Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ANASTROZOL - USAR OU NÃO USAR

Posts Recomendados

Postado (editado)

Boa noite! Este é meu primeiro tópico no fórum.

Pois bem, estou na segunda semana do meu primeiro ciclo. 

Enantato de Testosterona 500mg/semana por 10 semanas.

Exames pré-ciclo realizados. Testo/E2/Prolactina dentro da faixa.

Foi-me indicado a utilização de Anastrozol 0,5mg dia sim e 3 não.

Como eu gosto de estudar e pesquisar bastante, além de acompanhar diversos profissionais da área e médicos, acabei "bugando" minha cabeça. Explico:

Alguns médicos que lidam diretamente com essa parte hormonal (especificamente acompanham pacientes que consomem recursos ergogênicos) são absolutamente contra o uso IA para prevenção de ginecomastia. Alegam ser uma abordagem extremamente defasada e prejudicial.

Alguns alegam que ginecomastia se trata com SERMS intra-ciclo e não com IA.

Aliás, após uma leitura no EBOOK sobre testosterona do Dudu Haluch, o mesmo é enfático ao dizer que o uso de IA é extremamente especifico e na maioria das vezes dispensavel intra-ciclo.

A titulo de curiosidade, transcrevo trecho do livro do Dudu:

"Eu também já acreditei que reduzir ou suprimir o estradiol com inibidores de aromatase (anastrozol, letrozol) fosse uma estratégia interessante para ajudar a perder gordura e diminuir retenção hídrica, principalmente nas últimas semanas de preparação para a competição. No entanto, esse é mais um mito do fisiculturismo sem qualquer comprovação científica. (...)

Além da situação onde ele ocasiona o surgimento de ginecomastia, apenas em outras ocasiões se torna interessante sua inibição: naqueles pacientes que possuem hipersensibilidades/alergias principalmente as mediadas por igE e igA como rinites, asma brônquica e outras pelo fato do estradiol aumentar a síntese dessas imunoglobulinas e tender a promover uma maior resposta via linfócito th2. Outros casos como acne persistente ou indivíduos com grande flutuação de humor também é de se pensar, no entanto sempre é importante individualizar antes de incluir inibidores de aromatase."

Deixo como exemplo este video do Dr. Romulo Jogaib

Cito ainda Dr. Marcos Staak, além do próprio Dudu Haluch.

Enfim, pergunto, o que eu faço? Estou completamente perdido e isso está me tirando o sono!

Agradeço muito a atenção de todos.

Editado por lawbomb
Postado
12 minutos atrás, LPrado disse:

Creio q a maioria que defende não uso é porque o IA abaixa o estradiol, e isso não é legal. Mas se estiver com nível bom, fazendo exames durante o ciclo, creio q possa ser usado sim como prevenção da gineco.

E nos casos de estradiol muito baixo? Como proceder?  O que tomar?

Postado

A titulo de curiosidade, transcrevo trecho do livro do Dudu:

"Eu também já acreditei que reduzir ou suprimir o estradiol com inibidores de aromatase (anastrozol, letrozol) fosse uma estratégia interessante para ajudar a perder gordura e diminuir retenção hídrica, principalmente nas últimas semanas de preparação para a competição. No entanto, esse é mais um mito do fisiculturismo sem qualquer comprovação científica. (...)

Além da situação onde ele ocasiona o surgimento de ginecomastia, apenas em outras ocasiões se torna interessante sua inibição: naqueles pacientes que possuem hipersensibilidades/alergias principalmente as mediadas por igE e igA como rinites, asma brônquica e outras pelo fato do estradiol aumentar a síntese dessas imunoglobulinas e tender a promover uma maior resposta via linfócito th2. Outros casos como acne persistente ou indivíduos com grande flutuação de humor também é de se pensar, no entanto sempre é importante individualizar antes de incluir inibidores de aromatase."

Postado

Eu particularmente não utilizo IA nos meus blast, muito menos em cruise.

Mas sempre faço acompanhamento com exames e sei que meu estradiol tá ok, sem sintomas, me sinto bem e meto marcha.

porem, cada pessoa é única. Eu não aromatizo, mas tem pessoas que aromatiza facilmente. 

Uma vez fui entrar nessa de tomar sem sintomas, joguei meu e2 a quase zero e sofri bastante com a libido.

Postado
18 minutos atrás, WesleySoares disse:

Eu particularmente não utilizo IA nos meus blast, muito menos em cruise.

Mas sempre faço acompanhamento com exames e sei que meu estradiol tá ok, sem sintomas, me sinto bem e meto marcha.

porem, cada pessoa é única. Eu não aromatizo, mas tem pessoas que aromatiza facilmente. 

Uma vez fui entrar nessa de tomar sem sintomas, joguei meu e2 a quase zero e sofri bastante com a libido.

Você chegou aonde eu queria chegar.

Acompanhamento de exames e no primeiro sinal de aromatização, aí sim fazer uma intervenção.

Obrigado pela contribuição!

Postado

Olha, eu não utilizaria IA sem sintoma, minha opinião claro, eu só uso quando estou realmente aromatizando, sensibilidade no mamilo ou coceira eu tomo 1mg em jejum e fico uns bons meses sem e dependendo do que to usando

Postado
3 minutos atrás, LucasBora disse:

Olha, eu não utilizaria IA sem sintoma, minha opinião claro, eu só uso quando estou realmente aromatizando, sensibilidade no mamilo ou coceira eu tomo 1mg em jejum e fico uns bons meses sem e dependendo do que to usando

Não entendi. Vc utiliza 1mg e corta imediatamente a testo, por exemplo?

Postado
1 minuto atrás, lawbomb disse:

Não entendi. Vc utiliza 1mg e corta imediatamente a testo, por exemplo?

Eu faço o uso contínuo, normalmente só com testo e a dose que eu utilizo, eu não aromatizo, só qnd add Diana, e outros derivados, aí sim quando sinto essa sensibilidade eu uso 1mg e pra mim já basta, manter o estradiol alto é bem mais vantajoso do que vc ficar descendo ele toda hora sem sintoma.. mas aí cada um cada um, 2 semanas o enan tá começando a empilhar ainda, espera até a 4 semana por aí..

Postado

Parece que o pessoal não entendeu o ponto do tópico e o entendimento dos médicos citados. 

Eles estão defendendo é que não se deve usar IA na grande maioria dos casos, INCLUSIVE quando há aromatização. O próprio Dudu Haluch respondeu no insta um dia desses uma pergunta assim. É pra DEIXAR aromatizar, pq isso tem benefícios à saúde, e em relação à ginecomastia, deve-se combater com tamoxifeno.

A minha única dúvida em relação a isso, seria em relação à libido. Como ficaria em caso de aromatização.

Postado

Cara maior aromatização de E2 não vai afetar sua libido, mas o contrário acontece com a supressão do mesmo.

Não vejo sentido em você estar aromatizando criando teta de cadela e ainda sim deixar sair do controle, tamox você usa pra bloquear o receptor e anastrozol para bloquear a conversão a não ser que queria tomar serms a vida inteira seu pensamento é plausível.

Eu não uso IA e não tenho sensibilidade e relação TT/E2 ok, mas como citaram é coisa individual conheço gente que com 200mg já usa DSDN, só vai saber isso com o tempo e o feeling com hormônios.

Postado
18 minutos atrás, ianbfaria disse:

Parece que o pessoal não entendeu o ponto do tópico e o entendimento dos médicos citados. 

Eles estão defendendo é que não se deve usar IA na grande maioria dos casos, INCLUSIVE quando há aromatização. O próprio Dudu Haluch respondeu no insta um dia desses uma pergunta assim. É pra DEIXAR aromatizar, pq isso tem benefícios à saúde, e em relação à ginecomastia, deve-se combater com tamoxifeno.

A minha única dúvida em relação a isso, seria em relação à libido. Como ficaria em caso de aromatização.

Perfeito!

2 minutos atrás, yCARE- disse:

Cara maior aromatização de E2 não vai afetar sua libido, mas o contrário acontece com a supressão do mesmo.

Não vejo sentido em você estar aromatizando criando teta de cadela e ainda sim deixar sair do controle, tamox você usa pra bloquear o receptor e anastrozol para bloquear a conversão a não ser que queria tomar serms a vida inteira seu pensamento é plausível.

Eu não uso IA e não tenho sensibilidade e relação TT/E2 ok, mas como citaram é coisa individual conheço gente que com 200mg já usa DSDN, só vai saber isso com o tempo e o feeling com hormônios.

Então, na sua concepção, o interessante seria adicionar o IA nos primeiros sintomas?

Postado (editado)
22 minutos atrás, ianbfaria disse:

Eu quando to com o estradiol alto, a libido fica a milhão... fora outras coisas, como disposição, autoestima e etc. e não tenho os colaterais como oleosidade, acne.

Mas já outras pessoas com estradiol alto fica com a libido meio termo (não tão zoada como se tivesse com e2 baixo), letargia, indisposição e etc.

é muito individual isso, mano.

Você tem que se conhecer... A real é essa. 

Editado por WesleySoares
Postado

Bem interessante isso. Eu já tinha em mente usar low doses e bem espaçadas de IA para evitar aromatização. Mas é mais importante conhecer como seu organismo responde primeiro, e jogar IA só em caso de início de sintomas ou o exame mostrar que descontrolou.

Postado
4 minutos atrás, lawbomb disse:

Então, na sua concepção, o interessante seria adicionar o IA nos primeiros sintomas?

Na minha opinião sim, IA é prevenção, se nunca usou nada e não sabe como seu corpo responde a ergogênicos é muito melhor usar uma dosagem baixa e ver depois a relação no exame do que não saber o que está acontecendo e ficar perdido com essa questão tamox/anastro.

Postado
1 minuto atrás, yCARE- disse:

Na minha opinião sim, IA é prevenção, se nunca usou nada e não sabe como seu corpo responde a ergogênicos é muito melhor usar uma dosagem baixa e ver depois a relação no exame do que não saber o que está acontecendo e ficar perdido com essa questão tamox/anastro.

Perfeito. Estou absolutamente perdido.

Pensando sériamente em jogar 0,5 ds e 4dn, algo assim para começar até tirar os exames intra-ciclo.

Postado
2 minutos atrás, R0meoAlpha disse:

Bem interessante isso. Eu já tinha em mente usar low doses e bem espaçadas de IA para evitar aromatização. Mas é mais importante conhecer como seu organismo responde primeiro, e jogar IA só em caso de início de sintomas ou o exame mostrar que descontrolou.

Exatamente... É minha opinião, baseada no meu organismo.

Mas como o yCARE citou e complementando, caso você tenha uma pré disposição a gineco ou algum outro coisa que com o uso possa vir aumentar, acho ok fazer o uso preventivo. Porém, ir acompanhando em exames e de olho  no ratio.

Postado (editado)
2 minutos atrás, WesleySoares disse:

Exatamente... É minha opinião, baseada no meu organismo.

Mas como o yCARE citou e complementando, caso você tenha uma pré disposição a gineco ou algum outro coisa que com o uso possa vir aumentar, acho ok fazer o uso preventivo. Porém, ir acompanhando em exames e de olho  no ratio.

Nesse caso seria bom primeiro testar o limite do corpo e ver onde começam os sintomas?

Qual seria um ratio perfeito de TT/E2? Isso também varia?

Editado por R0meoAlpha
Postado
5 minutos atrás, lawbomb disse:

Perfeito. Estou absolutamente perdido.

Pensando sériamente em jogar 0,5 ds e 4dn, algo assim para começar até tirar os exames intra-ciclo.

Pra mim uma dosagem bem ok, com certeza isso não vai derrubar seu estradiol.

Postado (editado)
9 minutos atrás, R0meoAlpha disse:

Nesse caso seria bom primeiro testar o limite do corpo e ver onde começam os sintomas?

Qual seria um ratio perfeito de TT/E2? Isso também varia?

Faz igual o amigo falou de fazer acima... faz o uso preventivo de 0,5mg ds3dn e acompanha nos exames a proporção do estradiol em relação a testo. Mas eu, falo por mim, começaria a tomar após o primeiro exame, do qual faria lá pela 4/5 semana. 

Um ratio que eu geralmente fico bem é de 1(tt):20(e2) (média). Já vi relatos aqui de pessoas que ficam entre 25 +/- e segue normal sem sintomas.

exemplo: minha fica em torno de 1400/1500 enquanto o meu estradiol fica entre 70/75.

Editado por WesleySoares
Postado
5 minutos atrás, WesleySoares disse:

Faz igual o amigo falou de fazer acima... faz o uso preventivo de 0,5mg ds3dn e acompanha nos exames a proporção do estradiol em relação a testo.

Um ratio que eu geralmente fico bem é de 1(tt):20(e2) (média). Já vi relatos aqui de pessoas que ficam entre 25 +/- e segue normal sem sintomas.

exemplo: minha fica em torno de 1400/1500 enquanto o meu estradiol fica entre 70/75.

A minha natural tem uma proporção de 1:25, acho interessante manter nesta casa. (Pelo menos foi o que entendi ate agora.

Postado (editado)
10 minutos atrás, WesleySoares disse:

Faz igual o amigo falou de fazer acima... faz o uso preventivo de 0,5mg ds3dn e acompanha nos exames a proporção do estradiol em relação a testo. Mas eu, falo por mim, começaria a tomar após o primeiro exame, do qual faria lá pela 4/5 semana. 

Show. No caso de um ciclo com Deposteron 200mg/semana (1 ampola), se usar exemestano (que não tem risco de efeito rebote) como IA, em meia dose (12,5mg) ds4dn tem uma segurança boa?

*Fiz a conta nos meus exames (sempre fui natural):
Testo: 474

E2: 28

Minha razão natural tá em 17 😪

Editado por R0meoAlpha
Postado
1 minuto atrás, R0meoAlpha disse:

, se usar exemestano (que não tem risco de efeito rebote) como IA, em meia dose (12,5mg) ds4dn tem uma segurança boa?

Exemestano eu não posso falar, pois nunca usei e também nunca cheguei a pesquisar sobre. 

Fico te devendo essa. 

Postado
5 minutos atrás, lawbomb disse:

A minha natural tem uma proporção de 1:25, acho interessante manter nesta casa. (Pelo menos foi o que entendi ate agora.

Sim. E nisso, você vê como você vai se sentir hormonizado com ela nesse ratio. 

Postado
17 minutos atrás, WesleySoares disse:

O teto máximo para o E2, mesmo com a TT mais alta, seria não passar de 100, ou isso não existe?

Postado
7 horas atrás, R0meoAlpha disse:

O teto máximo para o E2, mesmo com a TT mais alta, seria não passar de 100, ou isso não existe?

Não existe... ou a acima de 200mg/s, aproximadamente, já teria que usar IA. 

No fórum há quem defenda os dois raciocínios.

Eu sou a favor de só usar com sintomas. Quando for só gineco, usa tamoxifeno e deixa o e2 como está. Se mais coisas começarem a surgir, exame.

E observar individualidade. Alguns aromatizam mais, outro menos. Alguns são mais responsivos aos hormônios (efeito benéficos e maléficos), outros menos. Mas como "testosterona é hormônio de homem e estradiol de mulher", a galera alopra o estradiol.

-Alguns tem menos receptor androgênico, evoluem menos

-Alguns reduzem mais o HDL

-Alguns tem mta alteração no hematócrito

-Alguns tem piora de ansiedade, humor, agressividade

Tudo isso é referente à testosterona, mas ninguém quer abaixar a dose.

E vc não encontrará um estudo batendo o martelo quanto a isso, principalmente com níveis suprafisiológicos. Estudos em animais mostram até aumento do acúmulo de gordura com E2 suprimido. E outras funções comprovadas, como neuroproteção e cardioproteção. 

Postado

esquece o que esses causadores de tretas da internet falam pra gerar midia

vou te dizer minha opinião.

se vai usar testo, use um IA

vc tem que prevenir problemas

e não esperar que eles ocorram pra ter que trata-los depois

uso de IA é indispensável sim.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...