Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Insulina 'alta' em jejum/ Resistência?


comickeyleu

Posts Recomendados

Salve galera, gostaria de tirar uma dúvida. No meu ultimo exame de sangue tive a surpresa de ver que minha insulina estava um pouco elevada,  até onde pesquisei. Porém, não cheguei a uma conclusão sobre o que eu posso fazer. Creio que eu tenha uma resistência a insulina, visto que ganho gordura facilmente, porém, como faço para reverter esse quadro? Uma outra coisa que não entendi também, foi o fato de minha glicose ser baixa, teoricamente, se eu fosse resistente, ela deveria ser alta, correto? Segue abaixo os exames.

 

INSULINA:

8 mU/L 

Referência: 2 a 13 mU/L

 

GLICOSE: 

79mg/dL

Referência: 75 a 99 mg/dL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Não acho que sua insulina esteja alta, uma genetica diferenciada bateria em valores de 3~4, medianas 6~8.

 

Pode testar metformina umas 1400mg/dia dividida em 2 doses antes das principais refeições e acompanhar como responde, porém indico acompanhamento médico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, RDU disse:

Não acho que sua insulina esteja alta, uma genetica diferenciada bateria em valores de 3~4, medianas 6~8.

 

Pode testar metformina umas 1400mg/dia dividida em 2 doses antes das principais refeições e acompanhar como responde, porém indico acompanhamento médico

Então, me expressei mal. Não creio que esteja bastante alta também, só que gostaria de uma maneira de otimizá-la. Estou considerando o uso de metformina também, porém, primeiro quero tentar outras alternativas antes. Estou considerando primeiro um uso de 10g de canela/dia + protocolo de cardio todo dia(natação ou AEJ na bike) + inositol e depois refazer esse exame. Estou atualmente com 200g de carbo, o que vc acha desse valor? Pensei em abaixa-lo para 150g e compensar com 1,2g/kg de gordura. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Não se preocupe, a insulina está em níveis normais. Só seria preocupante se os níveis de glicose em jejum estivessem alterados.

 

Se você quer saber mais, faça um teste de glicose pós prandial.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, dgsamper disse:

Então, me expressei mal. Não creio que esteja bastante alta também, só que gostaria de uma maneira de otimizá-la. Estou considerando o uso de metformina também, porém, primeiro quero tentar outras alternativas antes. Estou considerando primeiro um uso de 10g de canela/dia + protocolo de cardio todo dia(natação ou AEJ na bike) + inositol e depois refazer esse exame. Estou atualmente com 200g de carbo, o que vc acha desse valor? Pensei em abaixa-lo para 150g e compensar com 1,2g/kg de gordura. 

 

200 g de carbo para uma dieta convencional ou hiperproteica, a depender do seu volume de atividades pode até ser considerado pouco!

 

53 minutos atrás, RDU disse:

Quantidade de carbo não altera resistência à insulina parceiro, acredito que são outros fatores

 

Ando cavocando uns materiais por aí sobre o assunto e essa informação me chamou a atenção. Você poderia indicar alguns locais onde eu possa ler mais a respeito? Não precisa ser artigo, pode ser blog, etc.

 

53 minutos atrás, RDU disse:

Pode tentar um jejum intermitente ver se os niveis melhoraram talvez, resistência a insulina é genética

 

 

Será que não teria mais a ver com a microbiota intestinal desenvolvida em milhares de anos por certos povos? Há estudos de povos japoneses, por exemplo, que tinham sua saúde e qualidade de vida corretamente mapeada e, quando grupos deles emigraram para os Estados Unidos, começaram a sofrer cardiopatias, câncer e outros males cuja incidência não era tão volumosa quanto as ocorridas em seus contemporâneos que se mantiveram no Japão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Vecchio disse:

200 g de carbo para uma dieta convencional ou hiperproteica, a depender do seu volume de atividades pode até ser considerado pouco!

Então, não consigo estimar meu TDEE. Já desencanei de ver meu peso na balança. Estou focando mais no espelho e medidas. Atualmente meus macros estão: 200g carbo/200g prot(sendo 70% de fonte animal)/70g gordura. Mas teoricamente meu déficit esta em mais ou menos 500kcal, mesmo não tendo tanta ctz assim. Cheguei a fazer mais de 1 mês de 'bulking' com 400g de carbo, e meu peso não mudou e fiquei bastante embaçado. Tava consumindo uma média de 3000kcal nessa época, se bem que meu nível de stress também tava absurdo. Cheguei a conclusão que funciono melhor com mais gordura e um carbo moderado. Uma coisa engraçada que me aconteceu foi que esse mês mesmo, desencanei um final de semana que estava tendo festa aqui em casa e só comi açucar a maior parte dos dois dias. Resultado foi 4kg de rebote e o melhor pump da minha vida no treino de segunda feira após esse final de semana asuhasuha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, dgsamper disse:

Então, não consigo estimar meu TDEE. Já desencanei de ver meu peso na balança. Estou focando mais no espelho e medidas. Atualmente meus macros estão: 200g carbo/200g prot(sendo 70% de fonte animal)/70g gordura. Mas teoricamente meu déficit esta em mais ou menos 500kcal, mesmo não tendo tanta ctz assim. Cheguei a fazer mais de 1 mês de 'bulking' com 400g de carbo, e meu peso não mudou e fiquei bastante embaçado. Tava consumindo uma média de 3000kcal nessa época, se bem que meu nível de stress também tava absurdo. Cheguei a conclusão que funciono melhor com mais gordura e um carbo moderado. Uma coisa engraçada que me aconteceu foi que esse mês mesmo, desencanei um final de semana que estava tendo festa aqui em casa e só comi açucar a maior parte dos dois dias. Resultado foi 4kg de rebote e o melhor pump da minha vida no treino de segunda feira após esse final de semana asuhasuha. 

 

Você fez quase o que uns colegas daqui fazem: ciclagem de carboidratos.

O efeito é esse mesmo. Até o coração acelera... kkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Vecchio disse:

 

200 g de carbo para uma dieta convencional ou hiperproteica, a depender do seu volume de atividades pode até ser considerado pouco!

 

Ando cavocando uns materiais por aí sobre o assunto e essa informação me chamou a atenção. Você poderia indicar alguns locais onde eu possa ler mais a respeito? Não precisa ser artigo, pode ser blog, etc.

- Vou procurar, eu nunca salvo as referência, normalmente vejo alguma introdução em videos de musculação e vou atras da fonte, dou uma lida e faço algumas marcações mentais, mas nunca salvo rs

Você consumir mais carbo vai fazer com que você tenha dificuldade em utilizar o recurso como energia e maior tendência a estocar, isso em superavit calorico, a idéia é que se você tem resistência à insulina, qualquer quantidade de carbo que você comer vai ter uma resposta ruim ao hormonio.

 

Será que não teria mais a ver com a microbiota intestinal desenvolvida em milhares de anos por certos povos? Há estudos de povos japoneses, por exemplo, que tinham sua saúde e qualidade de vida corretamente mapeada e, quando grupos deles emigraram para os Estados Unidos, começaram a sofrer cardiopatias, câncer e outros males cuja incidência não era tão volumosa quanto as ocorridas em seus contemporâneos que se mantiveram no Japão.

- Apesar de você conseguir manipular a saúda da microbiota, convém que, a genética pode ditar a resposta a mesma? Digo genética pelo motivo de que, resistência a insulina tende a ter relação com diabetes, e há pessoas com uma vida saudável que possuem diabetes, logo a dieta da pessoa não promoveu eficacia em não contrair o problema, não pesquisei a fundo, mas seria essa a linha de raciocínio

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ter a glicose em jejum baixa, nada diz sobre resistencia a insulina. A glicose de jejum e' um marcador muito inutil nesse aspeto. Ja peguei tanto paciente com glicose abaixo de 90 mg/dL, e com hemoglobina glicada acima de 5.7.

 

Se quiser ficar mais descansado, faca exame de hemoglobina glicada, prova oral de tolerancia a glicose, lipidograma, gama GT e ionograma.

 

A resistencia a insulina nao e' so genetico! O estilo de vida tem um papel fundamental, e consumir excesso de carbos, causa, sim, resistencia a insulina.

 

Quanto maior os picos de glicemia, maior o esforço que as celulas beta das ilhotas de langerhans tem para produzir insulina. Com o passar do tempo, essa producao excessiva de insulina leva a resistencia da mesma, porque os GLUT e as celulas sao constantemente bombardeadas com insulina.

 

Por outro lado, o consumo excessivo de carbos sao convertidos em trigliceridos no figado, e isto leva a dois problemas... Primeiro, excesso de trigliceridos no sangue leva a uma maior resistencia a insulina. Por outro, essa conversao excessiva em trigliceridos, pode levar a uma condicao conhecida por esteatose hepatica (gordura no figado), que vai igualmente afetar varios mecanismos de controlo da glicemia.

 

Agora, o problema, nao esta' so no consumo de carbos, mas sim no seu consumo excessivo. 200 g pode ser muito, como pode ate ser pouco, depende muito do individuo. 

 

O consumo excessivo de gorduras processadas e trans, desequilibro entre omega3 vs 6, estresse, excesso de carbos, obesidade (gordura central e visceral), insonia, sedentarismo, sao tudo fatores que contribuem muito mais para a resistencia a insulina, do que propriamente a genetica em si.

Editado por us_pt_nursepractitioner
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...