Ir para conteúdo

Insulina 'alta' em jejum/ Resistência?

comickeyleu

Posts Recomendados

Postado

Salve galera, gostaria de tirar uma dúvida. No meu ultimo exame de sangue tive a surpresa de ver que minha insulina estava um pouco elevada,  até onde pesquisei. Porém, não cheguei a uma conclusão sobre o que eu posso fazer. Creio que eu tenha uma resistência a insulina, visto que ganho gordura facilmente, porém, como faço para reverter esse quadro? Uma outra coisa que não entendi também, foi o fato de minha glicose ser baixa, teoricamente, se eu fosse resistente, ela deveria ser alta, correto? Segue abaixo os exames.

INSULINA:

8 mU/L 

Referência: 2 a 13 mU/L

GLICOSE: 

79mg/dL

Referência: 75 a 99 mg/dL

Postado

Não acho que sua insulina esteja alta, uma genetica diferenciada bateria em valores de 3~4, medianas 6~8.

Pode testar metformina umas 1400mg/dia dividida em 2 doses antes das principais refeições e acompanhar como responde, porém indico acompanhamento médico

Postado
5 minutos atrás, RDU disse:

Não acho que sua insulina esteja alta, uma genetica diferenciada bateria em valores de 3~4, medianas 6~8.

Pode testar metformina umas 1400mg/dia dividida em 2 doses antes das principais refeições e acompanhar como responde, porém indico acompanhamento médico

Então, me expressei mal. Não creio que esteja bastante alta também, só que gostaria de uma maneira de otimizá-la. Estou considerando o uso de metformina também, porém, primeiro quero tentar outras alternativas antes. Estou considerando primeiro um uso de 10g de canela/dia + protocolo de cardio todo dia(natação ou AEJ na bike) + inositol e depois refazer esse exame. Estou atualmente com 200g de carbo, o que vc acha desse valor? Pensei em abaixa-lo para 150g e compensar com 1,2g/kg de gordura. 

• Supermoderador
Postado

Não se preocupe, a insulina está em níveis normais. Só seria preocupante se os níveis de glicose em jejum estivessem alterados.

Se você quer saber mais, faça um teste de glicose pós prandial.

Postado
1 hora atrás, dgsamper disse:

Então, me expressei mal. Não creio que esteja bastante alta também, só que gostaria de uma maneira de otimizá-la. Estou considerando o uso de metformina também, porém, primeiro quero tentar outras alternativas antes. Estou considerando primeiro um uso de 10g de canela/dia + protocolo de cardio todo dia(natação ou AEJ na bike) + inositol e depois refazer esse exame. Estou atualmente com 200g de carbo, o que vc acha desse valor? Pensei em abaixa-lo para 150g e compensar com 1,2g/kg de gordura. 

200 g de carbo para uma dieta convencional ou hiperproteica, a depender do seu volume de atividades pode até ser considerado pouco!

53 minutos atrás, RDU disse:

Quantidade de carbo não altera resistência à insulina parceiro, acredito que são outros fatores

Ando cavocando uns materiais por aí sobre o assunto e essa informação me chamou a atenção. Você poderia indicar alguns locais onde eu possa ler mais a respeito? Não precisa ser artigo, pode ser blog, etc.

53 minutos atrás, RDU disse:

Pode tentar um jejum intermitente ver se os niveis melhoraram talvez, resistência a insulina é genética

Será que não teria mais a ver com a microbiota intestinal desenvolvida em milhares de anos por certos povos? Há estudos de povos japoneses, por exemplo, que tinham sua saúde e qualidade de vida corretamente mapeada e, quando grupos deles emigraram para os Estados Unidos, começaram a sofrer cardiopatias, câncer e outros males cuja incidência não era tão volumosa quanto as ocorridas em seus contemporâneos que se mantiveram no Japão.

Postado
7 minutos atrás, Vecchio disse:

200 g de carbo para uma dieta convencional ou hiperproteica, a depender do seu volume de atividades pode até ser considerado pouco!

Então, não consigo estimar meu TDEE. Já desencanei de ver meu peso na balança. Estou focando mais no espelho e medidas. Atualmente meus macros estão: 200g carbo/200g prot(sendo 70% de fonte animal)/70g gordura. Mas teoricamente meu déficit esta em mais ou menos 500kcal, mesmo não tendo tanta ctz assim. Cheguei a fazer mais de 1 mês de 'bulking' com 400g de carbo, e meu peso não mudou e fiquei bastante embaçado. Tava consumindo uma média de 3000kcal nessa época, se bem que meu nível de stress também tava absurdo. Cheguei a conclusão que funciono melhor com mais gordura e um carbo moderado. Uma coisa engraçada que me aconteceu foi que esse mês mesmo, desencanei um final de semana que estava tendo festa aqui em casa e só comi açucar a maior parte dos dois dias. Resultado foi 4kg de rebote e o melhor pump da minha vida no treino de segunda feira após esse final de semana asuhasuha. 

Postado
3 minutos atrás, dgsamper disse:

Então, não consigo estimar meu TDEE. Já desencanei de ver meu peso na balança. Estou focando mais no espelho e medidas. Atualmente meus macros estão: 200g carbo/200g prot(sendo 70% de fonte animal)/70g gordura. Mas teoricamente meu déficit esta em mais ou menos 500kcal, mesmo não tendo tanta ctz assim. Cheguei a fazer mais de 1 mês de 'bulking' com 400g de carbo, e meu peso não mudou e fiquei bastante embaçado. Tava consumindo uma média de 3000kcal nessa época, se bem que meu nível de stress também tava absurdo. Cheguei a conclusão que funciono melhor com mais gordura e um carbo moderado. Uma coisa engraçada que me aconteceu foi que esse mês mesmo, desencanei um final de semana que estava tendo festa aqui em casa e só comi açucar a maior parte dos dois dias. Resultado foi 4kg de rebote e o melhor pump da minha vida no treino de segunda feira após esse final de semana asuhasuha. 

Você fez quase o que uns colegas daqui fazem: ciclagem de carboidratos.

O efeito é esse mesmo. Até o coração acelera... kkk 

Postado
18 minutos atrás, Vecchio disse:

Ando cavocando uns materiais por aí sobre o assunto e essa informação me chamou a atenção. Você poderia indicar alguns locais onde eu possa ler mais a respeito? Não precisa ser artigo, pode ser blog, etc.

- Vou procurar, eu nunca salvo as referência, normalmente vejo alguma introdução em videos de musculação e vou atras da fonte, dou uma lida e faço algumas marcações mentais, mas nunca salvo rs

Você consumir mais carbo vai fazer com que você tenha dificuldade em utilizar o recurso como energia e maior tendência a estocar, isso em superavit calorico, a idéia é que se você tem resistência à insulina, qualquer quantidade de carbo que você comer vai ter uma resposta ruim ao hormonio.

Será que não teria mais a ver com a microbiota intestinal desenvolvida em milhares de anos por certos povos? Há estudos de povos japoneses, por exemplo, que tinham sua saúde e qualidade de vida corretamente mapeada e, quando grupos deles emigraram para os Estados Unidos, começaram a sofrer cardiopatias, câncer e outros males cuja incidência não era tão volumosa quanto as ocorridas em seus contemporâneos que se mantiveram no Japão.

- Apesar de você conseguir manipular a saúda da microbiota, convém que, a genética pode ditar a resposta a mesma? Digo genética pelo motivo de que, resistência a insulina tende a ter relação com diabetes, e há pessoas com uma vida saudável que possuem diabetes, logo a dieta da pessoa não promoveu eficacia em não contrair o problema, não pesquisei a fundo, mas seria essa a linha de raciocínio

Postado (editado)

Ter a glicose em jejum baixa, nada diz sobre resistencia a insulina. A glicose de jejum e' um marcador muito inutil nesse aspeto. Ja peguei tanto paciente com glicose abaixo de 90 mg/dL, e com hemoglobina glicada acima de 5.7.

Se quiser ficar mais descansado, faca exame de hemoglobina glicada, prova oral de tolerancia a glicose, lipidograma, gama GT e ionograma.

A resistencia a insulina nao e' so genetico! O estilo de vida tem um papel fundamental, e consumir excesso de carbos, causa, sim, resistencia a insulina.

Quanto maior os picos de glicemia, maior o esforço que as celulas beta das ilhotas de langerhans tem para produzir insulina. Com o passar do tempo, essa producao excessiva de insulina leva a resistencia da mesma, porque os GLUT e as celulas sao constantemente bombardeadas com insulina.

Por outro lado, o consumo excessivo de carbos sao convertidos em trigliceridos no figado, e isto leva a dois problemas... Primeiro, excesso de trigliceridos no sangue leva a uma maior resistencia a insulina. Por outro, essa conversao excessiva em trigliceridos, pode levar a uma condicao conhecida por esteatose hepatica (gordura no figado), que vai igualmente afetar varios mecanismos de controlo da glicemia.

Agora, o problema, nao esta' so no consumo de carbos, mas sim no seu consumo excessivo. 200 g pode ser muito, como pode ate ser pouco, depende muito do individuo. 

O consumo excessivo de gorduras processadas e trans, desequilibro entre omega3 vs 6, estresse, excesso de carbos, obesidade (gordura central e visceral), insonia, sedentarismo, sao tudo fatores que contribuem muito mais para a resistencia a insulina, do que propriamente a genetica em si.

Editado por us_pt_nursepractitioner

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...