Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Duvidas sobre treinos específicos para perda de goruda


Cardosorjc

Posts Recomendados

Galera vi algumas reportagens e video que falaram que acertas atividades fisicas, cadio, aerobicos fazem um efeito maior na perda de um determinado tipo de gordura.

 

Por exemplo a gordura subcutânea “teimosa” responde bem à insulina mas mal à adrenalina entre outros.

 

Gostaria da opinião/dica de vocês sobre alguns treinos ou atividades que ajudam a abaixar o bf.

 

Obs: procurei no fórum sobre treinos específicos que ajudam na perda em uma determinada gordura mas não achei.

 

Quero abaixar meu bf fazendo algum exercício sem perder muita massa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Esse hiit agora ta na moda. Treino intervalado de alta intensidade. Todo treino intervalado de alta intensidade é considerado HIIT.

 

A musculação, tradicionalmente feita, bem orientada, ela é um hiit. Você tem um treino intervalado com alta intensidade, tipo, vou fazer 4x de 8 a 12 com 1 min de intervalo, isso é um HIIT. O HIIT é valido? é! Ele usa gordura? Usa, mas a quantidade que vc usará no HIIT é muito pouca, mas usa. Claro, se vc trocar sua alimentação que vai te liberar mais hormônio testosterona, vc vai aumentar a síntese de proteína, vc vai tender a emagrecer por causa da dieta + combinação de exercício, por exemplo hiit de corrida! Claro que vai variar, vc não vai trabalhar HIIT numa pessoa com sobrepeso enorme pra correr em alta velocidade pois ele não tem massa muscula,r e pra lesionar é muito fácil. Tem grupos específicos que podem trabalhar com HIIT.

 

Basicamente então é: musculação, dieta e sono adequado pra levar você ao emagrecimento. Se vc já pratica musculação, tem uma certa experiencia e quer usar HIIT, ok, mas que faça com um profissional da área para que ele possa periodizar seu treino. Um exemplo... EXEMPLO.... Vc fez 3 semanas seguidas de hipertrofia e quer fazer uma quarta semana de HIIT de corrida, legal! A perna ta inteira, membros inferiores estão OK, vc pode fazer sprint de velocidade máxima. Comece aquecendo com 10-15 min de caminhada suave, um trote.. uma caminhada rápida, e ai vc da o primeiro tiro, corra o mais rápido que vc puder até você não aguentar mais, depois ande por 1 min ou 2 min, de acordo com o que foi orientado vc faz o descanso. Quanto mais longo o descanso, mais folego vc terá para tiros com mais velocidades. Faça 6 desses tiros, este treino vai durar uns 17 min, e no fim do treino vc terá uma alta quantidade de ácido graxos livres liberados na corrente sanguínea devido ao estilo de treino, devido a alta intensidade, e acabou o treino!

Para partes superiores agora, por exemplo trabalhar potencia? Tua perna ta destruía dia seguinte, vc pode fazer piscina exemplo.... facilita bastante. 6 tiros de craw com 2 min de intervalo ativo ou estático, de preferencia ativo pq vc faz uma série nadando pauleira, 15 segundos talvez vc aguente... e ai vc pode partir pra um descanso ativo, nado peito por exemplo, nado peito lento.. devagar, ou mesmo parado.

Dicas do meu irmão que leu a pergunta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
13 horas atrás, BRADOK_31 disse:

Esse hiit agora ta na moda. Treino intervalado de alta intensidade. Todo treino intervalado de alta intensidade é considerado HIIT.

(...)


Dicas do meu irmão que leu a pergunta.

Tem alguns pontos ai para revisar:

01 - Você não consegue imprimir variação suficiente na frequencia cardiaca e exigencia de VO2 para considerar um treino de musculação como HIIT;

02 - O objetivo do HIIT vai muito além de usar / mobilizar (note que são coisas diferentes) gordura DURANTE o treino;

03 - Trocar alimentação para liberar testosterona? TALVEZ para aqueles que comem pouquissima gordura, e olhe lá;

04 - A sugestão de HIIT utilizando corrida: Se o descanso for muito longo você foge do conceito do HIIT. Tanto o "tiro" quanto o descanso tem tempo certo. A cada nova sequencia ("tiro" / descanso) o atleta perde rendimento (o "tiro" sai mais devagar) e isso faz parte do jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 7 de junho de 2016 at 00:18, Cardosorjc disse:

Galera vi algumas reportagens e video que falaram que acertas atividades fisicas, cadio, aerobicos fazem um efeito maior na perda de um determinado tipo de gordura.

 

Por exemplo a gordura subcutânea “teimosa” responde bem à insulina mas mal à adrenalina entre outros.

 

Gostaria da opinião/dica de vocês sobre alguns treinos ou atividades que ajudam a abaixar o bf.

 

Obs: procurei no fórum sobre treinos específicos que ajudam na perda em uma determinada gordura mas não achei.

 

Quero abaixar meu bf fazendo algum exercício sem perder muita massa.

Aconselharia a fazer um treino de hipertrofia com duração média de 45-60min intensos aonde aí vc acabaria com seu estoque de glicogênio e após a musculação fazer um treino aeróbico de mais uns 20min (tipo hiit preferencialmente), pois assim vc efetivaria a maior queima de gordura do que se fizesse o aeróbico antes da musculação com seus estoques cheios de glicogênio o que demoraria para vc gasta-lo para depois de fato queimar os lipídios a mais.

 

Obs.: 1) Não ultapasse mais de uma hora intensa de musculação, pois não é o ideal. 2) Ideal não consumir carboidratos imediatamente após finalizar seu aeróbico, pois mesmo depois que acabou seu treino a lipolise continua funcionando (você continua queimando gordura) e se vc consumir carbo cortaria o efeito!

 

•TUDO COM BASE EM ESTUDOS RECENTES• 

 

Espero ter ajudado e esclarecido algumas dúvidas!

Se não deu pra entender ou se querer tirar mais alguma dúvida se eu puder ajudar, só perguntar!

 

#TeamAveia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
39 minutos atrás, #TeamAveia disse:

Aconselharia a fazer um treino de hipertrofia com duração média de 45-60min intensos aonde aí vc acabaria com seu estoque de glicogênio

Glicogênio muscular não acaba assim tão fácil. Os sintomas (de glicogênio baixo) são bem expressivos. Tente correr uma meia maratona (pelo menos) com um  pace razoável ou fazer uns 100 km de bike com velocidade razoável e bom ganho de elevação. Ao final (de qualquer destas atividades) você vai notar o que é glicogênio baixo...

 

Dieta com restrição de carbo somada a treinos aeróbicos podem, depois de algum tempo, baixar significativamente o glicogênio muscular.

Editado por busarello
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, busarello disse:

Glicogênio muscular não acaba assim tão fácil. Os sintomas (de glicogênio baixo) são bem expressivos. Tente correr uma meia maratona (pelo menos) com um  pace razoável ou fazer uns 100 km de bike com velocidade razoável e bom ganho de elevação. Ao final (de qualquer destas atividades) você vai notar o que é glicogênio baixo...

 

Dieta com restrição de carbo somada a treinos aeróbicos podem, depois de algum tempo, baixar significativamente o glicogênio muscular.

boa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre queimar glicogênio ou gordura, isso depende da intensidade do treino - intensidade aqui mais relacionada a frequência cardíaca e não %RM. Se treinar numa intensidade maior vai utilizar mais glico, caso contrário, mais gordura. Entretanto, numa intensidade maior há queima de gordura depois (EPOC, que não passa de 15% do gasto calórico do treino). Independente da intensidade, o que vai determinar o tanto de gordura queimada no final do dia é o saldo calórico.

 

AEJ é um exemplo de como isso funciona. Durante o treino a queima de gordura é maior, mas no decorrer do dia o organismo compensa a queima de gordura. Ou seja, quem manda é o saldo calórico. Vale ressaltar que há aplicações para quem tem BF baixo e gordura teimosa, mas é outra história e evolve uma complexidade maior - ou nem tão maior assim.

 

Resumindo, acontece uma compensação no decorrer do dia. Se queimou mais gordura durante a atividade, vai queimar menos depois. No final, a preocupação com o saldo suplanta o resto - na grande maioria dos casos. A única outra preocupação que eu teria é em relação a quantidade de proteína, pois mais proteína significa mais manutenção de massa magra e, consequentemente, mais queima de gordura - além dos benefícios de saciedade, TEF, MPS, etc. 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, #TeamAveia disse:

Aconselharia a fazer um treino de hipertrofia com duração média de 45-60min intensos aonde aí vc acabaria com seu estoque de glicogênio e após a musculação fazer um treino aeróbico de mais uns 20min (tipo hiit preferencialmente), pois assim vc efetivaria a maior queima de gordura do que se fizesse o aeróbico antes da musculação com seus estoques cheios de glicogênio o que demoraria para vc gasta-lo para depois de fato queimar os lipídios a mais.

 

Obs.: 1) Não ultapasse mais de uma hora intensa de musculação, pois não é o ideal. 2) Ideal não consumir carboidratos imediatamente após finalizar seu aeróbico, pois mesmo depois que acabou seu treino a lipolise continua funcionando (você continua queimando gordura) e se vc consumir carbo cortaria o efeito!

 

•TUDO COM BASE EM ESTUDOS RECENTES• 

 

Espero ter ajudado e esclarecido algumas dúvidas!

Se não deu pra entender ou se querer tirar mais alguma dúvida se eu puder ajudar, só perguntar!

 

#TeamAveia

 

Obrigado pelas dicas.

 

Bom colega eu costumo te rum treino bem pesado sabe, de uma hora e meia pois minha ficha é grande mas faço um pre treino bem reforçado de carboidratos de baixo índice glicemico pra aguenta o pump.

 

Sobre os HITTs depois dos treinos, eu fico na duvida se vou perder musculo pois meu corpo iria destruir pra poder se abastecer junto com o gordura(pouca demais, ainda mais a subcultanea que é a que busco perder). 

 

Meu instrutor disse que HITT ajuda mas é 90% dieta e eu não como besteia e estou com bf que esconde meu abdomen.

 

12 horas atrás, busarello disse:

Glicogênio muscular não acaba assim tão fácil. Os sintomas (de glicogênio baixo) são bem expressivos. Tente correr uma meia maratona (pelo menos) com um  pace razoável ou fazer uns 100 km de bike com velocidade razoável e bom ganho de elevação. Ao final (de qualquer destas atividades) você vai notar o que é glicogênio baixo...

 

Dieta com restrição de carbo somada a treinos aeróbicos podem, depois de algum tempo, baixar significativamente o glicogênio muscular.

 

Eu li alguns artigos e sites que falam que esses treinos de maratona voce perde mais é gordura viseral e não a subcultanea porque o corpo reagi e faz esses armazenamentos de gordura de forma diferente. O corpo não iria criar uma gordura subcultanea escura pra ser quebrada quando faz aerobico porque ela não se quebra facil e o corpo iria precisar de alguma energia de facil acesso. A gordura subcultanea ela é mais densa e não iria cumprir com esse papel de subrir o corpo após aerobicos ou ate HITT. Dependendo voce pode ate perde mas iria muito mais a massa. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...