Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Stronglift 5X5


Jorge Whey

Posts Recomendados

Publicidade

Eu uso o JEFIT Pró, para Android, é bom pracarai, lá você pode montar o treino da forma que quiser. Recomendo. Tem o Free, mas não tem todos os recursos do Pró, como estatísticas, gráficos, medidas atualizadas e bla bla bla.

Galera.

Sábado foi dia de treino, mas fiquei um pouco frustrado, a série de agachamento eu não consegui completar, não porque eu não aguentei o peso, mas porque minhas virilhas estavam doendo MUITO e fiquei com medo de ter alguma contusão séria, já aconteceu isso com algum de vocês? O que pode ser que estou errando? Li certa vez que pode ser falta de força nos adutores, procede?

Pode ser falta de mobilidade, má postura....pode ser varias coisas, ou simplesmente uma dor muscular de vc ter forçado bastante...Se vc pudesse gravar um video agachando, a galera poderia avaliar e te dizer qual o problema.

PS: Só vc saberia se a dor é do tipo muscular (tipo dor tardia) ou mais grave do tipo lesão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve moçada, blza?

Já li esse tópico antes de iniciar na academia, há uns 6 meses, mas na época fiquei meio cético e preferi fazer o "feijão com arroz" que os instrutores da academia costumam passar, ou seja, o ABC.

Eu treino rugby de 3as e 5as e gostaria de iniciar esse sistema SS na semana que vem, quando vence a minha atual ficha. Estou com receio de que os treinos de rugby sejam um problema ao método 5x5, já que ele exige descanso nos outros dias da semana. Os treinos de rugby são bem puxados, com muito contato físico e agachamentos (sem peso), etc. Será que eu não vou ter ganhos expressivos por conta desse suposto "overtraining"?

Outra coisa: quando mostrei esse princípio de treino 5x5 pros instrutores da minha academia, há 6 meses atrás, todos disseram que seria um absurdo eu fazer tal treino, porque, de acordo com eles, eu teria que primeiro "fortalecer o corpo, de um modo geral, antes de fazer agachamentos ou levantamento terra". De acordo com eles, esses exercícios são muito complexos e com alto risco de lesão e quem os faz, normalmente tem vários anos de academia.

Os instrutores não estavam 100% errados, mas não concordaram comigo, nem depois de explicar que os avanços de cargas são baixos (2kg por treino) e que, então, nas primeiras semanas eu faria basicamente só com a barra, para aprender os movimentos.

Resultado: não quiseram me passar esse treino e eu acabei indo na laia deles, fazendo o tradicional ABC. Agora quero fazer uma musculação que me auxilie no Rugby e não uma "academia de verão". Por sorte, ontem fui lá e notei que eles compraram uma Gaiola de abaixamento, pretendo utilizá-la em breve e isso me motivou a usar o 5x5!

Quando os instrutores se negaram a passar um treino desses, disseram o seguinte: "olha, nós só passamos treinos que conhecemos, mas você pode fazer o treino que quiser, mas sem a nossa responsabilidade caso tenha alguma lesão ou faça algo errado". Baseado nisso, estou pensando o seguinte: vou chegar nos instrutores e expor a minha situação, dizendo que já tenho um treino pronto. Só vou pedir auxílio deles para me orientarem da melhor maneira de fazer os agachamentos e levantamento terra, cujos exercícios eu desconheço porque nunca fiz (com pesos) e tenho receio de aprender a técnica errada.

E aí, o que vcs acham? Falei mta besteira?

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz isso mesmo.

Na verdade, o papel de instrutor é meio equivocado no Brasil.

O instrutor está lá para orientar, para auxiliar e ajudar.

O problema é que brasileiro quer que as academias disponibilizem personais para eles.

Se os instrutores não se opuseram a vc fazer o treino já é uma grande coisa.

E o papel deles é esse mesmo, ensinar os exercícios que vc não sabe fazer.

Peça para eles avaliarem sua execução, se filme executando os movimentos e compare com videos do youtube.

Em uma coisa eles acertaram, se executar agachamento e terra de forma errada, tem chance de se lesionar.

Mas se executar certinho, são muito seguros.

E não se preocupe com seu treio de rugby, são treinos diferentes, um não irá atrapalhar no outro, pelo contrário, serão de mútuo auxílio.

É claro que no começo vc vai penar um pouco até seu corpo se habituar, também poderá sentir uma dificuldade um pouco maior para progredir as cargas.

Mas vai perceber a diferença.

E outra, apesar de baseado em progressão de cargas, nada supera a correta execução dos exercícios, então, só aumente as cargas se a execução estiver ok.

Valeu Ice, vou fazer isso mesmo.

Apesar de já treinar há 6 meses, pretendo iniciar o agachamento, terra e remada curvada só com o peso da barra e ir aumentando 2kg por treino. Prefiro não levantar muito hoje pra aprender bem a execução dos exercícios, que tem que estar perfeita pra quando eu chegar nas cargas mais altas.

Só supino e desenvolvimento que pretendo já iniciar com cargas, acho que 30kg (total) pro supino e 24kg (total) pro desenvolvimento, pois já faço esses exercícios atualmente mais ou menos com essas cargas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Valeu Ice, vou fazer isso mesmo.

Apesar de já treinar há 6 meses, pretendo iniciar o agachamento, terra e remada curvada só com o peso da barra e ir aumentando 2kg por treino. Prefiro não levantar muito hoje pra aprender bem a execução dos exercícios, que tem que estar perfeita pra quando eu chegar nas cargas mais altas.

Só supino e desenvolvimento que pretendo já iniciar com cargas, acho que 30kg (total) pro supino e 24kg (total) pro desenvolvimento, pois já faço esses exercícios atualmente mais ou menos com essas cargas.

Desculpe a sinceridade, mas tempo de treino em musculação se mede em anos, não em meses.

Além disso, a carga manuseada nos básicos é um indicador muito melhor de desenvolvimento (http://exrx.net/Testing/WeightLifting/StrengthStandards.html).

Você vai começar com um erro básico: O objetivo deste tipo de treino não é a carga, é a progressão.

Não interessa quanta carga você levanta, interessa que seja mais que no treino anterior.

Então, querer agradar ao ego iniciando com "cargas parecidas com o que eu já levanto" vai simplesmente fazer você travar mais cedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_deletado343434

Tinham me perguntado como eu fazia para saber a hora certa para aumentar o intervalo dos 2 min para 3 min ou mais. Procurei aqui mas não achei quem foi que perguntou :( Vou postar agora rapidim se não me esqueço :whistle:

Para mim o melhor termometro para aumentar o intervalo naquele exercicio especifico é o grinding. Se rolar grinding no 3o set, liga o sinal de alerta. Mas tem que usar feeling, levando em consideração diversos fatores, como sono, alimentação, stress, machucados, foco e o treino como um todo.

Então, um exemplo prático seria tu fez agacho com 100KG e não teve grinding, progrediu para 100,5KG e teve grinding, digamos no 3o set, tem que analisar o treino friamente para ver que as 500 gramas não fariam tanta diferença para já considerar o aumento de intervalos. Está claro que o motivo do grindind não é a carga, mas sim, fatores externos ao treino.

Agora, se você já vem desde os 98KG no agacho tendo grinding entre o 4a set ou o 5o set, e nos 100KG o grinding ocorreu no 3o set, esse é um exemplo onde fica evidente que a carga é o principal responsável pelo grinding e não fatores externos.

EU faço assim, e achei ótimo trabalhar o máximo possível com o intervalo de 2 min, aumenta a sua capacidade de trabalho e vai queimar muita gordura. Como o Busarello falou acima, tem que deixar de treinar com o EGO. Ninguém na academia que treina com EGO evolui, eles ficam treinando anos e anos sem nenhum passo de evolução, abaixem a cabeça, fechem a cara e treinem sério B)

PS: Nas 225 paginas deste tópico, vários e vários foristas relataram que começaram o protocolo da barra zerada, inclusive eu, com ótimos resultados.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com muito que vocês falaram mas...

Qual o sentido de fazer Free Squat só com a barra? Quero dizer, mesmo que seja ATG, o nível de estímulo e dificuldade será 0.

Acho mais prudente, manter a execução correta, e fazer progressões de 8Kg - 10Kg até encontrar um peso que faça lembrar que está levantando algo...

Então a partir dai, se faz uma progressão de 2 ou 4Kg por treino, dando prioridade a uma progressão lenta (2Kg), para o corpo se adaptar melhor. Ou 1Kg dependendo do exercício, como chin ups, paralelas 1 Kg é suficiente, e até military, porém encontrar pesos de 0,5Kg na academia é bem raro.

E se staganar nas cargas, manda um delaod de 20% arredondado para cima ué, quase sempre funciona, se não funciona manda um deload maior ou muda o treino.

Editado por Dacio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...