refeição pré-aeróbio trazendo dessa forma um resultado que do ponto de vista bioenergético não é possivel. E não é mesmo... só estudando algo completamente desrelacionado é que podemos explicar o porquê do exercício aeróbico em jejum ter tal efeito lipolítico tão propagado no mundo do fisiculturismo.

Vale lembrar que o sprint realizado em jejum foi de um exercicio aeróbio muito intenso (100% da capcidade máxima) por 30 segundos e só. O que está comprovado cientificamente é isso. Exercícios de longa duraçao em jejum nao tem base científica nenhuma e vale lembrar que na ausência de carboidrato, a atividade física pode ser uma grande promotora da liberação de cortisol, que irá realizar gliconeogenese, ou seja, quebrar massa muscular para obtençao de energia - logo, seja atento e perceba quando de fato o que você tem feito tem lhe trazido resultado positivo.

Uma pergunta fica no ar para mim: e se usássemos BCAA?? (dariamos substrato energético sem elevação da insulina bloqueando a liberação de cortisol e assim quem sabe poderiamos prolongar a atividade física aumentando a queima seletiva de gordura...). Precisa ser estudado, até porque talvez não precise ser de fato assim, já que o que se objetiva não é gasto calórico: é a sinalização para função da Leptina, que já é conseguida aos 30s de estímulo...

Lembra: fisiculturismo é nunca deixar de fazer o que é necessário e evitar o máximo possível o que é denecessário... Desengordurar o corpo muitas vezes é tambem desengordurar a rotina de treinos...

fiquem atentos, Boa Sexta!!

Muzy

Abaixo a bibliografia dos pesquisadores citados para darmos justo crédito aos caras que descobriram isso:

Guerra, B., Olmedillas, H., Guadalupe-Grau, A., Ponce-Gonzalez, J. G., Morales-Alamo, D., Fuentes, T., . . . Calbet, J. A. (2011). Is sprint exercise a leptin signaling mimetic in human skeletal muscle? Journal of Applied Physiology (Bethesda, Md.: 1985), 111(3), 715-725. doi:10.1152/japplphysiol.00805.2010

Zhang, Y., Proenca, R., Maffei, M., Barone, M., Leopold, L., & Friedman, J. M. (1994). Positional cloning of the mouse obese gene and its human homologue. Nature, 372(6505), 425-432. doi:10.1038/372425a0

Mike T Nelson is a doctoral candidate in Exercise Physiology and NSCA CSCS certified. Mike is a dynamic keynote speaker, and coach to people focused on increasing performance with less joint pain. http://www.MikeTnelson.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Publicidade

esse artigo não é legal

é sabotador, ultrapassado, não se prendam a isso

dia do lixo é para fisiculturista, se não souber fazer vai fuder qualquer plano de cutting

dia do lixo é a maior piada que existe

Não vejo tanta dificuldade assim ao, ponto de falar q é ruim este método!

Veja bem, mesmo sendo um dia do lixo não é preciso estrapolar com as calorias e sim fazer uma troca de alimentos nesse dia. No cutting onde esse processo (dia do lixo) se parece mais benéfico, onde a maior parte da alimentação é composta por "proteinas, vegetais/legumes e gordura" e q a quantidade calorica é menor do que o gasto para se ter a perda de peso, seria prudente no "dia do lixo" manter a feixa de calorias inferior ou, igual a que é gasta no dia e substituir boa parte da gordura e até um pouco da proteina por alimentos conhecidos como besteiras (pizzas, doces, pães, lazanhas, fejuada, aquela comida farta da vovó...rs...ou, simplesmente colocar mais carbo e etc) mas, ainda mantendo +/- a mesma faixa de calórias ingeridas nos dias anteriores!

Se esse metodo vai mesmo ajudar com este hormônio, pode acontecer ou não, sei lá! Mas, q este dia de fuga ajuda até mesmo no psicológico isso ñ da para negar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Sempre fiz dia do lixo em cutting ajuda muito a reanimar,pô psicologico na minha opinião é a 1 coisa que vai te ajudar a atingir seus objetivos.

Como dizia o arnold se você acreditar que pode você fará.

Eu penso que como a frase: Voce é o que come,Voce é o que voce pensa.

E na minha opinião isso nunca arruinou meu shape,pelo contrário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é bom saber diferenciar entre dia do lixo e refeed de carboidratos... por isso me parece que a dieta carb ciclyng hoje é das melhores ou melhor.... isso se... não for possível manter os níveis de leptina altos em uma dieta ketogênica completamente sem carboidratos, mesmo sendo hipocalórica. fazendo exercicio em jejum.... isso está na minha cabeça a bastante tempo já.

eu queria saber se não seria tb efetivo apenas suplementar leptina em cutting ao invés de fazer refeed de carboidratos... é tão difícicl não comer carbo no dia depois do refeeed... aff, o corpo pede porque por carbos o corpo age como se fosse viciado... é tenso... e tb porque no dia do refeed e nod ia seguinte eu fico com retenção e me sinto tão mole e pesado, enquanto que nos dias sem carbo eu "flutuo" mesmo em dieta hipocalórica.... faço AEJ a mais de 1 ano... mesmo sem estar em déficit calórico eu sempre faço AEJ, penso que fazendo AEJ diminuo a chance de os excedentes fazerem meu BF aumentar e aumentam a chance de aumetar mm.

o artigo disse que a leptina fica alta nos gordos e não adianta suplementar ... mas é outra coisa, esses obesos ingerem um superávit consistente, eles estão gastando bastante, mas tão comendo mais... o corpo só começa a baixar a leptina qdo acha que estamos emagrecendo demais... porque acha que estamos com dificuldade de conseguir alimento.

...

artigo simples e direto, achei agora:

http://www.livestrong.com/article/292706-do-leptin-supplements-work-for-weight-loss/

acho que seria bom suplementar para manutenção após perda de peso e tb para atingr BF de menos de 1 dígito

Editado por planeta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leptin sensitivity and resistance determines all energy balance. This levee is all about energy. No life can sustain itself without controlling energy metabolism. A body without energy is called a cadaver! Leptin is a hormone secreted by fat that signals the hypothalamus as to what the 20 trillion cells in our body need. Leptin is obtained through breast milk at birth. This immediately loads the hypothalamus with data, much like a disk drive with a Power Point presentation on it would do for your laptop. Leptin receptors are very specific in how they work, and they are found concentrated in the lateral hypothalamus. This hormone regulates all aspects of energy metabolism, hormonal status, fecundity, and eventual cellular generation. Simply put, the leptin axis is akin to the relationship the sun and plants have in energy generation. Plants use sunlight to convert carbon dioxide and water into sugar which supports their life via energy generation. Photosynthesis is effective for plant life but it may not have been an efficient mechanism to support animal ascent in the evolutionary development to humans. To continue to allow complexity of life, evolution had to come up with a new mechanism of energy metabolism and a way to control it, and it did. It incorporated the plant-like mitochondria into a cell and modified it to use it to generate energy. It appears that quantum biology is critical to this step based upon recent scientific developments. The amount of energy generation was quite impressive and this gave life the power to evolve further into more complex organ structures and eventually into complex organisms like humans.

Leptin controls all of this machinery of energy generation for humans. It is our photosynthesis. The sun still plays a huge role in oxidative phosphorylation. Sleep obviously plays an enormous role in here as well. This will also be explored. Sunlight and leptin signals remain tied together by the hypocretin neurons in the lateral hypothalamus of the brain. Both hypocretin neurons and leptin neurons are small in number and found in few areas of the mammalian brain. Humans have only 50,000 hypocretin neurons in their brains. Mice have but 3000. Moreover, these neuronal tracts appears very new in evolutionary times. And, because of that “newness” they are subject to signaling errors, receptor single nucleotide polymorphisms (SNP’s) and errors, neuropeptide modification, and out of sequence firing due to signaling issues at many steps. So, in humans, it appears obesity has many causes and features that confuse researchers. Because of the youth of this system of control in mammals, it is subject to several potential problems that can tremendously affect energy generation in the animal. This levee will have many blogs pointing out the various forms obesity can take due to problems in this system. To fully understand the gravity of this hormone, consider this analogy: What would happen to life on earth if, all at once, we eliminated all coal, oil, nuclear fuel, and all sunlight from our planet? I believe life would surely be changed dramatically and quickly. When leptin is not working correctly this is precisely the fate the cell has to deal with and it can dramatically alter how the cell or organ system responds when fuel demands cannot pace needs.

copiando uma parte desse site, foi o que achei procurando rapidamente e por ser um texto pequeno tb (para gente que nao domina muito o ingles fica mais facil ler).

Vlw Leandro pelo texto principal!!

Abraço

quem quiser colocar a cuca pra ferver:

http://www.jackkruse.com/emf-4-why-might-you-need-carbs-for-performance/

http://www.jackkruse.com/emf-2-einstein-meet-leptin/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

" Leptin is a hormone secreted by fat" - O porque de ficar em níveis mais baixos conforme vc vai emagrecendo...

Ficam aqui as minhas dúvidas...

Eu pretendo fazer o Dia do Lixo aos domingos, já que é o dia em que não vou treinar. Assim sendo, meu gasto calórico nesse dia será inferior aos demais dias (fator multiplicador passaria de 1,6 para 1,4, por exemplo) o que daria uma diminuição do GDC de 450Kcal no meu caso. Isso já não seria o suficiente para a lepsina voltar a um nível alto? Ou seria necessário manter a ingestao calórica da dieta, porém com a troca de alguns alimentos por carbo alto IG e gorduras? Ou mando mais umas 500/750/1000kcal na dieta nesse dia?

O dia do lixo serviria para não deixar o corpo entrar em homeostase?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

" Leptin is a hormone secreted by fat" - O porque de ficar em níveis mais baixos conforme vc vai emagrecendo...

O dia do lixo serviria para não deixar o corpo entrar em homeostase?

sim.

mas pesquise sobre refeed que é mais inteligente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...