Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Autodidatismo : questões sobre a formação de conhecimento e liberdade de aprender .


Bigzoca

Posts Recomendados

Logo quando entrei no fórum um fato me despertou a atenção :  muitos de vocês não fazem educação física e sabem sobre métodos de treinos , alguns nem estudam nutrição e conseguem explicar uma dieta perfeita ; percebem !? Isso é realmente admirável vocês buscam conhecimento apesar das instituições ( Escola , faculdade etc )  , tal fato fez me identificar muito com a comunidade  , pois sou autodidata também e me surgiram dúvida no minimo interessantes ; as quais cito abaixo  :

 

_  O Rich ( Conhecido como velho do leite ) é um exemplo, é economista , e vive citando estudos científicos ; então onde ele acha esses estudos ? Como ele determina se  um estudo deve ser ou não citado ?

_ Quais livro devo escolher e sob qual critério ? A leitura em inglês é superior frente às traduções? Há sites que disponibilizam livros gratuitos  em formato digital ?

_  E como crítico devo seguir um autodidata mesmo que ele não tenha formação na área ?  

 

 

Desde já agradeço a atenção e gostaria de inferir que quando citei comunidade referi não somente a esse fórum  ( que por sinal tem boas pessoas ) , mas também " aos outros marombas que usam da internet para compartilhar  conhecimento" 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

3 horas atrás, Bigzoca disse:

Logo quando entrei no fórum um fato me despertou a atenção :  muitos de vocês não fazem educação física e sabem sobre métodos de treinos , alguns nem estudam nutrição e conseguem explicar uma dieta perfeita ; percebem !? Isso é realmente admirável vocês buscam conhecimento apesar das instituições ( Escola , faculdade etc )  , tal fato fez me identificar muito com a comunidade  , pois sou autodidata também e me surgiram dúvida no minimo interessantes ; as quais cito abaixo  :

 

_  O Rich ( Conhecido como velho do leite ) é um exemplo, é economista , e vive citando estudos científicos ; então onde ele acha esses estudos ? Como ele determina se  um estudo deve ser ou não citado ?

Não posso afirmar que ele usa esta ferramenta. Porém na minha época de universitário eu usava o scholar (Google) https://scholar.google.com e os periódicos da Capes.

3 horas atrás, Bigzoca disse:

_ Quais livro devo escolher e sob qual critério ? A leitura em inglês é superior frente às traduções?

 

A leitura no idioma original é sempre melhor pois esquiva-se de vícios de traduções, claro que se a língua original não for familiar à vc a tradução pode calhar.

3 horas atrás, Bigzoca disse:

 Há sites que disponibilizam livros gratuitos  em formato digital ?

Sim, alguns leitores como o Kindle tem essa opção.

3 horas atrás, Bigzoca disse:

_  E como crítico devo seguir um autodidata mesmo que ele não tenha formação na área ?  

 

 

Desde já agradeço a atenção e gostaria de inferir que quando citei comunidade referi não somente a esse fórum  ( que por sinal tem boas pessoas ) , mas também " aos outros marombas que usam da internet para compartilhar  conhecimento" 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/02/2019 em 22:26, Bigzoca disse:

_  O Rich ( Conhecido como velho do leite ) é um exemplo, é economista , e vive citando estudos científicos ; então onde ele acha esses estudos ?

 

Revistas especializadas da área.

 

Citar

Como ele determina se  um estudo deve ser ou não citado ?

 

Provavelmente, tendo delimitado um problema a ser tratado, ele seleciona outros estudos que tratem do mesmo tema ou que trazem informações que podem ajudá-lo a resolver a questão que foi levantada. Isso é mesmo trabalho de garimpagem, trabalho braçal, digamos assim, e demanda tempo.

 

Citar

_ Quais livro devo escolher e sob qual critério ?

 

A primeira coisa que você deve fazer quando vai começar a estudar um assunto é ter uma visão sistemática de como as discussões ao seu respeito evoluíram ao longo do tempo, e pra isso os livros de história são fundamentais. Por exemplo, se for estudar economia, é bom, antes de tudo, consultar alguns livros sobre a história das teorias econômicas e ir anotando os autores citados, e então depois você lê as fontes primárias e trabalhos mais especializados sobre cada um desses autores. O objetivo dessa pesquisa inicial é conhecer o status quaestionis da matéria a que você se propõe estudar.

 

Citar

A leitura em inglês é superior frente às traduções?

 

Há casos e casos. As traduções realizadas por brasileiros ultimamente são PÉSSIMAS, pois os tradutores não têm o mínimo domínio sequer de gramática formal, quem dirá de estilo. Então o ideal é ler no original, ainda que possa haver uma e outra exceção à regra.

 

Citar

Há sites que disponibilizam livros gratuitos  em formato digital ?

 

Sim.

 

Citar

E como crítico devo seguir um autodidata mesmo que ele não tenha formação na área?

 

Com formação na área você quer se referir ao diploma outorgado pelo Estado ao estudioso. Então, isso é irrelevante. Se você tiver o conhecimento sistemático da matéria, da evolução dos debates e em que ponto atualmente ele se encontra, você vai saber identificar uma pessoa que fala com propriedade do assunto, seja ela diplomada ou não.

 

Editado por danilorf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Artigos

Pubmed

Portal CAPES

Revistas científicas

Leitura no idioma original é superior por não ter o viés do tradutor. “Traduttore, Traditore”

 

Some a isso anos de prática e experimentos usando o próprio corpo como Lab.

Tendo mais de 3 neurônios funcionais fica fácil coordenar o conhecimento

Editado por Power_tr00
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...