Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

LPO vs Fisiculturismo


Samuel Fagundes

Posts Recomendados

Vejo que academias de musculação tem muitas no Brasil, porém academias de LPO (Levantamento de Peso Olímpico) são menos comum, consequentemente existe maior demanda por fisiculturismo e menos por LPO, o que ao meu ver é um desperdício de recurso, pois sendo LPO esporte olímpico acredito que se houvesse o mesmo interesse por LPO o Brasil poderia ser um grande expoente nesse esporte e produzir alguns campeões, a minha dúvida é: Na opinião de vocês por que isso ocorre?

Editado por Samuel Fagundes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

É possível encontrar-se aulas de LPO em determinados boxes de crossfit. Determinados porque não é todo o box que tem aula específica de LPO. 

 

Alguns destes boxes que oferecem aulas de LPO buscam qualificar efetivamente em LPO seus instrutores, chamados de coaches por eles. O 'efetivamente' deve-se ao fato de que, para ser um coach de crossfit ou de mmt, é necessário que haja formação nos fundamentos de LPO. No entanto, como o instrutor precisa qualificar-se em diversas outras atividades físicas que abragem o crossfit como um todo, o mesmo acaba por dominar o básico dos fundamentos de LPO, necessitando buscar aprimoramento por conta própria ou por cursos de fim de semana. Ou então ocorre o que mais é encontrado normalmente: o box abre um barbell club, contrata um técnico de LPO e direciona todos os interessados a treinarem LPO com mais profundidade (qualquer aula de crossfit contempla técnicas e arranco e/ou arremesso).

 

Aliás, é graças ao crossfit que o LPO hoje é praticado por muito mais pessoas do que antes.

 

Em contrapartida, o investimento que um dono de academia de musculação precisa fazer pra ter plataformas, barras de LPO (que são diferentes de barra de powerlifting), bumper plates, aguentar sujeira de pó de magnésio, reservar espaço especificamente para isso... faz dessa alternativa algo praticamente inviável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Simplesmente porque LPO não viabiliza o mesmo retorno financeiro que a musculação proporciona. É mais difícil de vender pelo fato do brasileiro em geral ser facilmente impressionável por fatores estéticos e dificilmente busca desempenho ou mesmo saúde na atividade física(exceto a faixa mais velha da população e ainda sim...) além do que com a musculação fica muito mais fácil a venda de suplementos que praticamente se vendem sozinhos no desespero(dos jovens principalmente) que buscam uma rápida transformação corporal. Sem contar o fato muito bem exemplificado pelo amigo acima de que os instrutores em geral não estão preparados ou mesmo interessados em dominar técnicas de LPO pois requerem 3 coisas que a maioria dos donos e instrutores de academia repudiam: TEMPO, ESPAÇO E ESFORÇO.

Editado por GustavoLealGomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Não só a questão financeira, mas cultural também.
Levantamento de Peso não tem muita força na história e na cultura brasileira. Por não ser popular, falta investimento... mas no nosso país não só no Levantamento. Brasil não investe em Esporte. A maioria das pessoas quem abdômen definido, peitoral e quadríceps grandes, o estético tem muito mais apelo. Ninguém quer ir para academia puxar 200kg do chão... não faz parte da nossa cultura... Se fossemos a Ucrânia, seria diferente.

Tanto é que a maioria dos profissionais que estão hoje dentro de uma academia não sabem periodizar um treino com foco em Levantamento de Peso, seja Olímpico ou Básico. A maioria ainda acha que 5 repetições com descanso de 90 segundos faz um treino de força.

Além do agravante que o Levantamento Olímpico é extremamente técnico, faltam profissionais qualificados e Centros de Treinamento adequados.

Um levantador campeão começa a treinar desde a infância, participa de competições infantis... aos 16, 17, 18... mesmo antes... já está quebrando recordes juvenis. As olimpíadas é o ápice da carreia do atleta. Quem conhece uma criança de 6 anos que já treina com barras e anilhas.

A maioria das pessoas que você conhece irá dizer que treinar com pesos faz mal, fará mal para a coluna, gerará lesão permanentes para o resto da vida. No Brasil o treino extremamente pesado é sinônimo de lesão.

E pode ser ou não... Se a criança não tiver acompanhamento adequado, sim, ela poderá se lesionar... Aí cai naquela questão anterior... Sem profissional ou centro de treinamento como é que você colocará seu filho de 6 anos para fazer um Snatch?

Acaba ficando por influência de algum adulto levantador na vida da criança. A maioria das crianças que eu conheço hoje competido no weightlifting ou powerlifting possuem pais atletas na modalidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...