Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário do Concurseiro


D. Rocha

Posts Recomendados

Meu foco atualmente é o Senado Federal, como estou pegando penal e processo penal, penso em atirar para PF quando terminar bem essas duas matérias. Tem 3 anos que estudo pra concurso, achei que seria fácil, pois sou bem esforçado (muito acima da média) mas quebrei a cara, a dificuldade foi que meu histórico de estudo foi sempre 'decorar' e achava que encaixaria bem em concurso, mas o conteúdo é gigante, não dá pra memorizar tudo da forma que eu estudava e passei 1 ano e 6 meses simplesmente tentando encaixar o estudos.

 

Os primeiros 6 meses eu enrolava, lia a teoria e ao mesmo tempo corria pra 'fechar o edital', mas no final, meus resumos eram uma bosta completa e no fundo sentia necessidade de vincular uma espécie de 'simulado fixo' para avaliar meu conhecimento, onde cada questão vincularia uma informação no resumo. Eu decidi parar de enrolar e fazer isto, nessa época eu conciliava com a faculdade, aí depois fiquei livre e criei os simulados, antes eu conseguia uns 50% de acerto ao longo do tempo, eu consegui até evoluir para 70% em alguns assuntos com estes simulados/resumos, mas estava devagar. Estudar neste período era uma guerra, não sentia um ''flow'', era um esforço que todos sentiam isto, quem via de fora achava que eu tava muito bem, mas 'dentro' eu notava que a longo prazo era algo insustentável.

Fazendo as provas na minha cidade, notava que melhorei mas tava muito longe de fechar as específicas. Eu tinha alguns erros do tipo:

Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, de trinta dias, nos termos da lei; ERRADA

Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, MÍNIMO de trinta dias, nos termos da lei; CERTO

 

Esse workflow me fez notar que eu precisava concentrar no estudo ativo pq eu aprendia mais fazendo questões, aí tentei feynman, ler com mais calma, fazer mais questões mas ainda sim eu tinha problemas com as revisões. Tentava fazer 24h, 7d, 30d. Como estudava numa sala de estudos, eu perguntava e ninguém falava que fazia isso, os mais experientes relatavam apenas ler, reler, refazer questões DE VEZ EM QUANDO...

 

Nessa busca de aperfeiçoar questões, um maluco de t.i lá na sala mostrou o ''anki''. E aí comecei utilizá-lo, foram 6 meses errando +- no app, mesmo com os erros, eu evoluí, meus acertos ao longo do tempo rondavam 80%, aí veio a merda, eu joguei meu conteúdo em outro perfil e deixei um novo perfil focado para o trf3. Aí meu pc quebrou, formatei e esqueci que maior parte do meu conteúdo estava no outro perfil... E o perfil para trf3 estava na nuvem.

 

Acabei tendo que recriar tudo, meti o foda-se e caprichei, hj meu workflow tá muito tranquilo.

 

Percebo que você está muito bem D.Rocha, mas procure evitar fazer muitas questões, esta não é a fase de fazer muitas questões, mas sim de compreender ao máximo o conteúdo. Mais válido fazer questões cabulosas e extrair um grande aprendizado nelas que fazer várias repetidas onde só validam o que você já aprendeu.

 

Digo isso, pois conheço gente que fez 50k questões e não passou nem pra primeira fase para magistratura, tem material tudo bem separado e revisado, enquanto outro fez nem metade e já tá tá segunda fase.

 

Quem tá começando estudar para concursos, tem 0 material de estudos ou sente muita dificuldade em revisar, recomendo Anki. Foi através dele que eu evoluí muito em estudos, de entender a mecânica de informação, aprendê-la e memorizá-la.

 

Tenho um baralho com todos os incisos do art 5º em forma de questões nele, lá você pode entender o que é 'repetição espaçada'.

https://www.ankiflashcards.com.br/art-5-da-cf88-as-palavras-mais-comuns-da-lingua-inglesa/

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Quanto a "fechar o edital", eu fico com um pé atrás. Acho que depende muito do tamanho do edital. 

 

Ano passado consegui fechar um de concurso de prefeitura, mas o edital era bem pequeno.

 

Em junho deste ano iniciei meus estudos pra Magistratura estadual e minha ideia era fechar o edital. Kkk

 

O plano inicial era resumir as doutrinas das 6 matérias principais do edital. 

 

Fiquei 2 meses e pouco resumindo Renato Brasileiro. Tive a sensação de tempo perdido, pois a maior parte das questões de primeira fase cobra bem mais letra de lei do que doutrina.

 

Uma "sacada" que uma vez ouvi e achei boa foi a do professor Gerson Aragão. Ele deu a dica de, antes de iniciar certo assunto, dar uma olhada nas questões.

 

Fazendo isso, você já sabe o que é mais importante e a forma pela qual a banca cobra o tema. 

 

Outra sacada é adicionar um pouco de aleatoriedade nos estudos. Resolva questões variadas de matérias diversas, mesmo de assuntos ainda não estudados. 

 

No começo é bem desconfortável. Mas tenho feito isso há algumas semanas e vi que estou mais "ágil" e quando vou ver um assunto novo parece que eu pego as coisas mais rapidamente. 

 

Eu faço isso e leio o comentário do professor no qc. A fixação do conteúdo em começar da prática para a teoria é absurdamente melhor do que o contrário, que é o que a maioria faz geralmente.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Casemito disse:

Quanto a "fechar o edital", eu fico com um pé atrás. Acho que depende muito do tamanho do edital. 

 

Ano passado consegui fechar um de concurso de prefeitura, mas o edital era bem pequeno.

 

Em junho deste ano iniciei meus estudos pra Magistratura estadual e minha ideia era fechar o edital. Kkk

 

O plano inicial era resumir as doutrinas das 6 matérias principais do edital. 

 

Fiquei 2 meses e pouco resumindo Renato Brasileiro. Tive a sensação de tempo perdido, pois a maior parte das questões de primeira fase cobra bem mais letra de lei do que doutrina.

 

Uma "sacada" que uma vez ouvi e achei boa foi a do professor Gerson Aragão. Ele deu a dica de, antes de iniciar certo assunto, dar uma olhada nas questões.

 

Fazendo isso, você já sabe o que é mais importante e a forma pela qual a banca cobra o tema. 

 

Outra sacada é adicionar um pouco de aleatoriedade nos estudos. Resolva questões variadas de matérias diversas, mesmo de assuntos ainda não estudados. 

 

No começo é bem desconfortável. Mas tenho feito isso há algumas semanas e vi que estou mais "ágil" e quando vou ver um assunto novo parece que eu pego as coisas mais rapidamente. 

 

Eu faço isso e leio o comentário do professor no qc. A fixação do conteúdo em começar da prática para a teoria é absurdamente melhor do que o contrário, que é o que a maioria faz geralmente.

 

 

 

 

Eu penso ao contrário. Pra mim o ideal é você ver as vídeo aulas primeiro, depois partir para o pdfs e aí sim partir para as questões comentadas. Estudar somente por questão comentada é ilusão, é preciso tirar dúvidas com os professores e tempo para amadurecer das informações que você adquiriu e daquilo que você aprendeu. E revisar também é muito importante!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, baguncinha disse:

Eu penso ao contrário. Pra mim o ideal é você ver as vídeo aulas primeiro, depois partir para o pdfs e aí sim partir para as questões comentadas. Estudar somente por questão comentada é ilusão, é preciso tirar dúvidas com os professores e tempo para amadurecer das informações que você adquiriu e daquilo que você aprendeu. E revisar também é muito importante!!

Concordo com vc. Eu tô fazendo um "estudo regular" (que é o tradicional que todo mundo faz) e um "estudo aleatório". 

 

Mas isso depende de cada um. Tem gente que foi aprovado de tudo quanto é jeito. 

 

A sacada de ver questões antes de iniciar tema achei sensacional. Pra mim era desanimador começar a ler a lei de licitações sem ter a ideia de como a banca cobra o assunto. 

 

Sobre videoaulas, pensamos diferente tbm. Kkkk Eu só uso nos assuntos que não entendi direito.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/10/2020 em 19:37, baguncinha disse:

Eu penso ao contrário. Pra mim o ideal é você ver as vídeo aulas primeiro, depois partir para o pdfs e aí sim partir para as questões comentadas. Estudar somente por questão comentada é ilusão, é preciso tirar dúvidas com os professores e tempo para amadurecer das informações que você adquiriu e daquilo que você aprendeu. E revisar também é muito importante!!

Errado isso ai. Não existe formula para estudar, muitos passam estudando apenas por questões, outros sem fazer revisões e etc, cabe a pessoa começar e perceber qual estratégia se encaixa melhor a ela.

 

Enfim, estou bastante confiante para carreiras policiais. Mudei meu cronograma para o basicão mesmo, estudo as 8 matérias mais importantes e estou evoluindo bastante, é o seguinte: Divido o dia para 4 matérias, 2 delas estudo 1:30L e outras 2 eu pego 1:00L. Antes de iniciar cada matéria eu reviso por 20 minutos o que li no dia anterior e no final do dia faço 15 questões por matéria.


Bons estudos galera, disciplina e foco pois o curso de formação nos espera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Galera, sumi, mas não morri. Permaneço na batalha. Só me afastei mais das redes, inclusive aqui. Ainda acompanho hora ou outra, porém me falta animo para comentar.

 

Sigo na guerra, mais de 9 meses de estudo, 50 mil questões respondidas, muita raiva e lágrimas proporcionadas pelo nosso querido amigo Cebraspe. Vamos lá, PF e PRF em campo. 

 

EDITAL DA PF:

 

https://blog.grancursosonline.com.br/edital-policia-federal-2021-publicado/   

 

EDITAL PRF:

 

https://blog.grancursosonline.com.br/edital-prf-2021-publicado/

 

Sigam firmes na batalha, o grande dia se aproxima, com a força de Nosso Deus, venceremos, AVANTE!!!

 

PS: Aconteceram tantas coisas que se eu contar vocês vão começar a chorar comigo kkkk, por isso sumi também, mas vida que segue, espero que possamos nos encontrar no CFP.

Editado por D. Rocha
Adicionar detalhes.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Olá, guerreiros. 

 

Depois de um longo hiato, voltei para um breve relato.

 

No meio do caminho, encontrei a PRF. Devido ao adiamento da prova da PF, a prova da PRF aconteceu primeiro. Fiz por fazer, estudei um pouquinho de trânsito e fui enfrentar. Resultado: estou entre os 2500 primeiros na PRF, e irei fazer o TAF. Estou tendo dificuldade nos exercícios, pois em dezembro me lesionei. Se alguém tiver dica para corrida e abdominal, agradeço muito!!

PS: Estou esperando o resultado da prova da PF, nessa acredito ter ido melhor ainda, entretanto estou meio receoso com o resultado da redação, dia 11 de junho saberei, então compartilharei aqui. 

 

PS2: Desde já obrigado por acompanharem, estava já tão cansado de tudo que não tinha mais coragem nem de escrever aqui. Se tudo der certo, eu falo pra vocês.

 

Até mais, fiquem com Deus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...