Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Carboidrato e estética


Jupira100

Posts Recomendados

Bom dia. Fico oscilando entre 9 e 11% de BF e tenho uma duvida em relação ao carbo pra tentar afinar maximo possivel a pele e definição.

Ja faço cardio, dieta bebo bastante água, etc. A liçao de casa ja é feita ha anos. Tenho 1,73 peso 81-82kg

Minha duvida é a seguinte, qdo falamos de arroz, batata e pao integral, 3 carbos utilizados em dietas e que muitas vezes aparecem como substitutos (exemplo: 3 fatias de pao integral ou 150g de arroz ou 200g de batata inglesa) ambos sao carboidratos mas a composição dos mesmos sao diferentes. Na pao vc tem farinha e outras coisas enquanto no arroz e na batata sao menos "industrializados". 

Queria saber a possivel diferença que isso pode fazer no shape qdo vc ta num processo de finalização, num cutting mais agressivo onde vc quer cada vez mais qualidade , definição, afinar a pele (dentro do seu potencial genetico), etc.

Acho que dos 3 carbos, o mais natural seria a batata, certo? (tirando os agrotoxicos kkk)

Ou seja, ficar apenas com ela como fonte de carbo nessa fase seria melhor? Esteticamente poderia ser mais vantajoso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Ja estou seco mas quero baixar ainda mais meu %bf pra tentar subir com uns 6% mas nunca competi, será a primeira vez. Costumo fazer um blast por ano, e nesse ano pensei na primo com a trenbo (testo ja uso eternamente kkk). Das vezes passada usava mas me contentava com 9-10% bf mas dessa vez quero competir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você quer competir acho que vale o investimento de um coach, eu gosto de ver conteúdo sobre finalização e vejo que é sempre diferente de pessoa pra pessoa.

 

O @cassioramos.cr é um cara que sempre posta o resultado dos alunos por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu sou a favor do que te dá maior adesão. Se tua adesão é maior com pão, segue nele.

Agora entre os treês alimentos eu prefiro o arroz pela praticidade. Em termos nutricionais ele e a batata são parecidos. A batata porém carrega mais água e por isso o volume é em torno 30% maior comparado ao arroz, o que pode ser bom pra ajudar a controlar a saciedade, especialmente quando se come pouco.
No fim das contas, o que vai mandar na qualidade da pele em geral - falando do aspecto visual - é a ingestão geral de sódio, água, e o nível de stress e inflamação que está teu corpo (excesso de treino, pouco sono, stress, etc.).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
Em 22/05/2024 em 09:21, GordãoLanches disse:

Se você quer competir acho que vale o investimento de um coach, eu gosto de ver conteúdo sobre finalização e vejo que é sempre diferente de pessoa pra pessoa.

 

O @cassioramos.cr é um cara que sempre posta o resultado dos alunos por aqui.

Devido a demanda de trabalho, não venho acompanhando o fórum como antigamente, mas sempre que posso, dou uma conferida aqui nas notificações. E já que me citaram, vou deixar minha opinião sobre o assunto :D

 

Primeiramente, para o dia-a-dia, é necessário unir ingestão adequada com praticidade e adesão. Não adianta falar pra pessoa, sela ela atleta ou não, que precisa comer determinado tipo de carboidrato, principalmente se ela nem gosta de tal alimento. Por isso, sempre prefiro começar com meus clientes elaborando um planejamento que se assemelha muito com aquilo que já está acostumado, tanto na quantidade de refeições, como na variedade de alimentos. Numa dieta "perfeita", eu diria que você teria que comer sempre um tipo diferente de carbo, sempre um tipo diferente de fruta, de proteína, de vegetais etc. Mas quem disse que isso é prático? Então prefiro deixar as opções equivalentes e incentivar o consumo diversificado sempre que possível considerando suas preferências, orçamento, digestibilidade etc. Algumas pessoas, por exemplo, comem 500g de arroz cozido como se estivessem tomando 500ml de água, sem esforço algum, mas sofrem pra "empurrar" 300g de batata doce. O que será que é melhor pra essa pessoa? Desde que você não tenha problemas específicos com determinados alimentos, mantendo sua dieta uns 80-90% limpa, eu não vejo problema algum em comer pão, arroz branco, macarrão tradicional e nem mesmo um sucrilhos, doce de leite etc (estes últimos, é claro, em quantidades reduzidas, é claro). Sei que o foco do tópico sobre tipos de carboidratos e estética, mas é importante entender que pra ter uma estética legal, você vai precisar ter adesão na sua dieta por um longo tempo, então uma coisa acaba levando à outra consequentemente.

 

Agora quando se trata de finalização, durante a fase de depleção, gosto de manter a dieta habitual do cliente, com os mesmos alimentos e quantidade de refeições, alterando apenas as quantidades dos alimentos para ajustar os macros. Durante a fase de carbo up, gosto de utilizar um carbo que o atleta tenha melhor digestibilidade. Normalmente, até acredito que por costume, é usado o arroz, mas também já usei aipim cozido e/ou frito (na air fryer, é claro rs), além de frutas mais digestivas, como mamão, abacaxi e também laxativas, como ameixa. Também é possível ter uma ou duas refeições com pão e geleia ou doce de leite, assim como tapioca. Tudo vai depender da aceitabilidade do atleta e, nesse momento, ter um certo prazer pode ajudar a aliviar o estresse da finalização e até fazer com que o físico responda melhor.

 

Fora isso, acredito que tudo irá depende de todos os outros fatores que serão manipulados, como, principalmente, ingestão de água e sódio, além de diuréticos (naturais e/ou farmacológicos), esteroides, dentre tantas outras coisas rsrs. Às vezes você pode estar se preocupando com o tipo de carboidrato que irá consumir durante um carb up, mas acaba errando em outra coisa que fará muito mais diferença no seu físico.

 

Ah... e tem horas que realmente não há nada que fará com que o físico do cara fique melhor. E isso pode ser por conta de estresse, pode ser por conta de alguma gordurinha que ainda não foi perdida, falta de maturidade muscular, dentre outras coisas. Daí é só com o tempo também pra ir melhorando. Sem contar que cada finalização é única. Mesmo que seja para um mesmo atleta, seu físico pode responder de uma forma bem diferente mesmo que você faça as mesmas coisas. Por isso é sempre importante ir avaliando o físico a cada hora na véspera do campeonato pra ir fazendo os ajustes necessários até que chegue na melhor versão possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...