Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Multivitamínico [+Manipulação] [++Completo]

MatheusJ

Posts Recomendados

Postado (editado)

E aí galera, depois de ler esse tópico no fórum de nutrição e do FATO de que muitos dos multivitamínicos do mercado simplesmente são underdosed*, principalmente para nós que praticamos musculação e necessitamos de quantidades maiores para atingir sentir os efeitos (Vitamina C é um exemplo - a DDR é 45mg, mas manipulamos cápsulas para consumo de até 1000-1500mg diários), pensei: e se fosse possível montar um Multivitamínico IDEAL, como ele seria?

Então, apesar de eu entender o absurdo efeito que as vitaminas e minerais fazem no nosso organismo, por eu não entender muito bem desse assunto, peço aqui a contribuição de todos na montagem desse super-multivitamínico!

Vou começar com o óbvio (se possível continuem em ordem alfabética, como se montassem uma tabela nutricional) podem ir adicionando o que vier à mente, só lembrem que não quero ninguém aqui se intoxicando depois hein =p

.:DDM (Dosagem Diária do Marombeiro):.

. Aspartato de magnésio - 450mg

. PABA (Ácido Paramino-Benzóico) - 50 mg

. Picolinato de cromo - 400mcg

. Vitamina A (Retinol, nunca betacaroteno!) - 2 mg

. Vitamina B1 (Tiamina) -25mg

. Vitamina B2 (Riboflavina)- 25mg

. Vitamina B3 (Nicotinamina/Niacina) - 20mg

. Vitamina B5 (Ácido Pantotênico) - 100mg

. Vitamina B6 (Piridoxina) - 50mg

. Vitamina B7 (Biotina) - 100 mcg

. Vitamina B8 (Colina) - 100 mg

. Vitamina B9 (Ácido Fólico) - 800 mcg

. Vitamina B12 (Cobalamina) - 100mcg

. Vitamina D3 (Colecalciferol) - 25mcg (1000 IU)

. Vitamina K2 (Menaquinona) - 400mcg

. Zinco - 35mg

Observações:

. Vitamina C (Ácido Ascórbico) foi retirada do Multivitamínico para ser administrada à parte com a dosagem que o consumidor considerar melhor para ele.

. Vitamina E (Tocoferol) foi retirada do Multivitamínico por haver uma séria recomendação da NHS-UK para que se evite a suplementação dessa vitamina, visto seus possíveis riscos à saúde.

. Todas as dosagens presentes nessa lista estão abaixo do máximo de ingestão tolerável, alguns bem abaixo por estarem muito presentes em nossa alimentação, outros menos por serem hidrossolúveis, outros menos por não haver simplesmente administração perigosa dessas substâncias, etc.

Editado por MatheusJ
Postado

Vc confundiu ali, não é overdosed... overdosed é quando tem coisa em excesso.

Se vc colocar muitas vitaminas, provavelmente vai ter que dividir em 2 ou mais capsulas, pois nao vai caber dentro de uma capsula de tamanho normal só.

Picolinato de cromo - 400mcg

Vitamina E - 800ui

Vitamina B1 - 25mg

Vitamina B2 - 25mg

Vitamina B3 - 100mg

Vitamina B5 - 100mg

Vitamina B6 - 25mg

Vitamina B12 - 100mcg

Aspartato de magnésio - 450mg

Zinco - 35mg

Postado

Tente dar uma olhada nesse site do centrum. além de ter um tanto de vitaminas e minerais.

se vc clicar em algum mineral/vitamina, aparece a dosagem máxima recomendada e a mínima.

depois fica a seu critério se quiser colocar a mais ou a menos :D

espero ter ajudado, abraços !

Tente dar uma olhada nesse site do centrum. além de ter um tanto de vitaminas e minerais.

se vc clicar em algum mineral/vitamina, aparece a dosagem máxima recomendada e a mínima.

depois fica a seu critério se quiser colocar a mais ou a menos :D

espero ter ajudado, abraços !

Postado

Estava montando um complexo B

Eu tava chegando nessa fórmula, porém quando o leandro colocou as dosagens dele, fiquei meio intrigado e achei minha fórmula muito fraca.. Digam o que acham :

Vitamina B1 (Tiamina)- 5,0 mg

Vitamina B2 (Riboflavina)- 2,0 mg

Vitamina B3 (Nicotinamida) - 18 mg

Vitamina B5 (Pantotenato de cálcio) - 50 mg

Vitamina B6 (Piridoxina) - 2,0 mg

Vitamina B7 (Colina) - 100 mg

Vitamina B8 (Biotina) - 100 mcg

Vitamina B9 (Ácido Fólico) - 200 mcg

Vitamina B12 - 100mg

PABA - 50 mg

Além disso estava pensando em adicionar vitamina A na forma de betacaroteno o que acham ? Além disso ainda nao estudei sobre vitaminas E e D , vou dar uma pesquisada... E quanto a vitamina C eu acho melhor usar um comprimido de 500 mg antes de acordar e depois no pós treino... 2 g por dia nao seria de certa forma exagero ?

Abs

Postado (editado)

Eu estou postando pra dar um up no tópico, avisando que houve a atualização da lista lá em cima =p

carlos7, o que é esse PABA? Pesquisei sobre ele e não encontrei muita coisa nas funções... tá aqui só a redução da sensibilidade da pele ao sol O.o

Ao final dessa lista ainda vou (tentar) organizar os nutrientes por horários ideais, e asism por cápsulas diferentes =D

Farmácia pessoal não é um direito apenas do Ronnie Coleman!

ps: Leandro, só vou trocar algumas unidades de medida pra ninguém morrer aqui... Vitamina B12 é dosada em microgramas... se der 0,1g talvez dê algum problema de saúde (além do bolso sofrer né)

Editado por MatheusJ
Postado

Olha, André, o Aspartato de Magnésio é sim quelatado, mas o Picolanato de Cromo não é.

O Zinco fica em aberto, se você souber uma forma boa desse mineral ser ingerido, por favor compartilhe conosco!

Postado

PABA = ÁCIDO PARAMINO-BENZÓICO

Auxilia no Crescimento, Pele (envelhecimento, previne insolações e câncer de pele), Cabelo (mantém a cor natural)

Dosagem recomendada de 500 a 1000 mg

Agora quanto a vitamina A, achei estranho o modo que colocou, todos os artigos que li a respeito, falavam que o melhor modo dela seria em betacaroteno, porque dessa forma o organismo utiliza da forma que bem entende, e nao há risco de intoxicação... agora fiquei confuso haha

Abs

Postado (editado)

A Vitamina C eu acho melhor abaixar pra 400mg.

Por que? O.o

Todo lugar que vejo aqui no fórum pelo menos indica duas cápsulas de 500mg ao dia, uai

PABA = ÁCIDO PARAMINO-BENZÓICO

Auxilia no Crescimento, Pele (envelhecimento, previne insolações e câncer de pele), Cabelo (mantém a cor natural)

Dosagem recomendada de 500 a 1000 mg

Agora quanto a vitamina A, achei estranho o modo que colocou, todos os artigos que li a respeito, falavam que o melhor modo dela seria em betacaroteno, porque dessa forma o organismo utiliza da forma que bem entende, e nao há risco de intoxicação... agora fiquei confuso haha

Abs

"

The most common side effect of excessive β-carotene consumption is carotenodermia, a harmless condition that presents as a conspicuous orange skin tint arising from deposition of the carotenoid in the outermost layer of the epidermis.[13] Chronic, high doses of β-carotene supplements have been associated with increased rate of lung cancer among those who smoke.[14] Additionally, supplemental beta-carotene may increase the risk of prostate cancer, intracerebral hemorrhage, and cardiovascular and total mortality in people who smoke cigarettes or have a history of high-level exposure to asbestos.[15]"

Vou adicionar o PABA na lista em 750mg (na média né =p)! Valeu!

Editado por MatheusJ
Postado

Por que? O.o

Todo lugar que vejo aqui no fórum pelo menos indica duas cápsulas de 500mg ao dia, uai

"

The most common side effect of excessive β-carotene consumption is carotenodermia, a harmless condition that presents as a conspicuous orange skin tint arising from deposition of the carotenoid in the outermost layer of the epidermis.[13] Chronic, high doses of β-carotene supplements have been associated with increased rate of lung cancer among those who smoke.[14] Additionally, supplemental beta-carotene may increase the risk of prostate cancer, intracerebral hemorrhage, and cardiovascular and total mortality in people who smoke cigarettes or have a history of high-level exposure to asbestos.[15]"

A Vitamina C acima de 1G sobrecarrega os rins a longo prazo, nem bebendo água resolve isso.

Tem um post do Ney Felipe explicando isso.

Postado (editado)

Por que? O.o

"

Bom intendi sobre o betacaroteno, nunca tinha lido a respeito, muito obrigado pela informação!

Em relação a vitamina D3 quanto iria ser a dosagem na fórmula? Li um artigo aqui no fórum de nutrição, acho que pra essa fórmula e para não sobrecarregar os rins, o ideal seria 1000 UI né ? E quanto a vitamina C também acho que 1 g é muita coisa, acho que nem vale a pena colocar no multivitaminico, é melhor tomar a parte, e ai a pessoa decide o que seria melhor para ela!

Ahh mais uma coisa, ja li posts em que é relatado que picolinato de crômio a longo prazo pode ajudar a ter câncer... Portanto acho que o recomendado seria o cromo quelado o IDR dela é 35 mcg.. Vou pesquisar melhor sobre esta substância

abs

Editado por carlos7
Postado (editado)

Posso dar minha opinião? Eu, particularmente, não exageraria nas vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), pois além de tomar o multivitamínico, nós vamos ingerir alimentos que contem essas vitaminas. Por exemplo, a dose diária recomendada de Vitamina A para homens é de 900mcg (0,9mg), ai você está colocando 2,5mg, o que eu acho um exagero. Acho que nas hidrossolúveis, ai sim, tudo bem dar uma exagerada, como a galera faz com a vitamina C, que a dose diária ideal é de 45mg e agente toma em média 1g.

Hoje estou sem tempo, mas amanha vou fazer minha lista e posto aqui pra contribuir ;D

Outra coisa, não estou querendo ser chato ou criticar com esse post, quero ajudar, pois também tenho interesse em polivitaminicos. Se eu estiver falando bobeira, por favor, me corrija.

OBS: atualmente eu tomo so Centrum. que além de não ser 100% completo, é bem caro.

EDIT:

Quanto à vitamina D (D3), pesquisei rapidamente aqui e achei isso:

"O Comité de Alimentação e Nutrição do Conselho Nacional de Investigação Americano, recomendam uma ingestão diária de 5 mg (200 IU) para adultos, 7,5 mg (300 IU) para bebés com menos de 6 meses e 10 mg (400 IU) para crianças com mais de 6 meses, grávidas e mães a amamentar. Um suplemento diário de 5 – 7,5 mg (200 – 300 IU) é recomendado para bebés alimentados com leite materno que não tenham exposição ao sol."

E aqui uma tabelinha das doses diárias recomendadas de algumas vitaminas:

Vitamina A - 900mcg

Vitamina D - 10 mcg

Vitamina E - 20mg

Vitamina K - 80 mcg

Tiamina - 1.5 mg

Riboflavina - 1.7 mg

Niacina - 20 mg

Vitamina B6 - 2 mg

Folato - 400 mcg

Vitamina B12 - 6 mcg

Biotina - 300 mcg

Ácido Pantotênico - 10 mg

Editado por 2drafael
Postado

2drafael, aqui no fórum tem um artigo muito legal sobre a vitamina D

Segundo ele é recomendável até 2000 UI por dia, no entanto por questao de segurança no meu multivitaminico eu colocaria 1000 UI

Postado

Eu estou postando pra dar um up no tópico, avisando que houve a atualização da lista lá em cima =p

carlos7, o que é esse PABA? Pesquisei sobre ele e não encontrei muita coisa nas funções... tá aqui só a redução da sensibilidade da pele ao sol O.o

Ao final dessa lista ainda vou (tentar) organizar os nutrientes por horários ideais, e asism por cápsulas diferentes =D

Farmácia pessoal não é um direito apenas do Ronnie Coleman!

ps: Leandro, só vou trocar algumas unidades de medida pra ninguém morrer aqui... Vitamina B12 é dosada em microgramas... se der 0,1g talvez dê algum problema de saúde (além do bolso sofrer né)

Esta 100% correto, foi um erro de digitação. A dosagem que coloquei é em mcg sim. Peço perdão a todos.

Vou arrumar o post para ninguem ter problemas

Abraço

Postado

A Vitamina C acima de 1G sobrecarrega os rins a longo prazo, nem bebendo água resolve isso.

Tem um post do Ney Felipe explicando isso.

Fixed! Agora cada um toma a quantidade que quiser =p

Bom intendi sobre o betacaroteno, nunca tinha lido a respeito, muito obrigado pela informação!

Em relação a vitamina D3 quanto iria ser a dosagem na fórmula? Li um artigo aqui no fórum de nutrição, acho que pra essa fórmula e para não sobrecarregar os rins, o ideal seria 1000 UI né ? E quanto a vitamina C também acho que 1 g é muita coisa, acho que nem vale a pena colocar no multivitaminico, é melhor tomar a parte, e ai a pessoa decide o que seria melhor para ela!

Ahh mais uma coisa, ja li posts em que é relatado que picolinato de crômio a longo prazo pode ajudar a ter câncer... Portanto acho que o recomendado seria o cromo quelado o IDR dela é 35 mcg.. Vou pesquisar melhor sobre esta substância

abs

Coloquei a dosagem para 1000 IU, que ainda é considerado

Eu estou receoso de continuar com o picolanato de cromo na lista, pois após alguma pesquisa li que seus efeitos são muito questionáveis... Se alguém provar o contrário, continua aqui!

Posso dar minha opinião? Eu, particularmente, não exageraria nas vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), pois além de tomar o multivitamínico, nós vamos ingerir alimentos que contem essas vitaminas. Por exemplo, a dose diária recomendada de Vitamina A para homens é de 900mcg (0,9mg), ai você está colocando 2,5mg, o que eu acho um exagero. Acho que nas hidrossolúveis, ai sim, tudo bem dar uma exagerada, como a galera faz com a vitamina C, que a dose diária ideal é de 45mg e agente toma em média 1g.

Hoje estou sem tempo, mas amanha vou fazer minha lista e posto aqui pra contribuir ;D

Outra coisa, não estou querendo ser chato ou criticar com esse post, quero ajudar, pois também tenho interesse em polivitaminicos. Se eu estiver falando bobeira, por favor, me corrija.

OBS: atualmente eu tomo so Centrum. que além de não ser 100% completo, é bem caro.

EDIT:

Quanto à vitamina D (D3), pesquisei rapidamente aqui e achei isso:

"O Comité de Alimentação e Nutrição do Conselho Nacional de Investigação Americano, recomendam uma ingestão diária de 5 mg (200 IU) para adultos, 7,5 mg (300 IU) para bebés com menos de 6 meses e 10 mg (400 IU) para crianças com mais de 6 meses, grávidas e mães a amamentar. Um suplemento diário de 5 – 7,5 mg (200 – 300 IU) é recomendado para bebés alimentados com leite materno que não tenham exposição ao sol."

E aqui uma tabelinha das doses diárias recomendadas de algumas vitaminas:

Vitamina A - 900mcg

Vitamina D - 10 mcg

Vitamina E - 20mg

Vitamina K - 80 mcg

Tiamina - 1.5 mg

Riboflavina - 1.7 mg

Niacina - 20 mg

Vitamina B6 - 2 mg

Folato - 400 mcg

Vitamina B12 - 6 mcg

Biotina - 300 mcg

Ácido Pantotênico - 10 mg

Acertei as quantidades dessas vitaminas que você disse, dei uma pesquisada e agora estÃo com umas dosagens mais razoáveis =D

Aeeee galera, tamo pegando o espírito de montar essa poha ahahahaha

Postado

Acho que nao vai caber tudo em uma capsula neh ? eaeheauehauea

Amanha vou tentar pesquisar um pouco sobre selenio manganes calcil iodo e tentar ver se vale a pena coloca-los!

Postado

Minha família é proprietária de 2 drogarias na minha região, assim que entrarem em um consenso eu vou correndo manipular um multi desses pra mim kskksksakak

Vou dar uma pesquisada no assunto e tentar contribuir.

Não sei a quantidade, mas Phanax Ginseng é muito bom e deveria ser incluido na listagem!

Postado

Galera, pelo o que eu estou pesquisando aqui, a parte de mineirais é muito mais difícil de ser calculada, já que não tomamos os minerais puros. Isso quer dizer que, para alcançar a quantidade ideal de magnésio por exemplo, precisamos tomar uma quantidade altíssima de aspartato de magnésio.

Alguma solução?

Postado

Ahh matheusJ, eu acho que o esquema é só fazer vitaminas, se nao vai ficar muitas capsulas mesmo, e por exemplo o magnesio depende do uso, se vc tomar essa quantidade a noite o sono melhora, pelo menos há alguns relatos disso aqui no fórum, então seria interessante pra outras coisas entendeu ??

Sei la acho que o complexo B mais as vitaminas A , D e K , ja ta de bom tamanho, eu no meu caso estou pensando em adicionar 35 mcg de cromo QUELATO, porque o picolinato causa câncer a longo prazo, e vou mandar manipular vitamina C e magnésio a parte...

Postado (editado)

Ahh matheusJ, eu acho que o esquema é só fazer vitaminas, se nao vai ficar muitas capsulas mesmo, e por exemplo o magnesio depende do uso, se vc tomar essa quantidade a noite o sono melhora, pelo menos há alguns relatos disso aqui no fórum, então seria interessante pra outras coisas entendeu ??

Sei la acho que o complexo B mais as vitaminas A , D e K , ja ta de bom tamanho, eu no meu caso estou pensando em adicionar 35 mcg de cromo QUELATO, porque o picolinato causa câncer a longo prazo, e vou mandar manipular vitamina C e magnésio a parte...

Eu tava pensando em ao invés de separar o multimineral do multivitamínico, separar partes dos dois na mesma cápsula em horários diferentes, como eu disse antes, depois de alguma pesquisa do horário ideal para toma-los.

Aqui vai a lista versão mais recente da lista, com o multimineral dividido do multivitamínico e com a vitamina c separada também.

O que eu queria fazer era, a partir dessas listas abaixo, se necessário, agrupar essas substâncias em cápsulas para se tomar em horários específicos. A vit C, por exemplo, é melhor de se tomar quando acorda ou no horário de treino; o magnésio, como vc disse, por melhorar o sono, talvez seria melhor tomar ele de noite, etc.

Então falta pra finalizar esse Multimaromba:

- Colocar as dosagens no multimineral, calculando a dose do mineral puro na substância

- Agrupar por horários a se tomar

------------------------------------------------------------------

.: Multivitamínico:.

. PABA (Ácido Paramino-Benzóico) - 50 mg

. Vitamina A (Retinol) - 2 mg

. Vitamina B1 (Tiamina) -25mg

. Vitamina B2 (Riboflavina)- 25mg

. Vitamina B3 (Nicotinamina/Niacina) - 20mg

. Vitamina B5 (Ácido Pantotênico) - 100mg

. Vitamina B6 (Piridoxina) - 50mg

. Vitamina B7 (Biotina) - 100 mcg

. Vitamina B8 (Colina) - 100 mg

. Vitamina B9 (Ácido Fólico) - 800 mcg

. Vitamina B12 (Cobalamina) - 100mcg

. Vitamina D3 (Colecalciferol) - 25mcg (1000 IU)

. Vitamina K2 (Menaquinona) - 400mcg

Total: 348,425mg. Dá até pra colocar tudo em uma cápsula =p

--------------------------------------------------------------------

.:Vitamina C:.

.Vitamina C (Ácido Ascórbico) - 500mg

.:Multimineral:.

- Magnésio - 300mg

- Cálcio - 1000mg

- Zinco - 25mg

- Cromo - 50mcg

- Fósforo - 1g

- Ferro - 20mg

- Vanádio - 40mcg

- Cobre - 800mcg

- Potássio - 1g

- Selênio - 300mcg

- Iodo - 800mcg

- Molibdênio - 1mg

Total: 3,347g. Sem contar que isso é de substância pura só...

O que acham?

Editado por MatheusJ
Postado

Eu tiraria o cálcio e aumentaria o cromo. Vanadio achei a quantidade ruim, o recomendado são 30~45mg dia (divido em 3 ou 4), sendo assim 10mg estaria bom.

Não vai entrar a vitamina e? Ótima oxidante.

Abraço

Postado

Eu tiraria o cálcio e aumentaria o cromo. Vanadio achei a quantidade ruim, o recomendado são 30~45mg dia (divido em 3 ou 4), sendo assim 10mg estaria bom.

Não vai entrar a vitamina e? Ótima oxidante.

Abraço

É, eu dei uma pesquisadinha aqui e vi que o Cálcio é realmente muito presente em nossa dieta já, e talvez nem precise estar nesse multimineral... e aumentar o cromo pra 100mcg.

Também vou mudar a quantidade de Vanádio pra 15mcg.

A Vitamina E, segundo o Instituto Linus Pauling, provou ser tóxica mesmo em quantidades não muito maiores que as recomendadas. Posso até colocar de volta essa vitamina, mas seria em uma quantidade relativamente bem menor que a dos outros nutrientes. A dose seria de 10mg, que é até um pouco abaixo do recomendado diariamente, mas que certamente completaria a dieta.

PS: ainda estou empacado nos minerais, e acho que não vou conseguir fazer isso... são as mesmas complicações de sempre:

.a biodisponibilidade da substância, que varia bastante com o ânion que acompanha o mineral, e

.a relação peso-substância/peso-mineral.

Por exemplo, o que vale mais à pena? 1g de citrato de magnésio ou 1g de Óxido de magnésio?

R: A cada g de óxido de magnésio, 600mg são magnésio, e a cada g de citrato de magnésio, 113mg são de magnésio.

Isso quer dizer que o óxido vale mais à pena? Não necessariamente. Isso porque citrato de magnésio, por ser um composto quelado orgânico, é muito melhor absorvido que o óxido de magnésio, que é um composto inorgânico.

Mas quão melhor é absorvido o citrato de magnésio? Além dos estudos serem muito pouco precisos, eles também deixam claro que essa biodisponibilidade pode até variar de pessoa a pessoa.

Resumindo: fodeu.

Postado

qual a media de valores dos combos ai ? favor informar por MP fico mt grato.

Acho mais simples tomar um Complexo B da EMS + um Centrum Não ?

Postado

qual a media de valores dos combos ai ? favor informar por MP fico mt grato.

Acho mais simples tomar um Complexo B da EMS + um Centrum Não ?

O complexo B da EMS + centrum(bem caro) nao vao ter as quantidades e nem todas as vitaminas que esse complexo B que montamos possui e além disso ira sair até mais caro que o manipulado!

Fui em uma farmácia de manipulação hoje e o cara fez o orçamento na hora para mim e ficou em 36 Reais, porem, essa farmácia é uma das melhores da região e seu preço normalmente é um pouco mais salgado do que as outras!

Mandei cotar a seguinte fórmula:

PABA (Ácido Paramino-Benzóico) - 50 mg

Vitamina A (Retinol) – 500mcg

Vitamina B1 (Tiamina) -25mg

Vitamina B2 (Riboflavina)- 25mg

Vitamina B3 (Nicotinamina/Niacina) - 20mg

Vitamina B5 (Ácido Pantotênico) - 100mg

Vitamina B6 (Piridoxina) - 50mg

Biotina - 100 mcg

Colina - 100 mg

Vitamina B9 (Ácido Fólico) - 600 mcg

Vitamina B12 (Cobalamina) - 100mcg

Vitamina D3 (Colecalciferol) - 25mcg (1000 IU)

Total 36 Reais!

Abs

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...