Ir para conteúdo

TRT - Homem 44 anos - Dúvidas

Posts Recomendados

Postado

Olá amigos, acompanho o fórum a alguns anos porém mais focado em treinos e suplementação alimentar.

Treino 6x por semana (cardio 30min e musculação 40min) há 15 anos, com a finalidade de manter o peso e a saúde em dia, e mantendo um shape relativamente bom (suplementando nesses anos com whey e creatina basicamente).

Sou homem, casado, 44 anos. De 3 anos para cá comecei a observar mudanças no meu organismo. Mesmo mantendo ou intensificando o treino comecei a perder um pouco de massa magra, sentir mais cansaço e libido caiu uns 50%. Enfim a velhice?

Procurei um endócrino, além dos demais exames, fizemos 4 exames de testo durante o período de 4 semanas (todos de manhã cedo, as 8h, em jejum) Os resultados variaram entre 300ng/dl e 600ng/dl. Sendo a média 419ng/dl.

Inicialmente tomei tribulus e maca durante 45 dias (mantida a rotina de treino etc). Refiz o exame (apenas 1 dessa vez) e a testo deu 396ng/dl.

Apesar de não serem níveis muito baixos, pela minha queixa de perda de massa magra e demais fatores físicos (cansaço, libido, sono irregular, etc) o endócrino receitou:

- 100mg de durateston a cada 10 dias (0,4 ml).

*dose inicial para tomar durante 30 dias e avaliar os exames como ficarão (alvo manter testo entre 800 e 1200ng/dl)

Gostaria de saber a opinião dos senhores se essa dose de 100mg seria mais efetiva (e com menos colaterais) se eu a dividisse em 2 doses de 50mg, tomadas a cada 5 dias?

De acordo com o médico a recomendação de tomar a cada 10 dias é por conta do conforto (não faço a aplicação sozinho, preciso ir em farmácia). Mas posso sim dividir em 2 doses se eu quiser.

Ouço relatos de homens que tomam até apenas uma vez por mês (1ml) e tem resultado satisfatório.

Essa é minha dúvida. Se eu tiver disponibilidade de dividir a dose total dentro do período é mais viável ou pode diminuir/aumentar a eficácia?

Sei que ao final desses 30 primeiros dias avaliarei com o médico se a dose ficou boa e possíveis ajustes. Mas como como me deu essa liberdade de fracionar, gostaria de saber a opinião de quem tem vivência prática com isso, pois não conheço pessoalmente nenhum amigo que faça uso de durateston.

Outra dúvida, mesmo essa dose não sendo teoricamente suprafisiológica, faz sentido eu tomar algum outro medicamento como protecao hepática, etc? (Eu sei, falarei com meu médico, porém daqui 30 dias. Meu intuito é tirar dúvidas de um velho leigo e cansado neste momento).

Obrigado a todos pela atenção!!!

Postado
Em 02/07/2025 em 07:43, Samuel1980 disse:

Essa é minha dúvida. Se eu tiver disponibilidade de dividir a dose total dentro do período é mais viável ou pode diminuir/aumentar a eficácia?

Não. Só vai aumentar a estabilidade. Mas a eficácia não.

Não precisa tomar nada mais. A dose está adequada para TRT, poderia ser até maior (0,4mL a cada 7 dias). O ideal é seguir acompanhando com exames e ajustar a dose para que fique no seu range ideal, onde há benefícios e poucos ou nenhum colateral.

Postado (editado)

Qual peso e Altura?

A dose que o cara te passou está ok mas eu acho que 10 dias é muita coisa, vai criar um vale não desejavel. Acho que o básico de 1 x por semana seria melhor. Sobre aplicação nem se preocupa, depois que voce aplicar voce mesmo a primeira vez se acostuma rapidinho. 

Voce já começou certo, com acompanhamento médico para exames e tudo mais. 

Por experiencia propria comecei a usar (mas não em TRT, dose maiores de blast) em 2022 quando eu tinha 38 anos por cerca de 4 meses e depois baixei para uma dose pra vida toda (200mg cipionato de testosterona toda semana) e digo que a mudança é absurda na qualidade de vida. (alem claro do shape)

PS: Acho que voce nao perguntou mas é a duvida de alguns que fracionam um vial de 1ml. Sim, pode puxar a dose em 2 seringas e deixa guardada para quando for usar na próxima semana. Não precisa puxar a sua dose e jogare o resto fora.

PS2: 6x por semana hipertrofia e cardio? Se for pra ganhar massa muscular ok, mas pra manter? 3x ou até 2x segundo alguns estudos e vai ser tranquilo.

Editado por Pacote-san
Postado
Em 02/07/2025 em 09:02, Pacote-san disse:

Qual peso e Altura?

A dose que o cara te passou está ok mas eu acho que 10 dias é muita coisa, vai criar um vale não desejavel. Acho que o básico de 1 x por semana seria melhor. Sobre aplicação nem se preocupa, depois que voce aplicar voce mesmo a primeira vez se acostuma rapidinho. 

Por experiencia propria comecei a usar (mas não em TRT, dose maiores de blast) em 2022 quando eu tinha 38 anos por cerca de 4 meses e depois baixei para uma dose pra vida toda (200mg cipionato de testosterona toda semana) e digo que a mudança é absurda na qualidade de vida. (alem claro do shape)

PS: Acho que voce nao perguntou mas é a duvida de alguns que fracionam um vial de 1ml. Sim, pode puxar a dose em 2 seringas e deixa guardada para quando for usar na próxima semana. Não precisa puxar a sua dose e jogare o resto fora.

PS2: 6x por semana hipertrofia e cardio? Se for pra ganhar massa muscular ok, mas pra manter? 3x ou até 2x segundo alguns estudos e vai ser tranquilo.

Gosto da qualidade de vida kkk

shape é bônus (brinks)

Postado
Em 02/07/2025 em 08:02, Pacote-san disse:

Qual peso e Altura?

Hoje tenho 1,85 de altura e 92kg de peso. Com um BF de 22%.

Nesse caminho, até o ajuste da dose ideal (após os exames daqui um mes) vou seguir com 0,2ml a cada 5 dias então.

Daqui 30 dias compartilho com vocês os resultados dos exames.

Por curiosidade, você acredita que essa dose proposta pelo endócrino segura a tst na casa de 800 a 1200?

Postado
Em 02/07/2025 em 08:07, Polaco88 disse:

Gosto da qualidade de vida kkk

shape é bônus (brinks)

Shape bom ajuda na qualidade de vida. Vc se sente bem, as roupas vestem melhor, etc!

Mas não adianta ter shape sem dormir bem, sem ter desejo sexual (não zerado, mas perceber que ele vem caindo), cansaço, etc.

Postado
Em 02/07/2025 em 07:57, MBD disse:

Não. Só vai aumentar a estabilidade. Mas a eficácia não.

Não precisa tomar nada mais. A dose está adequada para TRT, poderia ser até maior (0,4mL a cada 7 dias). O ideal é seguir acompanhando com exames e ajustar a dose para que fique no seu range ideal, onde há benefícios e poucos ou nenhum colateral.

Obrigado pela resposta!

Vou seguir fracionando a dose então em 0,2ml a cada 5 dias nesses primeiros 30 dias.

Após a aferição da dose, nos meus exames daqui 30 dias, caso cheguemos a uma dose por exemplo de 0,4ml por semana como vc citou, faria sentido tbm eu dividir ela em duas aplicações de 0,2ml na semana. Certo?

Quando fizer os exames em 30 dias compartilho com vcs aqui!

Postado
Em 02/07/2025 em 06:58, lorenzo_EP disse:

Acho que tu deveria, antes de mais nada, tentar treinar menos. Musculação + cardio 6x por semana é complicado.

Esse cardio 6x por semana é basicamente corrida de média intensidade. 

De segunda a sexta, na academia, faço de 20 a 30min de bike ou esteira antes da musculação (como disse com intensidade média, sem morrer de correr - Velocidade media de 8km/h). E no sábado cedo uma corrida na rua de 30 minutos.

Postado
Em 02/07/2025 em 10:19, Samuel1980 disse:

Após a aferição da dose, nos meus exames daqui 30 dias, caso cheguemos a uma dose por exemplo de 0,4ml por semana como vc citou, faria sentido tbm eu dividir ela em duas aplicações de 0,2ml na semana. Certo?

Honestamente? Não faz sentido.

Isso por que a Dura tem ésteres longos e curtos, ela é feita pra fazer aplicações espaçadas. Sò vale ficar se furando com frequência se você aprender a fazer em casa, tiver tempo e paciência pra isso. Acredite, depois de um tempo, enche o saco - mesmo aplicando volumes pequenos.

Eu ficaria na dose a cada 7 dias. Mais do que isso acho desnecessário. Eu hoje estou usando 100mg toda segunda-feira e nunca estive melhor.

Postado
Em 02/07/2025 em 10:14, Samuel1980 disse:

22% com treino + cardio 6x por semana? Isso indica que alimentação tá ruim, mais um ponto negativo que poderia ser melhorado antes de pensar em drogas.

Postado
Em 02/07/2025 em 07:43, Samuel1980 disse:

Olá amigos, acompanho o fórum a alguns anos porém mais focado em treinos e suplementação alimentar.

Treino 6x por semana (cardio 30min e musculação 40min) há 15 anos, com a finalidade de manter o peso e a saúde em dia, e mantendo um shape relativamente bom (suplementando nesses anos com whey e creatina basicamente).

Sou homem, casado, 44 anos. De 3 anos para cá comecei a observar mudanças no meu organismo. Mesmo mantendo ou intensificando o treino comecei a perder um pouco de massa magra, sentir mais cansaço e libido caiu uns 50%. Enfim a velhice?

Procurei um endócrino, além dos demais exames, fizemos 4 exames de testo durante o período de 4 semanas (todos de manhã cedo, as 8h, em jejum) Os resultados variaram entre 300ng/dl e 600ng/dl. Sendo a média 419ng/dl.

Inicialmente tomei tribulus e maca durante 45 dias (mantida a rotina de treino etc). Refiz o exame (apenas 1 dessa vez) e a testo deu 396ng/dl.

Apesar de não serem níveis muito baixos, pela minha queixa de perda de massa magra e demais fatores físicos (cansaço, libido, sono irregular, etc) o endócrino receitou:

- 100mg de durateston a cada 10 dias (0,4 ml).

*dose inicial para tomar durante 30 dias e avaliar os exames como ficarão (alvo manter testo entre 800 e 1200ng/dl)

Gostaria de saber a opinião dos senhores se essa dose de 100mg seria mais efetiva (e com menos colaterais) se eu a dividisse em 2 doses de 50mg, tomadas a cada 5 dias?

De acordo com o médico a recomendação de tomar a cada 10 dias é por conta do conforto (não faço a aplicação sozinho, preciso ir em farmácia). Mas posso sim dividir em 2 doses se eu quiser.

Ouço relatos de homens que tomam até apenas uma vez por mês (1ml) e tem resultado satisfatório.

Sei que ao final desses 30 primeiros dias avaliarei com o médico se a dose ficou boa e possíveis ajustes. Mas como como me deu essa liberdade de fracionar, gostaria de saber a opinião de quem tem vivência prática com isso, pois não conheço pessoalmente nenhum amigo que faça uso de durateston.

Outra dúvida, mesmo essa dose não sendo teoricamente suprafisiológica, faz sentido eu tomar algum outro medicamento como protecao hepática, etc? (Eu sei, falarei com meu médico, porém daqui 30 dias. Meu intuito é tirar dúvidas de um velho leigo e cansado neste momento).

Obrigado a todos pela atenção!!!

Você pode fracionar as aplicações na maior quantidade possível, que vai ajudar nos picos e oscilações. 

A desvantagem é o desconforto de ficar aplicando sempre.

Em relação a protetores hepáticos, não se faz necessário já que a testosterona injetável não possui metabolismo hepático.

Postado (editado)
Em 02/07/2025 em 10:14, Samuel1980 disse:

Nesse caminho, até o ajuste da dose ideal (após os exames daqui um mes) vou seguir com 0,2ml a cada 5 dias então.

Daqui 30 dias compartilho com vocês os resultados dos exames.

Por curiosidade, você acredita que essa dose proposta pelo endócrino segura a tst na casa de 800 a 1200?

1x por semana, não precisa ser a cada 5 dias, pode ficar tranquilo

100mg de dura a cada 7 dias deve manter na casa dos 800, 900 sim.

Em 02/07/2025 em 10:39, lorenzo_EP disse:

22% com treino + cardio 6x por semana? Isso indica que alimentação tá ruim, mais um ponto negativo que poderia ser melhorado antes de pensar em drogas.

Achei muito também pro tempo que treina e quantidade. Talvez com fotos seja melhor pois pode ter sido uma medição incorreta.

Editado por Pacote-san
Postado
Em 02/07/2025 em 09:39, lorenzo_EP disse:

Amigo com certeza minha dieta não é de atleta. Nunca foi.

Meu treino, e minha rotina fora da academia, nunca foi em busca de um shape perfeito. Tomo minha cerveja nos finais de semana (e durante a semana as vezes) e me alimento relativamente bem (com alguns excessos as vezes). Todos meus exames estão ótimos (colesterol, diabetes, cardio, funções hepáticas, PSA, etc).

Tinha BF na ordem de 18 a 19% até meados de 2020, mesmo mantendo exatamente a mesma rotina citada. A idade tem seu preço, eu sei...

Lembre-se que meu objetivo com a adição de testosterona é levar a taxa de volta para 800 a 1200 ng/dl (melhor do que os 400 de hoje), a fim de regular os demais fatores da minha vida (disposição, libido, etc) e não exclusivamente para fins estéticos.

Não tenho pretensão de aumentar a dose acima do necessário pada manter a taxa entew 800 e 1200 ng/dl. Já tive oportunidade de usar esteroides no passado para fins exclusivos de ganho de massa e nunca me interessei.

Lembrem-se que eu sou um tiozão, pai de família, que quer seguir com a rotina de treinos + cervejinha + torresmo e ser feliz com a tst em dia, não em excesso.

Postado
Em 02/07/2025 em 13:33, Samuel1980 disse:

Meu treino, e minha rotina fora da academia, nunca foi em busca de um shape perfeito. Tomo minha cerveja nos finais de semana (e durante a semana as vezes) e me alimento relativamente bem (com alguns excessos as vezes). Todos meus exames estão ótimos (colesterol, diabetes, cardio, funções hepáticas, PSA, etc).

Tinha BF na ordem de 18 a 19% até meados de 2020, mesmo mantendo exatamente a mesma rotina citada. A idade tem seu preço, eu sei...

Lembre-se que meu objetivo com a adição de testosterona é levar a taxa de volta para 800 a 1200 ng/dl (melhor do que os 400 de hoje), a fim de regular os demais fatores da minha vida (disposição, libido, etc) e não exclusivamente para fins estéticos.

Não tenho pretensão de aumentar a dose acima do necessário pada manter a taxa entew 800 e 1200 ng/dl. Já tive oportunidade de usar esteroides no passado para fins exclusivos de ganho de massa e nunca me interessei.

Lembrem-se que eu sou um tiozão, pai de família, que quer seguir com a rotina de treinos + cervejinha + torresmo e ser feliz com a tst em dia, não em excesso.

Testo alta + torresmo = Vida 

Postado
Em 02/07/2025 em 13:33, Samuel1980 disse:

Ninguém falou em "dieta de atleta", até porque isso é bem subjetivo. Mas o que tu faz nem dieta é.

Também sou tiozão (42), também treino há anos, e mantenho meu BF abaixo de 12% sem sacrifícios, comendo muito bem, mas pesando e registrando tudo. Isso é o básico.

Tu vem treinando em excesso e comendo mal, óbvio que em algum momento o rendimento cairia e o corpo teria uma piora, é o esperado, não é uma questão hormonal.

Postado
Em 02/07/2025 em 12:49, lorenzo_EP disse:

Ninguém falou em "dieta de atleta", até porque isso é bem subjetivo. Mas o que tu faz nem dieta é.

Também sou tiozão (42), também treino há anos, e mantenho meu BF abaixo de 12% sem sacrifícios, comendo muito bem, mas pesando e registrando tudo. Isso é o básico.

Tu vem treinando em excesso e comendo mal, óbvio que em algum momento o rendimento cairia e o corpo teria uma piora, é o esperado, não é uma questão hormonal.

Faz sentido o que você disse amigo. Agradeço pela disposição em ajudar.

Você a acredita que na minha idade se eu regular minha dieta e ajustar os treinos meu organismo vai voltar a produzir naturalmente 800ng/dl de testosterona? (Lembre-se que estou com média de 419 hoje)

Postado
Em 02/07/2025 em 08:02, Pacote-san disse:

Qual peso e Altura?

Amigo no caso de eu fracionar um vial de 1ml, como minha dose é 0,4ml, eu perderia 0,2ml do vial. Eu posso fracionar ele em 2 seringas de 0,4ml e uma terceira de 0,2, que eu tomaria 3 semanas após o fracionamento? Acho arriscado....

Postado
Em 02/07/2025 em 14:13, Samuel1980 disse:

Você a acredita que na minha idade se eu regular minha dieta e ajustar os treinos meu organismo vai voltar a produzir naturalmente 800ng/dl de testosterona? (Lembre-se que estou com média de 419 hoje)

Amigão, não faz diferença nenhuma 400 pra 800.

Eu comecei a fazer exame de controle com 35 anos, desde então minha testo dá entre 450 e 500, nunca mudou.

Como falei, o que tu anda sentindo não é uma questão hormonal.

Postado (editado)
Em 02/07/2025 em 14:13, Samuel1980 disse:

419ng/dl de testo é algo perfeitamente normal.

Teus problemas são falta de dieta e rotina de treino e cardio inadequados, nenhuma relação com a idade, você fala como se 44 anos fosse um idoso.

Ta viajando fazendo TRT com a testo endógena nesses valores.

Vai ficar se furando e gastando com médico e exames pra continuar dentro do fisiológico e no máximo ter uma melhora psicológica.

Se realmente treinasse efetivamente, dificilmente aguentaria treinar de segunda a sexta direto e ainda fazer tudo isso de cardio, ta tentando compensar a falta de dieta com excesso de exercícios e obviamente teu metabolismo e snc estão todos ferrados.

Pela sua reposta em relação a "dieta de atleta" da pra se imaginar que além de tudo a microbiota também vai estar ruim e isso vira uma cascata de problemas.

Editado por tmz
Postado
Em 02/07/2025 em 14:31, tmz disse:

419ng/dl de testo é algo perfeitamente normal.

Teus problemas são falta de dieta e rotina de treino e cardio inadequados, nenhuma relação com a idade, você fala como se 44 anos fosse um idoso.

Ta viajando fazendo TRT com a testo endógena nesses valores.

Vai ficar se furando e gastando com médico e exames pra continuar dentro do fisiológico e no máximo ter uma melhora psicológica.

Se realmente treinasse efetivamente, dificilmente aguentaria treinar de segunda a sexta direto e ainda fazer tudo isso de cardio, ta tentando compensar a falta de dieta com excesso de exercícios e obviamente teu metabolismo e snc estão todos ferrados.

Posso estar desatualizado mas não existem diversos estudos sobre melhora de humor, qualidade de vida, capacidade cognitiva, até pra depressão em aumento de niveis para o proximo do máximo?

Mas EU pessoalmente acho besteira se furar, foder o eixo pra ficar no range normal....

Postado

Seu corpo sentiu pq vc treina muito e come mal + idade chegando. Se dormir mal tbm, ai vira o combo do desanimo e cansaço

Duvido se uma ajustada no volume de treino + dieta normocalorica + sono dos deuses ja não daria uma puta melhora na qualidade de vida do cidadão 

Postado
Em 02/07/2025 em 14:35, Pacote-san disse:

Posso estar desatualizado mas não existem diversos estudos sobre melhora de humor, qualidade de vida, capacidade cognitiva, até pra depressão em aumento de niveis para o proximo do máximo?

Mas EU pessoalmente acho besteira se furar, foder o eixo pra ficar no range normal....

Sou do seu time kkk (só falta o sheipe)

Postado

Existem pessoas com 300 de testo vivendo bem, existem outras que com 500 pra baixo já sentem um baque fisiologicamente falando. Eu sou totalmente a favor de uma reposição bem feita. Afinal de contas, já que é pra mexer com hormonio, tem que fazer direito pois isso acarreta em uma série de implicações, desde alterações no eixo, riscos da aplicação, etc. No meu caso, o que me adequei melhor foi 1 durateston (250mg) a cada 21 dias. Sinceramente não sinto os picos e vales, isso mudou totalmente a minha vida no quesito de disposição, sexo, em ficar alerta, ter foco, etc... Tenho 44 anos também, um ex-ciclista de competição que de uns 4 anos pra cá andava meio brocha kkkkk!!

Tive bons arranca rabo com médicos na discussão da prescrição de polifarmácias para indivíduos os quais estão com testo baixa. São polivitamínicos, estimulantes, medicamentos para sono, reguladores de humor, manipulados do capeta, etc. Convenhamos que é muito mais fácil um cara cair duro com 420mg de cafeína do que com 1 durateston a cada 21 dias. Sem contar a discrepância entre os valores. Tenho pacientes que chegam na drogaria com receitas que somam 500 reais por mês... Sendo que esse cara só precisava de um empurrão, gastando 50 reais por mês e colhendo todos os resultados da tal da polifarmácia. Pois o cara começa a ter o ânimo, começa a seguir um plano com mais foco, treina melhor, se recupera mais rápido, começa a ver uma luz no fim do túnel. Não é romantização dos hormônios, mas sim de sua aplicabilidade em determinadas situações. 

Postado
Em 02/07/2025 em 10:39, lorenzo_EP disse:

O cara vai ao MÉDICO, faz exames, relata perda de massa muscular, o MÉDICO passa uma dose de TRT e o sabichão (que por sinal só faz críticas aos outros em todos os posts) vem novamente críticar o cara como se fosse um jovem sem necessidade em busca de estética. Ao criador do tópico: Seja feliz, faça acompanhamento médico e melhore sua qualidade de vida com  ajuda de um profissional, como vem fazendo! TRT não é droga!

Postado
Em 02/07/2025 em 15:58, Arthur021 disse:

O cara vai ao MÉDICO, faz exames, relata perda de massa muscular, o MÉDICO passa uma dose de TRT e o sabichão (que por sinal só faz críticas aos outros em todos os posts) vem novamente críticar o cara como se fosse um jovem sem necessidade em busca de estética. Ao criador do tópico: Seja feliz, faça acompanhamento médico e melhore sua qualidade de vida com  ajuda de um profissional, como vem fazendo! TRT não é droga!

Calma, vai lendo que voce vai ver que rolou ate um DIAGNOSTICO, confirmando o que NÃO é, por mensagens em um forum online.... sensacional demais hauhauhau

Postado
Em 02/07/2025 em 15:58, Arthur021 disse:

Boa campeão, tá sabendo muito!

Postado
Em 02/07/2025 em 14:35, Pacote-san disse:

Nunca vi nada além de artigos que comprovem isso, e na prática é bem claro.

Existe uma melhora momentânea que logo cessa o que torna bem comum os indivíduos aumentarem a dose, enquanto não corrigir o agente causador, ta perdendo tempo.

Ninguém é uma máquina, treinar em excesso e principalmente sem aporte nutricional pra tal vai causar overtraining, mesmo que o treino seja fofo, o metabolismo vai sentir esse excesso de esforço, cardio... o exame deixa claro que não existe hipogonadismo, logo, faz sentido "suplementar" o hormônio sem clínica pra isso? 

Agora, se o cara falar que quer usar para fins estéticos, dai muda o jogo, e sim, níveis suprafisiológicos podem trazer melhora para esses quadros que alguns chamam de "qualidade de vida", lembrando que com BF alto os benefícios do uso suprafisiológico são infinitamente menores do que os malefícios, portanto de toda forma o ideal seria rever dieta, rever rotina e analisar os prós e contras de se manter o uso de testo ad-eternum, 44 anos está longe de ser velho, mas já é um momento da vida em que uma escolha dessas pode se tornar algo crônico, e ai já cabe apenas a ele mesmo pensar se vale a pena passar o resto da vida se furando e fazendo exames com maior frequência, e pensando em estética, essa cervejinha de fim de semana fica bem fora da curva né? 

Postado
Em 02/07/2025 em 16:17, Pacote-san disse:

Calma, vai lendo que voce vai ver que rolou ate um DIAGNOSTICO, confirmando o que NÃO é, por mensagens em um forum online.... sensacional demais hauhauhau

O sabichão lá é um mala que só sabe criticar tudo e todos. É um coitado carente!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...