Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dudu Haluch: obesos tem menos chances de perde massa muscular


felipesouza0396

Posts Recomendados

Em 08/03/2022 em 02:32, felipesouza0396 disse:

Boa noite galera, vi um corte da maromba, no qual o Dudu Haluch deixa entender o seguinte, "uma pessoa que esteja muito acima do peso, tem menos chance de perde massa muscular em um déficit calórico agressivo" 

 

Então basicamente: Se você está muito acima do peso, e quer acelerar o processo fazendo um déficit calórico agressivo no início do cuting, não tem problema nenhum nisso, só não esqueça que quanto maior o déficit, mais difícil é a adesão na dieta 

 

Exemplo de déficit calórico agressivo: perde 1 kg de gordura por semana, que daria 1100 kcal de déficit calórico diário 

 

Outra coisa interessante no corte desse vídeo, é que se você perde 10kg, você tem aí uma redução de 200 kcal em média no gasto calórico

 

 

Ele explica isso mais detalhadamente no curso de metabolismo e emagrecimento, no livro e nas aulas da pós de metabolismo e emagrecimento.

 

De forma simplificada, o tecido adiposo é a maior e primária fonte de reserva energética do corpo, então indivíduos com alto percentual de gordura terão pouca utilização da massa muscular direcionada para geração de energia ( pouca mas nunca nenhuma, pq todas as vias estão sempre ativas, o contexto geral determina qual será mais exigida).

 

E pessoas obesas na maioria são sedentárias, tendo então menos massa magra.

O estímulo de uma atividade física, ingestão adequada de proteínas na dieta já são sinalizações muito eficientes para manutenção e até ganho de massa magra, mesmo em déficit calórico alto na casa de 1000kcal por dia.

 

Claro que esse fator de proteção vai reduzindo conforme o percentual de gordura reduz, mas isso já estamos falando de um BF de menos de 18, 15%, mas quando falamos de obeso são pessoas na casa de 35% pra cima, vocês não fazem idéia de como tem pessoas acima de 50% de bf.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 08/03/2022 em 09:57, Felipe Viking disse:

Sim, ja tive um amigo que virou cliente que ele era obeso tipo II, beirando tipo III, ele tinha exatos 141kg, em 1 mes seguindo a risca, treinando 3x na semana musculação e fazendo caminhada quase que diariamente, ele caiu de 141kg pra 128kg
Eu não tirei medida dele com adipometro pq pra alguns obesos pode ser constrangedor, mesmo sendo meu amigo de anos, mas eu suponho que facilmente desses 13kg, pelo menos uns 6 a 7 tenha sido de gordura (O resto provavelmente retenção que tava indo embora) e pouquissimo de massa muscular, se é que perdeu, até porque o carbo dele tava alto e o carbo é poupador de proteina, logo... de músculo, o que dificulta o catabolismo
E a dieta dele tinha cerca 2600 kcal, e eu tinha colocado bastante comida, principalmente abobora que tem uma densidade energetica baixa e eu socava 300g no almoço e na janta, o que deixava ele saciado ai mesmo com uma deficit mais agressivo foi de fácil adesão
Hoje ele ta com 98kg - até ultima avaliação -, e foi cerca de 9 meses pra chegar nisso, porque mesmo eu diminuindo as calorias gradativamente (Hj ta em cerca de 2300 + cardio que ele faz), quando chegou na casa dos 110 ficou mais dificil pra abaixar o peso, ai esses 13kg inicial passou pra cerca de 7 até diminuir por volta de 4 kg (falando de peso mesmo) 
Mas o primeiro mes foi coisa pra cacete!
 

Perfeito.

 

Carbo, ptn ajustada e musculação, só esteróide é mais protetor de músculo q esses 3 juntos.

 

Estratégia perfeita, aproveitar a capacidade de perda maior no início e adaptar conforme vai desacelerando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/03/2022 em 11:19, Fox disse:

O obeso tem o fator adiposidade que protege a massa magra. Durante anos, foi falado que era impossível ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo, porque eram caminhos metabólicos distintos e que seria impossível seguir os dois simultaneamente. Bem, mas eu sempre vi pessoas conseguindo essa proeza, então o que estava errado no raciocínio? Hoje temos estudos que mostram que o indivíduo, quanto mais gordura possui, mais ele consegue preservar (e até ganhar) massa magra devido a proteção que o tecido adiposo gera na massa magra. Como isso ocorre? Simples, o próprio tecido adiposo doa energia ao tecido magro numa condição de déficit, afinal é para isso que o tecido adiposo serve: reservar energia.

 

Quanto a discussão da redução da taxa metabólica, vocês estão esquecendo de uma coisa muito importante. Quando perdemos gordura, não estamos apenas reduzindo as kcals do metabolismo daquele kilo, isso seria uma forma simplista de enxergar o gasto energético. Existe uma coisa chamada termogenese adaptativa. Ela consiste no esforço do corpo em se adaptar ao estado de déficit calórico e perda de peso. Afinal, ele não quer perder a reserva de energia dele, isso significaria botar em jogo sua sobrevivência. Quanto mais perde-se peso, mais o corpo otimiza os processos para gastar menos energia e gera respostas compensatórias. Existe estudos que mostram que o metabolismo de uma pessoa que emagreceu muito, não é o mesmo de uma pessoa com o mesmo peso, porém que não veio de um processo de perda de peso. Resumindo, existem fatores que geram redução no metabolismo ao longo do processo de emagrecimento (e são muito relevantes).

 

abcs

Obesos que perdem 30, 40kg ou mais e conseguem manter essa perda ao longo dos anos não possuem a mesma taxa de metabolismo basal de alguém com a mesma idade, peso e altura que nunca foi obesa, e isso é o maior fato de que a termogenese adaptativa existe e tem impacto.

E pode ser que nunca a TMB desse ex obeso se nivele com de indivíduos eutroficos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/03/2022 em 09:04, Torf disse:
  Ocultar conteúdo

 

Poderia informar que texto é esse, para que eu possa dar uma lida na íntegra?

 

Nutrição e Hipertrofia Muscular - Dudu Haluch 

 

https://docero.com.br/doc/c5e1e5s


Metabolismo e Emagecimento - Dudu Haluch 

 

https://docero.com.br/doc/1x0n0xn

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/03/2022 em 02:32, felipesouza0396 disse:

Boa noite galera, vi um corte da maromba, no qual o Dudu Haluch deixa entender o seguinte, "uma pessoa que esteja muito acima do peso, tem menos chance de perde massa muscular em um déficit calórico agressivo" 

 

Então basicamente: Se você está muito acima do peso, e quer acelerar o processo fazendo um déficit calórico agressivo no início do cuting, não tem problema nenhum nisso, só não esqueça que quanto maior o déficit, mais difícil é a adesão na dieta 

 

Exemplo de déficit calórico agressivo: perde 1 kg de gordura por semana, que daria 1100 kcal de déficit calórico diário 

 

Outra coisa interessante no corte desse vídeo, é que se você perde 10kg, você tem aí uma redução de 200 kcal em média no gasto calórico

 

 

 

Em uma época em que o Dudu não tinha crescido ainda pra produzir este acervo que ele tem hoje eu testemunhei isso que ele escreveu kkk.

 

Aconteceu comigo quando eu tinha 30 anos. Estava com 121 e fui pra 86 kg em pouco mais de seis meses.

Era um concurso. Como havia prova física, eu combinei musculação com natação, esteira e spinning. Obviamente que o cardio era espalhado. Só aos sábados que dava pra pagar de louco.

 

Com 1.83m, eu nunca bati durante durante este período 2000 kcal, exceto ocasiões de noitadas com minha esposa. O dia a dia era sempre entre 1500 a 1800 kcal. Nunca faltou energia. Era treino das seis às oito, mestrado pela manhã e trabalho à tarde e à noite.

 

Nas tabelinhas que o Dudu repete em mais de um livro tá lá: deficit pra obeso podendo ir a quase 1000 kcal.

Editado por Vecchio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/03/2022 em 11:44, Vecchio disse:

 

Nas tabelinhas que o Dudu repete em mais de um livro tá lá: deficit pra obeso podendo ir a quase 1000 kcal.

Eu gosto de fazer déficits de 1000 kcals por 3-4 dias e comer em manutenção no dia seguinte.

Dessa forma, parece que fica menos puxado o cutting, no sentido de que vc vai passar um pouco mais de fome por 3-4 dias mas sabe que no dia seguinte terá refeed.

Sempre achei cutting com déficit pequeno e prolongado mais estressante psicologicamente e fisicamente, mesmo quando era natural.

E se for ver, é ainda mais rápido.....4 dias de 1000 kcals é 4k de déficit. Quando se for seguir o padrão de 500 kcals, seria o dobro de dias em déficit.

Editado por SaBiih
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/03/2022 em 12:23, SaBiih disse:

Eu gosto de fazer déficits de 1000 kcals por 3-4 dias e comer em manutenção no dia seguinte.

Dessa forma, parece que fica menos puxado o cutting, no sentido de que vc vai passar um pouco mais de fome por 3-4 dias mas sabe que no dia seguinte terá refeed.

Sempre achei cutting com déficit pequeno e prolongado mais estressante psicologicamente e fisicamente, mesmo quando era natural.

E se for ver, é ainda mais rápido.....4 dias de 1000 kcals é 4k de déficit. Quando se for seguir o padrão de 500 kcals, seria o dobro de dias em déficit.

Ciclo de calorias.

 

Também gosto muito de fazer assim, as vezes 1 mês com déficit de 1000kcal e depois 1 mês de manutenção ou déficit de 500kcal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/03/2022 em 12:23, SaBiih disse:

Eu gosto de fazer déficits de 1000 kcals por 3-4 dias e comer em manutenção no dia seguinte.

Dessa forma, parece que fica menos puxado o cutting, no sentido de que vc vai passar um pouco mais de fome por 3-4 dias mas sabe que no dia seguinte terá refeed.

Sempre achei cutting com déficit pequeno e prolongado mais estressante psicologicamente e fisicamente, mesmo quando era natural.

E se for ver, é ainda mais rápido.....4 dias de 1000 kcals é 4k de déficit. Quando se for seguir o padrão de 500 kcals, seria o dobro de dias em déficit.

 

Massa, 3-4 dias de déficit alto pra um em manutenção, dessa forma deve ser menos estressante mesmo, vou experimentar dessa forma na próxima vez 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...